Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 06:37:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de 1 só Transistor  (Lida 97670 vezes)
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #135 : 10 de Junho de 2012, as 13:03:43 »

Os Schottky ceifam ainda mais cedo, a menos de 0,26V.  Dá até para fazer um Black Ice...   Wink
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #136 : 10 de Junho de 2012, as 13:08:30 »

Obrigado por responder; era exatamente isto que eu esperava "ouvir", neste caso a amplificação não está sendo suficiente para ser "ceifado" pelos outros diodos (silício e led).

Então neste caso já terei que fazer as mod´s para introduzir os controles de ganho para que aumentem o nível de sinal a um ponto, para que os outros modos de "cliping" atuem.
Registrado

andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #137 : 10 de Junho de 2012, as 13:14:03 »

Alfredo, tente abaixando o valor do resistor que está no Emissor de Q1.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #138 : 10 de Junho de 2012, as 13:26:18 »

Os Schottky ceifam ainda mais cedo, a menos de 0,26V.  Dá até para fazer um Black Ice...   Wink
Ai também entra uma saida minima dos captadores.
O black ice só é recomendado com captadores com saida alta. Com a maioria dos singles não vai funcionar, porque eles não atingem o minimo de saida.
Mas schottky são uma otima opção para esse circuito do Alfredo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #139 : 10 de Junho de 2012, as 14:42:33 »

Alfredo, tente abaixando o valor do resistor que está no Emissor de Q1.

A intenção era mostrar as várias formas de clipagem, ainda com o circuito original; mas vi que o mesmo não chega atingir um nível de sinal suficiente para clipar, então vou mostrar um "take" limpo e outro com clipagem com "diodos de germânio".  Então introduzir os potenciômetros de ganho, com opção em emissor e opção em coletor.

Aqui um pequeno vídeo de apresentação do "Mini Lab" antes dos testes propriamente dito: http://www.youtube.com/watch?v=vxTk-NKEoz8
« Última modificação: 10 de Junho de 2012, as 15:19:05 por Alfredo Padrao » Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #140 : 11 de Junho de 2012, as 03:03:44 »

Se a gente usar um darlington futuramente vai ter "ganho" suficiente para empurrar diodos de Si, se bem que tem uns 2240 vindo com esteroides da china, com hfe 700 para cima, acho que já dá para começar a brincar a partir disto.  Tongue

Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #141 : 11 de Junho de 2012, as 22:56:48 »

Pelos teste que fiz o EH LPB-1 booster, cumpre bem ao que se propõe; ou seja funcionar como "booster clean" chegando a uma leve saturada dependendo da guitarra , que pode ser controlado no volume da mesma, mas não tem sinal suficiente para que sejam experimentados "clipping" com leds ou diodos de silício, só respondendo levemente aos diodos de germânio.

Mesmo acrescentando um potênciometro de 1k, no lugar do resistor de emissor.  Onde desta forma este potênciometro fuciona como controle de ganho, funcionado de forma inversamente proporcional; ou seja quando diminue o valor do resistor, o ganho aumenta.  Mais mesmo assim têm um limite, quando este valor baixa para menos de 100R, entra em corte.  Portanto é aconselhável que seja colocado um resistor fixo de 100R no lado do terra em série com o potênciometro, limitando assim o menor valor de emissor.

Ainda assim o ganho obtido não é suficiente para ser clipado por outros diodos que não seja os de germânio, mas aumenta aida mais a saturação que já havia antes.

Outra forma de aumentar o ganho seria deixar fixo o resistor de emissor (entre 390R e 680R); diminuir o valor do resitor de coletor (de 10K para 3K3) e intercalar entre este e o coletor um potênciometro entre 20K e 50K para aumentar a tensão de coletor.

Mas mesmo assim, o próprio circuito com a configuração de base com divisor de tensão, tenta compensar VBE, tendendo a saturar mais do que aumentado o ganho, ou seja não compensa muito ir por este lado.

Acho que esgotei as tentativas com "este" e vou tentar com o Trotsky que têm uma proposta diferente.

Abraços,
Alfredo
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #142 : 12 de Junho de 2012, as 00:49:59 »

Alfredo pelo o que eu li no os transistores usados(KT312) tem hfe muito baixo, com um máximo de 100.

Talvez com esse arranjo quanto menor for o beta do transistor melhor seja o clipping dos diodos, no caso o autor optou pelo KT312 e pelos diodos de germânio depois de um série de testes. Eu acredito que um ganho muito alto nos transistores possa "atropelar" o clipping dos diodos e a distorção extra que apareceu quando você diminuiu o resistor do emissor seja por conta da saturação do próprio transistor.

Ao contrario do que eu pensava inicialmente, um ganho menor inicialmente é importante para poder deixar o clipping vivo.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #143 : 12 de Junho de 2012, as 01:41:39 »

Confesso que não tinha olhado por este prisma, estava eu esperando um nível de sinal suficiente para que fosse clipável por outros diodos que não os de germânio que ceifa bem antes que os outros.

Como não tenho o KT312, vou fazer os testes com o 2N3904 ou 2N2222.  Apesar de não ter gostado muito do que ouvi num sample do Trotsky, que mais parecia um rádio à valvula fora de sintonia Ui

Mas como a proposta é experimentos; tá valendo.
Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #144 : 12 de Junho de 2012, as 01:57:50 »

O clipping nessa demo não funciona direito, olhe neste tempo por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=Z7IuDRt0SBY&feature=player_detailpage#t=114s

Ele muda para o clipping e quase nada muda no som.



Já no Les Lius sim, é bastante clara a mudança porque ele usa um segundo estagio de clipping com zener (na verdade são 3 Schottkys).

veja:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jaNVhv29LF8#t=460s

e:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jaNVhv29LF8#t=202s


Alfredo seria talvez mais interessante tentar o Les Lius com a parte de "boost" sempre desativada, usando só o próprio POT de drive/gain como controle de saturação, assim não precisaremos mais do FET do switch de "boost", ou usarmos uma spdt comum como no esquema abaixo, restando só o 5088 de componente ativo no sistema.

Veja esses esquemas, acho que podemos criar algo mais simples em cima.




Datasheet dos diodos "extra":
Datasheet dos diodos:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Na verdade nosso grande mestre orelhudo já tinha dado o caminho das pedras para a gente neste ótimo projeto, layout e samples.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=845.0

 Bravo
« Última modificação: 12 de Junho de 2012, as 06:37:14 por felixmeirelles » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #145 : 12 de Junho de 2012, as 14:06:26 »

Engraçado que apesar de ter escrito que iria tentar o "Trotsky", quando dei uma olhada vi que precisaria mudar poucos componentes para o "Les Lius", e fiz as mudanças, mantendo os leds.

Vou fazer os testes e vou usar diodos BAT41 no lugar dos BAT46 que é os que tenho.

PS: tenho uma placa montada com o layout do BigLuis do Les Lius (com BAT41) só faltando acabar e colocar na caixa
Registrado

JoaoVarios
Visitante
« Responder #146 : 20 de Junho de 2012, as 19:52:43 »

E aí Alfredo, como vão os testes? Espero que não tenha abandonado os experimentos, pois esse tópico é muito interessante. Legal!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #147 : 20 de Junho de 2012, as 21:21:38 »

E aí pessoal tudo bem?

Não abandonei os testes e nem o tópico; só estou um pouco atarefado no trabalho.  O trabalho que era para dois, ficou para um só, e neste caso está faltando tempo. 

Tão logo consiga me organizar, volto a postar.  No momento mal tá dando para atualizar a leitura diária aqui do forum.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #148 : 20 de Junho de 2012, as 23:55:37 »

Temos o nosso bom e velho Electra distrtion! Fiz um layoutezinho pra ele tempos atrás (Bem feinho por sinal) rs...

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1884.0
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
JoaoVarios
Visitante
« Responder #149 : 26 de Junho de 2012, as 20:07:33 »

Pra não deixar o tópico parado, gostaria que os mais entendidos me respondessem uma coisa: qual a função do potenciômetro R5 nesse esquema? Controlar o ganho? Controlar o nível de entrada? Controlar (limitar) a intensidade do sinal na saída?

Registrado
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal