Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 20:47:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diferença entre tipos de potenciômetros  (Lida 11296 vezes)
alankbcudu
Visitante
« : 12 de Janeiro de 2011, as 10:39:44 »

Olá galera, to começando nesse meio e gostaria de tirar algumas duvidas!

gostaria de saber qual a diferença entre pot logarítimos e linear e porquw geralmente se usa logarítimos para volume e linear para tone?

desde já agradeço  Guitarrista
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2011, as 10:49:08 »

3 bons sites sobre o assunto:

http://www.geofex.com/article_folders/potsecrets/potscret.htm

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=50143.0

http://www.beavisaudio.com/techpages/Pots/

Registrado
mrmagoo
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 12



« Responder #2 : 12 de Janeiro de 2011, as 10:52:57 »


http://sound.westhost.com/pots.htm
Registrado

Americana-SP
alankbcudu
Visitante
« Responder #3 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:04:40 »

pow será q alguem poderia dar uma explicação simples, pô tem m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) termo técnico nessa parada e não manjo m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum).

grato
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #4 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:09:04 »

pow será q alguem poderia dar uma explicação simples, pô tem m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) termo técnico nessa parada e não manjo m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum).

grato
Primeiro,

Bem vindo ao fórum

Cuidado com o internetês que não é permitido.

Quando à sua pergunta, é meio complicado tentar explicar sem usar termos técnicos.

A resposta linear é aquela que varia de 0 a 100 numa constante: 0, 1, 2, 3, 4... 10, 11, 12.... 98, 99, 100.

A resposta logarítmica é aquela que varia numa exponencial (acho que é isso): 1, 5, 15, 25, 35, 50... 80, 100.

O ouvido humano tem uma resposta logarítmica, por isso os pots usados para volume são logs.

Isso que falei é bem tosco e simples.

Fugir do tecnicismo nessa hora é pedir para ter problemas mais tarde.

Sem estudos, como esse, fica impossível saber por que as vezes as coisas não funcionam como deveriam.
Registrado
alankbcudu
Visitante
« Responder #5 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:12:30 »

desculpa a grafia, foi força do hábito, mas continuando o assunto, gostaria de saber se é regra a utilização dos logaritimos pra ritmo e linear pra tone, e qual diferença teria se usasse o contrário?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:18:44 »

Ritmo?

Você quer dizer para volume? Como o nobre colega Plautz já disse, de forma bem simplificada, as diferenças de volume são percebidas pelo ouvido humano de forma logaritmica, assim seria inteligente e lógico poder usar um potenciômetro em que os ajustes pudessem ser feitos da mesma forma para se obter uma relação mais direta entre o espaço que se ajusta o cursor do potenciômetro e a diferença percebida em termos de volume sonoro.

Já o de tonalidade, que em sua maioria são cortadores de frequencias altas, não tem essa mesma relação e pots lineares dão mais facilidade de ajustes.

Quanto ao que ocorrese se usarmos o contrário, já deve ter percebido, mas se tiver muita curiosidade, use de forma invertida e nos conte o que achou...rs
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2011, as 11:21:17 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
alankbcudu
Visitante
« Responder #7 : 12 de Janeiro de 2011, as 11:31:16 »

Citar
Quanto ao que ocorrese se usarmos o contrário, já deve ter percebido, mas se tiver muita curiosidade, use de forma invertida e nos conte o que achou..

cara estou quase fazendo isso mesmo, aqui na minha cidade é uma bosta pra achar esse componentes, ai tenho q partir pra cidade vizinha onde até agora só achei linear, teve gente que nem sabia que existia pot logaritmos e nem muito menos pra que servia!

valeu pessoal pelas dicas
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 12 de Janeiro de 2011, as 22:21:07 »

infelizmente, depende de onde você mora fica difícil mesmo achar componentes...

uma boa pedida é comprar na internet, mercado livre ou mesmo no e-bay se tiver cartão internacional
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #9 : 12 de Janeiro de 2011, as 22:32:28 »

cara estou quase fazendo isso mesmo, aqui na minha cidade é uma bosta pra achar esse componentes, ai tenho q partir pra cidade vizinha onde até agora só achei linear, teve gente que nem sabia que existia pot logaritmos e nem muito menos pra que servia!

valeu pessoal pelas dicas

Muitas vezes a dificuldade de encontrar pots logarítmicos vem da falta de conhecimento dos donos e/ou vendedores das lojas de eletrônica. Moro atualmente no interior do ceará (juazeiro) e encontro facilmente aqui pots de 100k e de 10k logarítmicos. Agora eu encontrei procurando por pots que tivessem a letra "a", tipo "100ka", ou "a100k", por exemplo. Em uma loja procurei por bf245a e fui informado que só havia bf245c. Pedi para procurar na gaveta dos mesmos e encontrei 9 bf245a.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 18 de Janeiro de 2011, as 04:53:42 »

Muitas vezes a dificuldade de encontrar pots logarítmicos vem da falta de conhecimento dos donos e/ou vendedores das lojas de eletrônica. Moro atualmente no interior do ceará (juazeiro) e encontro facilmente aqui pots de 100k e de 10k logarítmicos. Agora eu encontrei procurando por pots que tivessem a letra "a", tipo "100ka", ou "a100k", por exemplo. Em uma loja procurei por bf245a e fui informado que só havia bf245c. Pedi para procurar na gaveta dos mesmos e encontrei 9 bf245a.

Pois é, isso acontece muito. Aqui em Ribeirão tem uma loja dessas, bem antiga e conhecida... acredita que os caras vendem válvulas, mas não tem soquetes pra vender?!? Achei isso meio sem sentido...
Só tem um senhor mais de idade lá que é cinhecedor de eletrônica. Até consegui uns transistores de germânio com ele (os outros vendedores pareciam nem saber o que é germânio).

Por isso que quando vou comprar minhas coisas eu passo na loja do fovb. Só não acho alguma coisa lá se não tem no estoque.

E sobre compras online... tenta ver em lojas como a soldafria.com.br . Fiz um pedido lá uma vez, 50 reais em componentes, uns 120 itens no total. Chegou tudo embalado certinho.

Voltando ao tema do tópico, é como o Plautz explicou. Mais simples que isso, acho difícil... a diferença de Linear pra Logarítmico é a escala com o qual a resistencia muda. O que vai ficar diferente no som ao usar Log ou Lin é o controle sobre aquele ponto específico...por exemplo:
Com um Log num controle de tom tipo o de stratocaster (pot ligado ao terra como um resistor variável, e um cap ligado entre o sinal e o pot), pode parecer que com o controle em 1/4, você já esteja com ele no máximo. Nunca usei linear pra volume, então não sei como soa.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #11 : 18 de Janeiro de 2011, as 17:48:48 »

Pega dois Pots de valores igual,
sendo um A= logarítico e um B=Linear (exemplos 100KA e 100KB)
e teste cada um deles individualmente no multimetro
que você vai literalmente VER a diferença de comportamento dos dois.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2011, as 17:50:42 por Gustavo Soares » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal