Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 13:54:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Construção do MOD102 - valvulado 5 Watts SE  (Lida 55092 vezes)
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« : 27 de Novembro de 2013, as 07:49:00 »

Pessoal, estou iniciando a montagem do meu primeiro valvulado, inpirado em um Kit comercial americano (MOD102, da empresa MODKITSDYE),este por sua vez baseado nos Fender SE,(5E1,5F1,5F2a...etc..)
O projeto foi orientado para se ter baixo custo, rapidez e simplicidade de montagem,focando o musico/hobista/estudante que deseja montar o seu primeiro amplificador valvulado, destacando-se o excelente material didático que acompanha o kit.
O produto final é um amplificador pequeno, mas que responde muito bem a proposta, aceitando muito bem o uso de pedais e que tem como característica,o timbre do seu "inspirador".
O Kit completo pode ser visualizado em sua homepage (http://www.modkitsdiy.com/kit/mod_102_guitar_amp_kit) ,inclusive manual de montagem completo

Não é uma propaganda da marca, apenas um texto para os interessados ficarem cientes que se trata de um bom produto

O MOD102 originalmente é montado em ponte de terminais; mas eu pretendo executa-lo em placas universais, ou talvez das duas formas.
Segue o esquema,parte do material didático com algumas ilustrações e algumas fotos da minha placa que esta apenas com os componentes encaixados, sem soldar e sem aparar os terminais.
Os transformadores estão sendo montados e o restante dos componentes ainda vou adquirir (valvulas, soquetes, potenciômetros, jacks...).
Sem falar em gabinete e alto-falante e acabamento,o custo desta montagem gira entre R$400 e R$500 reais.
Apesar de eu ainda não tê-lo montado, este kit é comercial, portanto funcional.
Existem videos deste amplificador no youtube,inclusive com a sua montagem.
Devo avisar que o meu layout ainda não foi testado
Dicas e observações serão muito bem vindas.....

                                                                              LAYOUT NÃO TESTADO









Chassis e montagem originais... a beleza passou longe.......






Agora já em um gabinete








Outra montagem. Aqui, foi usado outro chassis (13"x 5" x 2") que ficou em pé
para que as valvulas e o transformador ficassem de cabeça para baixo










Minha primeira montagem em placas separadas:









Agora em uma unica placa





[imghttp://imageshack.us/a/img546/2056/2mm1.jpg]http://[/img]





Este amplificador foi idealizado para se gastar o mínimo possível, com uma qualidade de som bem satisfatória, bem dentro dos padrões da marca em que foi inspirado.
Como disse anteriormente...sugestões e dicas são muito bem vindas
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, as 10:55:42 por casacunha » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 27 de Novembro de 2013, as 08:59:13 »

Por que na sua primeira montagem valvulada, você não segue o projeto original, usando pontes e o layout disponibilizado?

Acho que seria MUITO mais educativo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #2 : 27 de Novembro de 2013, as 10:23:19 »

È pra se pensar, ainda não soldei nada, e tenho as pontes de terminais aqui (xing ling de pessima qualidade... deus me livre... só tem essas aqui onde moro...o eduardo que tem umas ótimas lá..)
Um problema para esta montagem em ponte de terminais, é que não se encontra estes capacitores axiais facilmente aqui no Brasil
Fora isso,reconheço sim que no caso de se ter até um retorno pra quem queira montar, uma montagem como a o kit que usa ponte de terminais seria mais instrutivo e confirmativo da sua funcionalidade.
Vamos chegar a um consenso...aguardo de vocês mais opiniões.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, as 18:41:57 por casacunha » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 27 de Novembro de 2013, as 10:31:49 »

Eu concordo com o Haroldo... na sua primeira montagem, melhor seguir a receita... depois com mais experiencia parte para modificações.
É um jeito seguro de você ter seu valvulado funcionando, e sem gastos extras...
Continuo não entendendo porque o secundario de HT duplo com retificação com 2 diodos + CT nesses amplis "modernos"...  Roll Eyes
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, as 10:33:20 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #4 : 27 de Novembro de 2013, as 12:10:35 »

OK kem, vamos anotando as dicas...sobre o HT, qual seria a configuração ideal no seu ponto de vista? sem tape com 4 diodos?
Lembrando que este projeto foi desenvolvido visando baixo custo,de repente la fora, um PT com secundário de HT com tape central tem um preço melhor que um sem tape....
O transformador originalmente usado aqui é um Hammond 269 EX
« Última modificação: 28 de Novembro de 2013, as 06:51:33 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #5 : 20 de Dezembro de 2013, as 07:52:03 »

Dando continuidade ao tópico, galera, é bem díficil se segurar para não fazer algo diferente da receita do bolo, então fiz uma placa para este circuito, que originalmente é montado em ponte de terminais.
Após escolher este circuito para montar,




Acabei encontrando este outro:



Como ambos são extremamente parecidos, e ao meu ver e também pelo parecer de outros membros experientes aqui do site, nota-se que o segundo é um pouco mais elaborado,com poucos componentes a mais.
Então resolvi fazer primeiro circuito usando a placa do segundo como base.

Placa do segundo:







Então, subtraindo alguns componentes, cheguei a esta placa; que é o primeiro circuito adaptado a placa do segundo:



"ATENÇÃO  ERROS" - VERIFICAR NOVO LAYOUT ADIANTE





























A placa esta pronta, e as válvulas, soquetes e potenciômetros, já tenho; faltando apenas os transformadores.
Deixando claro, que o primeiro circuito que apresenta um timbre bem fender,é comercializado por uma empresa americana, e o segundo circuito que já leva um timbre mais pra marshall é comercializado por uma empresa inglesa.
Este é o link do fabricante do primeiro circuito, o qual estou montando; a pagina apresenta o amplificador com todas informações sobre sua montagem, alguns videos e samplers:

http://www.modkitsdiy.com/kit/mod_102_guitar_amp_kit

O segundo circuito, após 8 anos de comercialização, acabou de ser retirado do site do fabricante para receber inúmeras melhorias, que serão apresentadas em janeiro de 2014.Será um amplificador totalmente reformulado, mas dentro da proposta SE de baixa potencia.
Mais informações sobre isso podem ser encontradas na pagina do fabricante do kit, que ainda apresenta alguns samplers do amplificador, na versão antiga, sem as modificações.Mas todas as informações sobre a montagem do mesmo foram retiradas; sorte que eu as tinha salvo em meu pc.Eis a pagina:

http://www.ampmaker.com/store/SE-5a-5W-British-overdrive-amplifier.html

Como os componentes mais caros são comuns aos dois circuitos,eu farei as duas placas para sentir o som de ambos.
No momento aí esta a primeira, posteriormente, depois de funcionando, farei a segunda, disponibilizando samplers pro pessoal "sentir" o som.
Peço desculpas pela demora,pois tenho que ir devagar com este projeto, que alem de exigir atenção e clareza de ideias e conhecimento, ainda exige um certo gasto, que no momento, não estou podendo ter, pois me encontro desempregado.
Devo perfurar o chassis,(modo forma de bolo on) este fim de semana e dar prosseguimento na montagem.
Assim que for possível, novas fotos e comentários serão disponibilizados.

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, as 11:11:42 por casacunha » Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #6 : 22 de Dezembro de 2013, as 11:26:40 »

Pessoal, verificando minha placa hoje, encontrei um erro no layout, que pode ser facilmente corrigido.
Na parte central da placa, os componentes R9, R10, e C7 estão ligados de forma errada, como segue:



A forma correta  de ligação consiste em espelhar a posição dos componentes e suas ligações,dispensando o emprego do jump F/G,deixando vagos os furos do mesmo.
Esta é a forma correta:



Os jumpers A-B  e  C-D  ainda continuam em suas respectivas posições.
Peço desculpas pelo equívoco aos que se interessaram pelo projeto  e aos administradores...
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, as 11:29:46 por casacunha » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 22 de Dezembro de 2013, as 12:46:04 »

casacunha, erros pequenos assim acontecem... não esquenta.
Já te disse por MP, mas não curto muito placa universal para valvulados... acho que esse monte de ilhas misturado com alta tensão é um convite para acidentes. Mas se tomar bastante cuidado...
Boa sorte no projeto.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #8 : 22 de Dezembro de 2013, as 13:08:22 »

O Kem tem razão. É uma tensão alta o suficiente para gerar centelhamento na placa.

Se realmente quer usar uma placa pré-perfurada, isole as ilhas que realmente serão usadas com esmalte de unhas, e jogue a placa no percloreto, deixando só as ilhas que interessam, portanto.

Pessoalmente, eu partiria para uma placa de ilhoses (ou turrets, como os que tem na Altana). Resolve-se com uma placa virgem de fibra, removendo todo o cobre com percloreto. Ilhoses você compra em qualquer lojinha de armarinhos. Ou faria a montagem ponto-a-ponto mesmo (mais clássico).

Resolver o problema dos eletrolíticos axiais é fácil: solde um pedaço de fio (rígido) em um dos lides, dobre no sentido do comprimento, e use um pedaço de fita isolante (ou braçadeira de nylon, ou tubo termoretrátil) para prendê-lo no corpo do componente. Pronto. Capacitor radial instantâneo.

Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #9 : 22 de Dezembro de 2013, as 13:28:51 »

OK Kem, gostei  da sua dica, não tinha pensado nisso, mas como já soldei tudo que tinha que soldar na placa,é só mergulhar direto no percloreto...
Ótima dica também, Finck, sobre os capacitores, como farei duas placas, a próxima eu vou usar assim, como você falou.
Sobre a possibilidade de usar turrets ou ilhós, os turrets estão descartados no momento, eu teria que compra-los e também comprar ou fazer a ferramenta para fixa-los, mas não estou podendo gastar nada no momento, estou sem trampo.
Não sabia que os ilhós das casas de aviamento pegavam solda senão teria feito desse modo.
Na segunda placa tentaremos com ilhós então.
Obrigado rapaziada, estão ajudando muito, boas dicas são uma aula.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2013, as 14:56:47 por casacunha » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #10 : 22 de Dezembro de 2013, as 14:57:02 »

casacunha

Não é bom negócio mergulhar a placa universal em percloreto. Pode ser difícil retirar todo percloreto que fique entranhado nos furos, melhor seria retirar as ilhas em volta dos pontos que tem HT com alguma ferramenta, (como um formão estreito ou uma chave de fenda afiada). O percloreto em si é condutor e alguns furos próximos podem acabar virando trilhas.

Abs
Registrado
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #11 : 22 de Dezembro de 2013, as 14:58:58 »

Matec, voce quer dizer que o percloreto pode penetrar na placa? nem com um bom banho de agua nao resolveria?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 22 de Dezembro de 2013, as 15:03:40 »

Obviamente você não vai mergulhar a placa universal com os componentes já soldados no percloreto de ferro, vai atacar os componentes também (se sobrar algum terminal sem corrosão tá no lucro).

Deixa assim mesmo, com as ilhas. Elas são isoladas uma da outra (exceto as que tem componentes e fios soldados) e não tem perigo de centelhamento pois as isoladas não tem potencial algum (nem terra, nem positivo e nem negativo) é como se não existissem para o circuito).

Sobre os ilhoses, tem de vários materiais: latão, ferro latonado, ferro, níquel. Os melhores são os de latão que pegam solda. Os latonados pegam solda, mas podem enferrujar com o tempo (principalmente depois que são amassados e ficam trincados, expondo o ferro).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #13 : 22 de Dezembro de 2013, as 15:10:38 »

Perfeito, Xformer, na verdade o  material metálico existe, mas esta isolado realmente, sem potencial negativo e nem positivo.
Você tem razão.
Também havia me esquecido que o percloreto não corrói apenas cobre....
A placa esta lá , salva ainda....
Vamos de ilhoses na próxima sim, de latão
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 22 de Dezembro de 2013, as 15:18:29 »

Perigo de centelhamento acho que não existe, como explicou o xformer.
Meu medo são os componentes que são soldados proximos um aos outros... um pinguinho de solda que escorra pro lado errado...
Mas como eu disse antes, é só ter cuidado.
Mas a montagem com placa de ilhos é muito mais tranquila mesmo. O xformer tinha um anuncio delas por aqui... muito bem feitas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal