Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 16:45:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida quanto a construção de transformadores de força  (Lida 7160 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 05 de Fevereiro de 2011, as 20:20:33 »

Oi Haroldo

De fato esses últimos posts estão totalmente fora do tópico e há um outro sobre como enrolar transformadores. Não tem como fazer um copi-cole dos posts pro outro tópico?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #16 : 06 de Fevereiro de 2011, as 09:28:40 »

 Peço desculpas por ter perguntado um assunto totalmente diferente e fugido do tópico !

Obrigado Haroldo por ter criado um tópico para isto, desculpe pela confusão!


Um grande abraço !
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #17 : 06 de Fevereiro de 2011, as 11:55:05 »

Então em transformadores de força com ct não se inverte os sentidos dos enrolamentos? Sempre li em materias de transformadores diy que a metade do secundario são feitos no sentido contrario. Meu primeiro transformador que enrolei eu não inverti o sentido dos enrolamentos e ele vibrava inclusive o Eduardo disse que ele estava em curto.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #18 : 06 de Fevereiro de 2011, as 12:23:35 »

Então em transformadores de força com ct não se inverte os sentidos dos enrolamentos?

Duas pessoas de gabarito já respoderam essa questão! Porque a dúvida continua?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #19 : 06 de Fevereiro de 2011, as 13:46:06 »

Então em transformadores de força com ct não se inverte os sentidos dos enrolamentos?
NÃO! NÃO SE INVERTE OS ENROLAMENTOS!

Citar
Sempre li em materias de transformadores diy que a metade do secundario são feitos no sentido contrario.
Mostre os artigos! Acho que você não deve ter entendido corretamente!

Citar
Meu primeiro transformador que enrolei eu não inverti o sentido dos enrolamentos e ele vibrava inclusive o Eduardo disse que ele estava em curto.
Vibrar pode ser decorrente de várias coisas, o curto é uma delas! A baixa capacidade de corrente para a aplicação, juntamente com a falta de verniz, outra!

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #20 : 06 de Fevereiro de 2011, as 14:14:38 »

Duas pessoas de gabarito já respoderam essa questão! Porque a dúvida continua?
Quero apenas identificar onde errei no primeiro trabalho.
Sempre li em materias de transformadores diy que a metade do secundario são feitos no sentido contrario.
Mostre os artigos! Acho que você não deve ter entendido corretamente!

http://www.diybrasil.com.br/projetos/projetando-e-construindo-um-transformador-de-forca
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=199
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/86922/

Se não inverte tudo bem, apenas não quero errar nos proximos trabalhos.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 06 de Fevereiro de 2011, as 15:09:55 »

Duas pessoas de gabarito já respoderam essa questão! Porque a dúvida continua?
Quero apenas identificar onde errei no primeiro trabalho.
Sempre li em materias de transformadores diy que a metade do secundario são feitos no sentido contrario.
Mostre os artigos! Acho que você não deve ter entendido corretamente!

http://www.diybrasil.com.br/projetos/projetando-e-construindo-um-transformador-de-forca
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=199
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/86922/

Se não inverte tudo bem, apenas não quero errar nos proximos trabalhos.

Pode ficar sossegado porque não foi por isso que seu transformador não funcionou direito.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #22 : 06 de Fevereiro de 2011, as 15:38:58 »

Oi Pessoal

Novamente eu vejo o mesmo problema que sempre encontro nos posts do HandMades e de todos os outros fóruns que já participei. Alguém encontra um material ruim na internet e passa a tomar como bíblia para o assunto que for.

Não li todos os links que o Fallout postou, mas uma coisa ficou clara para mim: foram escritos por pessoas que não sabem do que estão falando. No caso da inversão do sentido, o cara começou o enrolamento do ponto central. É como começar a um texto no meio da página. Você escreve do meio para o fim e a parte do começo você escreve de trás para frente! Porque fazer fácil se dá para dificultar, não é mesmo!

Ao enrolar um secundário tipo V-0-V, começa-se da ponta V e vai até o 0. Continua do 0 até o outro V enrolando no mesmo sentido.

Se fizer como o cara fala, vai funcionar, mas fica confuso e a inversão do sentido de aperto pode folgar o enrolamento anterior. Além disso, eu nunca vi uma bobinadeira com motor reversível.

Por favor, pessoal, parem de se guiar por coisas que encontram na internet sem fundamento. O cara que escreveu não sita um livro sequer! Ele fala que o processo de cálculo do outro site é bom, mas comparado a que? Vão a biblioteca! Procurem livros sobre o assunto! Não acreditem em tudo o que veem na internet! Tem sites que pregam o benefício da trepanação!

http://www.trepanationguide.com/

E aí?!?! Quem vai ser o primeiro a abrir buracos na cabeça porque um idiota na internet mandou fazer?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juniorguitarcrazy
Visitante
« Responder #23 : 06 de Fevereiro de 2011, as 17:12:16 »

Sim, livros sempre é uma boa solução, você poderia me indicar alguns que já viu?



[Off]

Esse cara?

http://www.youtube.com/watch?v=4vsB-oxHMRw
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #24 : 06 de Fevereiro de 2011, as 17:56:30 »


O que o primeiro artigo diz é para inverter o sentido do enrolamento secundário em relação ao primário, e por uma razão ao meu ver errada - mas vou verificar minha documentação. Os enrolamentos primários não devem ser invertidos!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #25 : 06 de Fevereiro de 2011, as 21:06:01 »

Citar
Serão 287 espiras do 0V até 190V de fio esmaltado 24 AWG.
Isto está correto? Porque se estiver eu continuo a enrolar errado, ele calculou 190v no secundario e puxou o center tap no meio do enrolamento, mas assim ele não teria 95v-0-95v?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 07 de Fevereiro de 2011, as 06:45:59 »

Fallout

Esquece esse artigo. O cara está mais perdido que cego em tiroteio. Em um transformador nunca existe a necessidade de inversão de sentido de enrolamento. Caso seja necessário inverter a fase, basta inverter oa terminais da camada!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #27 : 07 de Fevereiro de 2011, as 11:25:00 »

Fallout

Esquece esse artigo. O cara está mais perdido que cego em tiroteio. Em um transformador nunca existe a necessidade de inversão de sentido de enrolamento. Caso seja necessário inverter a fase, basta inverter os terminais da camada!

Abraços

Eduardo
Ok Eduardo, se não tivessem criado esse topico ja iria enrolar o transformador do firefly errado!
Mas com relação ele ter calculado 190v e puxado o center tap no meio do enrolamento, ele fez uma saida secundaria de 95v-0-95v correto? Porque quando o esquema pede 190v-0-190v eu enrolo duas seções de 190v ou 380v com derivação central.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #28 : 07 de Fevereiro de 2011, as 12:53:31 »

 É isso mesmo.
 Ignoremos por um momento o center tap: Enrolamos um transformador com saída de 380 volts de uma ponta a outra. Só ai então puxamos o tap, dividindo em dois enrolamentos de 190 (190 + 190).

 Na internet tem muita coisa ruim mesmo! E com certeza, os livros ainda são as melhores fontes que podemos ter... 

 
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 07 de Fevereiro de 2011, as 13:45:21 »

Mas com relação ele ter calculado 190v e puxado o center tap no meio do enrolamento, ele fez uma saida secundaria de 95v-0-95v correto? Porque quando o esquema pede 190v-0-190v eu enrolo duas seções de 190v ou 380v com derivação central.

Olha, eu acho que o cara não sabe direito o que está fazendo. Pode até ser que o transformadore dele tenha funcionado, mas ele não entende os conceitos básicos de como se faz um transformador. É como pegar receita de remédio com a vizinha. Manja aquela história de "semana passada meu filho teve a mesma coisa e dona fulana mandou dar metil-etil-ciclanoaldeido-formalado monosódico e ele melhorou!"

Você arrisca? Vai no médico, caramba!

Abraços

Eduardo

PS: Sobre o cara com buraco na cabeça, eita coisa estranha!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2011, as 13:47:08 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal