Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 11:42:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: imantar alnico  (Lida 13525 vezes)
pit.du
Visitante
« Responder #15 : 19 de Abril de 2013, as 19:36:29 »

a.sim mas qual calculo faço, para saber o fluxo que esta sendo aplicado na bobina?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #16 : 19 de Abril de 2013, as 19:50:56 »

As curvas abaixo mostram o produto BH das ligas magnéticas comumente usadas em polos de captadores e suas respectivas curvas de desmagnetização.

Nessas curvas, o AlNiCo mais utilizado atualmente é o no. 1 aquele que incorpora Fe em sua composição, mas não tenhp absoluta certeza nessa info, portanto cautela com essa informação.

Vou procurar as curvas de "depperning" para aqueles que gostariam de desmagnetizar rapidinho os polos de suas Stratos 1954 ou Les Paul 1952  Cheesy

« Última modificação: 19 de Abril de 2013, as 19:53:14 por Guilherme » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #17 : 19 de Abril de 2013, as 19:54:31 »

Olá.

O valor da corrente deve ser encontrado por tentativas, já que não se sabe exatamente a curva de magnetização do alnico. Dada a empiricidade  dos esquemas previamente recomendados, utilizando-se ímas permanentes, acho que será fácil encontrar o valor de corrente necessário. De qualquer modo, nunca ultrapassar com DC a máxima corrente para a qual o enrolamento foi dimensionado em AC ( imaginando que esteja sendo uada uma bobina de transformador de força ).

Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #18 : 19 de Abril de 2013, as 20:25:06 »

Não carregou a imagem, então, para quem se interessar....

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/curvasbh.jpg
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #19 : 19 de Abril de 2013, as 20:33:43 »

Obrigado mais uma vez a.sim e guilherme.

Na verdade eu tenho as curvas do alnico fornecidas pelo fabricando.

http://www.cibas.it/documents/SCHEDA_AlNiCo.pdf
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #20 : 19 de Abril de 2013, as 21:09:27 »

pit.du, só agora lí seu post original...

Pergunto: se você já tem um fornecedor do magneto, porque você não conversa com ele sobre esse assunto ? Talvez ninguém melhor do que ele para te orientar !!!

Você vai ter que lidar com um monte de variáveis, comprimento do magneto, seção transversal do polo, constituição da liga...

Qual as caraceristicas da magnetizadora que você dispõe ? Você pretende construir uma ?

Vou ver se descubro o endereço de um eng. muito legal da empresa que fornecia os polos para a Tagima, tenho ainda umas amostras de alnico que ele me enviou.

abraços

Guilherme



Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #21 : 19 de Abril de 2013, as 21:12:53 »

Olá.

As curvas do fabricante são as curvas de " desmagnetização ", que não vão ajudar muito. Veja que os valores de H são negativos.

Como expliquei antes, a boa prática de magnetização de ímãs permanentes preconiza imantá-los até a saturação e, depois, reduzir a imantação ao nível desejado. A indução de saturação ocorre acima da indução remanente, e essa é indicada no pdf - 6500~6900 G para o Alcast AlNi isotrópico e 12800~13500 para o Alcast V DGS. O problema é descobrir o valor de campo magnético em Ae/m ( ou Oe ) necessário para produzir a indução indicada, para o qual seria necessário a curva de " magnetização ", que não é informada. Pelo formato das curvas apresentadas, entretanto, eu estimaria um valor de 2000 Oe para o Alcast V, DG ou DGS e cerca de 5000 Oe para o Alcast VIII.

Pela técnica da " bobina de transformador " que apresentei antes, fica razoavelmente complicado calcular as ampères-espiras necessárias pelo fato de que o circuito magnético não é fechado e o entreferro de ar é " indeterminado ".

« Última modificação: 19 de Abril de 2013, as 21:35:09 por a.sim » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #22 : 19 de Abril de 2013, as 21:38:16 »

Guilherme vou entrar em contato com o fornecedor, para obter mais informações.

Não ainda não possuo a imantadora, pretendo construir uma com SCR, capacitores, etc...


a.sim realmente não tinha me dado conta do sinal -.



-----
Bom fui dar uma visitada no estúdio da minha ex-mulher, e por coincidência me veio uma ideia na cabeça, as maquinas de tatuar possuem duas bobinas (eletroímãs), que servem para puxar a barra onde fica o eixo da agulha, já cheguei a fazer algumas para minha ex.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

estas bobinas são ligadas em serie, sendo uma o Norte e a outra Sul, será que uma versão um pouco maior não seria o suficiente para imantar o alnico ?

nunca medi o campo produzido por elas, mas deve ser algo entorno de 3 Oe.
no caso teriam de ser bem mais fortes obviamente.
« Última modificação: 21 de Abril de 2013, as 09:10:55 por pit.du » Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #23 : 22 de Abril de 2013, as 20:23:26 »

Estava  pensando em algo assim.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

e talvez um dimer para controlar a corrente, e ainda estou estudando a possibilidade de um amperímetro.

O que vocês acham? 
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 02:43:01 por pit.du » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #24 : 25 de Abril de 2013, as 18:45:47 »

pit.du, tente contato com a turma da Koimãs.

Trocamos idéias há  quase uma década, então pode até ser que sejam outras pessoas, mas acho que v. será bem atendido de qualquer forma.

Um eng. muito boa gente me enviou amostras de uma dúzia de ligas e o circuito de uma magnetizadora com bateria automotiva. Achei os magnetos mas não o circuito, ainda...

De qualquer forma, com aquelas curvas que postei, mais os dados que você tem de fabricantes de Alnico, dá para você descobrir como fazer uma bobina capaz de magnetizar seja lá que liga for. Você não conseguiu fazer um daulôdi daquele Eletromagnetics, do Krauss ?

abração

Guilherme
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #25 : 26 de Abril de 2013, as 22:01:01 »

Muito obrigado novamente Guilherme, sim fiz um download do Krauss, vou entrar em  contato com a koimãs.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #26 : 29 de Abril de 2013, as 11:26:51 »

Galerinha.


Há muito tempo atras eu fiz um imantador de ferramentas que foi publicado pelo Newton Braga da antiga saber eletrônica, o circuito erra muito simples.

Um conjunto de capacitores eletrolíticos que seriam carregados por uma fonte cc, a ferramenta era colocada dentro de um solenoide improvisada com um carretel e fio esmaltado, então quando o circuito fecha, toda a carga dos capacitores é descarregada sobre o solenoide.

O processo era repetido algumas vezes, e funcionava muito bem, talvez também funcione com os alnicos. Se eu encontrasse a publicação até tiraria umas fotos, mas se é que existe esta na casa dos meus pais.
Registrado
pit.du
Visitante
« Responder #27 : 29 de Abril de 2013, as 20:40:36 »

EddieTavares o problema aqui é que vou ter, que controlar o campo aplicado nos imãs, pois não tralham saturados.

-----
Fiz a encomenda dos imãs, assim que chegar posto novidades.
« Última modificação: 29 de Abril de 2013, as 22:59:33 por pit.du » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #28 : 19 de Julho de 2013, as 15:54:34 »

Interessante...

http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_27.asp


Eu para manter um nível de magnetismo, coloquei a barra de cerâmica embaixo do captador... Ficou bem forte o som da guitarra,mas os pinos eram imantados já. Só deu uma forcinha... 

Isso tem um ano já.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #29 : 19 de Julho de 2013, as 20:52:11 »

Eu para manter um nível de magnetismo, coloquei a barra de cerâmica embaixo do captador... Ficou bem forte o som da guitarra,mas os pinos eram imantados já. Só deu uma forcinha... 
Isso tem um ano já.

 Cheesy
Aproveitando a visita papal:
Isso que você fez é um sacrilégio.   Evil
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 19 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal