Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 12:15:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: No tempo em que o vovô tocava guitarra o handmades comia solto  (Lida 35194 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« : 04 de Maio de 2011, as 16:34:17 »

Esta página eu roubei do freestompboxes.org. Mas está  valendo.

Ela saiu da revista Radio Electronics de Fev. de 1951. Com poucas ou nenhuma modificações funciona até hoje.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 04 de Maio de 2011, as 17:43:58 »

No artigo da coluna da esquerda levei um susto, achei que B.O. se referia ao famoso Cecê, ou body odor.

Quanto ao vibrato valvulento, sria na verdade um Trêmolo, não?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 04 de Maio de 2011, as 23:08:19 »

Oi Haroldo

Clássico! Adorei os circuitos! Contribuição de primeira, como sempre!

Alex, vibrato e trêmolo são efeitos distintos, embora os circuitos usados para atingir os dois efeitos sejam parecidos em layout.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 05 de Maio de 2011, as 00:01:46 »

Eduardo,

Pois é, vibrato é modulação em frequencia, enquanto que o trêmulo é a modulaçào de amplitude de um sinal. Quando se usa um oscilador de baixa frequencia (LFO) consegue-se um ou outro efeito, dependendo do que ele modula, se frequencia ou amplitude.

Os termos sào usados de forma confusa pela maioria dos fabricantes de amplificadores de instrumentos e mesmo pelos fabricantes de instrumentos, talvez até por desconhecimento da origem musical dos termos. Encontramos facilmente o termo "Tremolo Bar" para se referir à alavanca da guitarra, que produz um efeito de flutuaçào da afinaçào das cordas e nào no volume das mesmas.

Na maioria dos amplificadores valvulados de guitarra mais antigos, o trêmulo aparecia tanto com o nome original quanto com o apelido de vibrato, mas eram em sua grande maioria efeitos de modulação de amplitude do sinal. Com o advento dos LDR's a coisa melhorou.

Antes de serem inventados os BBD's, o efeito de vibrato era conseguido através dos circuitos all pass network, normalmente utilizando LDR's também, mas lidando com deslocamento de fase. O efeito conseguido se assemelha, quando modulado por um LFO, à flutuaçào cíclica de afinaçào do instrumento processado, lembrando um vibrato. Juntando-se a esse som processado o original temos ainda o famoso efeito de phasing.

Mensagem Mesclada
Quanto à postagem:

Haroldo, é só uma contribuição para a posteridade ou pensa em começar a botar isso em prática?
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, as 00:04:06 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 05 de Maio de 2011, as 00:35:14 »

Alex, vibrato e trêmolo são efeitos distintos, embora os circuitos usados para atingir os dois efeitos sejam parecidos em layout.

...Pois é, vibrato é modulação em frequencia, enquanto que o trêmulo é a modulaçào de amplitude de um sinal. Quando se usa um oscilador de baixa frequencia (LFO) consegue-se um ou outro efeito, dependendo do que ele modula, se frequencia ou amplitude.

Os termos sào usados de forma confusa pela maioria dos fabricantes de amplificadores de instrumentos e mesmo pelos fabricantes de instrumentos, talvez até por desconhecimento da origem musical dos termos.

Embora seja um "erro" cometido nos velhos tempos, ainda hoje se encontra fabricantes dando nome errado aos efeitos.
Nao me lembro direito, mas me parece que a Nobels tem um pedal de tremulo com nome de vibrato, e outros fabricantes tambem seguem mesmo erro.

Tal erro tambem é cometido por musicos, tem quem acha que se trata do mesmo efeito...
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 05 de Maio de 2011, as 08:48:06 »

Oi Pessoal

E para piorar ainda mais a confusão, existe um tipo de xilofone chamado de Vibrafone que na verdade tem som de tremolo e não de vibrato.

Vibrato mesmo só se faz com instrumentos não temperados, tipo violino ou trombone de vara, ou com a barra da guitarra e uma mão muito rápida e forte.

Em eletrônica, o que se consegue é sempre tremolo, mas se a frequência for muito alta, ele vai soar como vibrato. Então a diferença que existe entre um e outro em termos eletrônicos é a frequência do oscilador local.

O grande problema que existe no meio musical é que quem toca não fabrica e quem fabrica não toca. Isso vale desde o tambor até o sintetizador computadorizado. Musicos e fabricantes não falam o mesmo idioma, por isso sempre ocorrem confusões.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 05 de Maio de 2011, as 09:45:07 »

Eduardo,

O vibrafone tem placas de metal, enquanto o Xilofone tem placas de madeira. Há muitas variações de qualquer modo... O efeito de "trêmulo" do vibrafone é conseguido através de um motor que abre e fecha as aberturas dos tubos de ressonància relativos a cada tecla. Como o efeito é conseguido dessa forma, ele é bem mais complexo que os trêmulos eletrônicos comuns. Eu gosto muito do Gary Burton, nào sei se conhecem:

http://www.youtube.com/watch?v=wBFEe056HFA&feature=related

Em um piano conseguir-se um tipo de vibrato não é tarefa fácil, mas os "prepared pianos" de John Cage  devem ter um jeitinho de fazer isso...rs. Já nós guitarristas normalmente somos reconhecidos pelo tipo de vibrato e bend conseguidos variando a afinação da nota com movimentos para cima e para baixo, e estou falando isso sobre instrumentos com trastes, pois existem instrumentos destemperados e temperados sejam eles com trastes ou sem (freteless). O problema de um instrumento com trastes e destemperado ( como o Saz que tenho) é que se for trocada a tonalidade da música o executante terá de reafinar totalmente seu instrumento ou trocá-lo por outro já afinado para a peça. Com a música ocidental passou a ser altamente modulante (aqui no sentido de troca de tonalidade musical) ficou impossível realizar isso num instrumento destemperado e com notas fixas (piano, órgão, alaúde ocidental, etc.) Para instrumentos como violino, viola, cello e contrabaixo isso é facilmente resolvido, por um bom executante, claro!

Em eletrônica se consegue os dois efeitos, de formas bem distintas, a única semelhança é a utilização de um oscilador de baixa frequencia (LFO) para modulação.





Mensagem Mesclada
Voce está coberto de razão, Eduardo, pois a confusào continua. Porém podemos tentar aqui no fórum estabelecer os termos e seus significados e tornar mais fácil a soluçào de problemas

Assim como voce, muito bem por sinal, colocou uma classificaçào de ruídos encontrados em circuitos de áudio. Eu tive que me render a sua classificaçào, admitindo que realmente o ruído que vem dos captadores é o Zzzz, não o Hum. Na verdade poderia ser mais um Bzzzz... Esse tipo de padronização ajuda muito a estabelecer uma compreensão melhor das explanações nos tópicos.
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, as 09:52:27 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 05 de Maio de 2011, as 11:02:39 »

Eu sei que o tópico não é sobre isso, mas aprecio toda e qualquer definição que é feita com base científica.

Mas temos que ser um pouco condescendestes, no ramo musical os conceitos perdem um pouco a importância. Vibrato e tremolo são apenas a ponta do iceberg.

Nossa tarefa aqui é fazer estes dois mundos conviverem, em harmonia, se possível.

Mas o amp do vovô podia ser novamente colocado em prática. Uma homenagem aos áureos tempos do Rock'n'Roll dos anos 50.

Eduardo, quais válulas substituiriam bem as usadas no amp aqui descrito? Triidos na saída... Isto deve ter um belo som de guitarra!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #8 : 05 de Maio de 2011, as 11:09:05 »

Haroldo não tire a originalidade do "amplizinho"  Grin :


http://cgi.ebay.com/2-x-6A3-RCA-DUAL-BOX-PLATE-TRIODE-TUBES-8-MATCHED-/350460755042?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item519916bc62

http://cgi.ebay.com/PAIR-KEN-RAD-6B4G-BLACK-GLASS-EXCELLENT-TUBES-/260778013887?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item3cb794b4bf


Ou mesmo o Eduardo deve ter um par dessas perdido pela loja dele ai...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #9 : 06 de Maio de 2011, as 07:55:57 »

Daqui há pouco vai ter alguém falando de Brian Setzer novamente.
Eu ainda não falei mas os sons que ele tira com isso são muito bons!
Parece que fui chamado para uma banda pra tirar sons assim...anos 50 e 60...vamos ver.
Pra começar eu precisaria de uma boa guitarra acústica. Como não tenho...vou ver o que faço com as minhas.

Gostei dessa ideia, Haroldo!

PS: Essa mensagem era pra ter ido ontem antes do almoço...mas o site nao deixou.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 06 de Maio de 2011, as 13:02:52 »

Oi Pessoal

Esse tópico está ficando ótimo!

Haroldo, se você quizer construir o amplificador do vovô, não vai ter grandes dificuldades. A única troca drástica que eu proponho é as 6A3 da saída. São triodos de aquecimento direto, caras como o demônio, de vaixa durabilidade e muito frágeis. Não vale a pena. Recomendo trocar por um par de EL34 ligadas em triodo que vão dar um efeito muito próximo tanto em termos de som quanto potência.

A 6N7 é fácil de conseguir e é barata. A 6SK7 também. A 6SL7 acha-se fácil e ainda é produzida, mas é meio cara. Dá para colocar uma 12AX7 no lugar sem medo e sem quer que alterar nada do circuito.

Grande abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #11 : 06 de Maio de 2011, as 18:39:24 »

Oi Pessoal

Esse tópico está ficando ótimo!

Haroldo, se você quizer construir o amplificador do vovô, não vai ter grandes dificuldades. A única troca drástica que eu proponho é as 6A3 da saída. São triodos de aquecimento direto, caras como o demônio, de vaixa durabilidade e muito frágeis. Não vale a pena. Recomendo trocar por um par de EL34 ligadas em triodo que vão dar um efeito muito próximo tanto em termos de som quanto potência.

A 6N7 é fácil de conseguir e é barata. A 6SK7 também. A 6SL7 acha-se fácil e ainda é produzida, mas é meio cara. Dá para colocar uma 12AX7 no lugar sem medo e sem quer que alterar nada do circuito.

Grande abraço



Eduardo
Mas eu acho que a graça está em realmente usar válvulas diferentes das comuns, se for pra por 12xx7 no pré e na inversora e nas de saída por 6L6/EL34 vai virar mais um amplificador de guitarra qualquer. Mas é claro essa é só minha opinião.
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, as 23:27:18 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 06 de Maio de 2011, as 21:04:08 »

Mas eu acho que a graça está em realmente usar válvulas diferentes das comuns, se for pra por 12xx7 no pré e na inversora e nas de saía por 6L6/EL34 vai virar mais um amplificador de guitarra qualquer. Mas é claro essa é só minha opinião.

Tá quente mesmo!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #13 : 01 de Agosto de 2011, as 00:10:13 »

Esse tópico não pode esfriar ein... rs... 2 meses sem resposta...

Achei legal demais essa ideia...

To encanado com válvulas agora... rs...

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 01 de Agosto de 2011, as 10:54:31 »

O bicho das válvulas te mordeu, heim, coelhão?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal