Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 23:28:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte multi volt para pedaboard  (Lida 5755 vezes)
mganzer
Visitante
« : 05 de Outubro de 2011, as 10:25:02 »

Pessoal.. procurei bastante no fórum e em fóruns gringos sobre isso e não encontrei nenhum projeto pronto similar aos voodoo labs que são muito bem falados... Alguém sabe do que se trata se são chaveados ou o que?
Eu queria montar uma fonte que fornecesse 9v, 12v, 18v, 24v separados e mais um 9v para um fuzz com ground positivo.
Não sei se estou no caminho certo mas teria que ser um transformador com uma saída de uns 30V e ir reduzindo para cada saída?
No smallbear eu encontrei duas coisas interessantes:

27 doletas...
"Weber WPDLXFMR-2, Primary can be wired for 110 OR 220V. 8 x 11 v @ 300ma. and 1 x 9 volt @ 2 amps" ao que parece o transformador tem vários primários?(eu nao sei bem se é assim que chama)..
e tem também um muito pequeno 12V 125 ma por 3 doletas

Made for Small Bear! 115 Volt input, a little more than 1 cubic inch in volume, PC board mount. Excellent for small power "bricks" and multi-output pedalboard supplies.
Pensei em comprar vários desse 12v 125ma e montar um transformador para cada pedal dentro da estrutura do pedalboard...
Além disso talvez usar aquele esquema com max1044 (do madbeans o roadrage )
Alguém tem uma dica de literatura que possa ajudar a entender como fazer isso funcionar?
Obrigado.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 05 de Outubro de 2011, as 10:54:27 »


         Aqui em curitiba eu comprei vários LM7660 equivalente ao MAX1044 por R$ 4,50; não tenho dúvida que pra uma aplicação handmade são bem mais práticos e baratos, ja que, a maioria dos pedais consome muito pouco.

Abraço.
Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #2 : 05 de Outubro de 2011, as 11:08:14 »

Na verdade não estou perguntando por conta de qual componente usar, é só porque li em algum lugar a algum tempo atrás que essa gambiarra de dobrar a voltagem não andava aguentando a pancada e usar esse equipamento em ensaio quer dizer uso dele por mais de uma hora...reduzir a voltagem para 9v a partir desses transformadores pequenos seria barbada o duro é conseguir 18v ou 24v (na verdade acho que menos.. os 24 v seriam para um fórum vibe cuja alimentação é 18 a 24v então o ideal seria um valor intermediário...)tem como eu usar dois desses trafinhos para conseguir 24v e depois reduzir a 20 ou 18 (ligação em série de transformador é possível)?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2011, as 11:17:49 por mganzer » Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #3 : 05 de Outubro de 2011, as 11:45:06 »

esse trafinhos geram 125ma, seguram de boa (1 pedal por trafinho) a maioria dos pedais de mercado... teoricamente você teria que por um 7809 por trafinho, e ter uma saída de 9v em cada..

com um transformador maior, você pode usar um 7809 (até 1A) e em um saída, espetar um dobrador de tensão que te levaria aos 18v, o que não vejo problema pra segurar algum pedal que precise desse voltagem
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 05 de Outubro de 2011, as 14:09:41 »

Só pra constar:

http://www.mrjackguitars.com/media/power_consumption.pdf

Eu ja postei isso em outro tópico, resumidamente, os pedais de overdrive, distorção, fuzz... consomem por entre 5 e 20 ma, os vilões são os pedais digitais, eles consomem mais de 100 ma.
Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #5 : 05 de Outubro de 2011, as 14:27:59 »

Realmente consome pouco.. o ce-2 surpreendentemente consome 9-10ma...alguém tem alguma idéia de quanto consome o forum vibe, e delays baseados em pt2399? Estes dois me preocupam...

-----
Rapazeada.. para ilustrar melhor o que eu estou pensando...

para não ter que usar dobradores de tensão...imagino que teria como dobrar a tensão usando dois desses trafinhos em paralelo ou em série já que são iguais..a pergunta é como?

-----
acho que vou fazer o teste... de acordo com isso http://www.estv.ipv.pt/PaginasPessoais/lpestana/maquinas%20el%C3%A9ctricas%202/aulas%20te%C3%B3ricas/paralelo%20transf%20trif%C3%A1sicos.pdf é possível a ligação de dois transformadores em paralelo ligando primarios com primários e secundários com secundários para dobrar a tensão...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, as 08:42:15 por mganzer » Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #6 : 07 de Novembro de 2011, as 20:19:48 »

Pessoal, to "fuçando" nesse projetinho, já consegui 21.5 volts usando dois trafinhos em paralelo, o suficiente pra colocar um 7818 e regular a 18v certinho...
Mas me deparei com um problema de falta de conhecimento mesmo . No datasheet do 78xx, tanto do 09 quanto do 18 eu pretendo usar o esquema de high output current with short circuit protection, pois bem.. vai dois tip42. Até aí tudo bem.. tenho os tip. Um dos resistores é variável de acordo com a fórmula RSC=VBEQ2/ISC.
ISC, dentro do datasheet é indicado como short circuit current, 35V. Não consigo encontrar a informação do VBEQ2. Alguém pode dar uma força pra eu entender esse negócio e não jogar componente no lixo?
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 14 de Novembro de 2011, as 13:24:12 »

foi discutido aqui no fórum sobre multiplicador de tensão.. com capacitores e diodos.. dá uma lida pela internet...

quanto mais dobra tensão mais cai a corrente... porém... com os pedais tendo correntes tão baixas, e não são todos os pedais que vão usar 18v não é?

mas sim.. vc pode usar essa configuração com transformadores, mas leva espaço dentro da caixinha... o melhor seria mesmo multiplicador de tensão ou transformador com tensão já maior
Registrado
mganzer
Visitante
« Responder #8 : 26 de Novembro de 2011, as 10:04:08 »

Montei a primeira fonte pessoal.. surgiram algumas dúvidas..

-A diferença de entrada e saída do transformador de nominal para o real dá tanta diferença assim por 8-12V na entrada (varia conforme o horário...)
-Penso que 23 volts é muito pro regulador ou não?
A fonte está funcionando só estou com medo do regulador pipocar...
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #9 : 26 de Novembro de 2011, as 11:02:36 »

Montei a primeira fonte pessoal.. surgiram algumas dúvidas..
-A diferença de entrada e saída do transformador de nominal para o real dá tanta diferença assim por 8-12V na entrada (varia conforme o horário...)
-Penso que 23 volts é muito pro regulador ou não?
A fonte está funcionando só estou com medo do regulador pipocar...

Olá Mganzer,
Segundo o Datasheet não é muito não!!!

LM7809 ELECTRICAL CHARACTERISTICS
    VI =11.5V to 24V, IO=5mA - 1.0A, PD<15W, Output Voltage Vo = 8.55 V(min) 9.45 V(max)

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/33410/UTC/LM7809.html

T+
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #10 : 27 de Novembro de 2011, as 12:58:53 »

Se me permite uma sugestão...
Compre um transformador de 12+12V 1.5~2A...
Faça 2 retificações. Uma com ponte completa (usando os 2 fios externos do secundario - não usa o CT) onde você vai ter uns 33V. E faz outra retificação com 2 diodos usando o CT como terra, onde você vai ter em torno de 16V. Filtre bem cada saida dessas com um  capacitor eletrolitico de alto valor.
Para a saida para cada pedal, utilize um LM78xx com voltagem compativel + capacitor. Para os pedais que utilizem 9V, você usa a retificação que fornece 16V. Para 12V para cima, use a saida de 33V (a saida de 12V teste na mais baixa, mas em geral não da). Para conseguir 21V, use um LM7818 com um resistor ou zener de 3V ligado entre o pino central /terra. Ou use 24V mesmo, ja que serão regulados.
Você pode usar o LM78Lxx que suporta até 100mA para os pedais com baixo consumo. Se fizer isso, deixe essas saida bem sinalizadas para não ligar nada que consuma mais que uns 70mA.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, as 13:09:17 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal