Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 03:25:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Principiante: Projeto VOX AC30 Replica  (Lida 87525 vezes)
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #165 : 10 de Maio de 2012, as 11:28:47 »

Dando uma pesquisada, o ponto de fusão de solda 60/40 é 183°C. O ponto de fumaça do óleo de soja é entre 227°C e 232°C. (logo a solda derrete antes de fazer fumaça) O ponto de fulgor (a fumaça chega a ser inflamável) do óleo de soja é 350°C. O ponto de incêndio (pega fogo sozinho) é 371°C. Considerando óleos novos, para óleos que já soltaram fumaça a temperatura destes pontos vai caindo.

Mas pra resfriar uma resistência usada como dummy load, acho que o ideal é dimensionar de modo a não chegar nem perto destes valores.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #166 : 11 de Maio de 2012, as 06:52:57 »

Olá pessoal

Sobre o tipo de fio blindado utilizar para as seções de audio do projeto, gostaria de saber qual é o fio recomendado.
O que tenho a disposição em casa é um cabo coaxial como os usados em antenas. Longe de ser este não é??

Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #167 : 11 de Maio de 2012, as 06:56:30 »

Oi Xande

Usar cabo coaxial para áudio é como usar fita isolante como esparadrapo. Se não tiver outra coisa, até serve, mas é um serviço bem porco.

Eu uso cabo para fone de ouvido, mas do grosso. É mais que suficiente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #168 : 11 de Maio de 2012, as 08:53:56 »

O que tenho a disposição em casa é um cabo coaxial como os usados em antenas. Longe de ser este não é??

Até serve, já usei uma vez, mas a malha metalica não pega solda e o cabo é muito rigido, vai ficar um serviço porco que você vai ter de refazer.

Na falta de grana compra fio de audio e video são baratinhos e vai ficar um serviço bem mais limpo que com o cabo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #169 : 11 de Maio de 2012, as 09:00:30 »

Xande, você não teria um desses cabos que vem junto em aparelhos de DVD, CD player ou antigos videocassetes sem uso ou guardado na gaveta ? Aqueles com terminais RCA branco, preto e amarelo.  Se tiver, use o alicate de corte, tire os terminais e pegue o fio blindado desses cabos para usar no amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #170 : 12 de Maio de 2012, as 13:39:15 »

Até serve, já usei uma vez, mas a malha metalica não pega solda e o cabo é muito rigido, vai ficar um serviço porco que você vai ter de refazer.

Na falta de grana compra fio de audio e video são baratinhos e vai ficar um serviço bem mais limpo que com o cabo.

Só não entendi porque vc se referiu a pegar solda na malha metálica.  Huh?
Não é apenas soldado o núcleo do fio? Eu sempre entendi que a malha metálica serve para neutralizar as correntes parasitas e não para soldar em algum componente (desculpe se isso não procede  Lips Sealed).

Legal a ideia do cabo de audio e video, ou de fone de ouvido mais grosso. Eu já vi algumas fotos de amps handmades estrangeiros que usavam uns cabos com malha metálica e por fora uma espécie de tecido, como estes verdes e amarelos da foto abaixo. Sabem me dizer como se chamam?

E por sinal, que montagem bonita e limpa!

Tenho alguns cabos de audio e vídeo antigos aqui. Vou tentar usá-los.
Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
fallout
Visitante
« Responder #171 : 12 de Maio de 2012, as 14:36:48 »

A malha metalica precisa ser ligada ao terra, a malha de cabo de antena não pega solda e para pegar da muito trabalho.

Esses fios encapados com tecido que os gringos usam são rigidos (acredito eu) fica muito bonito mas precisam de mais manutenção que os flexiveis de cobre, a gianini usava fios rigidos nos Tremendões, eles quebram na solda com o tempo.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #172 : 12 de Maio de 2012, as 15:10:32 »

O nome em inglês é fabric wire ou cable.  Tem com o fio condutor sólido ou flexível. Mas eu não gosto muito porque fica difícil de descascar.  Antigamente esses fios ficavam com esse tecido endurecido. A vantagem seja talvez a resistência a abrasão. Mas é difícil de encontrar.

No fio blindado, a malha é aterrada assim criando a blindagem para o fio condutor. A desvantagem é que se o cabo for muito longo começa a aparecer uma capacitância parasita (que tem efeito de atenuar sinais de alta frequência). Sem aterrar a malha, acho que seria o mesmo que usar um fio comum sem malha.
« Última modificação: 12 de Maio de 2012, as 15:18:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #173 : 12 de Maio de 2012, as 21:06:41 »

A "tubes and more", tem uma versão do fio encapado com tecido. Mas aparentemente, é uma versão "moderna", com isolamento convnecional, mas uma camada de tecido, apenas para preservar o visual da coisa:

http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/catalog@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?PAGE=SUBCAT&SEARCH_TREE01=WIRE&SEARCH_TREE02=01_COTTONBRAID
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #174 : 12 de Maio de 2012, as 21:17:40 »

E não é barato ...   7 doletas por um rolo de 25 pés (8m) do fio flexível (stranded). Considerando que vai precisar de mais cores ...  Agora quero ver encontrar esse fio aqui no Brasil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #175 : 13 de Maio de 2012, as 13:22:11 »

Eu ja vi fio encapado com tecido na Sta Ifigenia, mas não lembro onde...  Roll Eyes
Mas acho que não era do blindado...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #176 : 13 de Maio de 2012, as 13:32:32 »

Eu ja vi fio encapado com tecido na Sta Ifigenia, mas não lembro onde...  Roll Eyes
Mas acho que não era do blindado...

Não é do blindado não. É fio comum de uma via (sólido ou flexível). Eu não lembro de ter visto (mas também nunca me interessei). O que vejo é um espaguete que parece ter uma trama de tecido além do plástico. Vou ficar mais atento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #177 : 16 de Maio de 2012, as 18:25:45 »

50V é o mínimo para começar a festa. A partir daí, 500V é o limite. As tensões estão normais agora, mas não quer dizer que esteja certo.

Você está com um problema de oscilação parazita no amplificador. É um dos problemas mais comuns em montagens grandes e mais chatos de se resolver.

Se eu ganhasse uma moeda cada vez que um aplificador apita.... Roll Eyes

Pode ser que esteja faltando desacoplamento entre os estágios de pré. Veja se todos os resistores e capacitores da linha +B estão corretos.

Abraços

Eduardo

Então Eduardo, estava apreensivo com o apagão do Forum. Que bom que está tudo restabelecido Smiley

Estive analisando de novo o circuito, ainda encucado porque só uma das entradas (jacks) estava dando algum sinal, e notei erros na ligação dos jacks de entrada. Na verdade fiquei meio confuso pois no esquema mostra uma coisa e no layout outra. De qualquer modo seguem algumas observações:

- No esquema aparecem dois pares de resistores 68K ligados em paralelo onde uma ponta liga ao pino 2 da 12AX7 e a outra ponta liga o positivo do jacks "normal", enquanto que outro par é ligado ao pino 7  e a outra ponta ao positivo dos jacks "brilhante", ok?
Primeiro é que no esquema aparece assim...



E no layout ele aparece com um resistor equivalente de 33K. O certo não seria um de 34K? Isso pode causar algum problema?



Já fica complicado essa representação do layout com apenas dois jacks já que o original é com 4.

- O massa dos 4 jacks vão ligados ao terra?

Eu soldei ambos resistores de 33K direto no soquete e não junto aos jacks como na foto abaixo:


Espero que esteja no caminho certo.

Estou estudando mais sobre as dicas do gerador de sinal audio para testá-lo. Farei as perguntas junto às citações a respeito.
De antemão estive pesquisando no youtube esses geradores de sinal e digo que o som é o mesmo de quando chego ao final do potenciômetro de volume "brilhante". Exatamente o mesmo.

Outra dúvida que pode parecer fundamental, mas o que se refere a linha +B?

Um forte abraço
Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #178 : 16 de Maio de 2012, as 20:01:16 »

Você não vai achar facilmente um resistor de 34 ohms.  Usar um de 33 ohms dá na mesma nesse caso.  Em eletrônica com poucas exceções as coisas são feitas com absoluta precisão, a maioria é na base de usar valores de componentes padronizados e disponíveis, além de grande tolerância.  No caso de precisar mesmo de um de 34 ohms, usamos de associação de resistores pra chegar no valor desejado.

Sobre o +B  significa somente o positivo da fonte de alimentação de alta tensão.

 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #179 : 16 de Maio de 2012, as 20:45:38 »

Você não vai achar facilmente um resistor de 34 ohms.  Usar um de 33 ohms dá na mesma nesse caso.  Em eletrônica com poucas exceções as coisas são feitas com absoluta precisão, a maioria é na base de usar valores de componentes padronizados e disponíveis, além de grande tolerância.  No caso de precisar mesmo de um de 34 ohms, usamos de associação de resistores pra chegar no valor desejado.

Sobre o +B  significa somente o positivo da fonte de alimentação de alta tensão.

E sobre a ligação dos jacks?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal