Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Maio de 2024, as 12:04:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Microfonia na Guitarra.  (Lida 18457 vezes)
Cogumelo
Visitante
« Responder #15 : 10 de Fevereiro de 2011, as 16:46:05 »

Ainda não fiz esse teste não Frias, farei e caso necessário farei o que o Gamal disse.

Abraços!
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #16 : 10 de Fevereiro de 2011, as 17:05:53 »

em violões isso ocorre na corda afinada em  Re ou as vezes na sol. Veja se e uma das cordas que provoca a vibração;
Registrado
Claudio DiSouza
Visitante
« Responder #17 : 10 de Fevereiro de 2011, as 17:22:44 »

Alguns captadores são cobertos por uma camada de cera que acenta os fios. Segundo um artigo da Stewart Macdonalds:

http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for_Electronics,_pickups/Electric_Glue_Pot.html?tab=Articles#details

Quando a cera envelhece e escama, eles ficam mais propensos a microfonar. Já vi muitos Luthieres fazerem o serviço de emergir os captadores em uma panela com cera, para resolver estes problemas.

Acredito que isto valha a pena em bons captadores. Em captadores de linhas chinesas, coreanas, etc, um bom Dimarzio, Seimour Duncan, etc, devem resolver melhor!

Eu mesmo quando trabalhava como Luthier na confecção de guitarra handmades da marca BRANCATTI; quando construia a parte eletrica de algumas guitarras, o cliente fazia questão que eu "blindasse" os captadores com parafina + estearina. É uma ação que se deve ter extremo cuidado pois a temperatura e o tempo de imersão varia muito entre captadores, principalemnte os vintages originais, por isso em alguns casos eu colhia uma pequena amostra pela raspagem do verniz que recobria os fios do enrolamento do captador para testar a sua temperatura de fusão antes de fazer esta operação. Posso afirmar que funciona e reduz em 30% no maximo a microfonia dada pela ressonancia e realimentação. Em treinos danifiquei muitos captadores das gianinis que eram as sobras de substituição.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, as 17:27:35 por Claudio DiSouza » Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #18 : 10 de Fevereiro de 2011, as 18:01:08 »

O procedimento do banho de parafina dá alguma "amortecida" no som do captador? Tira algum brilho?
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Cogumelo
Visitante
« Responder #19 : 10 de Fevereiro de 2011, as 19:57:02 »

Pois é, fiz o teste. A minha guitarra, com o amp em 40% do volume e 50% do ganho, com a distorção acionada gera microfonia. Um amigo meu trouxe a fender dele, e com 50% de ganho e 70%  do volume do amp não gerou nenhuma microfonia.  Sad

Dai fui testando pra descobrir qual ou quais os captadores geravam ela. Por fim descobri que é o Humbucker.

O processo que o Haroldo descreveu pode estragar de vez meu captador? O mais certo seria trocar né? Mais qual marca e modelo eu colocaria no lugar (não muito caro e de qualidade)?

Abraços!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 10 de Fevereiro de 2011, as 21:17:14 »

"Nào muito caro e de qualidade"

Esse fórum nào tem muitas perguntas fáceis, né?  Cheesy

Depende de que tipo de som voce pretende em sua guitarra. Há os Malagoli a preços bons, há quem curta os Condor designed by Dan Armstrong. Eu realmente gosto dos pups da Seymour Duncan. Até hoje nào desgostei de nenhum dos que comprei dessa marca, coisa que nào diria da DiMarzio. Mas é aquilo, gosto é gosto. Hoje em dia o que nào falta é opçào. Eu nem me daria ao trabalho, bote um humbugger (como diz o gearmandude) novo e seja feliz!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Claudio DiSouza
Visitante
« Responder #21 : 10 de Fevereiro de 2011, as 22:00:08 »

O procedimento do banho de parafina dá alguma "amortecida" no som do captador? Tira algum brilho?

Quando isso acontece é porque houve um comprometimento pelo derretimento da resina que recobre o fio de cobre. Isso já aconteceu comigo.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2011, as 23:14:39 por Claudio DiSouza » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 10 de Fevereiro de 2011, as 22:04:18 »

Há alguns construtores de pups que deixam de dar o tal banho de parafina em pups ditos vintage perfect clones. Eu sinceramente dispenso esse mojo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Claudio DiSouza
Visitante
« Responder #23 : 10 de Fevereiro de 2011, as 22:06:35 »



Mais qual marca e modelo eu colocaria no lugar (não muito caro e de qualidade)?

Abraços!

Concordo com o Alex Frias na questão custo / beneficio ser os malagoli de nova geração.
Dá uma olhada neste link e ouça alguns.
http://www.malagoli.com.br/single.htm
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #24 : 10 de Fevereiro de 2011, as 22:15:11 »

O importante é definir o som que seria interessante pra voce e sua guitarra, Cogumelo. No meu caso, em relaçào aos humburgers (essa já é piada boba minha) eu prefiro os de média ou baixa saída, mas com timbre cheio e brilhante. Gosto muito dos 59' e Alnico II Pro da SD. Mas breve devo testar alguns Malagoli, conversei com o Sr Malagoli e vi que há muita seriedade nessa nova etapa da história da empresa. Sei que existem no mercado outros pups muito bons de fabricantes brasileiros, os Sergio Rosar, Spanich e outros. Só nào sei como fica a equação custo/benefício.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Cogumelo
Visitante
« Responder #25 : 12 de Fevereiro de 2011, as 12:56:51 »

Obrigado por me mostrar esse site Claudio.

Então, quero tirar um som blues deles. Achei legal a seguinte combinação: Custom Alnico Hb ponte + Custom Alnico Blues + Custom Alnico Blues.

Mais antes de ver nesse site eu dei um lance nesse do link e por enquanto to ganhando: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=190500135889#ht_687wt_905

Dai me veio a dúvida, será que fica melhor com esses handmades do brasil ou com esse Seymour com os dois dos links abaixo?
http://cgi.ebay.com/New-FENDER-American-Standard-Strat-middle-pickup-rw-rp-/300494148713?pt=Guitar_Accessories&hash=item45f6d8d469#ht_500wt_922
http://cgi.ebay.com/NEW-Genuine-Fender-Mexican-Strat-Neck-Pickup-WHITE-/390240623815?pt=Guitar_Accessories&hash=item5adc275cc7#ht_1305wt_905

Outra coisa, nos alnico blues tem pra escolher polaridade normal ou invertida, o que seria isso e no que afetaria?

Abraço!
Registrado
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #26 : 12 de Fevereiro de 2011, as 13:07:25 »

Seria para cancelar ruídos caso coloque numa SSS fazendo uma espécie de humbucker
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2011, as 13:27:31 por juniorguitarcrazy » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #27 : 12 de Fevereiro de 2011, as 14:35:55 »

Mais se eu fizer HSS não precisa me preocupar com as polaridades ou como ficaria?

Abraço!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #28 : 12 de Fevereiro de 2011, as 17:12:45 »

Mais se eu fizer HSS não precisa me preocupar com as polaridades ou como ficaria?
Abraço!
Voce vai precisar de pelo menos um dos singles com polaridade invertida...
Veja qual dos 2 singles (polaridade invertida ou não) ligado com o humbucker não defasa, coloca ele no meio e o outro no braço. Quando voce estiver na posição 2, não vai defasar, e nem na posição 4.
Mas se voce for pegar na Malagoli eles te dão todas as dicas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #29 : 12 de Fevereiro de 2011, as 17:26:42 »

Mais se eu fizer HSS não precisa me preocupar com as polaridades ou como ficaria?
Abraço!
Voce vai precisar de pelo menos um dos singles com polaridade invertida...
Veja qual dos 2 singles (polaridade invertida ou não) ligado com o humbucker não defasa, coloca ele no meio e o outro no braço. Quando voce estiver na posição 2, não vai defasar, e nem na posição 4.
Mas se voce for pegar na Malagoli eles te dão todas as dicas.

Dão sim!

Só não teria que por o do meio com a polaridade invertida caso seja uma H-S-H
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal