Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 08:32:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DUVIDA] Que falante eu uso num valvulado de 5w?  (Lida 19505 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #30 : 27 de Fevereiro de 2012, as 16:06:32 »

Como eu disse em um dos posts, era estranho algumas caixas (gabinetes) indicados, terem mesma potencia, ou ate mesmo 4 vezes a potencia do amp.
A 1960 é uma linha que tem algumas variaçoes conforme a letra no final.
Estas diferenças variam, podem ser desde potencia, quanto impedancia, podem ser stereo ou mono.
Ja usei uma quando tive um DSL100, e usava ela tambem em outros amps de potencia menor.
Nao tinha som ruim ou xoxo, desde que selecionado corretamente a impedancia.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #31 : 27 de Fevereiro de 2012, as 17:14:45 »

Eu só achei dois defeitos nessa Marshall 1960: não ser minha e não vir com um roadie junto! Sarcasmo
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 27 de Fevereiro de 2012, as 17:55:44 »

 Sarcasmo
E quem disse que a que eu usava era minha  Tongue
Só o DSL que era meu, o gabinete era de uma amigo.  Guitarrista
Registrado

klebergobbo
Visitante
« Responder #33 : 06 de Abril de 2012, as 16:13:50 »

Olá pessoal. To reabrindo esse tópico para pedir uma ajuda. Estou montando o hi octane e to em dúvida entre os falantes Acedo 12aa(80W) e o Weber12a125(20W). O preço dos dois são bem proximos e eu não sei qual deles usar.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #34 : 06 de Abril de 2012, as 16:16:53 »

O Weber apresenta menor potência... mas você tem que considerar o timbre de ambos e ver qual é melhor para você!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #35 : 06 de Abril de 2012, as 16:55:15 »

Se fosse considerar unicamente a potência dos 2 falantes eu iria no de 20 watts, mas se há a possibilidade de usar esse falante em outro projeto mais parrudo... vá no de 80.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #36 : 06 de Abril de 2012, as 17:13:04 »

Veja bem, não é ideia minha. Isso é o que diz em um manual da Fender.
http://support.fender.com/manuals/guitar_amplifiers/94_Twin_Amp_manual.pdf
Pagina 6.
"In order for a "slaved" solid state amp to reproduce the sound of a tube master amp, a solid state amp needs lots of headroom. For example, because of the way a tube amp interacts with a speaker load, a 20 watt tube amp, when driven into heavy clpping, can produce output signals equivalent to a 180 watt solid state amplifier."

No manual do Super 60 se não me engano diz a mesma coisa. Mas veja bem:

"In order for a "slaved" solid state amp to reproduce the sound of a tube master amp, a solid state amp needs lots of headroom. For example, because of the way a tube amp interacts with a speaker load, a 20 watt tube amp, when driven into heavy clpping, can produce output signals equivalent to a 180 watt solid state amplifier."

Ou seja, pro SS "escravo" reproduzir exatamente o que o valvulado (com carga reativa) está fazendo, sem introduzir nada por conta própria, eles dizem precisar desta potência toda "sobrando". Faz sentido, coloca uma onda quadrada numa carga indutiva e vê o tamanho dos picos. Não significa que precise de 9 vezes mais potência pra fazer o mesmo barulho. Aliás, 9 vezes mais potência parece muito mas são 9.5 dB a mais.

Por outro lado eu também acho que um power valvulado fala bem mais que um SS. Vejamos. Pega o meu tremendão, que eu modifiquei com uma chave "low power" (o B+ cai à metade e o bias é compensado pra não ficar muito frio - que nem é feito no the Twin e no Super 60). Suponhamos que ele dê normalmente 80W, eu teria aproximadamente 1/4, ou seja, 20W. Agora, eu tiro metade das 6L6 e ligo em dois falantes em série, pra compensar. Metade, ou seja o amplificador de 10W mais trambolhento do mundo. Continua insuportavelmente alto pra tocar em casa (e com folga). Pra chegar neste volume, precisaria de um SS bem mais parrudo do que 10W (eu tenho um cubinho com TDA2030 na saída que é vergonhoso).

Uma coisa chata em relação a alto falantes pra amplificadores pequenos no Brasil, é que já temos poucas opções de alto falantes de 10" e 12", se for pensar em 6" e 8" (como nos Fender Champ) não existe opção nenhuma específica pra isntrumentos, só alto falante pra carro e mini system.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
EddieTavares
Visitante
« Responder #37 : 06 de Abril de 2012, as 18:25:26 »

gfr

Você tem que considerar mais uma coisa neste seu teste: o dobro da potência não é equivalente ao dobro de pressão sonora tanto em valvulados como em transistorizados, na verdade pra ter o dobro de pressão sonora é necessário aproximadamente o quadrado da potência, é a mesma lógica dos potenciômetros logarítmicos.

Desta forma, uma amp de 10 watts vai ter aproximadamente metade da pressão sonora de um de 100 watts.

Mas com toda certeza os amps valvulados soam mais altos que os SS de mesma potência.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #38 : 06 de Abril de 2012, as 22:15:06 »

Compressão é uma das coisas que você consegue de válvulas quando abre o gás num tube amp.

Aqui alguém liga no talo um SS até ele saturar o estágio de saída? Creio que não, alguns aguentariam com um som horrorosamente distorcido, outros apenas queimariam!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #39 : 07 de Abril de 2012, as 10:55:45 »

Toda regra tem exceção. Smiley

O Albert King usava um Acoustic 260, SS no talo. O BB King usa um Lab Series L-5.

O Deacy amp é SS e é usado distorcido da ponta à cabeça. Os Pignose são clássicos. Já ouvi elogios entusiasmados ao Marshall Lead 12. Tenho um amigo que é apaixonado pelos Vox Super Beatle.

Vou ser vítima de preconceito por falar isto, mas o "infame" bag 1 da Giannini (U-65G) tinha um som bem legal no talo. Acho que uma das razões era o uso de um transformador como driver do estágio de potência.

Tem amplificadores SS que falam bem alto também, embora não sejam legais pra distorcer. Que eu lembre, o JC-120 não é nada desprezível, tem também o Polytone Mini Brute.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #40 : 07 de Abril de 2012, as 11:18:09 »

Não falo mal de amps SS, até por que tenho alguns e gosto deles. Talvez tenha me expressado al, pois quis dizer que a distorção da potência do amp é que normamente é desagradável. Muits dos amps citados não chegam a isso, distorcendo no máximo estágios de preamplificação.

Já o Deacey distorce só de olhar pra ele, é praticamente um fuzz com saída de baixa potência.

O JC-120 tem uma distorção horrorosa que acho que só eu aprecie...rs

O BAG-05 da Giannini... Sei não, já tive um e quebrava um galho...

Amps SS bem projetados não deixam dstorcer a saída mesmo excitados ao máximo.

Mas concordo que semre há exceções, sempre! Além do que, não sou dono da verdade e há muito o que não sei!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #41 : 07 de Abril de 2012, as 12:16:41 »

Não é só você não, o Luiz Brazil pelo jeito gosta do JC-120 distorcendo também. Segundo ele, não lembro em qual música (a idade é uma m), num dos LPs do Moraes Moreira do final dos 80 ("mestiço é assim", talvez), tem um solo que foi gravado com uma Les Paul e um JC120 no talo (trancado numa sala em outro andar do estúdio hehehe).
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #42 : 08 de Abril de 2012, as 11:20:25 »

Vou ser vítima de preconceito por falar isto, mas o "infame" bag 1 da Giannini (U-65G) tinha um som bem legal no talo. Acho que uma das razões era o uso de um transformador como driver

Puxa tem que ser um BAG-1 dos antigos, porque os novos não eram mais assim.

Há alguns anos, recomendei a um amigo que comprasse um falante melhor para o BAG-1 dele. Tanto insisti que ele comprou um legend destes da eminence (não sei qual). Tive um enorme prazer de ver a felicidade dele! O resultado é fantástico - só não sei se o dele era velho o suficiente para ter o transformador no circuito de inversão de fase.

Sempre digo. Se você tem pouca  grana, não valer a pena trocar de captadores da guitarra. Eu trocaria o falante primeiro. Pena que quando mais novo não sabia disto!

Quanto a distorção do Jazz Chorus.. .Só tenho uma coisa a dizer: "Marshallizer" - dá pena comparar os dois... tadinho do JC!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #43 : 08 de Abril de 2012, as 11:53:12 »

Da safra de 1982.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal