Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 08:56:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 800 2204 + Fender Champ + Chaveamento LED/LDR + FX Loop (All in one)  (Lida 54184 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #120 : 26 de Setembro de 2013, as 14:17:51 »



Se eu fizer 1 chaveamento desse jeito dá certo? Tem problemas de POP? Assim ter 2 chaves num footswitch e o 2º relé alterna entre o hi e low do pré-JCM.
Agora, será se os contatos de 1 relé aguenta tranquilo? Lembro que medi a saída do meu pré do JCM800 no High com uma entrada de 70mV, a saida foi para 7V isso é destruidor...
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #121 : 26 de Setembro de 2013, as 14:34:39 »

Com certeza funciona, Electric Effects.

Se vai ter POP só a experiência dirá. A tendência hoje é a substituição dos relês para as chaves de LED/LDR (ou as já prontas optoacopladoras), a fim de se evitar esse tipo de coisa.
Mas nem sempre os relês dão estalos. Tanto é que a Mesa Boogie usa os relês em vários amps. Eu uso relê no meu ROD18 (o Marshall 18W com hotswitch) e não tenho problema com estalos de qualquer natureza. Claro que as impedâncias são diferentes, mas...

Seu pré do JCM usa relê pra alternar do high pro low? Se não, faça o teste. Não estalando lá, pode ser um bom sinal. Se você realmente quiser apostar nos relês, aconselho fazer as placas do meu projeto do jeito que estão (com espaço pro LED/LDR) e fazer uma plaquinha separada pros relês. Caso estes não funcionem, você tem espaço nas PCBs pra voltar pros LEDs/LDRs. Só coloque as placas dos relês o mais próximo possível dos pontos de chaveamento, pra não ter que usar fios longos demais e correr o risco de perder sinal no caminho. E, claro, usando os relês, você vai ter que fazer uma fonte específica para controlar suas bobinas.



-----
Só uma observação: tenho a impressão de que o pessoal se assusta demais com a "complexidade" do chaveamento com LED/LDR desse amp. Eu garanto que não existe dificuldade alguma nele. É tudo questão de lógica de funcionamento. Depois que você entende a lógica da coisa, fica tudo 90% mais fácil, garanto. Quem ler o documento PDF original do Supertramp, quem primeiro usou esse chaveamento e compartilhou pro pessoal do fórum (láááá no fórum antigo), entenderá tudo, como eu entendi. A fonte dos LEDs eu fiz PTP, com aquelas barras de terminais.

E mesmo que não entenda a lógica dele, fazendo do jeito que tá nos documentos, funciona perfeitamente.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 14:40:40 por Marcel. » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #122 : 26 de Setembro de 2013, as 14:42:47 »

Usei 3pdt, não deu pop, mas ela aterra uma das entradas enquanto a outra é acionada. Meu pedido na tubes and more deu aproximadamente uns 200uS só com o pré do JCM e o power, sem os transformadores e com os turrets e placas. Vamos esperar o dollar abaixar.

-----
Qual é o esquema do Pré-Fender, dependendo de como for dá pra fazer alguma mod análoga com o pré-JCM para ter um som mais encorpado e ao mesmo tempo pouco saturado.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2013, as 16:11:30 por Electric Effects » Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #123 : 26 de Setembro de 2013, as 18:20:32 »

Já ouvi falar muito sobre chaveamento com LED/LDR , a Mroxi usa em seus pedais valvulados. Quero dar uma estudada pra ver se eu aprendo fazer.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #124 : 29 de Setembro de 2013, as 16:53:57 »

Pensei numa possibilidade, fazer um pré somente de 1 canal, provavelmente um que tenha um bom clean, um Fender ou Vox e usar o power do JCM, já que tenho milhares de opções de distorções, então pra quê ter o clean do JCM que não é lá essas coisas comparado aos outros. Marcel, qual foi o esquema que você retirou do seu pré-Fender, vou analisar também o esquema do Vox AC30. Abraços.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #125 : 18 de Outubro de 2013, as 12:25:17 »

Pensei numa possibilidade, fazer um pré somente de 1 canal, provavelmente um que tenha um bom clean, um Fender ou Vox e usar o power do JCM, já que tenho milhares de opções de distorções, então pra quê ter o clean do JCM que não é lá essas coisas comparado aos outros. Marcel, qual foi o esquema que você retirou do seu pré-Fender, vou analisar também o esquema do Vox AC30. Abraços.

Cara, desculpa a demora. Não recebi a notificação da tua mensagem.

Então, na documentação que eu postei no início do tópico tem o esquema do pré do Fender. Por que você não usa só a PCB do twin? No meu caso, eu fiz a PCB do Twin e já coloquei a fonte de alimentação nela, mas acabei nem usando, pois aproveitei o power supply do JCM. Faz isso, qualquer coisa. Corta o lado da fonte, na hora de imprimir o layout.

Deixa só os pads pra soldar os fios que vêm da fonte do JCM.

E eu vou repetir, esse "meu" pré do twin é muuuuuito bom (pelo menos pra mim). Adoro "de com força" o timbre dele, cara.

Abraços.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #126 : 18 de Outubro de 2013, as 13:26:20 »

Marcel, ainda estava pensando em usar somente um pré por enquanto, vi no arquivo do Loop fx, que o pré do JCM800 está diferente:


Alguém sabe me explicar o que essas mudanças fazem? Se fosse possível adicionar essas chaves seria até bom, e tentar adicionar um pouco de graves no Amp também, deixar o som clean um pouco melhor. Abraços.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #127 : 18 de Outubro de 2013, as 14:11:27 »

essas mudanças aumentam a resposta em graves, por exemplo, o capacitor de 0,68u para 330uF muda a frequência de corte para um valor mais baixo, aumentando o ganho das baixas frequências.

Se não me engano esse 330uF vem do plexi.

O resistor no segundo circulo faz com que tensão entre grade e cátodo seja menor, dessa forma altera a forma como o estágio distorce.

No terceiro círculo ocorre o mesmo que no primeiro caso. Sem o capacitor o ganho do estágio é menor, com o capacitor o ganho aumenta para as frequências acima da frequência de corte.

Aparentemente o objetivo da chave é alternar entre o jcm e o high octane (HO) que tem esses capacitores pra conseguir mais distorção e mais graves.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #128 : 22 de Outubro de 2013, as 23:16:14 »

Só uma observação: tenho a impressão de que o pessoal se assusta demais com a "complexidade" do chaveamento com LED/LDR desse amp. Eu garanto que não existe dificuldade alguma nele. É tudo questão de lógica de funcionamento. Depois que você entende a lógica da coisa, fica tudo 90% mais fácil, garanto. Quem ler o documento PDF original do Supertramp, quem primeiro usou esse chaveamento e compartilhou pro pessoal do fórum (láááá no fórum antigo), entenderá tudo, como eu entendi. A fonte dos LEDs eu fiz PTP, com aquelas barras de terminais.

E mesmo que não entenda a lógica dele, fazendo do jeito que tá nos documentos, funciona perfeitamente.

Abraços.

Marcel, estou interessado em utilizar o chaveamento por LED/LDR para ligar ou desligar dois efeitos, que montei junto. No entanto, gostaria de ter a possibilidade de ligar os dois ao mesmo tempo, e também manter os dois desligados ao mesmo tempo. Como se fossem dois pedais separados. Quando montei com dois relês, verifiquei a existência de certo ruido... um leve apito que surge em um dos efeitos, e que se amplifica quando ativo o segundo... isso poderia ser explicado por uma interferência, já que se trata de dois overdrives... Acredito que o chaveamento LED/LDR possa solucionar o problema, pois ja estou usando cabos blindados para tudo, e mesmo assim, o apito não desaparece. Poderia me ajudar?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Marcel.
Visitante
« Responder #129 : 23 de Outubro de 2013, as 00:08:54 »

guhjurisato,
eu havia postado na página 3 do tópico o link pro documento do Sérgio Trindade (Supertramp), ensinando a lógica do chaveamento por LED/LDR: http://www.4shared.com/office/zA9iv0NV/Chaveamento_com_ledldr_-_Srgio.html

Entendendo como funciona, que é basicamente a fonte dele, você faz qualquer coisa. Dependendo do chaveamento, como aconteceu no tópico do Dual Rectifier, pode ficar um pouco complicado, mas no caso do JCM é mais tranquilo.

Na primeira página do tópico eu postei um tipo de layout "universal" pra esse chaveamento. Acabei nem usando, fiz direto no PTP, mas pode ser que te sirva pra estudo.

Os overdrives que você fala são os canais do JCM ou são outros projetos?
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #130 : 23 de Outubro de 2013, as 00:13:10 »

guhjurisato,
eu havia postado na página 3 do tópico o link pro documento do Sérgio Trindade (Supertramp), ensinando a lógica do chaveamento por LED/LDR: http://www.4shared.com/office/zA9iv0NV/Chaveamento_com_ledldr_-_Srgio.html

Entendendo como funciona, que é basicamente a fonte dele, você faz qualquer coisa. Dependendo do chaveamento, como aconteceu no tópico do Dual Rectifier, pode ficar um pouco complicado, mas no caso do JCM é mais tranquilo.

Na primeira página do tópico eu postei um tipo de layout "universal" pra esse chaveamento. Acabei nem usando, fiz direto no PTP, mas pode ser que te sirva pra estudo.

Os overdrives que você fala são os canais do JCM ou são outros projetos?

Marcel, muito obrigado pela rapidez na resposta. Peço desculpas por não ter lido o tópico direito, mas deve ser a ansiedade. Bom tratam-se de um GTFO do nevio, e um TubeScreamer..... O que ocorre, é que montei eles, em forma de um mini stack, com os dois efeitos la... e um chaveamento por footswitch. Mas surge um apitinho chato no TS, acho. O incrível, é que quando estão separados, ligados de forma independente, funciona sem ruído algum... Mas quando adiciono o chaveamento, aparece o maledeto..  Batendo Cabeça
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Páginas:  1 ... 7 8 [9]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal