Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 17:16:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Protótipo Slew Rate Meter  (Lida 16883 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 15 de Outubro de 2022, as 09:11:37 »

Olá pessoal, eu acabei me desfazendo de muitos equipamentos de bancada, entre eles estou sem fonte de bancada, e sentir a necessidade de medir o slew rate de INÚMEROS ampops resgatados de sucatas (eu compro placas eletrônicas em sucatas, em média R$10,00 o kg). Pretendo montar uma fonte de bancada com ajuste de corrente, porém isso é um projeto lá pra frente.

Vamos direto ao assunto, pensei em desenvolver um layout alimentado com fonte de pedais onde o músico que possui um simples osciloscópio Chinês de 100MHz e um gerador de onda quadrada pode medir o Slew Rate de seus amplificadores operacionais. O projeto usa uma "bomba de carga" 7660 configurado como "triplicador de tensão" (3*VCC - 4*VF_diodos).

Preciso discutir dicas para finalizar este projeto, nem sei se vai funcionar pois ainda nem montei na protoboard.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

fiz um vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=dg1c3SKUOCQ

"A necessidade é a mãe da criatividade"
« Última modificação: 15 de Outubro de 2022, as 09:12:18 por emanuelneto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 15 de Outubro de 2022, as 09:20:50 »

Não entendi exatamente como esse circuito vai fazer o trabalho. Você vai comparar os sinais?  Huh?
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 15 de Outubro de 2022, as 09:31:11 »

Não entendi exatamente como esse circuito vai fazer o trabalho. Você vai comparar os sinais?  Huh?

Dividindo a variação de tensão pico a pico pela variação de tempo...
Neste exemplo temos um LM308, onde a variação de tensão pico a pico é 10, e a variação de tempo é 30us, logo:
10 / 30 = 0,3333V/us <=== Slew Rate

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #3 : 15 de Outubro de 2022, as 10:08:32 »

Dividindo a variação de tensão pico a pico pela variação de tempo...
Neste exemplo temos um LM308, onde a variação de tensão pico a pico é 10, e a variação de tempo é 30us, logo:
10 / 30 = 0,3333V/us <=== Slew Rate



Isso eu sei. O que eu não sei é como esse circuito que você postou vai fazer o serviço... Undecided
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 15 de Outubro de 2022, as 10:17:09 »

Não conseguir entender sua dúvida  Roll Eyes . Ele é alimentado com fonte 9V de pedais, passa por uma bomba de carga configurada para "triplicar a tensão" e eu ter aproximadamente 25V para criar um divisor resistivo e alimentar o ampop a ser testado. O ampop está configurado como buffer, onde na entrada vou subindo a frequência do sinal quadrado afim de ler essa variação de tensão/tempo e chegar à conclusão se as peças retiradas de sucatas correspondem aos seus respectivos datasheets.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #5 : 15 de Outubro de 2022, as 10:28:16 »

Não conseguir entender sua dúvida  Roll Eyes . Ele é alimentado com fonte 9V de pedais, passa por uma bomba de carga configurada para "triplicar a tensão" e eu ter aproximadamente 25V para criar um divisor resistivo e alimentar o ampop a ser testado. O ampop está configurado como buffer, onde na entrada vou subindo a frequência do sinal quadrado afim de ler essa variação de tensão/tempo e chegar à conclusão se as peças retiradas de sucatas correspondem aos seus respectivos datasheets.

Mas qual que é a função de cada integrado alí? Qual é o CI que está em teste? E porque você estaria juntando as saídas dos integrados com a chave, já que a interação entre as saídas poderia causar oscilações, ou erros nas medições?
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 15 de Outubro de 2022, as 10:36:46 »


Mas qual que é a função de cada integrado alí? Qual é o CI que está em teste? E porque você estaria juntando as saídas dos integrados com a chave, já que a interação entre as saídas poderia causar oscilações, ou erros nas medições?

São soquetes, não há integrados ali, apenas a bomba de carga estará na placa. Do lado direito acima eu tenho um soquete para medir CIs singles do tipo LM741, LM308, e no soquete de baixo para medir Dual Ampops. A placa não será feita para conectar dois Cis ao mesmo tempo, e sim apenas o Ci a ser testado. No caso da Chave, é apenas para o soquete Dual Ampop
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 15 de Outubro de 2022, as 10:41:07 »

Monta uma fonte simétrica de +12 V e -12 V  com algum transformadorzinho com CT que tiver sobrando aí e reguladores 78xx e 79xx (pode ser 78L e 79L). 
O Wagner Rambo usa um gerador de funções para injetar uma onda quadrada no AO.
https://youtu.be/RP2xVnvDEGU
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #8 : 15 de Outubro de 2022, as 10:46:42 »

São soquetes, não há integrados ali, apenas a bomba de carga estará na placa. Do lado direito acima eu tenho um soquete para medir CIs singles do tipo LM741, LM308, e no soquete de baixo para medir Dual Ampops. A placa não será feita para conectar dois Cis ao mesmo tempo, e sim apenas o Ci a ser testado. No caso da Chave, é apenas para o soquete Dual Ampop

Agora está melhor explicado.

E qual o ponto que você vai pegar o sinal de referência? Seria interessante já deixar indicado no esquema.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 15 de Outubro de 2022, as 10:48:56 »

Monta uma fonte simétrica de +12 V e -12 V  com algum transformadorzinho com CT que tiver sobrando aí e reguladores 78xx e 79xx (pode ser 78L e 79L). 
O Wagner Rambo usa um gerador de funções para injetar uma onda quadrada no AO.
https://youtu.be/RP2xVnvDEGU

O canal do Wagner Rambo é excelente, e com certeza vou pegar alguma coisa do canal dele (como por exemplo fonte de bancada com ajuste de corrente para projeto futuro), porém no meu caso eu tenho muitos componentes 7660 sobrando e por isso dei preferência a ele. No caso do Wagner Rambo ele fez um amplificador inversor com ganho 1 e eu um buffer (não inversor), e ambos creio que vai servir para a mesma finalidade.

No meu layout eu vou colocar o 7660, porém posso fazer um layout extra de deixar aqui para transformador com os reguladores citados.

-----
Agora está melhor explicado.

E qual o ponto que você vai pegar o sinal de referência? Seria interessante já deixar indicado no esquema.

Vou refazer o esquema amanhã com anotações, hoje infelizmente não terei tempo
« Última modificação: 15 de Outubro de 2022, as 10:50:28 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 15 de Outubro de 2022, as 11:43:51 »

Emanuel, veja este tópico também:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9842.msg177171#msg177171
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 15 de Outubro de 2022, as 12:59:33 »


Foi um tópico aberto por mim, e até comentei lá dando uma dica que aprendi com o Daniel da empresa Dapia
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 15 de Outubro de 2022, as 16:30:45 »

Emanuel, já que você prefere usar o 7660, então use-o apenas para gerar -9 V a partir da fonte de 9 V.   Já é suficiente para o seu intento, alimentar os AOs com 9 V e -9 V.

Duplicadores e triplicadores tem um rendimento pífio de corrente e provavelmente a tensão vai ser derrubada mesmo com pouca corrente consumida.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #13 : 15 de Outubro de 2022, as 17:30:05 »

Emanuel, já que você prefere usar o 7660, então use-o apenas para gerar -9 V a partir da fonte de 9 V.   Já é suficiente para o seu intento, alimentar os AOs com 9 V e -9 V.

Duplicadores e triplicadores tem um rendimento pífio de corrente e provavelmente a tensão vai ser derrubada mesmo com pouca corrente consumida.

É uma boa opção pois atende um mínimo de 10VPP na saída e leva menos componentes. Obrigado xformer.

OBS: talvez eu remova C4 e C5

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 15 de Outubro de 2022, as 20:25:13 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 16 de Outubro de 2022, as 09:15:27 »

Retire sim, é melhor não usar capacitores de acoplamento. Eles em conjunto com a resistência de saída da fonte de sinal e do próprio AO, vão criar rampas de carga e descarga, podendo alterar o slew rate final. Com a fonte simétrica, não há nível DC tanto na entrada como na saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal