Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 18:04:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Protótipo Slew Rate Meter  (Lida 16884 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #15 : 17 de Outubro de 2022, as 10:10:47 »

Obrigado por sua contribuição Xformer, o circuito funciona 100% porém eu vou redesenhar o layout

Aqui um vídeo explicando brevemente
https://youtu.be/obK-3JuTvOE
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 17 de Outubro de 2022, as 17:09:36 »

No vídeo você comenta que vai implementar um gerador de onda quadrada, então uma sugestão:



O LM311 é um comparador bem rápido (ele pode pular de -15 V a +15 V em 0.5 us), e a sua onda quadrada precisa ter as bordas bem verticais para alimentar os amplificadores operacionais que vai testar.  Altere o valor do capacitor para ajustar a frequência.  Veja que o LM311 tem pinagem diferente dos AOs single e tem duas saídas (uma é o coletor aberto pino 7, e a outra é o emissor aberto pino 1).

Outra opção é usar um AO bem rápido como o LM318, mas eu acho que o LM311 é bem mais fácil de achar e mais barato. Você até pode ter um guardado na gaveta ou em alguma placa velha.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #17 : 17 de Outubro de 2022, as 19:49:35 »

Obrigado por sua contribuição xformer

Eu andei pensando um pouco mais, e vou primeiramente finalizar um layout com um pequeno gerador senoidal com frequência fixa em 1kHz. Corrigir o layout para poder medir também LM308, pois só foi possível encostando um capacitor de 30pF entre os pinos 1 e 8. Isso já me adianta o serviço de poder medir inúmeros ampops tirados de sucatas diariamente.

Circuito gerador de 1kHz
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Medindo um LM308AH encostando um capacitor entre os pinos 1 e 8 (Ci não é de sucata e sim estoque pessoal)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 17 de Outubro de 2022, as 20:46:28 »

O seu teste com o oscilador senoidal de 1 kHz é somente para verificar o funcionamento, mas não para checar e medir o slew rate, correto ?  Para ver o slew rate, precisa de onda bem quadradinha na entrada.

O caso do LM308, é que ele não possui o capacitor de compensação de frequência implementado internamente como o 741 e seguintes já possuem. Os primeiros amplificadores operacionais em circuitos integrados (por exemplo o uA702, uA709, LM301), não tinham esse capacitor de compensação, e precisavam de um capacitor ligado externamente, de acordo com a preferência do projetista do circuito. Esse capacitor dá estabilidade ao amplificador operacional. O 741 fez sucesso porque era uma preocupação a menos para quem usava esse AO, como hoje em dia, ninguém tem esse problema com os AOs modernos (embora ainda há modelos sem compensação ou descompensados).
« Última modificação: 17 de Outubro de 2022, as 21:36:48 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #19 : 17 de Outubro de 2022, as 21:13:07 »

O seu teste com o oscilador senoidal de 1 kHz é somente para verificar o funcionamento, mas não para checar e medir o slew rate, correto ?  Para ver o slew rate, precisa de onda bem quadradinha na entrada.

Exato, são inúmeros CIs removidos de sucata e um gerador senoidal integrado na placa já ajuda a verificar se eles estão funcionando ou não.... Mas no caso de CIs mais raros como o próprio LM308, no futuro eu vou implementar um gerador de onda quadrada para medir o Slew Rate.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #20 : 17 de Outubro de 2022, as 21:43:17 »

Você deve ter um monte de raridades e moscas brancas aí   Grin

Por certo vai ter um LM311 no meio da sucata pra fazer o gerador quadrado, porque ele é um ci bem comum.  Mas se não achar um, a partir do oscilador senoidal, você pode implementar um circuito schmitt trigger com transistores e conseguir a onda quadrada na sequência.

Tem algum uA702 (o primeiro AO em ci) ?

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #21 : 17 de Outubro de 2022, as 23:54:02 »

Você deve ter um monte de raridades e moscas brancas aí   Grin

Por certo vai ter um LM311 no meio da sucata pra fazer o gerador quadrado, porque ele é um ci bem comum.  Mas se não achar um, a partir do oscilador senoidal, você pode implementar um circuito schmitt trigger com transistores e conseguir a onda quadrada na sequência.

Tem algum uA702 (o primeiro AO em ci) ?



A maioria são 4558, 4560, 4565 de placas de mesas de som que comprei no quilo, e confesso que deu até dó ao ver o estado que encontrei as placas, todas quebradas ao meio, irrecuperáveis, até falei para o dono da sucata que se as placas estivessem inteiras eu poderia pagar o dobro pelo kg, porém ele falou que já chegam assim pelos "carroceiros". Eu tinha um interesse imenso em recuperar essas placas e colocar à venda no ML. Algumas eu identifiquei como ciclotron. Tem MUITA fonte/estabilizador de PC que eu nem iniciei a desmontagem, mas já chegam sem o transformador, e/ou apenas as chapas Es e Is com ferrugem e as placas das fontes jogadas pelo chão, no meio de peças de PC eu encontro placas de som com CIs SMD TL082 e outros, porém ainda não iniciei a desmontagem. Outra vez eu comprei uma caixa só de alto falantes de TVs, e estão há quase dois anos comigo sem uso rsrsr...

Sobre os CIs que você citou, se você tiver alguma ideia de que tipo de placa é possível encontrá-los, eu posso dar uma procurada.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2022, as 23:55:18 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 18 de Outubro de 2022, as 17:43:17 »

Sobre os CIs que você citou, se você tiver alguma ideia de que tipo de placa é possível encontrá-los, eu posso dar uma procurada.

Não se incomode com isso, não tenho necessidade urgente pra eles, apenas seria para coleção.

Sobre as sucatas aparecerem todas detonadas e com os transformadores retirados, é porque os sucateiros estão loucos atrás do cobre dos fios e metem a marreta nos equipamentos.  O Bossman é outro que também vasculha os ferro-velhos e fica fulo com isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #23 : 19 de Outubro de 2022, as 17:34:33 »

Caros,

Se me permitem, este é o esquema do medidor de slew rate que eu utilizo. Um LM555 gera a onda quadrada, sugiro usar um LT1054 para gerar a tensão negativa (ele é melhor que o ICL7660 pois trabalha até +12V) e a placa eu desenhei para suportar AmoOp´s single, dual e quad.

Na placa tem saídas de referência para o canal 1 do scope e 4 outras saídas sendo Single/CH1 dual/CH1 Quad, CH2 dual/CH2 quad, CH3 quad e CH4 quad.



placas? tem disponível na loja: https://www.dapia.net.br/p-14012348-Placa-Slew-Rate-Measurer

Estejam a vontade para comentar...

Abraços.

Daniel.



Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #24 : 19 de Outubro de 2022, as 19:26:21 »

Eu tinha visto o projeto do LM555 pelo Youtube, porém acabei adotando o modelo do Wagner Rambo (canal WR Kits) com 4093. Vou dar uma analisada com mais calma pois possuo ambos os CI's, inclusive o LT1054. Obrigado por compartilhar seu projeto Daniel
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 19 de Outubro de 2022, as 19:43:42 »

Estejam a vontade para comentar...

O 555 vai gerar só o sinal para o rail positivo (onda quadrada de 0 a 12 V) e a parte de baixo (para o rail negativo) dos amplificadores operacionais vai ficar sem ação, por isso seria melhor ter um gerador que gerasse a onda quadrada para os dois sentidos da alimentação.
Daniel, a frequência da onda é aproximadamente 3 kHz, correto ? Você chegou a medir o tempo de subida e de descida da onda ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #26 : 19 de Outubro de 2022, as 19:54:17 »

O projeto do WR Kits é esse.. além de me ajudar a selecionar a frequência de onda quadrada que eu quero trabalhar, ele tem offset em zero

https://www.youtube.com/watch?v=Jgn8fJ2prV4
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #27 : 22 de Outubro de 2022, as 05:37:32 »

Voltei aqui só para atualizar os amigos. Em breve vou disponibilizar um layout.

A opção mais barata e prática que encontrei é usar CI 555 como "inversor de tensão" (entra 9V e sai -9V) para alimentar o operacional a ser testado, e os amplificadores operacionais como osciladores.

OBS: substituir o resistor de 50k por 1 potenciômetro em série com o resistor.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

EXEMPLO:
Resistor: 3,3k
Potenciômetro: 500k
Capacitor: 2,7n

Com o potenciômetro todo aberto temos a frequência mínima de 368 Hz
Com o potenciômetro todo fechado temos a frequência máxima de 56 kHz
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 22 de Outubro de 2022, as 09:26:40 »

Não esqueça que o amplificador operacional nesse oscilador precisa ser muito rápido ou um comparador de tensão, senão a própria onda quadrada que ele gera já vai ter a rampa de subida e descida limitada pelo slew rate dele.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #29 : 22 de Outubro de 2022, as 09:44:29 »

Não esqueça que o amplificador operacional nesse oscilador precisa ser muito rápido ou um comparador de tensão, senão a própria onda quadrada que ele gera já vai ter a rampa de subida e descida limitada pelo slew rate dele.

Será o próprio amplificador operacional a ser medido.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal