Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 11:51:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: LM3886  (Lida 27763 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #60 : 05 de Março de 2013, as 07:16:42 »

o TF é mais cômodo mas também não apresenta capacidade de dissiparção tão eficiente quanto o outro. Tentar tirar do TF potências próximas ao máximo que o circuito permite beira o impossível, exigindo dissipadores gigantescos (lembrando que o "normal" já é problemático...). E a proteção térmica acaba sendo acionada com frequência, fazendo você passar vergonha na hora errada...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
mzorrer
Visitante
« Responder #61 : 05 de Março de 2013, as 18:47:39 »

Esta certo, eu mesmo notei que a lm3886tf esquente bem mais rápido que minha lm3886t, quando disse gambiara, não quis ofender com a palavra, desculpe se o fiz......., digo porque estéticamente ficou melhor o power c/ TF, mais limpo a montagem, mas vamos ver na prática agora !
Abraço!
 Legal!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #62 : 05 de Março de 2013, as 20:14:21 »

Para mim não é ofensa, minha definição de "gambiarra" é a "utilização, na solução de um problema, de um recurso que não tenha sido originalmente projetado para a aplicação em questão".

Não necessariamente uma coisa ruim: existem muitas "gambiarras" que dão resultados melhores do que as soluções "oficiais"...

Quanto ao seu integrado, não sofra por antecipação, e fique tranquilo que queimar não vai: se aquecer demais, ele vai se desligar para se "autoproteger" (por essas e outras coisas que eu amo o 3886...). Se começar a desligar com frequência, já sabes qual é o problema. Aí, você tem três soluções: baixar a tensão da fonte (menos tensão, menos potência, menos calor), aumentar o dissipador (ou usar um mais eficiente), ou trocar o CI pelo "metálico".
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
mzorrer
Visitante
« Responder #63 : 05 de Março de 2013, as 22:47:07 »

Ok, obrigado pelas dicas, vou testar ele este sábado no ensaio, vou abrir todo volume do TSW , para ver até quando aguenta !

Estou usando este dissipador, um para cada lm3886
loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_11170_4689_Dissipador-de-Calor-183004-40-40mm-de-comprimento-sem-furo

+ um cooler de PC, p/ cada CI, quase encostado no dissipador, que esta no fundo do chassi.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #64 : 07 de Março de 2013, as 13:38:41 »

Achei o dissipador pequeno, mas com as ventinhas pode ser que aguente. Quando tiver paciência, dê uma procurada na web por catálogos de fabricantes de disipadores, normalmente estes documentos apresentam as fórmulas e parâmetros para calcular as capacidade de transferência térmica, e esta é a informação necessária para descobrir se o dissipador vai ou não dar conta do recado (dica: o cálculo leva em consideração não apenas o "tamanho" do dissipador, mas sua massa e a área total que está em contato com o ar, ou seja, quanto mais "aletas" tiver o dissipador, maior será sua superfície total em contato com o ar, e mais eficiente ele será).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #65 : 07 de Março de 2013, as 14:53:35 »

mzorrer, este é o dissipador que uso no meu 3886 (carcaça metálica):

É o do pentium II.



Mas eu não uso o amp "no talo" então tem sido eficaz.

Se você necessita usar por muito tempo e com o volume "no talo", então usa com o cooler também:




Estes processadores são baratos hoje em dia, e se pode comprar nas sucatas de material de informática, pergunta em uma loja
de computador destas de bairro que os caras te indicam onde comprar, sai mais barato que comprar dissipador novo por aí.

Olha só:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459636983-cpu-intel-pentium-ii-400mhz-512k-100mhz-processador-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465897206-processadores-pentium-2-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460621435-processador-pentium-2-400-slot-1-_JM


Abraço.
« Última modificação: 07 de Março de 2013, as 15:00:26 por Ferro_Velho » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #66 : 07 de Março de 2013, as 17:38:35 »

Em qualquer ferro-velho você acha... eu sempre consigo os meus assim!
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #67 : 07 de Março de 2013, as 19:17:45 »

Tenho andado a pensar em construir um amp para servir de mini P.A. mas não consigo descobrir nenhum chip que exija pouca amperagem... Pedem quase todos 5A . O transformador que eu mais facilmente posso comprar é um transformador de 24V 3A. Dá para fazer um amplificador que tenha pelo menos 50W ou 60 watts com esse transformador?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #68 : 07 de Março de 2013, as 19:27:51 »

Norverto, de 24V eu não tenho nenhuma ideia para te dar.

Mas de 24+24V e de 3A. é possível fazer um com o LM3886.

Este sítio esta abandonado pelo seu criador à algum tempo,
mas eu fiz este projeto e funcionou muito bem.

http://audiotrecos.blogspot.com.br/2006/09/amplificador-lm3886-gainclone.html

Uso um transformador de 5A. pois planeava juntar dois amplificadores
destes para um equipamento com dois canais.

Se vais usar um canal só, e dependendo de como vais usa-lo, se
vais usar por muito tempo e com o volume no máximo, talvez os
3A. venham a ser pouco, mas se vais usar para praticar e com
um volume mais baixo, os 3A devem servir.

Abraço.

PS.: Donde és ?  Norte ou és alfacinha?
« Última modificação: 07 de Março de 2013, as 19:52:16 por Ferro_Velho » Registrado
norverto
Visitante
« Responder #69 : 07 de Março de 2013, as 19:35:21 »

Sou do Norte, Aveiro mais especificamente. Eu ainda se vai ser para usar muito alto ou não. A minha ideia era usa-lo apenas para munição de teclado, ou para ligar um microfone ou assim... O problema é mesmo encontrar um transformador decente. Se eu fizer o amp apenas com um canal daria para usar apenas 24V de 3A sem ser duas saidas de 24 v?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #70 : 07 de Março de 2013, as 19:49:31 »

Não, para este integrado (LM3886) necessitas de um transformador de 24V+24V.,
na verdade 24V.+ 0V. + 24V.

Aqui tens o datasheet do LM3886, talvez haja alguma alternativa para outras tensões.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm3886.pdf

E já aqui um amplificador completo com pré e power, cujo power é o LM3886.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.0

Mas vais sempre necessitar de um transformador com secundários XX + 0 + XX volts
e corrente de no mínimo 3A.


Abraço.

PS.: Vivi 4 anos na linha de Sintra e em Colares.  Smiley
« Última modificação: 07 de Março de 2013, as 19:53:14 por Ferro_Velho » Registrado
norverto
Visitante
« Responder #71 : 07 de Março de 2013, as 20:07:41 »

Não existe nenhum outro chip que tenha uma potencia semelhante á do lm3886 e que possa trabalhar apenas com 24V 3A? Por exemplo aqueles amplificadores TDA?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #72 : 07 de Março de 2013, as 20:11:12 »

Os TDAs eu não conheço Norverto, mas é só procurar pelos datasheets e verificar
se pode ser.

Existem alguns projetos aqui no Handmades com eles, faz uma pesquisa por TDA
que verás.


Abraço.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #73 : 07 de Março de 2013, as 20:55:56 »

Não existe nenhum outro chip que tenha uma potencia semelhante á do lm3886 e que possa trabalhar apenas com 24V 3A? Por exemplo aqueles amplificadores TDA?
TDA 2050 32W (da pra ligar com transformador de até 18V @3A)
TDA 2052 50W (nõ me lembro se dá ou não pra usar com fonte simples)

mas se quer algo simples e bem funcional que rende 50Wrms com transformador simples de 24V pesquise por ai na net ou até aqui mesmo no forum por "PL1050" trata-se de um amp transitorizado que usa transformador simples de 24V @3A , facil de montar e tem alguns layout por ai. é um power amp com um par de darlingtons Tip122/Tip127.
Registrado
MadeWeslei
Visitante
« Responder #74 : 07 de Março de 2013, as 22:59:06 »

Galera!! Acabei de explodir 2 LM3886 layout Big, bom tenho um transformador de 24+ 24 5A, fiz a fonte primeiramente com 4 diodos 1n4007 pois não tinha outros aqui (ontem) tudo foi uma beleza funcionando legal !!
Hoje fui em uma loja e pedi Diodos para eu fazer a fonte de 5A, o atendente me deu os 1n5408 (enormes), fiz toda a instalação quando liguei,  Batendo Cabeça
Explodiu tudo até os capacitores de 100uf 50v simplismente explodiram.
Bom ok fiz de errado?? foi mesmo os diodos que eu comprei??
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal