Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 18:21:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Consumo de um motorzinho DC 6V - 4.500 RPM  (Lida 6645 vezes)
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« : 15 de Setembro de 2013, as 02:15:40 »

Boa noite, galera.
Tenho uma dúvida, que foge um pouco do propósito do site.

Preciso fazer um projetinho bem simples de controle de motor por LDR.
Alguém sabe o consumo desse motorzinho?
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_4516_4689_Motor-DC-6V-4500-RPM-Cod-Motor-03

Não precisa ser exato. Só preciso saber o consumo pra dimensionar o circuito corretamente.
A Mult demora muito pra entregar os pedidos, então até lá já quero adiantar tudo.

Obrigado, até.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 15 de Setembro de 2013, as 09:48:06 »

Não dá pra saber sem estar com ele em mãos.

Lembre-se que com carga a corrente sobe, então deixe uma margem de segurança. Pra um motorzinho desse, acho que uma fonte de 250mA está de bom tamanho.

Fiz a medição em um que tenho aqui, mas é de 12V. Sem carga o consumo foi de 25mA. Com carga (é um motorzinho com um torque bem grande, era de um toca discos) subiu pra 300mA. Mas como disse, é outro motor, foi só pra ter uma noção de comparação pelo tamanho.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #2 : 15 de Setembro de 2013, as 10:22:55 »

 A potência de saída de um motor é dada pela simples equação: Pmec = Torque*Vel angular, e a corrente é diretamente acoplada ao torque por um simples fator "k". Ou seja, se o torque é multiplicado por "n" vezes a uma dada corrente (considerando o motor dentro da região linear de operação) a corrente será multiplicada também por "n" vezes.

 O teste do Espanhol confirma isso, o torque aumentou e a rotação diminuiu (o ponto de operação se deslocou na curva de torque X velocidade angular).

  Um excelente artigo da Maxon (fabricante de motores de precisão) explica estas características de forma bastante clara:

 https://downloads.maxonmotor.com/Katalog_neu/eshop/Downloads/allgemeine_informationen/Das_wichtigste_ueber_maxon_motoren/newpdf_11/DC-Das-wichtigste-ueber-maxonmotoren_11_EN_036.pdf

 Na sua aplicação seria necessário descobrir a carga para então o dimensionamento. O melhor meio, acredito eu, é medir a corrente do motor em sua condição de operação e dimensionar a partir deste valor, colocando sempre um fator de segurança.

 Um abraço,

 Eduardo
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 15 de Setembro de 2013, as 15:30:57 »

Realmente o melhor é medir a corrente.

A corrente sobe quando o motor é colocado sob carga, mas há uma situação ainda mais crítica: a partida, principalmente se ela for vai ocorrer sob carga. A corrente tende a subir muito neste momento, antes que o motor atinja sua rotação de regime.

Então, o melhor é prover, provisoriamente, uma fonte capaz de fornecer um bom excesso de corrente, medir o consumo a partir do instante inicial, e dimensionar a fonte definitiva para o pico de corrente.

Em tempo: em motores industriais não se faz assim, por questões econômicas. Dimensiona-se o circuito (cabos, fonte, proteções) pela corrente "de regime" do motor, e calcula-se a queda de tensão no momento da partida, verificando se ela não será alta a ponto de impedir a entrada em operação. Mas com motores pequenos, podemos nos dar ao luxo de trabalhar com mais folga, já que os custos disso serão bastante baixos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« Responder #4 : 15 de Setembro de 2013, as 15:35:33 »

Obrigado pelas respostas, pessoal.

Na verdade, não sei a carga que haverá no motor.
Estou ajudando um grupo de mecânica, que não sabem fazer a parte elétrica.
Eles primeiro querem que eu faça essa parte pra depois eles definirem qual vai ser o peso do carrinho, entre outras coisas.
Eu já disse pra eles que não podem abusar, tem que ser algo bem simples.

Dimensionei para um consumo máximo de 350mA, e um BC639 consegue aguentar tranquilamente (inicialmente usava um TIP122).
Iria utilizar um regulador 78L06, mas vou ter que recorrer ao 7806. Queria fazer algo bem compacto, mas nesse caso não deu.

Vou deixar essa parte de torque para eles, mesmo porque eu nem faço parte do grupo. Se eu fizer tudo pra eles, não vão aprender nada. Fora que estão estudando engenharia mecânica, e eu elétrica, então eles tem obrigação de, pelo menos, entender e aplicar o funcionamento.

Obrigado pelos esclarecimentos. Abraços.

-----
Obrigado pelas respostas, pessoal.

Na verdade, não sei a carga que haverá no motor.
Estou ajudando um grupo de mecânica, que não sabem fazer a parte elétrica.
Eles primeiro querem que eu faça essa parte pra depois eles definirem qual vai ser o peso do carrinho, entre outras coisas.
Eu já disse pra eles que não podem abusar, tem que ser algo bem simples.

Dimensionei para um consumo máximo de 350mA, e um BC639 consegue aguentar tranquilamente (inicialmente usava um TIP122).
Iria utilizar um regulador 78L06, mas vou ter que recorrer ao 7806. Queria fazer algo bem compacto, mas nesse caso não deu.

Vou deixar essa parte de torque para eles, mesmo porque eu nem faço parte do grupo. Se eu fizer tudo pra eles, não vão aprender nada. Fora que estão estudando engenharia mecânica, e eu elétrica, então eles tem obrigação de, pelo menos, entender e aplicar o funcionamento.

Obrigado pelos esclarecimentos. Abraços.

Bem lembrado, amigo.
Caso haja algum pico excedente do limite do circuito, pretendo utilizar algum amortecimento, para diminuir esse efeito.
Muito obrigado.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #5 : 16 de Setembro de 2013, as 12:45:58 »

A corrente sobe quando o motor é colocado sob carga, mas há uma situação ainda mais crítica: a partida, principalmente se ela for vai ocorrer sob carga. A corrente tende a subir muito neste momento, antes que o motor atinja sua rotação de regime.

Então, o melhor é prover, provisoriamente, uma fonte capaz de fornecer um bom excesso de corrente, medir o consumo a partir do instante inicial, e dimensionar a fonte definitiva para o pico de corrente.

 Exato, isso acontece devido ao momento de inércia do rotor ao tirá-lo da condição estática, além dos atritos. A corrente de pico também é utilizada para o dimensionamento das proteções (disjuntores, fusíveis, etc) e se não me engano é até 7 vezes a corrente nominal.

Na verdade, não sei a carga que haverá no motor.
Estou ajudando um grupo de mecânica, que não sabem fazer a parte elétrica.
Eles primeiro querem que eu faça essa parte pra depois eles definirem qual vai ser o peso do carrinho, entre outras coisas.
Eu já disse pra eles que não podem abusar, tem que ser algo bem simples.

Dimensionei para um consumo máximo de 350mA, e um BC639 consegue aguentar tranquilamente (inicialmente usava um TIP122).
Iria utilizar um regulador 78L06, mas vou ter que recorrer ao 7806. Queria fazer algo bem compacto, mas nesse caso não deu.

Vou deixar essa parte de torque para eles, mesmo porque eu nem faço parte do grupo. Se eu fizer tudo pra eles, não vão aprender nada. Fora que estão estudando engenharia mecânica, e eu elétrica, então eles tem obrigação de, pelo menos, entender e aplicar o funcionamento.

 Bom, ai se está fazendo o contrário! Primeiro dimensiona-se o torque necessário para o carrinho, depois se escolhe o motor e por último os circuitos de driver para o motor.
 
 Alguns comentários:
 Não utilize reguladores de tensão para a alimentação dos motores, a carga é indutiva, poderá haver picos de corrente maiores que 1A que o 7806 poderá acionar as suas proteções internas.
 Utilize capacitores de desacoplamento e um regulador de tensão na alimentação dos circuitos de driver, motores DC com escovas são dispositivos muito ruídosos (devido a comutação das bobinas do rotor) e devem possuir capacitores para filtragem (vide os motores com um capacitor cerâmico e 100nF soldado aos terminais)
 Separe os terras dos circuitos (motor e driver) e una-os apenas no ponto de alimentação (o conhecido "star-ground").

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« Responder #6 : 16 de Setembro de 2013, as 18:44:58 »

Já consegui arrumar um motor  que vai ser usado no projetinho.
Ele consome cerca de 30mA, e com carga no máximo, 280mA.
Realmente desenvolver algo sem ter dados é complicado, mas estou apenas ajudando uns amigos da faculdade, e precisam desse trabalho pronto.

A corrente de pico nesse motorzinho é praticamente a mesma do regime permanente, logo, não terei problemas com isso.

Obrigado a todos que se propuseram a ajudar.
Abraço.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #7 : 16 de Setembro de 2013, as 21:13:24 »

A corrente de pico nesse motorzinho é praticamente a mesma do regime permanente, logo, não terei problemas com isso.
Tem certeza? Todo motor elétrico quando acionado (com carga) tende a subir a corrente, que é a corrente de pico, que, como citado pelo Eduardo, chega a 7 vezes a corrente nominal. Você ligou ele com carga medindo a corrente?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« Responder #8 : 17 de Setembro de 2013, as 09:15:06 »

A corrente de pico que digo, é no momento que ele é ligado.  Testei carga também e não passou dos 280mA.
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #9 : 17 de Setembro de 2013, as 18:52:14 »

Nilo, a corrente de pico existe quando o motor é acionado já com carga, sem carga o motor não tem exigência de torque/esforço na partida, com isso, a corrente de pico é praticamente a mesma da nominal, daí o resultado de seu teste estar igual a corrente nominal.

Quando a corrente de pico é muito alta, (geralmente em motores trifásicos de grande porte) é usado um sistema de partida chamado "Estrela-Triângulo" que reduz em até 1/3 a corrente de partida.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
nilopalmieri
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 88

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17



WWW
« Responder #10 : 17 de Setembro de 2013, as 23:39:17 »

E foi assim que testei, amigo. Com carga e ligando o motorzinho. Já fiz os testes aqui e está tudo funcionando bem. Já vou enviar para meus amigos.


Obrigado a todos!
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal