Handmades

Dúvidas e Sugestões => Dúvidas => Tópico iniciado por: vini7 em 18 de Dezembro de 2012, as 12:21:28



Título: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: vini7 em 18 de Dezembro de 2012, as 12:21:28
Galera, boa tarde.
Na verdade fiquei até com medo da pergunta devido a muitos críticos céticos, porém, existem aqueles que sempre procuram ajudar de verdade, de coração.

Em fim, como de fato, inventar um pedal ?  por exemplo, como criar do zero um pedal de distorção ou de echo ? oque é preciso saber ?  Por exemplo, tenho um circuito gerador de ondas senoidais, quadradas e trapezoidais, como transformar esse circuito em um pedal de tremolo, por exemplo ? Tenho muitas duvidas nesse 'ramo' e nao sei como começar a pesquisar para entender sobre o assunto!


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: andrefreitas em 18 de Dezembro de 2012, as 13:18:55
Bom, acho que primeiramente vem os estudos, (é, é a dica mais clichê, mas é verdade), criar algo do zero é díficil (Ou não) já que hoje nós temos muito do "básico" da eletrônica em pedais (90% das distorções tem estágios [muito parecidos, inclusive] com NPN ou com CI...), mas acho que você poderia começar estudando filtros, vai te dar uma boa base no timbre final do projeto.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Electric Effects em 18 de Dezembro de 2012, as 13:31:06
Uma das maneiras que abre bem a mente é ficar olhando esquemas e mais esquemas, eu gosto muito de olhar as distorções dos pedais da DOD, dá pra perceber grandes coisas sobre as equalizações/Filtragem, ultimamente percebi que no dod fx86 death metal tem no controle de bass e mid uma acentuação usando um transistor, o que no treb não tem... será porque?  :D (hdbngr  Mas é esse tipo de coisa mesmo...


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: andrefreitas em 18 de Dezembro de 2012, as 13:34:49
Não vi o esquema, mas provavelmente o grave e médio são ativos e o agudo, passivo.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: viagem_mental em 18 de Dezembro de 2012, as 13:39:17
Acho que já divulgaram pelo fórum alguns artigos do tipo "como funciona uma distorção", vale a pena dar uma lida.

Boa sorte!


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 18 de Dezembro de 2012, as 13:43:26
Pedais de efeito modificam o sinal de entrada vindo do instrumento musical, alterando as variáveis: amplitude, frequência, atrasando o sinal, filtrando alguns componentes harmônicos, acrescentando componentes harmônicos, modulando em amplitude ou frequência, equalizando, ceifando os picos, comprimindo o sinal, amplificando e atenuando, etc    Tem muitos efeitos e cada um precisa de um circuito distinto (podendo ser combinados).
Precisa então primeiro definir o que se quer fazer com o sinal (qual o efeito) e daí usar um sistema que consiga realizar a modificação no sinal.  Então o efeito pode ser conseguido com sistemas: analógico, digital (DSP), mecânico, óptico.
Estude o que cada efeito causa sobre o sinal e qual o sistema utilizado para obtê-lo.
Mas precisa ter uma boa base de conhecimento sobre amplificação, filtros, características e curvas de semicondutores, saber sobre osciladores, amplificadores operacionais, chaves, modulação de sinais, componentes passivos, teoria dos sinais.
Depois precisa de instrumento que te permita visualizar as formas de onda: o osciloscópio é fundamental.
 


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 18 de Dezembro de 2012, as 14:05:44
 Um circuito eletrônico nada mais é do que a junção de inúmeros blocos menores com as mais diversas funções.
 
 Para você criar um pedal você deve conhecer cada bloco e entender o que acontece ao unirmos todos esses blocos! Isso inclui o estudo matemático das equações e a teoria de circuitos elétricos, eletrônica. Sem isso fica difícil você juntar um monte de componentes e sair um pedal.

 Em uma distorção por ex, o que precisamos?
 De um estágio de alto ganho ou diodos de clipagem. Mas, para termos um som mais agradável pode-se adcionar um filtro tanto na entrada com saída.

 O que é um trêmulo? Não é a variação do volume periodicamente? Pois é... Você tem um gerador de formas de onda, o que acontece se ligarmos um led na saída deste gerador e apontado para este led colocamos um ldr? E este ldr está ligado a um circuito amplificador que varia o ganho, ou seja, a amplitude do sinal, com a variação da resistência?

 Eis um trêmulo!

 Agora, quais os blocos foram necessários? Um oscilador de baixa frequência (alguns hertz) e um amplificador controlado por tensão. Agora, como criamos um amplificador controlado por tensão??? Existem inúmeros circuitos, um deles muito simples é o conjunto LED + LDR, onde o oscilador controla a tensão no LED e o LDR controla o ganho no amplificador.
 
 Agora você precisa "abrir" estes blocos, e procurar circuitos que realizem o que você quer! Por ex, o oscilador pode ser um 555, ou um oscilador por deslocamento de fase ou vários inversores TTL ou CMOS ligados em "anel".
 O amplificador pode ser um amp-op ligado em configuração não inversora e o LDR conectado como um dos resistores de ganho, sendo que a equação do ampop não inversor é 1+R1/R2, sendo R2 ou R1 o LDR.

 Entendeu? Não tem "fórmula" mágica de "como se cria um pedal". Você necessita conhecer os circuitos constituintes de um pedal! Não pode olhar ele como um todo, mas sim seus blocos básicos!

 Comece com um  pedal básico. Que tal o MXR dist + que é muito simples de entender? Primeiramente tente entender como o pedal funciona a fundo, todos os blocos constituintes.
 
 A partir dai, a cada pedal que ver o esquemático, tente assinalar os blocos que ele possui, onde começa e onde termina, o que você espera obter na saída...

 Um abraço

 Eduardo
 


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: viagem_mental em 18 de Dezembro de 2012, as 14:15:46
Achei: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=Func_Dist


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: kem em 18 de Dezembro de 2012, as 14:18:46
É mais facil (a não ser que você seja um engenheiro eletronico ou tenha conhecimento similar) pegar um circuito de um pedal ja pronto e fazer modificações no mesmo na pratica.
Assim tem-se uma ideia do que cada componente faz.
Tem MUITA coisa pronta por ai, a maioria variação do mesmo tema. É dificil fazer hoje algo completamente novo.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 18 de Dezembro de 2012, as 14:29:12
 Concordo com você Kem!

 Sugeri o MXR dist+ por ele possuir apenas um amp-op e poucos componentes.
 Seria interessante você entender teoricamente o que está acontecendo e realizar experimentações para validar o se o que você pensou está correto. O que acontece se diminuir o ganho do amplificador? Modificar os diodos de clipagem? Modificar o valor de um capacitor?
 
 Realmente, acho difícil você projetar algo totalmente novo, sempre nos baseamos em algum circuito. Um filtro passa baixas RC é sempre igual! Não tem como reinventar a roda  :D
 
 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Electric Effects em 18 de Dezembro de 2012, as 14:35:49
Gostei das explicações, principalmente do Ledod,  :tup, ano que vem começo o 2º ano de engenharia elétrica e já tenho uma matéria de circuitos elétricos, vou tentar aprender o máximo relacionado a sinais, e outras coisas. Creio que quando eu souber fazer alguns cálculos com OpAmps vou fazer meu próprio overdrive.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: hgamal em 18 de Dezembro de 2012, as 15:26:37
Vini7,

Acho que há duas vertentes:

1) A intencional, onde você tem um som na cabeça e o persegue até encontrá-lo. Neste caso, esse som gera uma série de hipóteses de circuito que é experimentada até que você chegue ao resultado final. Exemplos: Um fuzz que não embole as notas quando tocadas ao mesmo tempo. Um delay que automaticamente detecte o batimento da música.

2) A acidental, onde ao experimentar uma coisa, você percebe que ela faz outra, mas muito legal! Após algumas iterações com o circuito, você chega a um resultado inédito.

Eu aposto que a massa esmagadora dos pedais é criada da segunda forma. (mas é só uma aposta).

Saber ou não eletrônica ajuda na hora de optar por soluções, mas a paciência de experimentar valores e a capacidade de distinguir as variações resultantes são igualmente importantes!


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Electric Effects em 18 de Dezembro de 2012, as 15:46:05
Haroldo, basicamente é você ter um tipo de som na mente, pegar o que já existe ou o que já é feito em questão de amplificação e o resto é experiência e tentando mudar aqui ou ali? Cálculos ajudam mas não determinam o timbre o estilo em si do pedal?


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: darkislanio em 18 de Dezembro de 2012, as 16:10:07
Concordo com o Haroldo. Por exemplo, o fuzz surgiu da tentativa(fracassada) de simular a saturação de válvulas.
O melhor caminho é estudar as estruturas e circuitos básicos, mas também antes disso entender como funcionam(mesmo que superficialmente) o funcionamento de transístores, diodos, resistores, capacitores, indutores, etc. Aí é mergulhar em livros e revistas de eletrônica e também bastante física. Aí é possível ter propósito em uma construção. Sem isso, você terá apenas pedais com as pernas de um Distortion +, braços de um tube screamer, e aí vai.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: hgamal em 18 de Dezembro de 2012, as 16:13:57
Haroldo, basicamente é você ter um tipo de som na mente, pegar o que já existe ou o que já é feito em questão de amplificação e o resto é experiência e tentando mudar aqui ou ali? Cálculos ajudam mas não determinam o timbre o estilo em si do pedal?

Pelo menos para mim, acho muito difícil ter o som na cabeça, sem que ele já tenha sido ouvido antes. Mas acho que existem gênios por ai que assim fazem. Acho difícil ter experiência em algo que não exista! Afinal experiência intui um acontecimento passado. No caso de sons "da cabeça" acredito mais na intuição. Tipo: "eu acho que se fizer isso, o resultado é aquele!".

Cálculos?!? Cara cálculos só irão mostrar se nesta ou naquela condição, o circuito é possível de existir sem queimar!


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Eduardo em 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:27
Oi Pessoal

Posso falar pela minha experiência com o Otávio, pedal oitavador válvulado. Eu sabia desde o começo o que eu queria fazer com o som. Estudei vários circuitos oitavadores analógicos e ouvi o resultado de uns tantos outros. Calculei cada estágio para que se portasse dentro da especificação que eu precisava para o sinal chegar do outro lado com as características desejadas.

Ajustei e debuguei o circuito com um gerador de sinais e um osciloscópio. Quando o André plugou a guitarra a surpresa foi total. Não se parece com o som nenhum outro oitavador que eu estudei para projetar o circuito. (para quem ainda não sabe, eu não toco nada além de CDs)

Ou seja, mesmo quando a gente tem em mente o que quer fazer, o resultado é acidental.

Abraços

Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: darkislanio em 18 de Dezembro de 2012, as 16:29:57
Até mais por que distorções são basicamente "procurar o que não se deseja". Duvido que os pedais de efeito são completamente intencionais(a não se no caso de boosters limpos, delays comuns, etc). O bom é experimentar n combinações para ver qual agrada mais (e desagrada os vizinhos >d)


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 18 de Dezembro de 2012, as 16:39:21
Esqueci de comentar:  existe um software muito bom chamado Audacity, que é gratuito e livre, que entre outras coisas permite abrir um sample de um instrumento (em wav, mp3, etc) e aplicar um efeito sobre o sinal (muitos efeitos) e inclusive editar cada ponto da amostra individualmente, criar sua própria forma de onda, etc. e obviamente depois reproduzi-la (e gravá-la).

http://audacity.sourceforge.net/

Pra ilustrar, apliquei sobre um sinal senoidal a partir dos 5ms, o efeito de somar um componente harmônico ao sinal fundamental (segunda harmônica a 20%, como uma válvula em classe A).

(http://img833.imageshack.us/img833/3189/soundyr.jpg)



Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: darkislanio em 18 de Dezembro de 2012, as 16:59:58
Eu tenho o audacity e tentei distorcer um sinal que gravei com minha guitarra. O resultado não foi tão agradável, pois ao amplificar o sinal, ele corta a onda muito bruscamente e não é isso que bons distorcedores fazem.
Mas é um excelente software, pois ele mostra em um gráfico a forma da onda, e isso é de muita valia para quem não tem um osciloscópio(como eu). Acho que ele pode ser usado para estudar o que algumas distorções fazem com as ondas sonoras.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 18 de Dezembro de 2012, as 17:13:25
Eu tenho o audacity e tentei distorcer um sinal que gravei com minha guitarra. O resultado não foi tão agradável, pois ao amplificar o sinal, ele corta a onda muito bruscamente e não é isso que bons distorcedores fazem.
Mas é um excelente software, pois ele mostra em um gráfico a forma da onda, e isso é de muita valia para quem não tem um osciloscópio(como eu). Acho que ele pode ser usado para estudar o que algumas distorções fazem com as ondas sonoras.

Não tinha alguns parâmetros pra ajustar ? A maioria dos efeitos pode ser ajustada através de valores e do slide button. Veja que se amplificar demais, o sinal pode acabar ceifado (clipado).


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: darkislanio em 18 de Dezembro de 2012, as 17:16:31
Então, é esta ceifagem dele que não é nada sutil. ele simplesmente corta a onda, não a achata.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 18 de Dezembro de 2012, as 17:20:10
Então, é esta ceifagem dele que não é nada sutil. ele simplesmente corta a onda, não a achata.

Mas isso ocorre na realidade com amplificadores reais.  Você põe um sinal acima do máximo na entrada ou amplifica demais, a saída vai ser limitada pelas tensões de alimentação (ou um pouco abaixo).


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: vini7 em 18 de Dezembro de 2012, as 18:08:20
Vou para meu terceiro ano de engenharia elétrica e de controle e automação. Já fiz circuitos elétricos 1 (ano que vem farei o 2 e o 3), tambem aprendi sistemas digitais etc. Em indutores e capacitores eu consigo entender as curvas e análise vetorial além de, saber calcular a corrente e a tensão se ele estiver sozinho no circuito, entretanto, circuitos RLC so no  1 semestre do ano que vem mesmo. Agradeço a todos pela boa vontade, de coração. Vou abrir o esquemático do mxr distortion e tentar entender os principais blocos lógicos. E as dúvidas eu posto aqui. muito obrigado a todos!

-----
Por exemplo nesse tremolo, eu achei esse link ao acaso na net, como eu identifico os principais blocos do circuito ?

http://eletronicos.etc.br/pedal-tremulo-para-guitarra/

(http://eletronicos.etc.br/wp-content/uploads/2009/05/pedal.jpg)

obs: no próprio site tem uma explicação, mas confesso que nao entendi muito bem o PORQUE de ser dessa ou daquela forma.

obs: sei o básico sobre diodos e transitores, alem de conhecer bem o funcionamento de capacitores e resistores. Porém nao sei nada sobre amplificadores operacionais, por exemplo nosso querido tl072 e sobre indutores. Evidentemente, ja sei que devo estudar sobre eles


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 18 de Dezembro de 2012, as 19:05:53
Citar
Por exemplo nesse tremolo, eu achei esse link ao acaso na net, como eu identifico os principais blocos do circuito ?

Antes de tudo, do jeito que o transistor PNP tá ligado, o circuito não funciona.  Acho que desenharam o esquema com o emissor do PNP no lugar errado, o emissor deveria estar ligado no resistor de 1k e não o coletor.  Depois, o diodo 1N4007 para "proteção" já foi comentado em outro tópico como não aconselhado dessa forma.

Sobre os blocos de funcionamento, o JFET é o amplificador de sinais, que será modulado pelo PNP (se ligado corretamente) que recebe uma oscilação criada pelo circuito em volta do amplificador operacional 741 (oscilador por defasagem RC);


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 18 de Dezembro de 2012, as 23:52:25
 Parece que a indicação está errada mesma do transistor PNP!

 Bem no 741 temos um oscilador, como já foi dito antes. Como sei que é um oscilador e não outra coisa? Bem, para ser sincero, nunca tinha visto um oscilador construído deste modo! Mas olhando atentamente percebe-se um oscilador. Tentemos analisar por passos.
 1- A entrada inversora está em uma condição inicial de 0v . Como a entrada inversora é menor que a entrada não inversora temos uma tensão alta na saída.
 2- Com uma tensão alta na saída temos o carregamento do capacitor de 470nF, que está em série com um resistor 2.2k e o potenciometro que controla o tempo de carregamento deste capacitor (o rate).
 3- Quando a tensão no capacitor for maior que 4,5v a condição inverte (entrada inversora maior que a entrada não inversora), tornando a saída 0v, descarregando o capacitor e o ciclo reinicia.

 Bem, existem mais detalhes neste oscilador que realmente que não sei, mas sei que é um oscilador!

 Agora tem aquele potenciometro de depth. O que ele e o resistor de 10k em séria estão fazendo? Um divisor de tensão para controlar a amplitude do sinal (como um volume...)

 Vem a rede RC, que é um passa baixas com uma frequência de corte baixa, na casa dos hertz... Se não engano ela tema função de filtrar as harmônicas de alta frequência da onda quadrada gerada pelo oscilador, tornando o sinal quase uma senóide na saída (só a fundamental da onda quadrada).

 Esse sinal é aplicado a base do transistor que tem o efeito de variar o ganho do circuito (aumentando ou diminuindo a corrente que flui pelo transistor bipolar e consequentemente pelo FET).
 
 Colocando um capacitor no ponto de junção do transistor bipolar e do FET bloqueamos o nível DC e sobra apenas o sinal já modulado.

  
 Bem, já que viu sobre circuitos, que tal estudar um pouco os amp-ops? São muito interessantes, até mais simples que transistores...


 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 19 de Dezembro de 2012, as 08:55:26
Pois é Ledod, esse oscilador está meio esquisito mesmo e fico na dúvida se ele também funciona. A topologia do oscilador por deslocamento de fase é a seguinte:

(http://img26.imageshack.us/img26/1668/rcosc.jpg)

Que é bem parecida com o circuito do pedal, mas no pedal faltam alguns componentes.  Como esse oscilador gera sinal senoidal, não seriam necessários os filtros RC em sequência entre o oscilador e o PNP. Mais: um oscilador desse não tem ajuste de frequência, e no caso do pedal, tem.  Então pode ser que o oscilador do pedal seja de relaxação e não gere onda senoidal. Outro problema: os resistores da rede RC estão aterrados ao terra real e não ao terra virtual (como a entrada positiva do AO) gerado pelo divisor de tensão formado pelos 2 resistores de 22k.
 
Em todo caso, como vi que estão desenhando um layout pra esse pedal em outro tópico, seria melhor antes montá-lo em protoboard pra ver se funciona, já que o esquema já contém erros mesmo.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 19 de Dezembro de 2012, as 09:32:38
 Exatamente xformer!!
 
 Quando eu bati os olhos eu pensei também que era um por deslocamento de fase. Mas não existe realimentação ao final da rede. E olhando melhor, a rede tem os capacitores aterrados e não os resistores.

 Outra coisa é que os valores do componentes são diferentes, geralmente no deslocamento de fase são todos iguais.

 Bem, eu acho que ali é um um filtro passa baixas diferente, não dá para analisar como sendo a junção de 3 passa baixas pois um circuito carrega o outro (é o filtro do filtro do filtro, divisor de tensão do divisor de tensão do divisor de tensão).

 Uma das idéias para se obter uma onda senoidal na saída é filtrar a onda quadrada para obtermos apenas a sua fundamental (que é a de mais baixa frequência), só que setando o filtro com uma frequência só as vezes teríamos uma senóide, as vezes uma onda quadrada (iria depender da frequência do oscilador). Se analisarmos separadamente cada RC tem uma fc diferente, talvez seja essa a idéia...

 Então, pelo que eu entendi o ajuste de frequência se dá variando o tempo de carregamento do capacitor de 470nF que está em série com o resistor de 2.2k e o potenciometro. Variando o tempo de carregamento, variamos a frequência.


 Com certeza, este não é um circuito típico!!! Bem justo neste tópico  :D


 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: xformer em 19 de Dezembro de 2012, as 09:48:50
De fato, existe circuito mais simples pra implementar um oscilador de relaxação RC com AO. Do jeito que está esquematizado, acho que não funciona.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 19 de Dezembro de 2012, as 10:06:18
 Só por desencargo de consciência, montei no multisim e o oscilador não funcionou de fato... Bem estranho!

 Sobre a rede RC, apliquei uma onda quadrada na entrada e a 1Hz temos a forma próxima de uma onda triangular. Na casa dos 10Hz para cima, já se torna praticamente uma senóide.
 
 O problema deste oscilador é que a amplitude vai ficar variando em função da frequência! Ou seja, em uma frequência alta, o controle de profundidade deverá estar sempre no máximo.

 Realmente, tem coisa muito mais simples para se implementar um oscilador...

 (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ac/Op-Amp_Relaxation_Oscillator.svg)

 http://en.wikipedia.org/wiki/Operational_amplifier_applications

 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: jorgito em 19 de Dezembro de 2012, as 18:51:51
Esse artigo é bastante interessante, e da uma boa noção para quem pretende customizar um circuito existente ou até mesmo se aventurar em um projeto proprio:
http://www.generalguitargadgets.com/richardo/distortion/index.html

É claro que existe muito mais conceitos além dos que são tratados no texto, mas já é um excelente começo para quem tem pouca ou nenhuma noção do que cada estágio faz em um pedal.

Vale a pena a leitura.

-----
No Beavis Audio Research também existem alguns artigos interessantes:
http://www.beavisaudio.com/techpages/

O artigo Booster: How it Works (http://"http://www.beavisaudio.com/techpages/HIW/HIW.png") por exemplo da umas boas idéias para se brincar com um transistor. Mas o ideal mesmo é ler todos os textos.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Eduardo em 20 de Dezembro de 2012, as 07:22:53
.... Vou abrir o esquemático do mxr distortion e tentar entender os principais blocos lógicos. ....

Pensamento típico do pessoal que mexe com eletrônica digital. Aqui não tem blocos lógicos! Forçando a barra seriam blocos analógicos e o comportamento de um interfere no resultado do outro. Você vai conseguir separar a coisa em "estágios", mas blocos lógicos.....


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Jorge Lopes em 20 de Dezembro de 2012, as 09:07:03
O Eduardo falou tudo ai. Blocos lógicos são usados normalmente quando o seu range de resultados é limitado (tipo 1 e 0 dos sinais digitais), no entanto, nos pedais analógicos cada saída normalmente difere no estágio seguinte e ai é um pouco mais dificil de vc separar de maneira tão certinha.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Alex Frias em 20 de Dezembro de 2012, as 09:40:42
A não ser que você queira trabalhar omo as fábricas de sintetizadores analógicos modulares trabalha, criando padrões para as tensões de controle e níveis de sinal. Assim você poderá criar efeitos diversos e experimentar idéias. Como todo tipo de solução, isso acarreta em facilidades, mas também em limitações!


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 20 de Dezembro de 2012, as 09:52:41
 Acho que o culpado sou eu que comecei essa história de "separar em blocos"  :D . Mas nunca disse que eram lógicos!!

 Em um circuito analógico você não consegue separar "exatamente" cada seção, diferente de um sistema digital, onde realmente acontece de juntarmos blocos lógicos.

 Por ex, no MXR dist+, eu enxergo algumas divisões simples:

 Divisor de tensão para polarizarmos a entrada do ampop para não necessitar uma fonte simétrica, capacitores de desacoplamento na entrada e na saída para bloquear o nível dc, estágio de ganho com o ampop, filtro passa baixas na saída junto com o estágio de clipping, e um potenciometro de volume (divisor de tensão).
 
 Entretanto, você pode ir diminuindo as divisões ainda mais, dentro do estágio de ganho com ampop, porquê temos um capacitor de baixo valor ligando a saída na entrada inversora? Porque temos um capacitor em série com o resistor e o potenciometro de ganho?


 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Alex Frias em 20 de Dezembro de 2012, as 09:58:25
Nesse seu caso específico, a idéia de se separar em blocos é mais para fortalecer o sentido didático.

O problema é que a maioria dos iniciantes pode achar que essa técnica meio LEGO vá funcionar sem o entendimento necessário para que as partes se unam e interajam sem problemas.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Eduardo em 20 de Dezembro de 2012, as 11:08:02
Pois é... Ainda não temos pedais com orientação por objeto!  :D


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Jorge Lopes em 20 de Dezembro de 2012, as 12:23:14
A não ser que você queira trabalhar omo as fábricas de sintetizadores analógicos modulares trabalha, criando padrões para as tensões de controle e níveis de sinal. Assim você poderá criar efeitos diversos e experimentar idéias. Como todo tipo de solução, isso acarreta em facilidades, mas também em limitações!

Frias, nunca tinha me ligado que pra áudio tinha quem fizesse assim. Mas quando pensamos nos sintetizadores isso faz muito sentido.

Será se o modo de projeto dos Moog tem algo nessa linha?

Jorge


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Alex Frias em 20 de Dezembro de 2012, as 13:03:02
Eu acho que a idéia de se criar sintetizadores e seus processadores de áudio em blocos é muito legal. Pena, que na época, cada fabricante tinha seu padrão.

Idéias interessantes surgem, mesmo com a limitação de termos os blocos predefinidos. Por exemplo, usando-se um Ring Modulator, o próprio sinal de áudio à sua entrada pode ser paralelamente processado, depois retornar para a entrada de modulação e usado como sinal modulador.


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Jorge Lopes em 21 de Dezembro de 2012, as 07:50:37
Muito interessante a ideia.

No exemplo que você citou do Ring eu entendi e realmente da pra conseguir um resultado bacana até por que o mesmo sinal está sendo processado paralelamente. Agora, se formos trabalhar em um áudio que será processado em série a coisa já complica um pouco mais, certo?

Eu tenho uma grande curiosidade sobre esses sintetizadores analógicos e seus projetos. Acho que são muito interessantes e, a maioria, bastante avançada pra época que foram projetados.

Jorge


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Patines em 21 de Dezembro de 2012, as 09:25:19
Interessante mesmo a idéia de alguns que fuçando aleatóriamente não se precisa de muito conhecimento para implementar um circuito(pedal).

É por isso que existem tantos circuitos por aí que só funcionam na lua nova à 33,5C!

Eletrônica é bom conhecer, para poder polarizar um transistor ou amplificador operacional, fazendo com que muitos dispositivos, com parâmetros  numa certa faixa funcionem bem.  Se o camarada não sabe como fazer isso, só vai funcionar como da primeira vez por coincidência, como o circuito Fuzz Face.

Fui técnico muitos anos antes de estudar engenharia elétrica(eletrônica).  Como técnico e fuçador aprendi muito bem como  funciona um transistor bipolar, o FET e como polarizar um amplificador classe AB compensado em temperatura.  Quando fui cursar circuitos I, fiquei abismado, porque o professor nunca falou claramente e em miúdos como funciona um transistor.  A maioria dos meus colegas realmente sairam sem saber como funciona o dito cujo.  FET era bruxaria para eles, mesmo os que cursaram esta matéria 3 vezes.  Agora sobre as curvas, ganho reverso e variações de temperatura, isso pude aproveitar bastante do curso.

Então gente, a solução é estudar muito e fuçar muito.  Um sem o outro só mesmo para quem se contenta em montar coisas que funcionam aleatóriamente.  E olha que tem de montão gente assim.

Parece que a indicação está errada mesma do transistor PNP!
  
 Bem, já que viu sobre circuitos, que tal estudar um pouco os amp-ops? São muito interessantes, até mais simples que transistores...
Esta idéia é bem interessante, que o amplificador operacional é mais simples que o transistor. O amplificador operacional é uma teorização, e existem inumeras implentações no mundo real procurando se aproximar da teoria.  As implementações reais e seus usos não são simples, com certeza.

Agora quero retificar uma coisa.  o PNP funciona sim, naquela configuração, com seu ganho reverso, que é bem pequeno, variando desde a 1 até 10, na maioria das vezes.  Não se aprende na esquina.

Outra coisa, para compreender simplificadamente o que um oscilador precisa para oscilar, estudem pelo menos isso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilador_eletr%C3%B3nico

"Um oscilador é baseado num circuito amplificador e numa malha de realimentação positiva, que induz a uma instabilidade de operação que resulta na oscilação. Para que o circuito oscilador funcione é preciso que duas condições (de Barkhausen) sejam atendidas:

    O ganho do circuito fechado deve ser igual a 1
    O deslocamento total da fase do sinal no circuito deve ser de 0, 2π ou múltiplos de 2π radianos.

"

Simplificando, o ganho deve ser maior(zinho) que 1.  Se for menor, para de oscilar, se for muito maior, a frequencia facilmente se torna instavel.   Deve defazar multiplos de 2π, que é 360graus, ou seja, exagerando(mentindo) ligue a saída de um amplificador de ganho 1(não é -1!!)  na sua entrada e ele funciona.  Mas em que frequencia??

O Problema com amplificadores operacionais é que a saturação é muito dura, muito melhor seria limitar a amplitude com zener, e resistor, para fazer que o ganho diminua bem pouco de 1 quando chegar a certa amplitude.  No oscilador por deslocamento de fase, os capacitores e resistores servem para deslocar a fase de uns 180 Graus a certa frequencia(sim somente nesta frequencia ela vai oscilar), que juntando com outros 180graus(amplificador de ganho -1!), soma 360 graus.

No circuito estranho do outro post, A rede de RC depois do oscilador, serve para amortecer a oscilação do amplificador com amplificadores operacionias que saturam demais por ser simplificado.

É REALMENTE UM CIRCUITO MUITO TOSCO.

Abraços, T+


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: Ledod em 21 de Dezembro de 2012, as 16:40:37
 Concordo com tudo o que disse Patines!  :)

 Sobre os amp-op's, realmente, eles não existem. Quando você começa a realizar os cálculos utilizando o ganho como sendo finito, a largura de banda reduzida, impedância de entrada não infinita, etc, etc... Começamos a perceber que alguns deles são bem ruinzinhos em termos "teóricos", vide o 741 mesmo!

 Considero os amp-ops simples em suas implementações e em cálculos pois as equações são válidas para impedâncias genéricas, um filtro ativo é muito simples de implementar, um de segunda ordem, butterworth... Osciladores, buffers que se aproximam aos modelos ideais...
 E a equação e as leis são, digamos, mais "estáveis" que a dos componentes discretos.

 Em um transistor, o ganho varia com a frequência, temperatura, corrente de coletor, a relação é exponencial para um tbj, quadrática para um fet, existe a tolerância do componente dentro de uma faixa de valores...

Não que sejam ruins! Mas, digamos que são "menos" inexatos, e talvez para um iniciante lidar com essa não exatidão (quem vem de circuitos elétricos para eletrônica percebe isso) seja mais complicado...

 Quem conhece o livro do Sedra/Smith, vê que os amp-ops são um dos primeiros capítulos do livro (se não for o primeiro!), ou seja, é também um ponto de partida!


 Um abraço

 Eduardo


Título: Re: Como 'criar' um pedal ?
Enviado por: vini7 em 05 de Março de 2013, as 13:06:32
Galera, encontrei um ÓTIMO ARTIGO ! Vale muito à pena estudar por ele. Confesso que ainda não o li, mas passei o olho pelo índice e vi muita coisa sobre os efeitos, nao sei se posso postar o material aqui no fórum. Moderação fique à vontade para apagar, caso esteja contra as regras.

http://www3.iesam-pa.edu.br/ojs/index.php/computacao/article/viewFile/219/210 (http://www3.iesam-pa.edu.br/ojs/index.php/computacao/article/viewFile/219/210)


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal