Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 04:17:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Resistor para diminuir tensão  (Lida 5659 vezes)
vitorwolff
Visitante
« : 08 de Maio de 2012, as 23:34:19 »

Bem amigos, sei que não é o lugar certo, mas não quero abrir um tópico pra algo inútil.
Eu preciso de um resistor que diminua a corrente que passa pelo fan da minha placa de video, pois eu vou trocar ele e o subistituto não tem PWM (Controle Manual de Rotação) e precisaria colocar um resistor que diminua a voltagem para 9v, levando em conta que o fan tem aproximadamente 0,5 A eu fiz umas contas com umas formulas que procurei pela internet e deu que o resistor tem que ser de 1,5w e 6Ohms.
Isso confere?
Peço desculpas pelo local que foi postada a minha dúvida.
« Última modificação: 08 de Maio de 2012, as 23:38:53 por vitorwolff » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 09 de Maio de 2012, as 00:26:25 »

Se a dúvida é nova, poste em um novo tópico (se já não existir um para isso).

Divergir completamente do assunto polui o fórum.

Leia as regras.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 09 de Maio de 2012, as 07:34:37 »

Oi Vitor

A conta está certa, mas o conceito errado. Algumas razões:

1- A corrente que passa pelo motor depende da rotação. Quando a rotação cai, a corrente sobe. Portanto se você fez a conta com a corrente de 12V, vai ter um resultado final muito diferente quando a rotação cair.

2- O que faz um motor esquentar e acabar queimando é o excesso de corrente. Quando a rotação cai, a corrente sobe. Portanto você ligar um motor de 12V em 9V e colocar em carga, pode queimar a peça. Se o motor não tem PWM, é porque não foi preparado para trabalhar em rotação baixa.

3- Se precisa diminuir a tensão para um dispositovo que vaira o consumo de corrente, resistores são a pior opção. Deveira usar um 7809 para isso.

Conclusão: Compre outro fan! Esse não serve.

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #3 : 09 de Maio de 2012, as 10:02:58 »

Eu preciso de um resistor que diminua a corrente que passa pelo fan da minha placa de video, pois eu vou trocar ele e o subistituto não tem PWM...

Que placa de video é? O fan foi adaptado?

Se a resposta da segunda pergunta for não, sua placa de video ja possui um sistema de controle de rotação automatico acionado por um termometro, neste caso fica muito mais simples, basta instalar o Rivatunner e configurar para fazer o controle do fan manualmente atravez do proprio driver da vga.

Aqui eu fiz um tutorial para monitoramento do sistema de pc e controle manual http://forum.hangarnet.com.br/index.php?showtopic=78017 você vai precisar se registrar e logar para ver as imagens.
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #4 : 09 de Maio de 2012, as 10:07:36 »

A VGA é a da assinatura, é que um dos fans dela o rolamento estragou e também acabou soltando o pino do rolamento na parte que segura as pas.
Eu quero usar algo provisório, porque vou colocar um WaterCooler selado nela. Como no exemplo aqui: http://www.overclock.net/t/1186989/another-antec-h2o-mod-with-gtx-560-ti-hawk#
Pelo o que o Eduardo disso vou ter que conseguir um cooler pra processador slim que tenha pwm, provavelmente só vá conseguir se for um stock am2+/am3.
Bem obrigado pela ajuda pessoal.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 09 de Maio de 2012, as 11:33:12 »

Eu quero usar algo provisório.....

Algo improvisado + Informática cara = Informatica queimada + dono triste

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #6 : 09 de Maio de 2012, as 12:37:48 »

Algo improvisado + Informática cara = Informatica queimada + dono triste

Sabias palavras, não tenta adaptar nada não cara, vai acabar queimando tua placa.

Existem kits de circuitos prontos para controle de rotação de fans, mas no seu caso não vale a pena.

No maximo compre um kit zalman para sua vga ou encosta o pc até seu watercooler chegar.

Recomendaria usar a vga on board da placa mae para quebrar um galho, mas acho muito improvavel que sua placa mae tenha esse recurso.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 10 de Maio de 2012, as 11:45:30 »

Porque não liga o Fan direto nos 12V?
Assim não corre o risco de sobreaquecer sua placa. A eficiencia de um fan 12V acionado por 9V cai muito.
E é barulhento? Se é provisorio, melhor o barulho de um fan resfriando a placa do que a fumaça de uma placa mal resfriada... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #8 : 10 de Maio de 2012, as 14:54:08 »

Sou do mesmo conceito que o Eduardo, nao improvise, invista em algo apropriado e adequado. É mais garantia de satisfaçao, e menos chances de danos maiores.
Registrado

fallout
Visitante
« Responder #9 : 10 de Maio de 2012, as 15:16:45 »

É irrealista colocar gambiarra em uma placa de video de R$800. Ou faz direito ou encosta o pc.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal