Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: betoknigth em 13 de Março de 2014, as 22:33:16



Título: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 13 de Março de 2014, as 22:33:16
pessoal tenho algumas duvidas sobre os valvulados...AC30 e DR103

1-Por que no DR103 as resistencias das placas, na fase inversora (v4), são diferentes, no caso 82k e 91k... qual a explicação? elas não deveriam ser iguais conforme todos os outros amplificadores são? quais os efeitos desta defasagem?

2-Percebi que muitos amplificadores tem realimentação (feedback) a partir do secundario do transformador de saida, e que isto geralmente ocorre em amplificadores com bias negativo ajustavel e com controle de "presence", geralmente entrando na fase inversora entrada negativa, onde geralmente há um capacitor aterrado. Para que serve esta realimentação? pode-se implementar o controle de presence indiscriminadamente ou é especifico em configurações com feedback e bias negativo? (não vi isso no dual rectifier da mesa boogie)

3-Alguém entendeu a configuração apresentada na V3 do DR103? não se apresenta como saindo de um triodo e indo para o outro... a V3b fica como um buffer de tensão fixa?

4-vi um projeto com 4xEL84 que tinha a chave "half" (pentodo-triodo) de meia potencia no ceriatone, isso pode ser implementado sem alterar a impedancia do primario do transformador de saida? quais os ganhos e os prejuizos?

5-a saida do reverb valvulado é melhor realimentar na linha de audio, ou melhor jogar na entrada negativa da fase inversora (antes do power) ?

6-O vox usa B+ em pouco mais de 300Vcc e o Hiwatt passa dos 500Vcc (ta certo isso?), o que muda variando-se tanto a tensão da fonte? óbvio que a potencia é diferente em ambos e é reflexo desta tensão, mas muda algo mais além disso? pergunto pois gostaria de ter o preamp destinado ao timbre do david gilmour... se alterar significativamente como se pode colocar as valvulas novamente no mesmo ponto de atuação com tensão menor?

Estava lendo um site com uma montagem de um vox AC30 com algumas modificações interesantes e a que se destaca é o controle master de volume com potenciometro duplo (opção 3 - implementada):

http://www.unet.univie.ac.at/~a9525719/php/amp_ac/the-plans/mastervolume_e/ (http://www.unet.univie.ac.at/~a9525719/php/amp_ac/the-plans/mastervolume_e/)

(http://www.unet.univie.ac.at/~a9525719/php/amp_ac/wp-content/uploads/2012/10/sch_mv_3.jpg)

7-Lembro que muitos comentam sobre montar ou não o estagio valvulado do tremolo/vibrato do Vox AC30, além de pouco uso, e complexo de montar e usa vários estagios valvulados...  ou seja em parte um desperdício..

-entao usando este esquema aí de cima, não poderiamos colocar dois LDRs em paralelo com R27 e R28 e colocar um led oscilando a partir de um LFO ? o tremolo eu sei como funciona, mas o vibrato? como é a forma de onda da oscilação?

8-No Vox AC30 HW (HWH) tem apenas um canal com hi e low, tremolo (oscilador duplo T) e reverb... dá pra pegar muito bem o circuito do reverb... mas o tremolo mexe na tensão da conexão dos resistores de 220k antes da fase inversora, no outros modelos este ponto é aterrado, ja viram implementado desta forma em algum outro amp?

9-vi que a maioria dos amps com varios canais utiliza o primeiro estagio valvulado compartilhando os componentes ligados nos catodos da V1a e V1b, geralmente um capacitor (1uF à 22uF) e um resistor (1k5 à 4k7), pode ser apenas uma medida para economia de componentes... mas guitarristas interconectam os canais com um cabinho P10 ligando o low do canal 1 ao hi do canal dois ou vice versa... aquela confusão básica... no caso desta configuração externa ser implementada, melhor que os componentes internos sejam distintos nos catodos da valvula ou sejam compartilhados? quais seriam os efeitos decorrentes desta escolha?

10-Pode-se utilizar chaveamento LED/ LDR para chavear entre preamps, após a fase inversora? pretendo montar dois preamps até suas fases inversoras, e chavear num power amp pretendia utilizar dois preamps completos por causa da etapa inversora diferente em cada amp, a idéia é esta...

(http://imageshack.com/a/img18/319/790f.png)


Bom galera, se estas pendencias forem elucidadas, eu pretendo criar as placas do amp em software eagle de forma modular, ou seja, cada estagio vai ter uma placa, se a partir daí alguem quiser reproduzir suprimindo alguma etapa ou incluído outras será possível, um projeto split-custom. para ser montado em placa de fibra, não placa com turrets... o chaveamente será com ampop (apos eu testar este esquema... que por sinal pode ser aumentado para quantos canais forem necessários...mas a quantidade de resistores e diodos aumentam exponencialmente):

(http://imageshack.com/a/img59/3468/h6xc.jpg)


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Matec em 13 de Março de 2014, as 23:41:29
betoknigth

Isso não é tirar dúvidas, isso já é teste para vestibular. :D

Vou tentar responder as 4 primeiras . :-)

1 As resistências são diferentes porque nesses estágios a primeira válvula sempre tem amplitude AC maior que a segunda, então essa diferença é em parte corrigida com esse arranjo de resistências. Em 95% desses estágios inversores LTP, os resistores de ânodo são diferentes.

2 Como toda realimentação negativa , ela serve para "corrigir" desvios muito grandes de amplitude, fase e distorções que venham a aparecer no estágio de saída desses aparelhos. É um modo de tentar "domar a fera".  O controle de presença atua nesse tipo de configuração pela realimentação ser relativamente alta . Saídas em que a realimentação é baixa ou inexistente , mesmo se você implementar um controle de presence, ele não vai atuar perceptivelmente.

3-Esse triodo no DR103 e outros Hiwatts serve como fonte de tensão de referência para o estágio inversor do power amp. Esse estágio, pouco usado  em outros amplificadores para instrumentos, necessita de uma referência externa , e (creio eu) já que havia mesmo um triodo sobrando...

4-Atualmente todos querem uma chave de 1/2 potência. Uma maneira de se fazer é colocando essa chave Pêntodo /Tríodo. Ela muda e muito o comportamento da válvula de saída. Todo cálculo feito para uma configuração, não é o mais correto para o outro. Mesmo assim o pessoal faz.. Vivam essas válvulas incríveis!!!

Abs


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: gfr em 14 de Março de 2014, as 21:31:25
A pergunta 7)

http://archive.ampage.org/threads/6/gagd/342378/Vox_AC30_Vib_Trem_Channel-1.html

Último post, Greg Simon


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Guilherme em 14 de Março de 2014, as 22:58:25
Bem colocado, Matec, uma chave seletora pêntodo/tríodo em um amp Hi-Fi de  1 zilhão de dólares, se não acompanhada de algumas outras providencias importantes e necessárias, iria provocar chiliques e infartos nos "connaiseurs" afetados da Stereophile e 6moons  :D

Mas no mundo dos guitar amps isso passa batido, mesmo sabendo que haverá um forte descasamento na posição tríodo.

Falando dos Marshall com 2xEL34 ou 6550, 370...400V em +B e  transformador de saída 784-139 (3500 ohms PP pêntodo) precisaríamos, nas mesmas condições, pelo menos 5000 ohms PP em tríodo para as mesmas condições de polarização do estagio final.

Com EL34 ou 6550 e nas condições acima especificadas essa chave não provocará sustos  desde que seja acionada com o amplificador desligado e os caps da fonte descarregados mas com outras válvulas e/ou condições de trabalho a inclusão de uma chave com essa finalidade deve ser precedida de algum estudo e avaliação prévia

abraços

Guilherme


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 15 de Março de 2014, as 00:31:18
betoknigth... vá devagar... deu preguiça de ler tudo...
Escolha um assunto e vá nele até não sobrar duvida nenhuma... depois passe para outro...
Da forma que você fez, vai ser uma misturada de assuntos...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: felix em 15 de Março de 2014, as 00:48:42
Seria legal então colocar um botão de descarga de capacitor.
Descarregava os capacitores, mudava a chave e pimba.  :D


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 15 de Março de 2014, as 00:50:59
Seria legal então colocar um botão de descarga de capacitor.
Descarregava os capacitores, mudava a chave e pimba.  :D
O problema dessa chave é... se você esta fazendo o ampli pra você, tudo bem...
Mas se é pra vender, a chance de acionarem ela com o ampli ligado beira os 100%...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: felix em 15 de Março de 2014, as 00:53:29
Mas a chance de moverem a chave 1/2 também é de 100%  :D

Tem que colocar os 2 botões por dentro, e cheio de avisos.

Digo para dentro do gabinete, na parte superior do chassi.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: gfr em 15 de Março de 2014, as 09:07:45
Pergunta 8:

Algo assim? É bem comum em amplificadores da época.

http://www.lynx.bc.ca/~jc/6v6vibratoSml.gif

-----
Pergunta 9:

O uso do R+C de catodo compartilhado pode ter alguns efeitos colaterais interessantes (se desejáveis ou não, aí depende). Por exemplo, em alguns Fender se você pluga em um canal e não pluga nada no outro, o volume do canal não utilizado pode ser usado como uma espécie de "bass boost". Não que estes amplificadores já não tenham mais graves do que eles próprios são capazes de aguentar...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 15 de Março de 2014, as 12:05:16
Pergunta 8:

Algo assim? É bem comum em amplificadores da época.

http://www.lynx.bc.ca/~jc/6v6vibratoSml.gif

-----

Sim, mas no esquema que tenho não há configuração de bias...

http://www.4shared.com/office/c6G_I4Ldce/ac30_hw_199_440__1_.html

Pergunta 9:

O uso do R+C de catodo compartilhado pode ter alguns efeitos colaterais interessantes (se desejáveis ou não, aí depende). Por exemplo, em alguns Fender se você pluga em um canal e não pluga nada no outro, o volume do canal não utilizado pode ser usado como uma espécie de "bass boost". Não que estes amplificadores já não tenham mais graves do que eles próprios são capazes de aguentar...

Hmmm, entendi é por causa do capacitor de placa ser muito maior no canal "normal" que alimenta a fase inversora junto com a saida do tonestack do canal top boost... (brav)

-----
betoknigth... vá devagar... deu preguiça de ler tudo...
Escolha um assunto e vá nele até não sobrar duvida nenhuma... depois passe para outro...
Da forma que você fez, vai ser uma misturada de assuntos...

Achei que desta forma seria mais fácil do pessoal compartilhar a informação, ao invés de abrir vários topicos ou de colocar as perguntas no meio do tópico (perdidas) obrigando os foristas a ler todo o topico (as vezes com mais de 30 paginas) pra conseguir toda informação. Eu pretendo compilar todas as informaçãoes no final.

-----
A minha idéia é este esquema:

(http://imageshack.com/a/img19/2889/rxfa.jpg)
(http://imageshack.com/a/img845/9285/gx4m.jpg)
(http://imageshack.com/a/img836/1905/93ya.jpg)

A idéia é realmente ter um power unico, com dois preamps diferentes, com meio de intercambiar, com reverb e tremolo de forma modular visando a economia, haja visto que um amp valvulado é relativamente caro de fazer..por isto preciso saber sobre os itens elencados acima, agradeço aos que ja se manifestaram... (aplaus)


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 24 de Março de 2014, as 18:05:19
Galera achei um pagina (de uma loja gringa) com informações muito interessantes sobre ruido e ganho de algumas válvulas triodo 12AX7...

http://www.tubesandmore.com/tech_corner/12ax7_comparison_of_current_made_tubes

assim fica mais facil escolher qual triodo comprar em função do som que se almeja...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 24 de Março de 2014, as 18:33:38
Bom... já tem ideia do layout disso tudo?
Esta disposto a tentar varios layouts? A coisa pode ficar bem barulhenta num layout complexo como ficara esse.
De repente fazer as coisas em modulos e depois juntar tudo ajuda.
E para que um controle de tom após a inversora que já tem TS nos 2 canais?


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 24 de Março de 2014, as 23:35:06
Bom... já tem ideia do layout disso tudo?
Esta disposto a tentar varios layouts? A coisa pode ficar bem barulhenta num layout complexo como ficara esse.
De repente fazer as coisas em modulos e depois juntar tudo ajuda.
E para que um controle de tom após a inversora que já tem TS nos 2 canais?

o layout com certeza será grande, estou vendo até um jeito de reduzir a quantidade de valvulas, os dois primeiros estagios do Vox e do Hiwatt são muito semelhantes... mas daí aumenta a quantidade de LDRs...

a respeito do controle de tom, esse é CTRL+C do power do vox... por isso inclui....


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 24 de Março de 2014, as 23:48:37
Reduzir o numero de valvulas...
Foi a primeira coisa que me veio a cabeça, junto com uma ideia meio "herege"...
Que tal o driver do reverb com o TL072?!?


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 25 de Março de 2014, as 11:55:50
Reduzir o numero de valvulas...
Foi a primeira coisa que me veio a cabeça, junto com uma ideia meio "herege"...
Que tal o driver do reverb com o TL072?!?

Penso que seja mais interessante retirar o tremolo valvulado que altera o "fake bias", e colocar um LFO empurrando um led/ldr nos pontos 6 e 7 (entrada do power amp), pois prefiro o reverb valvulado... e acabar usando este triodo que sobrou como um booster ou reincluir a valvula no canal normal do vox (foi suprimida com uso de led/ldr).

E a confecção das placas farei realmente separadas... fica mais facil de rotear.

A questao de reutilizar de estagios valvulados (as duas primeiras etapas em ambos preamps são muito parecidas) vou abandonar... até porque o hiwatt usa retificação por diodos... o vox por valvula... e como recentemente um colega postou que há grande diferença de timbre apenas alterando-se a valvula retificador, obviamente existe grande chance de haver mudança de timbre de retificação valvulada para diodo (isso não seria óbvio?).

Acho que inclusive vou ter que colocar um transformador de alimentação com tensões de saida mais elevadas para o preamp do hiwatt para obter o mesmo timbre, conforme o original... 460Vcc, vou precisar de um transformador com mais um enrolamento de saída de tensão de 325Vca ou no mesmo enrolamento ter 325-275-0-275-325, fazendo retificação por valvula nos 275Vca para pré e power Vox, e retificação a diodo (meia ponte) nos 325V com CT. (mas acredito que não seja muito aconselhado.

Quantos mA cada triodo precisa para funcionar adequadamente?

E as EL84, quantos mA precisam para gerar os 30-36W ?

no hiwatt são 3x 12AX7 = 6 triodos
no vox são 5x 12AX7 = 10 triodos

no vox AC30 TBX com 8x 12AX7 e 4 EL84 o transformador é de 275 CT @ 230mA para pre e power...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 29 de Março de 2014, as 14:32:37

- Esta é a ideia da fonte para atender o pré do hiwatt (DR103) e o pre e power do vox (AC30)...

a meu ver, não há nada que impeça este circuito de funcionar adequadamente, mas não sei corretamente como a GZ34 funciona, mas como os "B+" não serão interconectados... não vejo problema, alguém vê algo que impeça de funcionar?

(http://imagizer.imageshack.us/a/img829/8929/7p5o.jpg)


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: xformer em 29 de Março de 2014, as 18:32:45
Só dimensione bem os capacitores e suas tensões. Se você vai ficar trocando de fonte e desligando a carga delas, a tensão na que fica desativada vai ser bem maior da que você escreveu e os capacitores devem suportá-la, ou faça a interrupção logo após os retificadores (sejam estado sólido ou válvulas) e antes dos filtros, e a chave precisa ser de boa qualidade e alta tensão.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Ledod em 29 de Março de 2014, as 20:31:51
 Bem, ainda ninguém se manifestou, mas ao meu ver essa fonte é desnecessária, algumas perguntas:

 1- Porque alimentar um pré com 12ax7 com essa tensão tão alta? 460v? 380v ?

 2- Utilizar duas fontes totalmente distintas de alimentação (uma com retificadora e outra com diodos)? Seria melhor utilizar uma única fonte dimensionada adequadamente para ambos os circuitos.

 3- É realmente necessário esses dois prés com 3 válvulas em cada um? As vezes um pré, com chaveamento de alguns capacitores/resistores ou mesmo um tonestack diferente é muito mais eficiente (vide o pré de um mesa dual rectifier!)

 4- Você realmente vai querer utilizar duas inversoras diferentes, uma em cada pré??? E chaveá-las no power? Isso é pedir para ter problema, o correto (ao meu ver) é você utilizar cada lado da inversora como entrada para cada um dos canais.

 Longe de desanimar, mas minha opinião é que menos é mais! Por exemplo, eu construí a pouco tempo um 18w com duas EL84, uma inversora, um canal com uma EF86 com volume e tom (PF86) e um outro com uma 12AX7 com volume TMB e ganho, baseado no marshall 18w.
 Eu alterei muitos componentes, até chegar no som que eu queria, basicamente não há nada mais de marshall no amp, o canal com 12ax7 eu aumentei o ganho me baseando no orange tiny terror.
 O pré com PF86 eu alterei até chegar no Dr Z route 66, com um tonestack que para mim foi ideal (com menos médios).

 Ou seja, construir um amplificador grandão, cheio de coisas, chaves, as vezes não fornece o que realmente queremos...

 A minha recomendação é, pegue um esquema consagrado, pode ser até um desses dois (ou o vox ou o hiwatt) e vá modificando ele aos poucos procurando o seu som!

 Apenas um desses amplificadores já dará um bocado de trabalho com o projeto... Se for algo totalmente novo, o trabalho dobra (ou triplica pois geralmente o circuito não funciona como previsto).

 De qualquer forma, estamos aqui para ajudar.

 Um abraço!

 Eduardo


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: xformer em 29 de Março de 2014, as 20:37:08
1- Porque alimentar um pré com 12ax7 com essa tensão tão alta? 460v? 380v ?

Bem lembrado Eduardo. A máxima tensão placa-catodo dessas válvulas 12 + AX7, AT7 e AU7 é 300Vdc.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Eduardo em 30 de Março de 2014, as 11:11:41
Oi Pessoal

Outro ponto é que, mesmo que fosse necessário mais tensão para o pré, não precisa de um transtomador tão complicado. Pode-se puxar os dois diodos diretamente das placas da GZ34 e conseguir mais tensão pela maior eficiência dos retificadores de silício.

Mas concordo com o Xformer e o Ledod. Não precisa toda essa tensão para o pré e nem é bom investir em algo tão complicado assim. A chance de dar problema é muito grande.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 30 de Março de 2014, as 20:34:47
Além de tudo que se falou aqui, ainda tem mais uma coisa...
Em um amplificador valvulado, a alimentação vai passando por diversos filtros RC (e um LC quando é o caso), indo das placas do pentodo ao pré.
Quando chega ao primeiro estagio do pré, que é o mais sensivel a ruidos, já passou por uns 3~4 filtros... No seu caso (Hiwatt), apenas um filtro RC pode não ser o suficiente.
E esses 460V no Hiwatt é o B+... isso vai sendo filtrado e diminuído ao longo dos filtros RC... verifique no esquema qual a tensão que efetivamente chega no primeiro estagio do pré... com certeza não são 460V.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 31 de Março de 2014, as 09:52:48
Só dimensione bem os capacitores e suas tensões. Se você vai ficar trocando de fonte e desligando a carga delas, a tensão na que fica desativada vai ser bem maior da que você escreveu e os capacitores devem suportá-la, ou faça a interrupção logo após os retificadores (sejam estado sólido ou válvulas) e antes dos filtros, e a chave precisa ser de boa qualidade e alta tensão.

Não vou comutar entre fontes. A fonte do Vox (GZ34 + caps + indutor) vai alimentar o PRE e POWER do VOX, a fonte do HIWATT apenas mudei de ponte completa para onda completa com ponto central, o resto da fonte continua e a intenção é pegar o ponto de alimentação das válvulas no ponto certo da fonte do hiwatt nao vou omitir nenhum componente.

São duas alimentações separadas não comutáveis, GZ34 alimenta PRE e POWER vox e a SS alimenta o PRE HIWATT.

-----
Além de tudo que se falou aqui, ainda tem mais uma coisa...
Em um amplificador valvulado, a alimentação vai passando por diversos filtros RC (e um LC quando é o caso), indo das placas do pentodo ao pré.
Quando chega ao primeiro estagio do pré, que é o mais sensivel a ruidos, já passou por uns 3~4 filtros... No seu caso (Hiwatt), apenas um filtro RC pode não ser o suficiente.
E esses 460V no Hiwatt é o B+... isso vai sendo filtrado e diminuído ao longo dos filtros RC... verifique no esquema qual a tensão que efetivamente chega no primeiro estagio do pré... com certeza não são 460V.

Estou sabendo sobre os filtros e não pretendo omitir nenhuma parte das fontes, entao a tensão realmente tende a diminuir até chegar nas 12ax7 do pre. Mas sabendo exatamente a tensão que chega no pre do hiwatt realmente fica mais facil de dimensionar.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: kem em 31 de Março de 2014, as 10:44:42
Mesmo que voce não omita os estagios da fonte... o que faz o resistor "consumir" volts é a corrente, que vai ser baixa no seu caso...


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 31 de Março de 2014, as 10:45:38
Bem, ainda ninguém se manifestou, mas ao meu ver essa fonte é desnecessária, algumas perguntas:

 1- Porque alimentar um pré com 12ax7 com essa tensão tão alta? 460v? 380v ?

1) Não vai alimentar diretamente os PREs, e sim vai alimentar o inicio de cada fonte ( fonte do vox e fonte do hiwatt), com todos os componentes previstos no projeto original, pegando posteriormente as alimentações das valvulas nos pontos previstos no projeto original.

2- Utilizar duas fontes totalmente distintas de alimentação (uma com retificadora e outra com diodos)? Seria melhor utilizar uma única fonte dimensionada adequadamente para ambos os circuitos.

2) a questão fonte valvulada ou semicondutora é por demais até polemica. Em topico paralelo foi exemplificado que há mudança de timbre conforme altera-se o tipo de retificação e  conforme muda-se a marca da válvula retificadora. Portanto a justificativa é aproximar-se do timbre original dos amps.

3- É realmente necessário esses dois prés com 3 válvulas em cada um? As vezes um pré, com chaveamento de alguns capacitores/resistores ou mesmo um tonestack diferente é muito mais eficiente (vide o pré de um mesa dual rectifier!)

3) Já fiz algumas observações com relação a quantidade de valvulas, mas o chaveamente implica em uso de VTL5c1 ( é assim o nome do acoplador?), ou LEDs/LDRs que podem gerar uma placa tão grande quanto com mais válvulas, e com valvulas separadas posso gerar placas separas para cada pré podendo substituir as valvulas trocando marcas delas para alterar timbre, ou de 12ax7 para 12au7 quando necessário.

4- Você realmente vai querer utilizar duas inversoras diferentes, uma em cada pré??? E chaveá-las no power? Isso é pedir para ter problema, o correto (ao meu ver) é você utilizar cada lado da inversora como entrada para cada um dos canais.

4) as etapas inversoras são bem distintas, com controles diferentes, com componentes diferentes, com filosofia diferente, por isso a intenção de implementar os dois estágios, muito em função da obtenção do timbre mais semelhante ao do amplificador original.

Longe de desanimar, mas minha opinião é que menos é mais! Por exemplo, eu construí a pouco tempo um 18w com duas EL84, uma inversora, um canal com uma EF86 com volume e tom (PF86) e um outro com uma 12AX7 com volume TMB e ganho, baseado no marshall 18w.
 Eu alterei muitos componentes, até chegar no som que eu queria, basicamente não há nada mais de marshall no amp, o canal com 12ax7 eu aumentei o ganho me baseando no orange tiny terror.
 O pré com PF86 eu alterei até chegar no Dr Z route 66, com um tonestack que para mim foi ideal (com menos médios).

 Ou seja, construir um amplificador grandão, cheio de coisas, chaves, as vezes não fornece o que realmente queremos...

 A minha recomendação é, pegue um esquema consagrado, pode ser até um desses dois (ou o vox ou o hiwatt) e vá modificando ele aos poucos procurando o seu som!

 Apenas um desses amplificadores já dará um bocado de trabalho com o projeto... Se for algo totalmente novo, o trabalho dobra (ou triplica pois geralmente o circuito não funciona como previsto).

 De qualquer forma, estamos aqui para ajudar.

 Um abraço!

 Eduardo

Entendo a orientação, mas se for pra ser um amp simples eu prefiro um amp usado pois fica até mais barato
(perde-se o conceito DIY), ja estou até vendo os laney vc30 que supostamente são uma leve copia dos VOX ac30 e conforme ja vi em alguns diagramas é de fato muito parecido trocando alguns componentes fica igual (a parte mais cara seria o falante.. mas no projeto que construirei seria o mesmo investimento).

Eu gosto de tentar coisas novas e complicadas, lembra do Vtwin que construi e funcionou de primeira? de tao complicada a construção não consigo nem reproduzi-lo, e não tão mais barato do que um vtwin usado ou um dr drive ( >>(:)


-----
Mesmo que voce não omita os estagios da fonte... o que faz o resistor "consumir" volts é a corrente, que vai ser baixa no seu caso...

Há de convir que em estado de repouso, ou seja sem estar tocando... o consumo do amp é muito baixo, portanto a corrente que circula nos resistores dos filtros é baixa, então a queda de tensão neles também será baixa... correto?

ou seja todo amp em "stand by" do musico, mas com a HT ligada, deve suportar sem queimar...

Obviamente como a etapa de potencia do hiwatt não estará la, esta questão da tensao do pre hiwatt tenha que ser realmente diminuida.

-----
Oi Pessoal

Outro ponto é que, mesmo que fosse necessário mais tensão para o pré, não precisa de um transtomador tão complicado. Pode-se puxar os dois diodos diretamente das placas da GZ34 e conseguir mais tensão pela maior eficiência dos retificadores de silício.

Mas concordo com o Xformer e o Ledod. Não precisa toda essa tensão para o pré e nem é bom investir em algo tão complicado assim. A chance de dar problema é muito grande.

Abraços

Eduardo


Otimo, a duvida maior era a interação entre a GZ34 e os diodos, pelo que percebo pode-se fazer, desde que as saídas retificadas não sejam interconectadas. A questao da tensão do pré hiwatt pesquisarei a tensão de repouso do circuito para saber se diretamente com diodo a partir dos 275Vca (390VCC) ja resolve.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 06 de Abril de 2014, as 21:44:52
encontrei um esquema de um hiwatt DR504 com alguma tensões bem elevadas...


(http://hiwatt.org/Schematics/DR504OL.gif)


Pelo que ja foi comentado aqui essas tensões são "cancerigenas" para as valvulas...


contudo neste PDF de "service".. existem tensões nas placas de 160V e 200V nos primeiros estagios de amplificação... então como saber a tensão que deve ser aplicada antes dos resistores de lastro?


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Matec em 06 de Abril de 2014, as 22:24:56
betoknigth

Acho que você está considerando apenas as tensões que vê no esquema.

Mas deve considerar também que esse dr504 tem 2 EL34 na saída. Para que elas dêem a potência máxima em alta tensão (506V) elas trabalham com um transformador de maior impedância. Isso dá um pico de quase 1000v PP.  Para  chegar nisso precisa de 80v ou mais grade à grade. Essa tensão tem que ser fornecida pelo estágio inversor de fase, que por sua vez é excitado pelo pré, que recebeu uns 100mv da guitarra.

O negócio é que você vai ter 4  El84 na saída, e elas vão precisar de uns 30v g-g (não sei ao certo) para máxima potência.
Agora a diferença de 80 v para 30 v g-g você não vai poder fazer nada a não ser atenuar. Mesmo se não for tudo isso, ainda vai ter uma diferença. Não vai adiantar colocar o que tem em um esquema, esperando que se encaixe no outro. Porém essa é só minha opinião.

 :)


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: bossman em 06 de Abril de 2014, as 23:19:04
Já já vem o Guilherme ai pra dizer que esse esquema do MHuss é furado!


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Guilherme em 07 de Abril de 2014, as 19:07:26
Oh não, Mr. Bossman, com 370-CT-370Vac, até que uns 500Vdc no CT do transformador de saída para um amp desse tipo em operação é bastante razoável. Pode  até mesmo ser um pouquinho mais, dependendo das Rt's do transformador de potencia, é claro. Por outro lado se as Rt's forem altas, pode ser bem menos que 500Vdc....

Mas bem lembrado, esquemas, layouts, informações furadas e idiotices de todos os tamanhos e formatos é o que mais se encontra na internet.

E maluquetes despreparados sem a mínima, mínima, minima formação teórica também, ehehehe


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 02 de Maio de 2014, as 09:06:14
Pessoal mais uma questão... estou atualizando o diagrama, suprimindo bastante coisa pra ficar compacto e não tao caro..

Vou inserir uma EF86, no caso uma EF40 mas em teoria é a mesma coisa, verdade ou mentira?

a respeito da ligação... encontrei duas formas de liga-la....

Com o capacitor ligado entre o "g2" e o catodo
(http://www.valvewizard.co.uk/Pentode1.jpg)

e nos esquemas tradicionais de amps de guitarra, o capacitor é ligado diretamente ao terra:
(http://img145.imageshack.us/img145/760/ef86final.png)

com relação às duas topologias, quais as diferenças operacionais e tonais?

a ligação pentodo-triodo em ambas configurações é possivel?

(http://ratcliffe.co.za/sundry/vox.gif)


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: blackcorvo em 02 de Maio de 2014, as 13:57:25
A ligação do capacitor Cg2 ao catodo proporciona maior ganho. O Eduardo pode explicar corretamente sobre seu funcionamento, porém pelo (pouquíssimo) que sei de válvulas, imagino que é porque aparece um sinal (ligeiramente) amplificado e não invertido em G2 (que é o porque de usarmos um "capacitor de bypass" ligado ali), e quando se faz o "bypass" desse sinal pelo catodo, há uma soma dele ao sinal invertido na Placa (pois o sinal se soma ao sinal não-invertido que aparece no catodo).

Eu não sei se minha observação está correta. Provavelmente falei alguma besteira.


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: betoknigth em 16 de Maio de 2014, as 20:28:34
Pessoal, vou fazer chaveamento de capacitores de catodo com LDR... aí quero, obviamente, ter a menor resistência possível no LDR...

pesquisando não se encontra DATASHEET de LDR... mas achei uma tal de cuva espectral...

(http://mirrors.arcadecontrols.com/ladyyada.net/images/sensors/cdsspectrum.gif)

segundo esse grafico, semelhante a muitos outros sobre LDR... a melhor resposta é ao utilizar LED com espectro entre 550 e 600nm e pelo comprimento de onda deveria ser o amarelo...

(http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/imagens/md/em/ea/2010-11/02/image017.png)


Mas.... tem um trabalho que traz alguns esperimentos que tem resultados melhores com led vermelho pag 55

http://www.gqa.ufam.edu.br/attachments/028_Fabio.pdf     -> pag 55


Claro vai sabe que led o cara usou, quantos mCD tinha cada LED.... mas preciso saber da galera se alguem ja fez algum teste do tipo e quais foram os resultados...qual a cor de led que baixa mais a resistencia do LDR?  vermelho ou amarelo?


Título: Re: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103
Enviado por: Thomas_h em 16 de Maio de 2014, as 21:02:33
oi,
a umas semanas pesquisei sobre esse chaveamento.

O problema não é só quão pequena é a resistência com o led aceso, mas também quão grande é a resistência com o led apagado. Pelo que parece o mais comum é 500k a 1M com o led apagado, e uns 100 ohms com ele aceso.

Dessa forma, imagino que mesmo que uma resistência seja muito menor que a outra, ainda haverá sinal passando pelo outro LDR, e pode haver distorção.

Se o outro sinal for aterrado, como quando são utilizados 2 pares led/ldr acho que não tem problema, mas quando você não pode aterrar o outro sinal ( ou caminho do sinal), ele pode passar, não?

Estava pensando para utilizar num pré do tipo JCM/plexi, mas alterar a posição do divisor de tensão entre estágio e o resistor e capacitor de cátodo pode não dar certo se a resistência do LDR for muito baixa, quando desligado.

Por outro lado, alguém aqui no fórum usou e parece que funcionou, e é bem simples de implementar.

Olhei os modelos de LDR disponíveis pra comprar e achei esse:
http://www.espruino.com/datasheets/GL5537.pdf (http://www.espruino.com/datasheets/GL5537.pdf)
ele mostra as duas resistências das quais falei (light/dark) e o espectro de frequência de pico.

Abraços,
Thomas


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal