Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 05:48:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Regulador de voltagem.  (Lida 5048 vezes)
vitorwolff
Visitante
« : 05 de Novembro de 2012, as 14:55:14 »

Então pessoal, estou fazendo um pequeno projeto com uma pastilha peltier.
O projeto é uma mini geladeira com uma tec de 121w.
Pois bem eu gostaria de saber se o pessoal saberia me indicar um controlador de voltagem que usaria um potenciometro para controlar isso, pois vou usar uma fonte de pc e acredito que não seja problema puxar 200w dela assim...
Eu andei procurando pela internet mas não achei nenhum conteúdo que seja satisfatório...
Tinha esquecido de colocar junto aqui que a peltier opera de 12v a 5v, por isso a nescessidade do controle de voltagem.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 14:57:44 por vitorwolff » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 05 de Novembro de 2012, as 15:42:26 »

Em teoria a fonte de PC já é capaz de fornecer tensão regulada na saída de 12V.

O que você vai precisar é fazer uma "gambiarra" para permitir que a saída de 12 V fique estável, porque, que eu me lembre, se não tiver carga na linha de 5V, a de 12V "arreia".

Dê uma busca no Google sobre "como alimentar som automotivo usando fonte de PC", tem vários tutoriais. Eu cheguei a montar uma fonte usando esse esquema há uns 5 anos, para alimentar carregador de bateria para carrinhos radiocontrolados (chega a puxar uns 10A). Lembro que foi simples e que só precisei de um resistor "parrudo", mas não lembro mais dos detalhes. Funciona até hoje.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #2 : 05 de Novembro de 2012, as 15:43:36 »

é só usar a saída propria para 12 volts o conector de 4 pinos,
bate 12 volts independente de carga nas conexões 5 volts!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 05 de Novembro de 2012, as 15:49:22 »

Ah, pode ser isso mesmo. Quando eu montei, as fontes de PC com saída independente de 12V ainda não eram muito comuns.

Só não sei se esta saída independente (4 pinos) tem a capacidade de corrente necessária (pastilhas Peltier são comilonas...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #4 : 05 de Novembro de 2012, as 16:10:12 »

Acho que o pessoal não me entendeu...
Eu queria um regulador de tensão que funcionasse como um botão de volume.
Só que ao invéz de ele partir do 0 até o 10 iria de 5v até 12v.
Isso teria o mesmo princio de um regulador de fans que para diminuir a velocidade diminui a voltagem.
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #5 : 05 de Novembro de 2012, as 16:13:38 »

Cara, pelo que eu já pesquisei sobre peltier, você precisa de um controlador de corrente e não de voltagem!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 05 de Novembro de 2012, as 16:59:36 »

De uma olhada no datasheet do LM337, possivelmente é o que procura.
Registrado

vitorwolff
Visitante
« Responder #7 : 05 de Novembro de 2012, as 20:21:12 »

Muito obrigado Gramorim, mas vendo o datashet dele eu vi que ele consegue regular até 1,5A, no caso a peltier usa 10A.
Isso não limitaria muito a peltier?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 05 de Novembro de 2012, as 20:37:30 »

A melhor opção é usar um controlador PWM com alta frequência com um elemento chaveador MOSFET pra poder aguentar essa corrente, já que um regulador linear alimentado a partir dos 12V da fonte de PC não vai conseguir entregar 12V para a célula peltier  (desde que Vmax seja 12V, se for menos, esquece).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
vitorwolff
Visitante
« Responder #9 : 05 de Novembro de 2012, as 20:51:13 »

Não não, a peltier consegue operar de 5v a 15v, mas o indicado é algo na entre 5v e 12v para proteger a pastilha...

EDIT:
Estava pensando em algo que acontece com os fans do computador.
Se eu coloco o fio de 5v no pólo negativo e o de 12v no positivo eu obtenho 7v certo?
Isso valeria também para a peltier?
No caso estaria pensando em usar umas chaves para o switch ao invez de fazer um circuito trabalhoso, seria menos eficiente mas também menos trabalhoso...
« Última modificação: 05 de Novembro de 2012, as 21:06:17 por vitorwolff » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 05 de Novembro de 2012, as 21:28:24 »

Se você realmente faz questão da fonte com tensão variável, para uma corrente alta acho que o melhor é partir para o velho esquema de diodos Zener e transistor de potência. Fácil de achar na web. Ou você pode tentar entender COMO FUNCIONA a fonte de PC, e alterar o circuito para permitir a variação de tensão Nem que seja em passos).

As células Peltier não precisam de uma fonte de corrente constante, mas deve ser previsto um dispositivo de limitação de tensão OU corrente. As células tem uma corrente máxima Imax associada à tensão máxima de trabalho Vmax, se você estiver trabalhando abaixo da tensão máxima as chances da corrente máxima ser ultrapassada são pequenas.A limitação de tensão vai ser feita pelo próprio regulador.

Se a fonte que você estiver usando não for capaz de segurar a corrente da pastilha, a tensão vai cair, e o rendimento vai junto. Ou, no caso da fonte chaveada, acho mais provável que a fonte queime...

No caso do regulador de tensão (seja um CI ou um Zener/Transistor) não ser capaz de aguentar a corrente, o que vai acontecer é que ele vai queimar (e não limitar a corrente, como acho que você pensou, baseado na sua resposta/pergunta para o Gramorim).

Se você ainda não vou o site abaixo, dê uma lida, tem informações que podem lhe ser úteis:

http://www.peltier.com.br/faqs.htm#13

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
vitorwolff
Visitante
« Responder #11 : 05 de Novembro de 2012, as 21:44:33 »

Pois é, pelo o que eu li lá vou precisar liga-la em uma voltagem mais baixa caso o cooler que usarei seja ineficiente...
Mas vou fazer alguns testes e algumas gambiarras hahaha.
Bem, obrigado pessoal pelo esclarecimento!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #12 : 06 de Novembro de 2012, as 17:17:28 »

Como assim "caso o cooler seja ineficiente"?

Se o cooler for ineficiente, a sua geladeira não vai esfriar e sua pastilha poderá até queimar, mas isso não tem, necessariamente, algo a ver com a alimentação.

A Peltier vai manter a temperatura do lado frio um certo número de graus abaixo do que ela estiver "sentindo" no lado quente. Então se você der um jeito de baixar a temperatura no lado quente (usando um cooler EFICIENTE), o lado frio vai gelar... Se o lado quente esquentar, o lado frio vai esquentar também, mas sempre estará mais frio que o outro lado (enquanto a pastilha estiver sendo alimentada, claro).

E se o lado frio começar a absorver calor (se você colocar coisas quentes na sua geladeira, por exemplo), o lado quente irá ficar mais quente ainda, e precisará ser refrigerado (de novo, usando um cooler EFICIENTE...), caso contrário a pastilha irá se encontrar com os antepassados dela...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Dexter
Visitante
« Responder #13 : 06 de Novembro de 2012, as 22:23:56 »

Melhor opção, projete uma fonte chaveada com controle de tensão.

Vejo que usuários do fórum estão explorando tecnologias interessantes aqui, pastilha Peltier?!?! Você já viu a teoria sobre esses semicondutores? Algo interessante também são as Seebeck.
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #14 : 13 de Novembro de 2012, as 18:47:53 »

Então pessoal, apareceu um problema pra mim, eu to usando uma fonte de pc bem ching-ling pra alimentar a peltier.
Bem esse não é o problema, o problema é que os fios esquentam pois ela puxa mais ou menos 10A, qual o diâmetro de fio que eu devo usar?
Eu tenho fio AWG 18 de uma outra fonte que queimou, a dúvida é, posso substituir os fios da outra fonte e usar dois ou três fios como negativo e mais dois ou três como positivo?

PS:
Consegui -12°C com a pastilha usando um cooler a Ar modificado para ser um Híbrido.

-----
Melhor opção, projete uma fonte chaveada com controle de tensão.

Vejo que usuários do fórum estão explorando tecnologias interessantes aqui, pastilha Peltier?!?! Você já viu a teoria sobre esses semicondutores? Algo interessante também são as Seebeck.

Pois é, o efeito Seebeck é o oposto do efeito peltier né?
É gerar energia com o diferencial térmico de cada lado de uma pastilha termo elétrica.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2012, as 21:35:59 por vitorwolff » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal