Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 18:33:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como fazer o chaveamento para seleção de diodos?  (Lida 7272 vezes)
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« : 16 de Agosto de 2012, as 13:27:17 »

Gostaria de saber como é que se faz para chavear entre dois tipos distintos de diodos ou mesmo entre uma clipagem simétríca e assimétrica.

Minha dúvida consiste, principalmente, em saber se deve ser utilizada uma chave SPDT ou uma DPDT, pois com a SPDT eu não teria como isolar completamente os diodos que não estarão no circuito e não sei se é realmente necessário isolar por completo para que o chaveamento funcione corretamente.

Vou tentar explicar aqui:

SPDT

      o-----[Diodos #1 clipando o sinal]-----> GND
----o
      o-----[Diodos #2 clipando o sinal]-----> GND



DPDT

      o-----[Diodos #1 clipando o sinal]-----o
----o                                                   o----> GND
      o-----[Diodos #2 clipando o sinal]-----o

OBS: Este modelo acima foi pensado utilizando o esquema do MXR Dist+.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2012, as 13:28:56 por RicardoVasconcelos » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 16 de Agosto de 2012, as 13:33:25 »

Vai depender de quantos diodos você pretende colocar.  Em qual esquema pretende selecionar a clipagem?
Registrado
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #2 : 16 de Agosto de 2012, as 14:02:20 »

Neste caso seria no próprio MXR Dist+ e nesse esquema ai eu não coloquei a parte de seleção de simétrico e assimátrico, pois acredito que vá seguir o mesmo padrão de chaveamento.

Tenho pensado em simétrico com dois diodos em cada opção (Ex: 2 1N4148 e 2 LEDs) e colocar mais um para fazer a opção assimétrica.


Talvez eu monte um Tube Screamer com este chaveamento, mas por hora será só o Dist+.
Registrado
Minuzzo
Visitante
« Responder #3 : 16 de Agosto de 2012, as 15:22:38 »

Cara, se tu quer usar 4 diodos, da pra fazer com duas SPDT de duas posições. Só que eu não entendi bem o que tu pretende. Agora eu estou no trabalho, mas quando chegar em casa eu tenho fazer um esqueminha e coloco aqui. Só me esclareça melhor a tua ideia.

Abraço.  Legal!
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #4 : 16 de Agosto de 2012, as 19:39:09 »

Postei isso há 2 dias atras aqui, veja se é o que voce procura:



tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4236.0
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
RicardoVasconcelos
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 372

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19



« Responder #5 : 16 de Agosto de 2012, as 22:10:29 »

Eu estava pensando em algo assim:

Registrado
Kleber Rodrigues
Visitante
« Responder #6 : 16 de Dezembro de 2012, as 10:01:23 »

Olá a todos, tenho acompanhado o fórum mas apenas lendo os tópicos no intuito de aprender. Pois bem chegou a hora das perguntas   Smiley

Tenho Jackhammer e quero fazer algumas modificações nele, já fis duas e achei super fácil, tirei os graves maçantes do modo Dist e troquei o led original por um de alto brilho azul. Ficou bem legal.

Agora quero fazer a seleção de diodos tanto no modo OD quanto no modo Dist  fiz um esqueminha com uma DPDT de duas posições (On On)e gostaria de saber se está correto ou se tenho que mudar algo.

No modo OD é utilizado dois leds vermelhos e pensei em reduzir o ganho dele substituindo por 2 leds azuis. Isso faria muita diferença ou seria melhor trocar por 4 leds?

No modo Dist é o contrário, quero aumentar o ganho então pensei em trocar os dois 1N4148 por dois 1N60? Meu pensamento está correto?

Aqui está o esquema original.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E aqui o que penso em fazer

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Desde já agradeço a colaboração de todos pois pra chegar aqui é porque vocês já me ajudaram muito.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 16 de Dezembro de 2012, as 10:17:25 »

Está bem enrolado isso aqui... Com apenas uma chave de alavanca de 3 posições e dois pólos, ON OFF ON você consegue o que deseja. É só lembrar que quando LEDs e diodos comuns estiverem em paralelo, vale a tensão menor de clipping, no caso dos diodos comuns. Outra coisa que não entendi é o objetivo de desligar o conjunto do terra...

Se precisar de mais explicações que essas, então esse tópico deveria estar na seção de Iniciantes!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Kleber Rodrigues
Visitante
« Responder #8 : 16 de Dezembro de 2012, as 11:24:38 »

Muito obrigado Alex.

Realmente sou iniciante, só não abri um tópico lá por que já tinha esse aqui. Agora o terra eu não desliguei não, eu é que me enganei na hora de escrever no esquema. Seria assim:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Tirei a ideia conforme essa imagem:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Agora a questão da chave eu estava com dúvida, no início eu havia pensado na ON OFF ON, mas depois mudei de ideia,  porque essa marte das chaves ainda estou um pouco confuso.

Vou colocar em prática e assim terminar posto o resultado ok.
Registrado
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #9 : 16 de Dezembro de 2012, as 12:58:02 »

Kleber, dá uma olhada na seção de modificações do site.
Lá tem uma mod do betokinght pro MXR dist que se aplica à diversos pedais de distorção cuja clipagem é feita por diodos.
Tem tudo bem explicado lá.
Abraço!
Registrado
Kleber Rodrigues
Visitante
« Responder #10 : 16 de Dezembro de 2012, as 13:26:23 »

Valeu David, quando usei a busca não tinha visto o tópico, mas agora que você falou fui lá confeferir.  Legal!
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #11 : 16 de Dezembro de 2012, as 13:28:19 »

Kleber você já explanou uma DPDT pra entender da onde para onde ela chaveia?

Imagine uma DPDT como duas SPDT, uma SPDT é uma chave 3 polos 2 posições, você comuta entre
dois estágios com o centro em comum, quando você tem uma DPDT são duas SPDT's, então, olhando assim
rapidamente, você comuta entre

PAR de LED Vermelho + PAR de 1N4148 em anti paralelo

OU

PAR de LED Azul + PAR de 1N60 em anti paralelo

Se você queria exatamente isso esta correto!


-----
Você só não precisa traze dois fios da PCB da pra ligar o FIO que vem da PCB nos dois polos da DPDT!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2012, as 13:37:02 »

É o que o Marcuss falou.
Com um SPDT você faz isso ai. Basta 2 fios vindo do PCB (e não 4).
Tanto com um DPDT ou SPDT você vai ter apenas 2 opções de clipagem.
Agora se usar uma chave rotativa, você vai ter mais opções.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2012, as 14:10:47 »

Mas com a DPDT ON OFF ON, ele poderá usar três jogos de conjunto de diodos ou LEDs. No meio, junto com as conexões vindas da placa, o par de LEDs. De um lado da chave o jogo com os três diodos em não-simetria e do outro o par de diodos de sinal, ou de Ge, etc. É uma chave barata e relativamente fácil de encontrar.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2012, as 16:13:03 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2012, as 16:00:44 »

Mas com a DPDT ON OFF ON, ele poderá usar três jogos desrespeito de diodos ou LEDs. No meio, junto com as conexões vindas da placa, o par de LEDs. De um lado os diodos em não-simetria e do outro o par de diodos de sinal, ou de Ge, etc. É uma chave barata e relativamente fácil de encontrar.
Hum... boa ideia...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal