Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 10:13:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IaLL 3.5 + 6AV6  (Lida 14538 vezes)
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« : 24 de Fevereiro de 2022, as 23:37:05 »

Depois de bastante tempo sem finalizar nenhum projeto (mas com muitos em andamento), terminei meu IALL 3.5. Esse tem algumas modificações: o pré é formado por uma 6AV6 e o triodo da ECL82, com controle de tom e volume (como no Princeton 5F2-A). Como estava tendo muito ganho na 6AV6, resolvi fazer a realimentação negativa, eliminando o capacitor de bypass do triodo da ECL82. Ainda não é a placa ponto a ponto definitiva porque estou esperando chegar a placa lisa de fibra de vidro que pedi no Aliexpress, e também estou experimentando alguns valores de capacitores no controle de tom, e vendo a melhor combinação de valores de resistores de realimentação negativa e do cátodo da primeira válvula. Mas com os valores que estão lá, já está muito bom, embora eu queira eliminar um hum bem sutil quando no volume máximo. Tudo numa 1590DD, e com transformadores Schatz.
Fotos internas e esquema, assim que finalizar os ajustes. Samples, talvez, quando eu arrumar a bagunça na oficina e instale uns painéis acústicos.




Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
tarsilioyanko
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 144

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 22


GuitTar!!!


« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2022, as 11:48:29 »

Parabéns, Bela montagem bem compacta e organizada. 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2022, as 13:24:23 »

Muitíssimo bonita e organizada a montagem darkislanio ! Parabéns !! Eu também penso em montar algo assim mas, sempre penso na temerária possibilidade da válvula quebrar com qualquer pancadinha mais forte   Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2022, as 14:31:35 »

ficou muito bonito mesmo
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2022, as 17:13:07 »

Muito bom.

Depois disponibiliza o esquema final, se não for secreto! Tongue
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2022, as 18:12:07 »

Muitíssimo bonita e organizada a montagem darkislanio ! Parabéns !! Eu também penso em montar algo assim mas, sempre penso na temerária possibilidade da válvula quebrar com qualquer pancadinha mais forte   Bravo
Obrigado! Pensei em colocar alguma proteção para as válvulas, mas acho que "poluiria" o visual. Além do mais, esse vai ficar na bancada sobre uma 1x8", então não há muito risco. Também os pés emborrachados evitam perigo de escorregar. E a proximidade com os transformadores, aliado ao fato de as válvulas não ficarem às margens do chassis, acaba protegendo um pouco mais.

Muito bom.

Depois disponibiliza o esquema final, se não for secreto! Tongue
Claro que vou disponibilizar, assim que terminar ajustes menores. Estou replicando cada alteração no Eagle, então fica fácil disponibilizar o esquema. Mas é basicamente o IALL 3.5 sem o capacitor do cátodo do triodo, para funcionar o feedback negativo (que por sua vez é feito com um resistor de 22k ligado ao tap de 8 ohms), o controle de tom do 5f2-a, um capacitor de brilho de 150pF no pot de volume, e mais um triodo agindo como primeiro estágio de preamplificação. Mas, como ainda estou testando alguns valores, para ter um pouco mais de brilho com humbuckers, e eliminar um hum leve, que está sendo produzido na 6av6.
Em tempo: os dois resistores de placa dos triodos esão ligados no mesmo b+. Seria interessante separar o b+ da 6av6, com um resistor de valor não muito alto mais um capacitor de filtragem? Sei que pode reduzir ainda mais o hum (que é bem sutil, mas perceptível), mas vale a pena? Estou pensando em algo como um resistor de 10k e um capacitor de 10uF. Vou testar essa modificação, mas o que me dizem?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #6 : 25 de Fevereiro de 2022, as 18:35:01 »


Em tempo: os dois resistores de placa dos triodos esão ligados no mesmo b+. Seria interessante separar o b+ da 6av6, com um resistor de valor não muito alto mais um capacitor de filtragem? Sei que pode reduzir ainda mais o hum (que é bem sutil, mas perceptível), mas vale a pena? Estou pensando em algo como um resistor de 10k e um capacitor de 10uF. Vou testar essa modificação, mas o que me dizem?

Com certeza deve ajudar.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #7 : 25 de Fevereiro de 2022, as 18:36:56 »

Como está o timbre do amplificador no geral darkislanio ? Estou curioso sobre o uso dessa 6AV6..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 25 de Fevereiro de 2022, as 18:44:05 »

Com single coil, limpo até metade do volume,e um overdrive legal a partir desse ponto, com mais brilho que o coffee maker. Com humbucker distorce bem, mais que o champ. Talvez efeito da voltagem menor, aliado às características da própria válvula.
E é alto, mesmo com um falante de 8", não dá pra praticar com ele à noite sem acordar o resto da casa.
No mais, vai ser bem melhor quando eu gravar algo. Vou limpar a oficina esse feriado, fazer um tratamento acústico (o recinto é apenas 2x5 metros, com paredes de alvenaria, péssimo para gravações), e também está a caminho um sm-57 original, então vai dar para gravar algo que permita avaliar o timbre (mas não o guitarrista hehehe)
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #9 : 25 de Fevereiro de 2022, as 20:04:28 »

Com single coil, limpo até metade do volume,e um overdrive legal a partir desse ponto, com mais brilho que o coffee maker. Com humbucker distorce bem, mais que o champ. Talvez efeito da voltagem menor, aliado às características da própria válvula.
E é alto, mesmo com um falante de 8", não dá pra praticar com ele à noite sem acordar o resto da casa.
No mais, vai ser bem melhor quando eu gravar algo. Vou limpar a oficina esse feriado, fazer um tratamento acústico (o recinto é apenas 2x5 metros, com paredes de alvenaria, péssimo para gravações), e também está a caminho um sm-57 original, então vai dar para gravar algo que permita avaliar o timbre (mas não o guitarrista hehehe)

Muito bom ! Ansioso para poder ouvir o timbre
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #10 : 25 de Fevereiro de 2022, as 22:23:26 »

Aqui uma imagem interna. Não reparem os eletrolíticos e a bagunça de fios, é uma montagem provisória. A definitiva será com axiais.
A propósito, a chave de força, o seletor 127/220, o porta fusível, o porta led indicador e o conector do cabo de força são reaproveitados de sucata. E esses estavam impecáveis.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #11 : 25 de Fevereiro de 2022, as 22:51:50 »

A propósito, a chave de força, o seletor 127/220, o porta fusível, o porta led indicador e o conector do cabo de força são reaproveitados de sucata. E esses estavam impecáveis.

Gosto muito de fazer visitas ao ferro velho shopping por isso ! Possibilidades de reaproveitamento  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #12 : 26 de Fevereiro de 2022, as 09:08:18 »

Muito bom,
interior bem arrumadinho!

Muito interessante essa 6AV6 de topo transparente.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #13 : 26 de Fevereiro de 2022, as 11:59:35 »

Obrigado, Thomas! Mas na montagem definitiva, pretendo deixar um pouco mais arrumado, ainda tem muito fio solto, mas nada que kapton tape não ajude. Sobre a 6av6, foi uma feliz surpresa em um lote de válvulas velhas, junto com uma 6V6G da Haltron, uma EM84 funcionando (embora no aliexpress se ache equivalentes até barato), fora algumas ef183/184 e duas EL90, e umas 12ax7e 12at7. Mas foi um raro caso que o vendedor realmente manda foto do lote que está vendendo. Geralmente, é péssimo negócio. Também veio uma ECL84 (que eu já tenho duas) que pretendo fazer um similar a esse, mas com potência que permita tocar à noite.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 11 de Março de 2022, as 20:19:26 »

Algumas atualizações sobre o projeto:
-Descobri a origem do hum: o transformador de força que usei tem o enrolamento de filamento projetado para 1A, que é valor de folga para a ECL82 do projeto original, mas não para se adicionar mais uma válvula de 300mA no circuito. Testei com um transformador externo para o filamento dela e o hum sumiu totalmente. Temporariamente, coloquei um resistor de 3,3r em série com o filamento da 6AV6 para testar mais modificações no circuito, mas já encomendei um transformador mais adequado para a montagem definitiva. Caso alguém vá montar um projeto semelhante, se atentem para a corrente de filamento. No mínimo 1,1A para o transformador.
-Eliminei o capacitor do cátodo da 6AV6. Isso deixou o som mais agudo, o que é uma vantagem, já que eu tinha que usar quase sempre com o tone no máximo, mesmo se usando em um falante Jensen c10r, que é bem agudo. Também ficou um pouco mais semelhante ao layout do champ.
- O capacitor c3 é um capacitor de brilho (treble bleed) que ajuda a manter o brilho no som em volumes mais baixos. Pode-se usar valores menores, como 100pF, 220pF, ou pode-se omitir totalmente (há quem prefira assim, inclusive. Alternativamente, pode-se também usar uma chave para acioná-lo (bright switch).

Aqui está o esquemático exatamente como ele está montado agora. Não é ainda a montagem definitiva, porque ainda falta o transformador de força correto, e a placa ponto a ponto definitiva.

Esquema testado!




Quanto ao som, gravarei alguns samples assim que fizer a montagem definitiva. Também será tempo de chegar algumas placas de espuma acústicas que encomendei, e fazer um tratamento acústico básico na minha oficina. Assim, vai dar para gravar algo um pouco mais fiel ao resultado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal