Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 00:52:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Será esse o futuro das válvulas ?  (Lida 26858 vezes)
Guilherme
Visitante
« Responder #60 : 10 de Dezembro de 2012, as 18:31:05 »

Kem, é verdade, a primeira geração de amps SS usavam transformadores de saida. A segunda geração abandonou o de saída mas manteve o interestagio (driver) em circuitos classicos, tal como a linha VOX (Thomas).

Veja esse Altec de 1965, o transformador de saida está à esquerda e o quarteto de 2N3055, selecionados, logo na frente:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Altec_351C_inside.pdf

As specs desse amp estão aquí:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/Altec_351C_specs.pdf


abraços

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #61 : 11 de Dezembro de 2012, as 23:24:16 »

Guilherme, e o transformador de saida em amplis SS melhora o som em alguma coisa?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #62 : 12 de Dezembro de 2012, as 08:31:40 »

Kem, é verdade, a primeira geração de amps SS usavam transformadores de saida. A segunda geração abandonou o de saída mas manteve o interestagio (driver) em circuitos classicos, tal como a linha VOX (Thomas).

Esta configuração (SS com driver a transformador) foi usada também no famoso "Bag 1" (U65G) da Giannini... Embora não seja "cool" confessar isto, eu gostava deste amplificador Smiley
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #63 : 12 de Dezembro de 2012, as 10:34:12 »

Tem um BAG01 desses aqui... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #64 : 12 de Dezembro de 2012, as 10:36:16 »

Aquela tranqueira do Brian May também tem transformador de saída.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #65 : 12 de Dezembro de 2012, as 16:13:01 »

Alex, concordo com você o amp do May é realmente uma tranqueira, radinho de pilha ganha longe, mas esse Altec é coisa bem mais seria. Não fosse séria não seria Altec Lansing. V. não imagina o esmero que aqueles caras selecionavam semicondutores, sem falar na qualidade dos transformadores Peerless.

Tambem uma dezena de modelos de caixas Leslie usavam circuitos de 40...70W com 2N3055 e interestagio.

Quem fez muitas melhorias em circuitos SS com interestagio foi o eng. Nelson Bardini, do laboratorio de aplicações da IBRAPE.
Um famoso circuito de sua autoria, com 2N3055, era o cavalo de batalha para PA e Hammond na epoca em que existia rock !

Kem, minha memoria auditiva desses amplis já foram para o espaço, mas um dos mais cultuados amplificadores SS foi um japones STAX, P-P, classe A, 5W, alimentado por um conjunto de baterias automotivas. Seus donos o adaptavam para uso com headphones eletrostaticos.

Desejo um feliz Natal para toda comunidade HM e que 2013 traga grana (na medida certa) muié (as nossa) e, principalmente, bicho-de-pé para todo mundo

Guilherme
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #66 : 12 de Dezembro de 2012, as 16:21:25 »

Aquele amplificadorzinho que o Brian May usa para fazer alguns overdubs de guitarras, com timbres mais diferentes do habitual VOX AC-30 com o Treble Boost, é realmente uma tranqueira! Porém, veja bem, somos guitarristas, a coisa errada muitas vezes é o que nos traz melhor resultado. Afinal o efeito mais comum usado por guitarristas é a distorção harmônica. A coisa já nasceu errada...rs.

Como gritava um fã num show conhecido de Frank Zappa: Uglyness, uglyness...

Mas como você bem disse, isso é coisa da época que existia o rock.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
mganzer
Visitante
« Responder #67 : 08 de Fevereiro de 2013, as 13:48:50 »

Pessoal;
Alguém já dou uma olhada no trabalho desse russo?
http://milas.spb.ru/~kmg/index_en.html
ele estava utilizando transistores 2sk216 em um circuito de emulação(não sei se emulação é o argumento correto) de valvulas. como o 2sk216 já é obsoleto e difícil de achar ele passou a usar lnd150. Os lnd150 proporcionaram a utilização de alta tensão, justamente como nos circuitos valvulados: pré jcm800 tem duas versões, com 2sk216 e com lnd150.
As argumentações dele são convincentes mas não tenho conhecimento de causa suficiente para avaliar se são verdadeiras(ele argumenta em vários fóruns, freestompboxes.com ssguitar.com).
Tem também um projeto escalonável de power amps com transformadores de saída.
http://www.ssguitar.com/index.php?topic=1981.0

A minha opinião sobre a tecnologia empregada é de não descartar possibilidades. Conversei um pouco com ele por mp e ele está estudando outro componente pra substituir as 2sk216 para os power amps. Um que possibilite a utilização de transformadores de saída comerciais (o atual projeto de power tem transformadores específicos...)
Qual a opinião dos mestres sobre o assunto?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #68 : 25 de Fevereiro de 2013, as 19:05:20 »

Oi Mganzer

FETs e pentodos tem curvas muito parecidas. Usar um para emular o outro não é novidade.

Minha opinião pessoal é não usar tofu no lugar do queijo. Tofu é tofu. Queijo é queijo. Não venham me dizer que tofu é queijo, porque não é.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #69 : 25 de Fevereiro de 2013, as 19:56:02 »

Emulação é alcançar (ou chega perto de) os mesmos resultados de um sistema usando outro paradigma.

Simular é alcançar, através de alguma ferramenta de cálculo (computadores, equações, etc) os valores  dos estados internos de um sistema. Isto pode ser feito de forma numérica ou gráfica.

Emulação está no campo prático. A simulação no campo das ideias ou virtual.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Dexter
Visitante
« Responder #70 : 25 de Fevereiro de 2013, as 20:09:11 »

Penso que a ideia de substituir as válvulas é válida quando se tenta utilizar componentes de maior durabilidade, menor perda de energia e mais baratos. Temos os transistores e AOP's em amplificadores, mas a qualidade do som dos equipamentos com componentes de estado sólido (SS), pelo menos para guitarra, ainda deixa a desejar quando comparados aos valvulados.

Obviamente as válvulas não serão substituídas, mas pelo menos os amplificadores SS poderão sofrer uma significativa melhora a preços viáveis.

Acho bom termos mais atenção aos projeto com esta tecnologia.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #71 : 25 de Fevereiro de 2013, as 20:34:17 »

Mganzer,

Muito bacana seu post  Legal!

Se você gosta de FET's tipo vertical/static induction em Hi-Fi, vá logo ao mestre Nelson Pass em seu forum no
http://www.groupdiy.com/forum/passlabs ou no seu First Watt http://www.firstwatt.com

Ele tem uma parceria com a SemiSouth Semiconductors e estão recriando os Yamaha 2SK77, entre outros obsoletos.

Agora estou ouvindo The Moon Turn The Tides, do Electric Ladyland, em um amp com os obsoletissimos 2SK134/2SJ49 !!!!

Grato pelas url's.

Guilherme

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #72 : 25 de Fevereiro de 2013, as 20:45:34 »

Agora estou ouvindo The Moon Turn The Tides, do Electric Ladyland, em um amp com os obsoletissimos 2SK134/2SJ49 !!!!

E eu achando que tava "abafando" ouvindo o Forty Licks dos Stones ontem no meu amp. com 2N3055/MJ15003  Cheesy Só sei dizer que prefiro eles a qualquer TDA/LM !  Lips Sealed

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
mganzer
Visitante
« Responder #73 : 26 de Fevereiro de 2013, as 11:39:40 »

Calma Eduardo..sem estresse. Grin Não estou propondo substituição nenhuma, só uma análise de possibilidades de aumento de qualidade. Veja bem, usando sua analogia, eu gosto de temperos. Valvulados estão para mim como usar manteiga pra preparar filé. SS para oleo de soja. Evidentemente azeite é melhor que óleo de soja e não tão bom quanto manteiga mas pode fazer um excelente trabalho. Essa é a minha classificação para o uso de fets e transformadores de saída, pelo menos por enquanto.
Precisa haver uma saída melhor que valvestates e transtubes.

Guilherme; Obrigado pelos links. Não conhecia Nelson Pass. Vou me aprofundar no trabalho dele.

Abraço
Marcos
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #74 : 26 de Fevereiro de 2013, as 12:30:54 »

Veja bem, usando  Valvulados estão para mim como usar manteiga pra preparar filé. SS para oleo de soja. Evidentemente azeite é melhor que óleo de soja e não tão bom quanto manteiga mas pode fazer um excelente trabalho.

E o vinagre balsâmico onde fica?  Cheesy Deu até fome agora!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal