Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Maio de 2024, as 22:52:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projetos com 1x 12AX7 e 2x ECL82 By Matec  (Lida 10978 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« : 15 de Agosto de 2022, as 15:30:03 »


Faz tempo que tenho estudado fazer alguns amplificadores simples, com relativo baixo custo, baixa complexidade, e  que tivessem um desempenho bom, apesar de não ter uma potência muito alta.  Grin

Nosso fórum está bem sortido de projetos de potência mais baixa , de 1 a 4w, e tem um projeto de power de 10w Palmas. No entanto eu penso em projetos variados, completos, de até 12w que tenham controles TMB, Volume/Ganho, e também Volume Master. Talvez presença.

Tenho já projetos em desenvolvimento baseados em Marshall, Fender, Ampeg, Divided By 13, Dumble, Hiwatt e Vox. Todos  utilizando o mesmo conjunto de válvulas.

Como são projetos completos, e com custo reduzido, não penso em fazer um chaveamento Marshall/ Dumble ou Fender/Hiwatt.  Deixo isso pra quem quiser arriscar.... Roll Eyes

No decorrer do tempo vou apresentar os esquemas, e se houver interesse, os layouts.

Estou na fase de testes dos protótipos o que demanda material e tempo, muito tempo.  Lips Sealed Assim que estejam satisfatórios vou publicando o resultado.

Estou também em contato com nosso fabricante de transformadores da casa, o Alexandre, para que seja criado um kit próprio para esses amplificadores. O que é extremamente necessário pra esse tipo de projeto.

Obrigado!

 Roqueiro
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #1 : 15 de Agosto de 2022, as 17:40:51 »

Seria o marshall popular algo nesse esquema?
Ele usa as ecl86 na saída, mas é basicamente um amplificador de 3 válvulas, como as que você citou.

Eu tenho umas PCL86 pra algo assim, mas ainda preciso checar como lidar com o filamento.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #2 : 15 de Agosto de 2022, as 17:51:16 »

 
Seria o marshall popular algo nesse esquema?
Ele usa as ecl86 na saída, mas é basicamente um amplificador de 3 válvulas, como as que você citou.

Eu tenho umas PCL86 pra algo assim, mas ainda preciso checar como lidar com o filamento.

Não, são projetos "semi-autorais" Cheesy.
Não é como o 1930 da Marshall, é outro tipo de projeto...

 Smiley
« Última modificação: 15 de Agosto de 2022, as 17:52:09 por Matec » Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #3 : 21 de Agosto de 2022, as 22:34:27 »

Sei que é mais difícil por causa do filamento. Mas me interessa se usar PCL82. Estou esperando um projeto que use essas válvulas. Se aparecer algo, eu monto com certeza. Boa sorte no projeto.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #4 : 22 de Agosto de 2022, as 14:05:10 »

Sei que é mais difícil por causa do filamento. Mas me interessa se usar PCL82. Estou esperando um projeto que use essas válvulas. Se aparecer algo, eu monto com certeza. Boa sorte no projeto.

Pessoal!
No caso aqui nao tem problema algum fazer o projeto com PCL82. Use um transformador com 16vAC (rms) para os filamentos. Coloque a 12AX7 pra funcionar em 12,6 v e utilize  resistores pra queda de tensão. Fazendo um calculo simples, um resistor de 22R por 2w faria o trabalho
 Smiley

-----
O primeiro esquema que está saindo desse projeto é um que tenho feito com um cuidado especial. Ele foi a princípio, baseado no Ampeg PF20T, que por sua vez é baseado nos antigos Ampegs da década de 1960. O esquema total desse PF 20T é ainda desconhecido. Mas por fotos, foi possível conseguir a 90% do circuito. O resto foi feito com pesquisa e bom senso.

Esse protótipo que chamei de PF10T Bass Amp entrega 10w limpos, o que não é muito, em se tratando de amplificadores para contrabaixo, mas está dentro da proposta do tópico. Sabe-se que se for colocado em caixas de boa sensibilidade, ele vai ter som suficiente para estudos.

Ele tem uma saída auxiliar que pode fazer dele também um pré valvulado, o que pode ser interessante pros músicos que queiram usar em eventos maiores. Tem também saída de fones, e resistores internos para manter a carga do estágio de saída, para quando o amplificador estiver desconectado da caixa, evitando algum dano por conta disso.  

Aqui vai o esquema. Eu me reservo o direito de fazer qualquer alteração, caso seja necessário.





Link para a imagem com maior resolução: https://postimg.cc/mtGGJ3mw

Projeto testado!

P.S. Esquema atualizado à partir de sugestões dos colegas em 16/09/2022
« Última modificação: 16 de Setembro de 2022, as 18:23:52 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 24 de Agosto de 2022, as 15:33:54 »

Parabéns pelo projeto, você é profissional em engenharia reversa, tirando o circuito só de fotografias.  Legal!

Interessante o uso do Baxandall pra controle de tom e o controle de médios no estágio seguinte.
Além disso, nenhum estágio com capacitor no cátodo.

Esse amplificador não é feito para distorcer, certo?

Qual a tensão de bias desse amplificador e a tensão no transformador que você usou? 
O resistor de 1 ohm é só pra ajustar a corrente  de bias, né?
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #6 : 24 de Agosto de 2022, as 21:27:31 »

Parabéns pelo projeto Matec, realmente muito interessante.

Você pretende projetar uma PCI para ele ou usar aquelas placas de ponto a ponto?

Sempre tive vontade de montar um valvulado pequeno mas nunca vi nada para baixo, talvez eu comece por esse projeto Guitarrista
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #7 : 24 de Agosto de 2022, as 23:05:26 »

Parabéns pelo projeto Matec, realmente muito interessante.

Você pretende projetar uma PCI para ele ou usar aquelas placas de ponto a ponto?

Sempre tive vontade de montar um valvulado pequeno mas nunca vi nada para baixo, talvez eu comece por esse projeto Guitarrista

Se houver interesse de algumas pessoas, posso sim encomendar algumas pcbs de qualidade para essas montagens. Tudo vai depender do interesse coletivo.

 Smiley

-----
Parabéns pelo projeto, você é profissional em engenharia reversa, tirando o circuito só de fotografias.  Legal!

Interessante o uso do Baxandall pra controle de tom e o controle de médios no estágio seguinte.
Além disso, nenhum estágio com capacitor no cátodo.

Esse amplificador não é feito para distorcer, certo?

Qual a tensão de bias desse amplificador e a tensão no transformador que você usou?  
O resistor de 1 ohm é só pra ajustar a corrente  de bias, né?


Obrigado Thomas! É muito importante quando as pessoas se ligam nos detalhes dos equipamentos. Isso demonstra um conhecimento profundo sobre o assunto.
O uso do Baxandall passivo em equipamentos para instrumentos musicais é menos comum do que o tone stack, mas também não é desconhecido. Posso dizer que é diferente mas não é ruim. Nesse amplificador percebe-se bem a atuação desses controles, e podemos chegar bem perto da atuação do tone stack. No entanto, para contrabaixo, a região dos do médio-graves e médios é mais valorizada. Eu pessoalmente gostei bastante.

Com certeza, na maioria dos casos, o som do contrabaixo é bem clean, no entanto uma pequena compressão, e mesmo alguma parcela de drive suave, é benvinda.

Para a tensão de trabalho que projetei, em torno de 300v, um valor entre -30v e -34v para o bias está dentro da expectativas.

Sim, o resistor de 1ohm 3w é para monitorar a corrente quiescente durante a calibragem, e assim poder manter os pentodos dentro da dissipação correta. Inclusive, trabalhando bem tranquilos à plena potência.

 Roqueiro

« Última modificação: 25 de Agosto de 2022, as 00:00:30 por Matec » Registrado
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #8 : 26 de Agosto de 2022, as 18:58:53 »

Se houver interesse de algumas pessoas, posso sim encomendar algumas pcbs de qualidade para essas montagens. Tudo vai depender do interesse coletivo.

 Smiley


Posso inaugurar a contagem? Eu tenho interesse, nesse específico e em quantos mais forem saindo. Placa não ocupa muito espaço e não é dos componentes mais caros da montagem, e a gente vai executando o projeto conforme sobra dinheiro pra válvulas e transformadores.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #9 : 26 de Agosto de 2022, as 19:36:28 »

Matec, se me permite uma sugestão, faz também com potencia de uns 100W, pra usar com banda e palco.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #10 : 27 de Agosto de 2022, as 22:13:44 »

Posso inaugurar a contagem? Eu tenho interesse, nesse específico e em quantos mais forem saindo. Placa não ocupa muito espaço e não é dos componentes mais caros da montagem, e a gente vai executando o projeto conforme sobra dinheiro pra válvulas e transformadores.


Com toda certeza PauloC81! Preciso de umas 5 pessoas pra que a fabricação de um modelo de PCB se torne viável. Então vamos ver quantos mais se habilitam pra que essa placa saia.

Matec, se me permite uma sugestão, faz também com potencia de uns 100W, pra usar com banda e palco.

A sugestão está anotada. Me diga o que seria que um baixista iria querer num amplificador pra uso profissional, que posso estudar as maneiras de fazer isso.

 Legal!


Registrado
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 15

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #11 : 01 de Setembro de 2022, as 14:26:03 »

Matec, dá só uma olhada, pra você ter nos seus alfarrábios - pode colocar Trainwreck na sua escalação de projetos a desenvolver!

https://www.tdpri.com/attachments/low-lummerland-pdf.1023038/

Esquema da Tube-Town pra um Express baixa potência. Esqueletão bem na veia desse seu Ampeg mas ao invés de Baxandall tem um TMB depois da placa do primeiro estágio (valores de Marshall e médio fixo, fácil de substituir por potenciômetro), cátodo do primeiro estágio de amplificação desacoplado e "freios" de sinal aqui e ali. Deve dar pra levantar e adaptar sem muito esforço.

« Última modificação: 01 de Setembro de 2022, as 15:50:07 por PauloC81 » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #12 : 01 de Setembro de 2022, as 15:39:22 »

Matec, dá só uma olhada, pra você ter nos seus alfarrábios - pode colocar Trainwreck na sua escalação de projetos a desenvolver!

https://www.tdpri.com/attachments/low-lummerland-pdf.1023038/

Esquema da Tube-Town pra um Express baixa potência. Esqueletão bem na veia desse seu Ampeg mas ao invés de Baxandall tem um TMB depois da placa do primeiro estágio (valores de Marshall e médio fixo, fácil de substituir por potenciômetro), cátodo do primeiro estágio de amplificação desacoplado e "freios" de sinal aqui e ali. Deve dar pra levantar e adaptar sem muito esforço.




Sobre o esquema, ele é bem interessante, um Trainwrec de 1W. Parece ser baseado no Mod "The Blues Express".

Este projeto de amplificadores de 10w já tem pelo menos 2 esquemas que são parecidos com esse. No entanto não são idênticos ao TW, então pode ser sim, incluído como mais um desses projetos.

Essa configuração de 4 triodos e 2 pentodos é realmente muito versátil, como vocês verão no decorrer do tempo.

 Smiley

« Última modificação: 01 de Setembro de 2022, as 17:45:49 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #13 : 01 de Setembro de 2022, as 20:11:52 »


Com toda certeza PauloC81! Preciso de umas 5 pessoas pra que a fabricação de um modelo de PCB se torne viável. Então vamos ver quantos mais se habilitam pra que essa placa saia.


Se sair uma PCB com certeza vou querer, então já somos 2.


A sugestão está anotada. Me diga o que seria que um baixista iria querer num amplificador pra uso profissional, que posso estudar as maneiras de fazer isso.


Na minha humilde opinião, só adicionar duas coisas já seriam suficientes: mais uma entrada, sendo uma para baixos ativos e a outra para passivos; e uma saída de "line out".

Algo que seria bem interessante também é a possibilidade de ligar apenas uma caixa de 8ohms, duas em paralelo ou uma só de 4ohms.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #14 : 01 de Setembro de 2022, as 20:32:06 »

Se sair uma PCB com certeza vou querer, então já somos 2.

Maravilha!

Citar
Na minha humilde opinião, só adicionar duas coisas já seriam suficientes: mais uma entrada, sendo uma para baixos ativos e a outra para passivos; e uma saída de "line out".

A entrada é tranquilo. A saída de linha foi você quem não viu.... Huh?


Citar
Algo que seria bem interessante também é a possibilidade de ligar apenas uma caixa de 8ohms, duas em paralelo ou uma só de 4ohms.

Isso também é simples, sem mudar quase nada.

 Smiley
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal