Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 06:26:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Vaporizer (alterar impedância?)  (Lida 2672 vezes)
Tiarlei Crist
Visitante
« : 03 de Janeiro de 2015, as 14:42:21 »

Olá pessoal.

Recentemente cogitei a ideia de pegar um destes e ao observar o esquema percebi a "mistureba".
Só que achei muito interessante e um prato cheio para modificações (alguns achariam isto um sacrilégio).

Mas meu entendimento de valvulados é muito limitado e tenho uma dúvida:
A saída de falantes dele é de 8R e faz uso de dois falantes de 16R em paralelo para isto.
Se eu substituir apenas um dos falantes de 16R para um de 8R geraria uma impedância total de cerca de 5,5R certo?
A pergunta é:
Quais as implicações desta queda de impedância dos originais 8R para estes 5,5R?
Mudar a impedância no transformador imagino não ser viável né?

Até mais.
Tiarlei.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, as 18:10:23 por Tiarlei Crist » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 03 de Janeiro de 2015, as 17:47:09 »

Alterar a impedância da carga no secundário vai alterar a do primário. Entretanto como os alto-falantes tem variabilidade de impedância de acordo com a frequência do sinal, nem sempre vai se ter um valor de 5,33 ohms resultado deles em paralelo.
Mas o mais grave é que ao colocar dois falantes diferentes, as curvas de impedâncias deles não serão iguais (os picos e vales estarão em frequências diferentes). Isso modificará o timbre do sistema, pois o amplificador vai amplificar de forma diferente as várias faixas de frequência. 
Mas de qualquer forma, vai funcionar, mas com um rendimento diferente de com dois de 16 ohms em relação de um de 8 com outro de 16.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #2 : 03 de Janeiro de 2015, as 17:52:42 »

Obrigado pela resposta xformer.

Mudar o timbre seria justamente a intenção.
Mas este rendimento diferente que você menciona significa diminuição de potência ou algo danoso ao sistema?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 03 de Janeiro de 2015, as 20:37:20 »

Obrigado pela resposta xformer.

Mudar o timbre seria justamente a intenção.
Mas este rendimento diferente que você menciona significa diminuição de potência ou algo danoso ao sistema?

O efeito mais visível será a diminuição de potência. Acho que a primeira vista não seria danoso (mas precisaria estudar mais a fundo o circuito) para o amplificador. Mas se quiser ter precaução quanto a isso, coloque um resistor de 3R9 em série com o falante de 8 ohms (tudo em paralelo com o outro de 16 ohms). Assim restaura-se pelo menos a impedância nominal da carga no secundário e muda-se o timbre do mesmo jeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #4 : 03 de Janeiro de 2015, as 21:55:23 »

Por isso que é bom ouvir quem entende...
E eu pensando que com a diminuição da impedância a potência "aumentaria" ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2015, as 06:28:47 por xformer » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #5 : 06 de Janeiro de 2015, as 10:04:38 »

Esse resistor que você mencionou precisaria ser de alta potência, xformer?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 06 de Janeiro de 2015, as 14:56:21 »

Esse resistor que você mencionou precisaria ser de alta potência, xformer?

Sim, de potência que seja igual a 1/4 do que o amplificador pode fornecer.  Desculpe, me enganei no valor de 3R9 (eu estava pensando em falante de 4 ohms), o valor pode ser de 8R2 pra ficar em série com o falante de 8 ohms (e depois ambos em paralelo com o outro falante de 16 ohms).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal