Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 15:03:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ceriatone Chupacabra  (Lida 5044 vezes)
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« : 23 de Fevereiro de 2015, as 22:59:21 »

Pessoal, acabei de migrar meu Marshall Silver Jubilee para um Ceriatone Chupacabra, mas estou com um problema, conforme o esquema tem um circuito para alimentar as duas primeiras válvulas do Pre amplificador, fiz conforme esquema , só que de jeito nenhum as válvulas funcionam, não sai 3,15 para cada os pinos 4 e 5 e 9, acabei ligando direto junto com os outros, deu um som legal e tal, só que esta com um certo ruido, creio que eles fizeram aquele circuito para em separado para amenizar tal ruido. Alguem que manja bem, tem como dar uma olhada para ver se tem algo errado no esquema deles?

Obrigado.

Segue abaixo link com esquema

http://www.ceriatone.com/images/layoutPic/Hod%20RoddedPlexi/Chupa50.jpg
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #1 : 24 de Fevereiro de 2015, as 00:16:51 »

Pelo esquema, eles usam um transformador para retificação por válvula, e utilizam essa parte para ligar duas válvulas do pré. O seu transformador também é assim? Já foi falado aqui que retificando com válvula tem uma queda de 40v, e na configuração com diodos não ocorre essa queda, então o circuito fica com a tensão acima do recomendado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 831



« Responder #2 : 24 de Fevereiro de 2015, as 01:26:04 »

Adriano_Passos

A Tensão que tem que sair é 6,3V DC entre os pinos 4-5 e o pino 9. O detalhe da placa de retificação é que esse circuito é um dobrador de tensão. Assim verifique se sua placa está de acordo com o esquema , e se os capacitores estão colocados corretamente. Nesse circuito a qualidade dos capacitores é importante. A tensão nos terminais dos diodos deve chegar a uns 9V, e lógico, na saída do regulador, 6,3V.

Nem sempre o ruído do ampli vem dos filamentos em AC. Talvez você tenha que checar novamente o aterramento.

 Smiley
« Última modificação: 22 de Abril de 2017, as 14:59:49 por Matec » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #3 : 24 de Fevereiro de 2015, as 09:59:09 »

Meu transformador tem uma saída de 5v. Vou reverificar, a principio esta tudo certo. Quando eu obter novidades eu informo.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 24 de Fevereiro de 2015, as 12:17:36 »

Meu transformador tem uma saída de 5v. Vou reverificar, a principio esta tudo certo. Quando eu obter novidades eu informo.
Esses 5V são para alimentar a valvula retificadora.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 24 de Fevereiro de 2015, as 14:35:10 »

Boas e simples opções para alimentar filamentos de válvulas de preamp com DC são os circuitos da Mesa Boogie.

Se o secundário de 6,3Vac do transformador <b>tem center-tap (CT 3,15-0-3,15Vac)</b> o circuito de filamento DC do Mesa Heartbreaker é muito bom, destinado a alimentar todas as válvulas de preamp  (V1...V3). O do Trem-O-Verb é praticamente igual ao Heartbreaker mas alimenta somente a primeira válvula de preamp (V1).

Se o secundário de 6,3Vac do transformador<b>não tem center-tap</b> o circuito do Mesa Dual-Rectifier é recomendado, alimentando com DC somente V1.

É muito importante ressaltar que, embora sejam circuitos simples, não admitem nenhum tipo de modificação em sua topologia, podendo, eventualmente, utilizar -se componentes substitutos diretos (por exemplo 1N5408 ao invés de 1N4007) ou pequenas alterações de valor, por exemplo caps de 6800uF no lugar de um especificado como 4700uF <b>Em outras palavras, devem ser construídos exatamente como nos respectivos esquemáticos !!!!</b>

Esses circuitos devem ser montados próximos às válvulas a serem alimentadas com corrente-continua.

No website do Doug Hoffmann estão disponíveis os esquemáticos originais Mesa dos amps citados acima.

http://www.EL34world.com

Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #6 : 24 de Fevereiro de 2015, as 16:05:47 »

Estava pensando em fazer um deste conforme o mestre ensina. O que vocês acham?

https://www.youtube.com/watch?v=H_LGteS5mmM
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 24 de Fevereiro de 2015, as 16:51:12 »

Olá Adriano.. reparei aqui que você tem um impasse muito parecido com o meu..

No meu projeto do amp aqui, também optei por usar corrente contínua para os filamentos.. e testei esse método que o Guilherme indicou.. mas comigo não deu certo, pois, dos dois filamentos da 12ax7, as tensões ficaram bem desbalanceadas e ficava impraticável, ele não "dividia" a tensão por igual entre os filamentos, sabe?

Aqui o meu transformador também possui esse enrolamento de 5v para a válvula de retificação.. e como eu não vou utilizar essa válvula.. resolvi fazer o seguinte:


Um projeto do site: http://tubecad.com/2011/04/blog0204.htm



Aqui no meu trabalho não encontrei o artigo completo, em casa quando eu encontrar posto aqui.. mas o sistema é basicamente o seguinte..

Ele utiliza esse enrolamento de 5V, usa um circuito de dobrador de tensão, um resistor pra ter uma leve queda de tensão e então alimenta os filamentos.
Esse enrolamento, se não me engano, é de 2A, então mesmo com o dobrador ele dá certo. A vantagem ainda é que é um enrolamento que vai ser utilizado só pra isso, bom pra um que nem teria uso no amp, para começo de conversa, não é?

Apesar do esquema não possuir valores dos componentes.. pelo que dá pra ver na imagem da placa pronta no site, ou então deduzindo esses valores, deve ser assim..

Diodos, UF5403
Capacitores de disco, algo em torno de 10nF por uma tensão compatível com o circuito..
Capacitores eletrolíticos, dois de 10.000uF por 10V (eu usaria 16V) e um de provável 4.700uF por 10V
O resistor que é a jogada.. tem que fazer um cálculo simples de Lei de Ohm para dar a queda, se não me engano o Eduardo postou um vídeo que explica esse cálculo, a potência desse resistor eu julgaria algo em torno de 3 Watts..

Antes de testar o circuito eu sugiro você dar uma pesquisada um pouco mais profundada.. já faz um bom tempo que eu não vejo algo sobre esse circuito.. mas além do criador dele comprovar que funciona, ainda vende na internet a placa.. então.... vale o teste, não?



Ahh... agora que reparei.. é praticamente a mesma coisa que você fez ai, só que sem o regulador..
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, as 16:56:36 por visioncb » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #8 : 24 de Fevereiro de 2015, as 17:46:18 »

Só o diodo que usei o 1n4007.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, as 23:15:41 por Adriano_Passos » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #9 : 28 de Fevereiro de 2015, as 12:09:56 »

Problema resolvido, o dissipador que coloquei no 7806 estava aterrando o regulador, quando ele não ficou aterrado tudo funcionou,  Legal!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal