Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 22:23:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte chaveada com lâmpada econômica queimada  (Lida 32457 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #45 : 06 de Dezembro de 2011, as 20:46:32 »

hummm
12V 50W ta legal... se render 100% da pra alimentar um PP...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #46 : 06 de Dezembro de 2011, as 20:50:09 »

Oi Patines

Ótima dica! Pode ser que seja um conversor de meia ponte auto oscilante. No caso da lâmpada dicróica não há porque retificar. Pode mandar alternada em alta frequência mesmo que a lâmpada vai acerder no mesmo jeito. Vou ver se encontro uma dessas por aí para estudar.

Abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #47 : 07 de Dezembro de 2011, as 10:49:06 »

Bom dia. Uma duvida me ocorreu:

Quanto mais alta a frequencia de oscilação da fonte, menor são o capacitores de filtrgem ou estou errado?

Pelo que pude ver nas fontes de pc , por exemplo, os capacitores são todos de valor baixo .

Att.

Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #48 : 07 de Dezembro de 2011, as 11:50:29 »

Oi Daniel

Está correto. Quanto maior a frequência, menor é o valor do capacitor necessário para retificar o riple. No entanto, para garantir uma boa dinâmica em áudio, é preciso um capacitor maior. No caso dos computadores, não precisa ter grande valor pois não haverá componentes de baixa frequência para amortecer.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #49 : 07 de Dezembro de 2011, as 12:42:53 »

Tem se falado na reutilizacao dos indutores das lampadas economicas...
... e os transformadores de fonte de PC?
Nao servem para um re-aproveitamento, para uso em um valve?
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #50 : 07 de Dezembro de 2011, as 13:43:00 »

Oi Amorin

É nessa direção que estou indo. Peguei as lâmpadas econômicas porque o chaveador delas é muito simples. Usa só dois transistores e oscila por conta própria. Hoje estou tirando 12V por 250mA de um reator velho. Espero em pouco tempo poder construir um chaveador grande e tirar meus 300W dele!

Vamos ter que estudar como enrolar transformadores de ferrite! Vai ser bem mais fácil que os grandões. Enrolei alguns no final de semana. São 100 voltas no primário, 10 no secundário e está feito! Faço numa sentada!

Já descobri como se limita a corrente para evitar que ele exploda na sobrecarga! Precisa de um segundo indutor para proteção. Ou mantem o indutor original e usa um transformador separado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #51 : 07 de Dezembro de 2011, as 14:26:35 »

É bem interessante.
A comunidade Handmades agradece...
... e a Natureza (meio ambiente) fica feliz  Smiley
Registrado

leehfreire
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 185

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #52 : 08 de Dezembro de 2011, as 01:41:12 »

Tenho umas lampadas queimadas bem ali em cima da geladeira, e viva as férias!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #53 : 08 de Dezembro de 2011, as 06:24:12 »

Oi Pessoal

Ontem a noite passei um tempo simulando esses reatores no LTSpice. As fontes ficam muito boas, mas precisa corrigir a proteção dos transistores. A lâmpara é uma carga que apresenta uma queda de tensão constante, e isso ajuda a limitar a corrente. Mas sem ela a limitação fica só por conta dos transistores.

No reator vocês vão encontrar dois resistores de valor bem baixo. Algo como 1R ou 2R2. Para que a fonte opere de forma segura, sem explodir se o secundário fizer curto, esses resistores precisam ser maiores.

Vou fazer uma tabela com os valores a serem usados e depois posto aqui.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #54 : 08 de Dezembro de 2011, as 20:41:43 »

 Muito interessante Eduardo, bem alternativo mesmo esse circuito! Parabéns pelo vídeo também!

 Dei uma sumida nessas ultimas semanas por causa das provas... Polarizar mosfets, análise com transformada de fourier, eletromagnetismo... ahhh !!!


Bem, voltando ao mundo real, vamos ver se nesse fim de semana eu consigo disponibilizar alguma coisa para o pessoal brincar com a fonte chaveada para o power.

Um abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #55 : 09 de Dezembro de 2011, as 05:20:52 »

Oi Ledod

Eu lembro dos meus dias de cálculo 3 e os espaços transformados! Eu gostava da álgebra tensorial! Era bom nisso!

Eu coloquei esse reator eletrônico no LTSpice e estou brincando um pouco para entender o circuito. A enorme bantagem é que o circuito é auto-oscilante e um para um transistor fechar, o outro tem que estar aberto. A desvantagem é que não é regulado, mas válvulas nunca foram alimentadas com fonte regulada.

Pode-se dizer que se trata de um transformador chaveado, e não uma fonte chaveada. O riple de 120Hz passa reto para o outro lado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #56 : 09 de Dezembro de 2011, as 07:35:03 »

Na empresa onde trabalhei, as fontes chaveadas realimentadas em tensão e reguladas (por largura do pulso) eram banidas de uso com audio.  Gerava uma chiadeira chata nos amplificadores.

Os camaradas(instaladores de áudio, que trabalhavam nos eventos) gostavam de usar um inversor  com somente 1 transformador com núcleo de ferro, auto-oscilante, usando  4 transistores, porque falavam que não alterava o funcionamento dos amplificadores.  O inversor era alimentado por baterias.

Já é alguma pista: parece que os auto-oscilantes geram menos ruídos.  Como nunca trabalhei com os tais inversores esses, nunca tive a oportunidade de averiguar os porques da coisa.

Se o primário é alimentado por retificadores e filtro, obviamente as  ondulações vão passar, porque a saída não é regulada e a amplitude dos pulsos se reflete no secundário dos transformadores.

T+
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #57 : 09 de Dezembro de 2011, as 08:03:37 »

Oi Patines

Os chaveadores com quatro transistores são os de "ponte completa". Estes que estamos estudando são os de "meia ponte". Usam-se chaveadores de ponte completa para potência acima de 1000W ou quando a tensão de entrada é muito baixa.

O problema maior nos chaveadores é quando os dois transistores conduzem ao mesmo tempo por demorarem a mudar de estado. Quando a frequência é determinada por um microcontrolador, os cortes são feitos em pontos arbitrários do ciclo e é inserida uma zona de silêncio para dar tempo dos transistores mudarem o estado. Isso tudo gera um monte de ruído e interferência de RF que precisam ser controladas.

Nos auto-oscilantes, um transistor só passa a conduzir quando o outro já está completamente fechado. A frequência é determinada por um circuito LC formado por um capacitor e o primário do transformador. O circuito chaveia quando a corrente se inverte devido a frequência natural do transformador. É uma transição bem mais suave. Todo mundo trabalha feliz!

Todos os circuitos que eu propus até agora são auto-oscilantes. Não precisam de integrados para funcionar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #58 : 09 de Dezembro de 2011, as 15:14:09 »

 Acho que as fontes com realimentação, como o circuito que estou testando usando o TL494, geram ruído por causa da carga que estão alimentando. No caso de um amplificador de áudio é muito dinâmica a carga!
 Para exemplificar, algumas horas em um música temos muitos graves, outras temos mais agudos, e o consumo é diferente. Como a carga varia, a tensão varia, variando a tensão de referência para o integrado controlador, modificando o PWM, aumentando ou diminuindo a tensão. Se nesse meio tempo a carga variar de novo, o PWM vai variar de novo, etc etc... Digamos que a variação "oscile" na faixa audível, pronto, temos um ruído!! (Típico problema de engenharia de controle...)
 Se aumentarmos o valor dos capacitores da fonte talvez seja atenuado esse ruído, pois a variação da tensão será menor, com menor variação da tensão de referência. Fazer isso para 30w é fácil né ! Quero ver o tamanho do capacitor para 1000w hahaha Cheesy

 Um outro modo é deixarmos sem realimentação, dai a tensão de entrada do circuito será a unicamente responsável pela tensão de saída e haverá uma grande variação na tensão com a variação da carga, mas não tem problemas deste tipo. Não sei se fui muito claro haha

Um abraço!

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2011, as 15:21:29 por Ledod » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #59 : 09 de Dezembro de 2011, as 16:27:06 »

Oi Ledod

Foi bem claro e o que você colocou corrobora o que eu tenho observado nos modelos que estou simulando e nas fontes que fritei tentando tirar mais carga. No circuito do Bilé elétrico eu precisei colocar um indutor e um capacitor grande na saída para isolar o regulador, ou o circuito ficava instável.

No chaveador auto-oscilante a resposta a variação de carga é muito boa e a impedância de saída do circuito é bem baixa no início. Quando começa a chegar perto da corrente máxima permitida a impedância passa a aumentar rapidamente por conta do limitador de corrente. Sem o limitador, a impedância continua baixa até a ruína dos transistores. Na prática não é algo bonito de se ver!

Conforme a carga aumenta, a frequência de oscilação aumente também por conta da queda na indutância aparente do primário do transformador de força. Existe um limite para o aumento da frequência devido a indutância do transformador driver.

Vou construir um protótipo de maior potência com o circuito básico do reator de lâmpadas e ver no que dá. O que está me convencendo a abrir mão da regulação é a extrema simplicidade do circuito auto-oscilante. Quem tiver mais preparo técnico como você ou eu, não teria problemas em criar um controle com circuitos discretos, mas para que o circuito se popularize no HandMades é necessário que seja simples. Ninguém tem medo de um par de transistores!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal