Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 12:56:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Verniz quebrando  (Lida 3149 vezes)
kyuukikale
Visitante
« : 03 de Novembro de 2014, as 10:51:11 »

Bom dia!

Trabalho com luthieria já faz um tempo, e recentemente fiz um baixo 6 cordas.

Para o acabamento, usei tingidor Veladura na cor Mogno diretamente sobre a madeira, conforme especificado na embalagem. Depois apliquei o fundo PU transparente da Farben, e por fim o verniz Dupont Duxone DX-0904. Já utilizei a mesma configuração de produtos em uma guitarra que fiz.

Porém no caso deste baixo, o acabamento (conjunto verniz + fundo) ficou extremamente quebradiço. Qualquer parafuso cria bolhas rosas (porque o tingidor é mogno) na camada, mesmo sendo corretamente furado antes de ser parafusado. Até mesmo as buchas utilizadas nos parafusos de fixação do braço quebram o acabamento. Até na hora de encaixar o braço, as quinas deram este problema.

Como já utilizei estes produtos antes e funcionou tudo bem, creio que o problema não esteja com os produtos. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 03 de Novembro de 2014, as 14:55:25 »

Excesso de catalisador ? Tempo muito quente e seco ? O thinner que você usou é o mesmo ? Alguma coisa diferente na madeira (mais seca, mais úmida)?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, as 15:15:32 por xformer » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kyuukikale
Visitante
« Responder #2 : 03 de Novembro de 2014, as 18:24:26 »

Catalisador está tudo certo, porque outros instrumentos foram pintados com a mesma mistura e tudo foi bem. Creio que isso exclui a possibilidade do tempo quente e seco (estava quente, mas seco não estava muito não). Usei thinner apenas no fundo, e foi o mesmo que usei para os outros instrumentos. A madeira não era a mesma, mas não parecia haver nada de errado nela. Será que tem algum problema com o tingidor?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 03 de Novembro de 2014, as 18:56:02 »

Claro que pode, mas você não disse que havia usado a mesma combinação de produtos antes sem problemas?

Mas lembrei de uma coisa: catalisador depois de aberto estraga em relativamente pouco tempo.

E me toquei de outra: se forma "bolhas" quando o verniz é exigido mecanicamente, é porque não há boa aderência com a camada de baixo. Então, ou o fundo não se deu bem com o tingidor, ou este não estava bem seco, ou a madeira não estava adequadamente preparada (não sei que madeira você usou, mas algumas são  resinosas e exigem cuidados especiais, ipê, por exemplo, é assim).

Você pode tentar a combinação de produtos em dois retalhos de madeira, uma do mesmo tipo e outra de tipo diferente, para ver se o problema se repete em um dos casos (ou ambos).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kyuukikale
Visitante
« Responder #4 : 03 de Novembro de 2014, as 22:34:49 »

Entendi, talvez o problema realmente tenha sido na aderência do fundo. No caso eu usei freijó. Será que eu vou ter o mesmo problema se eu usar um tingidor para diluir no fundo?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 04 de Novembro de 2014, as 06:16:11 »

Creio que não, os tingidores para diluir em verniz ou selador teoricamente são apenas pigmentos líquidos, e mantém as propriedades do produtos em que são misturados. Mas não pode ultrapassar a quantidade recomendada pelo fabricante.

Eu trabalhei num corpo em freijó recentemente, uma Tele que montei para mim, mas apenas selei e envernizei com nitrocelulose incolor, sem nenhum tingimento. Notei que a madeira, por ser bem macia, afunda bastante quando se aplica muita pressão (no neck plate, por exemplo), e realmente o verniz chega a trincar se bobear (no meu caso, por ter usado nitro, eu pude retocar).

A madeira é tão bonita, porque você não a deixa sem tingir?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kyuukikale
Visitante
« Responder #6 : 04 de Novembro de 2014, as 14:13:59 »

Realmente é muito bonita. Eu cogitei deixar sem tingir, mas o baixo não é para mim, e a pessoa gostou dele tingido. Ainda fica aparente o desenho da madeira, e se colocar contra a luz ele ressalta o desenho, fica bem legal. Vou experimentar usar um tingidor para diluir no fundo. Obrigado pela ajuda!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal