Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 18:55:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Preamp bass 9V  (Lida 6783 vezes)
Anderson Matusita
Visitante
« : 02 de Junho de 2012, as 14:14:18 »

Boa tarde.
Estou a varios anos pesquisando sobre valvulados para contra baixo, e tenho me deparado com muitas dúvidas.
Recentemente montei um pedal valvulado, o valvecaster, que opera com 9VDC. Com um som maravilhoso pra usar como boost, principalmente se for usado como boost pra solo.
Hoje me veio na cabeça de colocar um tone stack entre os triodos pra fazer o valvecaster como preamp. Simulei ele no programa e estou na dúvida em qual tone stack usar.Inicialmente vou montar o tone stack da fender, baseado no programa do Duncans tonestack.
Após os testes, colocarei minhas impressões sobre o esquema, e posteriormente farei o layout. O layout que pretendo fazer será com varios tone stack para ter uma ampla variedade de timbre a escolher.
Espero que vocês me ajudem.


-----
Esqueci de colocar os esquemas no qual me basearei.
Valvecaster:
http://www.4shared.com/photo/1GgmVWe2/valvecaster.html

duncans tonestack:
http://www.4shared.com/photo/aGODpjj-/tonestack.html

Mais um tonestack para se basear:
http://www.4shared.com/photo/efYuP_MK/preamp.html



« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 14:21:24 por Anderson Matusita » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 02 de Junho de 2012, as 18:41:44 »

Filamentos de uma 12AU7 ligados em 9V?!?
Melhor ou usar 12V para alimentar o pedal ou usar uma 9AU7...
O problema é que se você usar um tone stack completo, vai roubar praticamente todo o sinal. A saida do pedal vai acabar ficando mais baixa que a saida da guitarra.
Para usar um tone stack completo vai acabar precisando usar uma outra valvula para recuperar o sinal perdido no tone stack. Ou alimentar a valvula com uma tensão maior no HT... Mas ai perde o sentido do pedal.
« Última modificação: 02 de Junho de 2012, as 18:49:39 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 03 de Junho de 2012, as 01:00:30 »

Bom, não sou lá grande conhecedor de valvulados pra responder bem essa questão, mas, pelo pouco que sei, não vejo por que haveria essa perda de sinal toda, a ponto do sinal de saída ficar menor que o de entrada, se se colocar um tonestack entre os triodos, não.

Mas, se EU fosse usar o valvecaster, me contentaria em usar apenas um pot de Tone. Até porque eu acho interessante a idéia de ter um booster valvulado de pequeno tamanho. pra adicionar tantos pots a mais, ocupando tanto espaço a mais, eu faria apenas em um preamp com mais 2 estágios, de mais uma 12AX7/12AU7. Mas isso é uma opinião pessoal.

Professor Eduardo, pronuncie-se... hahaha
Registrado
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #3 : 03 de Junho de 2012, as 02:44:42 »

na simulação não teve uma perda tão significativa, mesmo porque o ganho aumenta absurdamente o tamanho da onda. Tentei testar ele no protoboard só que os fios que eu tenho não ajudou muito, então fiz um layout e segunda ponho pra corroer a placa.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 03 de Junho de 2012, as 10:23:06 »

Oi Pessoal

Até dá para usar um controle de tom de três bandas com uma 12AU7, mas o controle de ganho vai ficar meio comprometido.

Recomendo usar uma fonte de 12V para os filamentos ou então construir o circuito para ser alimentado pelo Bilé Nervoso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 03 de Junho de 2012, as 16:07:57 »

Marcel., o problema é que o ganho de uma 12AU7 com HT de 9V é minimo. E um tone stack completo é um grande ladrão de sinal.
O ideal ai seria aumentar o HT. O Bilé é uma otima opção para isso. Mas ao menos alimentar o circuito com 12V, para manter os filamentos na tensão correta e dar uma leve (bem leve) aumentada no HT.


Ps. Eu to com um MONTE de 9AU7 aqui (a 12AU7 com filamentos em 9V). Vou experimentar esse circuito (mas com controle de tom simples... Wink )

Ps2. Tava vendo uns esquemas de pedais alimentados por baixa tensão aqui, e tem o Banana Booster, muito parecido com esse (sem controle de tom nem de ganho, mas alimentado por 12V). http://www.tube-town.net/diy/lov/lov03-banana_booster-schema.jpg
« Última modificação: 03 de Junho de 2012, as 16:18:04 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Marcel.
Visitante
« Responder #6 : 03 de Junho de 2012, as 16:13:27 »

Concordo em alimentar o circuito com 12V, kem.
Anderson, testa usar o valvecaster com esse tonestack em 9VDC e 12VDC e posta os resultados. Uma fontezinha regulada de 12V é baratinha.

Abraços.
Registrado
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #7 : 03 de Junho de 2012, as 17:24:18 »

minha fonte de pedal conta com uma fonte de 12VCD, pois alimento um cooler e um led de alto brilho que da um resultado muito bonito. Vou testar esse pedal com 12V. Infelizmente tenho somente a 12AX7 e a 12AU7. Sengunda vou ver como ficará o resultado. A minha idéia é fazer um préamp que seje alimentado com uma fonte de pedal, pra ter o meu timbre nos shows. Obrigado pelas dicas.

-----
montei o esquema ontem na protoboard e apresentou um curto. Como ja fiz um layout no Eagle, vou imprimir. O maior problema que estou encontrando encontrar uma xerox na minha facu aberta, já que 48 federais estão em greve. Mas procurarei uma impressora em toner pra imprimir meu layout. Resultados mais tarde...
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 08:31:22 por Anderson Matusita » Registrado
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #8 : 05 de Junho de 2012, as 19:18:09 »

meu layout ficou com a trilha muito fina, vou refazer pra amanhã ter um resultado melhor.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 05 de Junho de 2012, as 19:22:57 »

Anderson, faz PTP mesmo. São poucos componentes e fica mais facil de se fazer modificações.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #10 : 05 de Junho de 2012, as 19:33:09 »

fiz na protoboard ontem e a minha fonte acusou um curto. Tinha feito o valvecaster PTP e desmontei ele pra fazer esse projeto.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 05 de Junho de 2012, as 23:39:14 »

Para incorporar um tone stack não precisava ter desmontado o pedal. Dava pra acrescentar no PTP mesmo. Essa é a grande vantagem do PTP.



Aqui (http://amps.zugster.net/articles/tone-stacks) um link com alguns tone stacks, com esquema e layout PTP.
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 23:48:34 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Anderson Matusita
Visitante
« Responder #12 : 05 de Junho de 2012, as 23:49:55 »

depois que voce falou que er pra fazer PTP eu vi a merda que fiz. Mas o pedal não estava pronto então não fiquei tão mal assim.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 05 de Junho de 2012, as 23:58:57 »

Hehehe
Estamos aqui pra trocar ideias.
Mesmo agora no seu lugar ainda faria em PTP. Não tem porque fazer um pedal desses em PCB, ainda mais com a intenção de testar opções.
Claro, como produto final até que tem sentido um PCB.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal