Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 02:28:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo artigo/circuito solucionador de ruídos 60Hz  (Lida 37756 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #60 : 30 de Novembro de 2010, as 14:47:19 »

Ah... esqueci de falar uma coisa, o LM4250 tem uma característica de "dropar" os agudos além de uma certa frequência, o que parece ter sido desejável pelos designers da EMG.

Se for tentar clonar o circuito do EMG, considere colocar um capacitor de uns +- 100p entre as entradas + e - do CI, o circuito dos EMG nada mais é que um amplificador diferencial.

Mensagem Mesclada
designermx

A tua guitarra tem 2 humbuckers, o que eu acho que ficaria perfeito com o pre EMG, com a blindagem bem feita o circuito funciona ainda melhor, apenas não entendi o que você quer fazer com o gdi, já que o mesmo possue uma saída balanceada para ser usada direto na mesa de som.

Eu vou postar assim que der tempo a pcb que eu usei para o teste e o esquema com algumas alterações.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, as 14:56:38 por EddieTavares » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #61 : 30 de Novembro de 2010, as 15:26:55 »

Exato, como nas entradas XLR, junta os dois sinais do programa de áudio desejado defasados em 180o, reforçando os sinais fora de fase e cortando os sinais em fase presentes nas duas entradas do OpAmp. Simples e funcional.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #62 : 30 de Novembro de 2010, as 15:41:26 »

Na verdade o GDI eu estou querendo testar como um direct box mesmo (apenas pra teste, pois se funcionar compro um). Como acredito que alguns aqui sabem (você eu tenho certeza), existem dois tipos de interferências de reatâncias. Um tipo o capacitivo e outro indutivo. Vou explicar rapidamente as duas para deixar claro para os que não sabem. O capacitivo, quanto maior o capacitor, menor o nível de reatância o que é inversamente proporcional e por sua vez, o contrário dos de indutância (geralmente se percebe com cabos de instrumentos muito longos), onde temos a captação de ruídos pelos cabos. Além de ajudar com estes tipos de problemas, o DI ajuda no balanceamento do sinal, evitando a grosso modo, captação de ondas eletromagnéticas (tipo som de rádio no amp). Isso é uma explicação apenas e bem simples. O que imaginei foi... No caso de humbuckers, acredito que não há mais problema no captador em si, mas sim depois que o sinal sai. Estas reatâncias indutivas e interferências eletromagnéticas, podem fazer com que agente ao ligar uma distorção, ouçamos ruídos horríveis. Talvez, se utilizar um DI na entrada e na saída, resolva o problema. Claro que um simples circuito que custe 10 reais seria muito melhor que um DI de no mínimo 130 reais (ativo) , já que passivo prejudica um pouco as frequências extremas (Graves e Agudos), mas em contra partida, não corre o risco de ter loop de terra e etc, mas isso é assunto para um tópico inteiro...

Talvez... mas talvez mesmo, este problema de ruído seja algo que precisa ser resolvido no meio do sistema e não no amplificador ou na guitarra e por isso que pretendo fazer este teste.

Caso funcione, agente pode fazer o seguinte. Ou testar este seu método (eu pretendo) e ver se substitui o DI e tornar tudo viável para ambos os tipos ou agente mantém o projeto para ser usado em stratos.


Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #63 : 10 de Dezembro de 2010, as 11:20:23 »

Well...

Tem um cara na http://freestompboxes.org/ o nome dele (apelido?) é Bajaman, o cara tem dezenas de bons designs de pedais e outros dispositivos (bultler tube drive, vários fuzzes que ele mesmo projetou... , Klon centaur...) o cara é um mestre!

Anexo esta o layout que ele usou em alguns captadores ativos que ele mesmo montou, o circuito é idêntico ao do EMG 81 que eu anexei em outro post, ele adicionou um resistor de 33k na entrada não inversora do e usou resistores de 330k no divisor de tensão.

Ja testei esse layout e funcionou muito bem com um paf pro que eu tenho numa das minhas guitarras: usei o tl061 no lugar do LM4250, apenas adicionei um capacitor cerâmico 220p entre as entradas do preamp, o resistor de 1M pode ser omitido, já que, só tem função para o LM4250.

Resultado:
- Graves muito bem definidos;
- Agudos comportados;
- Zero ruído;
- O aterramento da ponte não é mais necessário como nos bons pick-ups ativos.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #64 : 10 de Dezembro de 2010, as 12:13:19 »

Pena que o LM062 faz mais ruído que o 072, mas consome muito menos (batteria).


Não tem um jeito de fazer disso um pedal? Você tem algum layout de placa que seja balanceador e que ajuste a impedância (sem usar transformador)? Só acho os esquemas e estou sem protoboard para fazer uns testes.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #65 : 10 de Dezembro de 2010, as 13:06:48 »

Pra fazer isso teria que usar um cabo balanceado, o jack da guitarra teria que ser TRS o vulgo "stereo" ou ainda um xlr... pra daí ir para esse tal "pedal", acho muito empenho pra não muito resultado... + OU -  isso:
Registrado
gil_holanda
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 229

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 4



« Responder #66 : 12 de Dezembro de 2010, as 15:36:57 »

Não consegui scannear ainda, mas aproveitando uma máquina fotográfica emprestada tirei fotos das páginas do artigo do filtro de 60hz.


ninguém se interessou pelo esquema do Jairo?   Roll Eyes
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #67 : 12 de Dezembro de 2010, as 21:55:46 »

O circuito é muito interessante, mas para mim não é viável manter uma bateria na guitarra, mas um sistema alimentado na energia. Por isso que penso em balancear a entrada e saída final.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #68 : 10 de Abril de 2011, as 00:51:11 »

ja ouviram falar de notch filter?

pois bem seria um passa faixa as avessas ou um rejeita faixa.... ele suprime uma certa frequencia todo tempo, claro voce perde esta frequencia na guitarra...

O fato é que cada captador apresenta um ruido em frequencia caracteristico ou seja nenhum captador é exatamente igual ao outro... portando para se fazer um pedal que atenda a essa peculiaridade seria necessario saber a frequencia de ressonancia de cada captador da sua guitarra e entao sim projetar o filtro... este filtro tambem deve ter seletividade muito alta ou seja atenuar muito a frequencia ressonante e diminuir drasticamente esta atenuação nas suas frequencias vizinhas...

tipo se a  frequencia ressonante for 1800Hz, o filtro deveria gerar atenuação de 30dB para 1800Hz e de 3dB para 1810Hz e para 1790Hz... sacaram?

Agora temos ainda o ruido HUM e HISS, o hum eh o malvado 60Hz da rede eletrica... que é captado atraves do campo eletromagnetico provocado pela circulação de eletrons nos condutores de qualquer residencia.... e o single coil capta bem esta merda...e o hiss eh o ruido ressonante do captador...

eu ainda sugiro o corte das frequencias ímpares do hum... 60(1ª)-180(3ª)-300(5ª)-420(7ª), claro para cada frequencia haveria um filtro notch em cascata..
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #69 : 10 de Abril de 2011, as 11:48:30 »

Como vários equalizadores paramétricos?
Registrado

betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #70 : 10 de Abril de 2011, as 12:43:32 »

não sei o funcionamento de um equalizador parametrico, mas creio que por ser um equalizador deve ter banda de frequencia muito grande, isso que propuz exige filtros com banda de frequencia muito pequenas para regeitar uma pequena faixa de frequencias para que nao haja perda de notas na guitarra....
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #71 : 10 de Abril de 2011, as 14:54:33 »

Um bom equalizador paramétrico permite ajuste de largura de banda.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #72 : 11 de Abril de 2011, as 11:42:19 »

Exatamente, assim permitindo criar "notches" ao longo do espectro, que nada mais é do que um filtro "rejeita faixa". Mas em relação ao uso de notch filters já sabemos das vantagens e desvantagens. Voce "capa' uma determinada frequencia e seus harmônicos... babáu! Atingiu dramaticamente o sinal de áudio que interessa também, por mais selecionada e magrela seja a banda rejeitada.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #73 : 20 de Abril de 2011, as 17:01:24 »

qual a frequencia do bordao E (mi) e do bordao D (ré) 1 tom abaixo (afinação em DADGBE) ? se estas frequencias forem acima dos 100hz creio que um bom notch de alto Q nao vá emagrecer tanto o som.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #74 : 20 de Abril de 2011, as 23:06:00 »

Tudo sempre vai depender do que voce quer em relaçào ao timbre de sua guitarra. "Emagrecer"ou nào é uma questào apenas, mas se a alteraçào de timbre nào desagradar, ok, nada é lei nessa história. Deixe seus ouvidos julgarem! Head Banger
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal