Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 07:17:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Concertophon IV, Hohner  (Lida 5821 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« : 10 de Março de 2016, as 19:18:21 »

Olá,
tive a oportunidade de adquirir um amplificador usado dos anos 60, da marca Hohner, de fabricação alemã, que não parece muito famoso.
Comprei por causa do circuito, muito completo, com dois alto-falantes, vários canais, tremolo e reverb.

Ele ainda não está funcionando, e ao desmontá-lo já encontrei um defeito no cabo da chave de liga/desliga. Existem três chassis diferentes, um para o estágio de potência, com duas EL84 e uma ECC83, um para o reverb, com a ECL86 e a ECC83 e o chassi do pré, que é também o painel do amplificador, com 2 Ecc83 e uma ecc82. As válvulas parecem boas, talvez o problema seja só o cabo, que vai de um chassi para o outro.

Fui procurar um esquema, mas não achei, e pelo que li resolvi assumir que deve ser o mesmo do Concertophon III, com o reverb encontrado em outros modelos da Hohner. Achei algumas coisas diferentes no esquema, como aquele resistor variável no cátodo das válvulas de saída, além dos dois primeiros canais, onde aparece um resistor entre a alta tensão e o cátodo, resistores de anodo de 200k, uma série de filtros entre o primeiro e o segundo estágio e até a inversora com acoplamento DC.

Antes de fazer os primeiros testes, fiquei na dúvida se devo realmente trocar os capacitores sem testá-los antes e qual seria a melhor forma de testá-los. Tem alguns que parecem de papel, o que me deixou um pouco preocupado. Aparentemente ninguém alterou nenhum componente, e eu ainda não estou certo o que seria sensato fazer com um amplificador antigo como esse. Como só vai ficar em casa mesmo talvez seria legal deixa-lo original.

A aparência dele não é das melhores, nem tolex ele tem. Ele é coberto por o que parece ser papel com aparência de mármore. O gabinete é de madeira, mas o baffle é de compensado. Fiz algumas fotos do processo de desmontagem.

Esquema:
http://us.playhohner.com/fileadmin/hohner_group/hohner/09_documents/manuals_historic/schaltplan_concertophon_iii.pdf

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abraços,
Thomas
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 10 de Março de 2016, as 19:47:48 »

Realmente esse amplificador está com o circuito Zerado! (descontando a idade que ele deve ter  Wink ). Aparentemente está tudo perfeito e original.
Só tem um soquete sem válvula , provavelmente uma 12a__.

Eu colocaria para funcionar com uma lâmpada em série de 100W, e se houver um problema grave, o pior que vai acontecer é a lâmpada acender com brilho total.

É claro que mesmo após um teste positivo, você vai ter que trocar os capacitores eletrolíticos. Os capacitores que não aparentarem ser de confiança também é melhor não manter, mesmo correndo o risco de não ficar com o amplificador "original". Esses componentes envelhecem mesmo, e passam a não ser confiáveis.

No mais, bela aquisição. Legal!

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 17:03:13 por Matec » Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #2 : 10 de Março de 2016, as 20:17:27 »

Realmente está muito bem conservado!
Uma bela montagem e um belo amplificador, parabéns pela aquisição!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 10 de Março de 2016, as 21:11:04 »

Oi Matec,

vou fazer o experimento da lâmpada, e também estou pensando em trocar os capacitores do reverb, depois de dar uma conferida na montagem achei um esquema parecido que me levou ao exato modelo do reverb! É um http://www.radiomuseum.org/r/grundig_phonomascope_raumhall.html
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Até o chassi é o mesmo, se não tivesse os controles no painel ia até achar que alguém tinha adicionado. O problema é que no reverb achei dois capacitores de alta tensão que vazaram, e os demais não parecem confiáveis, são do tipo Ero 100 de 250v.

Aquilo que parece um soquete é na verdade o conector do cabo que vai do estágio de saída para o chassi com o preamplificador. Estou vendo se encontra alguma coisa sobre esse preamplificador, parece que ele era de gaita, e por isso ele tem tantos filtros, o que pra guitarra resulta num amplificador bem limpo.

........................
Testei o amplificador com o esquema de controle de corrente e ele funciona! Nossa, tirando o reverb que não testei ainda o pré e o estágio de saída estão funcionando. Testei os canais e os controles, que também estão todos bons, o tremolo é muito bom.

O único problema é o HUM, com todos os volumes zerados ele tem um HUM num nível de uma conversa, aumentei o volume e o HUM não mudou muito. Medi as tensões e ele tem apenas 285V nos anodos e 10,5V nos cátodos. A tensão no PI é de 190 nos anodos e 54v nos cátodos, com uma tensão na grade de 50V. Vou checar se isto está correto, já no pré não tive tempo de medir ainda.
« Última modificação: 11 de Março de 2016, as 17:43:43 por Thomas_h » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 11 de Março de 2016, as 22:16:33 »

Thomas, realmente esse Hohner tem certas características incomuns, para um amp que deve ter sido fabricado ou no final da década de 50 ou no início da década de 60 do século passado.

Resistores de 200K na placa dos estágios de pré não é nada anormal, inclusive, um dos meus valvulados de marca utiliza resistores de placa de 220K no 1º, 2º e 4º estágios e confesso que não aprecio muito o resultado no canal de distorção que, não sei porque, soa meio grave e sem presença para o meu gosto, tanto que só uso o canal clean desse amplificador.

Uma das coisas que eu achei estranho no esquema foi o fato da inversora ser uma ECC83 (12AX7) e a ECC82 (12AU7) ser uma válvula do pré, porque, devido a maior capacidade de corrente da ECC82, normalmente se usa ao contrário, ou seja, ECC83 no pré e ECC82 fazendo a função de válvula inversora.

E a outra coisa que estranhei é que como esse Hohner funciona em classe A, tem auto polarização através do resistor de cátodo, e daí não entendi o porque desse resistor de cátodo ser do tipo ajustável.

Quanto ao "Humm" que esse amplificador está apresentando eu aposto em duas causas:
- O grande capacitor eletrolítico da fonte, devido a idade, deve estar vencido, com fuga acentuada e deixando de filtrar o ruído da fonte como deveria.

- Esses antigos resistores marrons com faixas coloridas, após décadas, modificam muito os seus valores podendo até apresentar o dobro ou mais que o valor original.



« Última modificação: 11 de Março de 2016, as 22:41:39 por Ramsay » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 11 de Março de 2016, as 22:38:00 »


Testei o amplificador com o esquema de controle de corrente e ele funciona! Nossa, tirando o reverb que não testei ainda o pré e o estágio de saída estão funcionando. Testei os canais e os controles, que também estão todos bons, o tremolo é muito bom.

O único problema é o HUM, com todos os volumes zerados ele tem um HUM num nível de uma conversa, aumentei o volume e o HUM não mudou muito. Medi as tensões e ele tem apenas 285V nos anodos e 10,5V nos cátodos. A tensão no PI é de 190 nos anodos e 54v nos cátodos, com uma tensão na grade de 50V. Vou checar se isto está correto, já no pré não tive tempo de medir ainda.

Também acho que os capacitores eletrolíticos devam estar "cansados" e acredito que esse problema de ruído deva estar na fonte.

Após verificar isso, se ficar algum ruído, o próximo passo será verificar os componentes do power.

Abs
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #6 : 12 de Março de 2016, as 09:21:44 »

OI Matec,
substitui os capacitores da fonte e o primeiro ponto saltou para 330 v. O hum diminuiu, mas ainda está presente, acho que é coisa de fiação mesmo.

Dei uma torcida extra nos cabos dos filamentos do power e aterrando o sinal na entrada do PI com um capacitor vi que o ruído diminuiu muito, ou seja, ele vem do pré. Ainda em relação ao power, o resistor que faz o balanço entre os cátodos é muito dificil de ajustar, ainda não consegui fazer com que a tensão nos dois cátodos da EL84 seja a mesma, acho que vou optar por um resistor de 150 a 125 ohms no lugar desse. Além disso estou pensando em remover a conexão que vai do transformador de saída para as grades secundárias pra conseguir um pouco mais de distorção, da forma como esta implementado é ultra-linear, pouco comum em amplificadores para guitarra.

Quanto ao pré, tem muita coisa diferente nele, vou ver se consigo deixá-lo um pouco mais distorcido sem ter que alterar muitos componentes.

Abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 12 de Março de 2016, as 09:45:52 »

Você tem um osciloscópio? Com ele seria fácil de descobrir de onde está vindo o ruído.

Apesar de não ser usual, essa configuração ultralinear é encontrada nos Marshall Marjor (de alta potência). O PI desse tipo é usado pelos Hiwatt.
Acho (opinião minha...) que você deveria primeiro verificar as possibilidades do som desse amplificador, para depois fazer uma modificação mais séria, caso achasse realmente necessárias.

Esse resistor de cátodo é bem intencionado, mas deve ser mesmo ruim de controle. Num clone do Vox AC15, utilizei 2 resistores de 270R em paralelo, (utilizei 2 de 10w, não gosto do cheiro de resistores quentes no circuito  Roll Eyes ).

PS. Por outro lado se for prá modificar mesmo, (pelo número de válvulas), esse pré poderia comportar um mini JTM45 ou um mini JCM800.  Tongue

Abs



« Última modificação: 12 de Março de 2016, as 09:51:19 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #8 : 12 de Março de 2016, as 10:39:20 »

Oi,
tenho um daqueles kits chineses que tem só um canal e só vão até 50v, no caso teria de usar a ponteira de 100x, mas se ajudar...

Testei o amplificador hoje, e já vi que ele é limpo mesmo, os dois primeiros canais no máximo mesmo com a les paul soam pouco distorcidos. O terceiro canal tem menos ganho, e o quarto parece ter mais ganho mesmo assim anda não é muita coisa. O tremolo parece ter menos profundidade no segundo canal, isso pode ser algum problema em algum lugar.

Testei uma 12ax7 no lugar da 12au7, mas não alterou o ganho em muita coisa. O que percebi é que os cabos que vão de um chassi para o outro alteram a intensidade do Hum, além disso, parece que todos os conectores entre os chassis, e os 6 jacks estão ligados aos chassis, é um festival de loop de terra.

Já pensei várias vezes nessa possibilidade de transformar num JTM ou JCM, mas a princípio vou deixá-lo funcionando.

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #9 : 12 de Março de 2016, as 11:29:29 »

Como você vai fazer medidas em AC, faça um filtro DC com um capacitor de uns 100nf por 630v em série com um resistor de 1M que por sua vez vai para o terra. O capacitor vai bloquear os 300 e tantos volts, e o resistor vai manter o potencial DC da ponta de prova em 0 Volts. Isso vai resolver a questão da isolação da entrada. Se quiser evitar transientes fortes que possam estragar a entrada do aparelho, coloque um resistor de 10k  e um par de  zeners de 24v em série que se ligam ao terra (os zeners com os anodos ligados um ao outro).. É claro que se o sinal AC for muito grande,  ele também vai ser clipado.

Melhor ainda se o esquema vai junto:


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
 

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:58:48 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #10 : 12 de Março de 2016, as 19:48:50 »

Olá,

Testei o Reverb, e todos os capacitores de acoplamento estavam passando DC. Parece que o reverb era fabricado pela Grundig, porque o módulo inteiro tem chassi e transformadores próprios, e os componentes são de marcas diferentes. Os capacitores realmente estavam em péssimo estado, como consequência o ruído piora muito com o reverb ligado.

Além disso, verifiquei que o Hum está sendo captado pela ecc82, em ambos os estágios, aterrei cada um deles. Aterrando o estágio após o tonestack foi mais efetivo, agora preciso descobrir como impedir que ele capte hum.

Testei também o circuito saltando os filtros após os controle de volume, indo direto para a grid da ecc82, o que realmente ajudou a elevar o ganho.

Abraços e obrigado pelas dicas

Só pra atualizar:

Alterei parte do circuito referente aos filamentos, com um "humdinger" (trimpot de 500R) e elevei o ponto central para o nível no cátodo do estágio de saída. Mas o Hum ainda está presente.

Fiz uma foto do sinal no falante>


Me parece que o ruído é captado pelo estágio de saída no cabo que vai de um chassi ao outro, onde estão presentes os filamentos, a alta tensão, feedback, o sinal e o terra. Além disso ainda tem um cabo cortado em ambas as extremidades. No lado do estágio de saída é utilizado o conector que usa a mesma pinagem de uma válvula de 9 pinos. Ao mexer nesse cabo, ou até mesmo encostar nele por fora o Hum aumenta. Me parece ser ele o causador do problema. Se aterro o sinal indo para o PI com um capacitor o ruído diminui de forma a quase desaparecer.
« Última modificação: 14 de Março de 2016, as 17:04:43 por Thomas_h » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 14 de Março de 2016, as 18:19:45 »

Isso está parecendo um loop de terra ou um aterramento bem deficiente.

Em ambos os casos o melhor a fazer é ir testando novas maneiras de passar a fiação do terra.

Não é muito rápido, mas é a maneira mais segura de identificar o causador do problema.

Como você já identificou os pontos de maior ruído, vá trabalhando neles.  Batendo Cabeça

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:56:24 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #12 : 20 de Março de 2016, as 11:54:36 »

Olá,
depois de fazer algumas alterações consegui reduzir o hum de forma a ficar num nível aceitável, posso dizer que agora o hiss está mais alto que o hum em si.

O que fiz foi:

- Modificar o cabo entre os chassis. O formato do cabo é de 6 fios, onde num corte transversal é possível ver 5 cabos ao redor de um cabo central. Inicialmente este cabo central era um dos terminais do filamento, agora é o terra. Também fiz com que os cabos vizinhos ao cabo e sinal não fossem filamentos, dessa forma os filamentos ficaram do mesmo lado. Os cabos não utilizados foram aterrados de apenas um lado.
A imagem a seguir representa o que estou falando>


- Corrigir alguns problemas de terra:
     - Ligar o terra que vem do primeiro chassi ao segundo chassi na base do parafuso que segura a placa.
     - Ligar o terra dos capacitores de filtro nesse mesmo terra do chassi.
     - Remover as conexões entre o terra dos jacks e o sinal. Os jacks são de metal, e estavam todos conectados ao terra do sinal em pontos aleatórios, mais próximos do jack. O que fiz foi remover qualquer ligação dos jacks com o terra do sinal, conectar todos os terras dos jacks (para não depender tanto do chassi). Então liguei o primeiro jack ao terra do sinal.
    - Não há conexão por cabo entre o terra do estágio de saída e o terra do sinal (observei isso no layout do 18W, além de constar no livro do Merlin (Valvewizard)). O contato se dá pelo chassi do pré, que está aterrado ao terra do estágio de saída.

Depois disso, liguei o amplificador e o hum havia diminuído. Eu ainda tenho hum se toco no cabo entre chassis, mas fora isso está funcionando muito melhor. Agora pude perceber o "hiss", que antes estava mascarado pelo excesso de Hum.

A princípio o plano era deixar o amplificador o mais original o possível, mas como ele tem dois canais iguais com tremolo, e uma atenuação gigantesca entre o primeiro e o segundo estágio, vou alterar o ponto de entrada do triodo do segundo tremolo de forma que ele tenha um ganho maio, e produza um pouco de distorção no pré. Dessa forma, mudando apenas um cabo de posição consegui um resultado bom. E é sempre fácil de retornar ao original.

Obrigado senhores pelas dicas, e em breve posto mais atualizações.
Abraços

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal