Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 12:47:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Utilização da chave SPDT na Mod de pedal  (Lida 4623 vezes)
Matheus.Alb
Visitante
« : 20 de Setembro de 2017, as 14:04:38 »

Saudações pessoal!

Sou bem novo no fórum e no mundo dos handmades caso tenha postado no local errado por favor me redirecionem para o local correto.

Tenho uma duvida que me deixou meio curioso. estou querendo fazer novas modificações no meu DS-1 e gostaria de utilizar a chave SPDT (chave on/off). Sei mais ou menos como funciona a chave porém não faço a menor ideia de onde fazer as ligações na placa, gostaria de adicionar uma chaves para aumentar a distorção e uma leve mudança na equalização.


outra duvida também é se fizesse alguns adicionais como este no mxr ficaria legal
http://www.handmades.com.br/conteudo/modificacoes/mxr+mod++/placa.jpg
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2017, as 19:57:15 »

Oi Matheus !

Se você sabe como funciona a chave SPDT (um pólo, duas posições), então ela poderia ser usada para escolher entre dois componentes de valores ou tipo diferente, de forma a poder alterar o comportamento do circuito.
Por exemplo, poder selecionar entre um diodo 1N4148 ou um led, na posição do diodo D4. A distorção por clipping do sinal, realizado pelos diodos, seria simétrica ou assimétrica dependendo do diodo ou led selecionado.
Outro exemplo seria usar nas posições C11 ou C12, alterando o controle de tom.

« Última modificação: 22 de Setembro de 2017, as 06:11:30 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matheus.Alb
Visitante
« Responder #2 : 21 de Setembro de 2017, as 19:28:52 »

Vou fazer meus testes aqui xFormer, muito obrigado!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 22 de Setembro de 2017, as 08:16:02 »

Tenho uma duvida que me deixou meio curioso. estou querendo fazer novas modificações no meu DS-1 e gostaria de utilizar a chave SPDT (chave on/off). Sei mais ou menos como funciona a chave porém não faço a menor ideia de onde fazer as ligações na placa, gostaria de adicionar uma chaves para aumentar a distorção e uma leve mudança na equalização.

Primeiramente seja bem vindo Matheus.
Dá uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4789.0
Com certeza você encontrará muita informação pertinente a esse tipo de modificação que queres fazer.

Abraços.
Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #4 : 22 de Setembro de 2017, as 12:34:45 »

Não tenho certeza disso, mas ontem eu mexi no meu ds-1 exatamente no resistor r9, seria ele responsável por mais ou menos ganho no ds-1?? pois coloquei um resistor de 1k em r9 e a distorção diminuiu( vi essa dica em um site de modificação no ds-1) o original de r9 se nao me engano e 22r entao penso eu que se diminuir esse resistor teria mais ganho. Esta correta essa linha de pensamento?
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matheus.Alb
Visitante
« Responder #5 : 22 de Setembro de 2017, as 13:13:44 »

Não tenho certeza disso, mas ontem eu mexi no meu ds-1 exatamente no resistor r9, seria ele responsável por mais ou menos ganho no ds-1?? pois coloquei um resistor de 1k em r9 e a distorção diminuiu( vi essa dica em um site de modificação no ds-1) o original de r9 se nao me engano e 22r entao penso eu que se diminuir esse resistor teria mais ganho. Esta correta essa linha de pensamento?

Paulo Shure, eu estive pesquisando um pouco também.. ainda estou aprendendo sobre como funciona cada peça de um circuito e o que ela é responsável(ainda não sei quase nada), mas creio que esse trecho possa ajudar em algo (Ajudou na minha mod), dito pelo Brian Wampler no site https://www.premierguitar.com/articles/boss-ds-1-mods-1

Citação de: Brian Wampler
Quando o pedal está ligado, o sinal viaja para Q6, através de C3 e em um estágio de ganho de transistor. R7 controla o ganho deste circuito alterando o viés de tensão, consistindo de um resistor 470k que você pode aumentar ou diminuir o valor para ajustar o ganho antes da próxima etapa. Aumentar o valor aumenta o ganho, ao diminuir, você ganhará um pouco menos de ganho no geral, mas aumentará a resposta de baixo custo do DS-1, livrando-o do flubbiness que muitas pessoas não gostam. Nós também podemos diminuir o C3 para obter esse mesmo efeito, não permitindo que tanto o baixo suba. Eu gosto de mudar o seu valor para 0,22 μf ou 0,33 μfse eu estou procurando um tom menos flúido. Para esclarecer, para mim "flubby" significa uma tonalidade profundamente comprimida.

-----
Primeiramente seja bem vindo Matheus.
Dá uma olhada nesse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4789.0
Com certeza você encontrará muita informação pertinente a esse tipo de modificação que queres fazer.

Abraços.

Valeu pela dica do tópico, vou dar uma olhada nele! e muito obrigado 
« Última modificação: 22 de Setembro de 2017, as 13:17:55 por Matheus.Alb » Registrado
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #6 : 22 de Setembro de 2017, as 13:29:55 »

Wampler tem um pdf com varias modificações da boss e outros pedais bem fácil de achar na internet, já li e ja fiz algumas e nao achei ainda nenhuma ( tirando essa dica do r9) que aumente ou diminua o ganho. Uma mod que eu achei bem bacana e uma chamada ds-1 mosfet mod.
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 22 de Setembro de 2017, as 18:05:27 »

Só corrigindo uma falha na tradução:

Citação de: Brian Wampler
Quando o pedal está ligado, o sinal se direciona para Q2, através de C3 para um estágio de ganho a transistor. R7 controla o ganho deste circuito alterando a tensão de polarização, consistindo de um resistor de 470k que você pode aumentar ou diminuir o valor para ajustar o ganho antes da próxima etapa. Aumentar o valor aumenta o ganho, ao diminuir, você ganhará um pouco menos de ganho no geral, mas aumentará a resposta de sons graves do DS-1, livrando-o do flubbiness que muitas pessoas não gostam. Nós também podemos diminuir o C3 para obter esse mesmo efeito, não permitindo que os graves aumentem tanto. Eu gosto de mudar o seu valor para 0,22 μF ou 0,33 μF se eu estou procurando um tom menos fluido. Para esclarecer, para mim "flubby" significa uma tonalidade profundamente comprimida.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matheus.Alb
Visitante
« Responder #8 : 06 de Outubro de 2017, as 17:18:00 »

Então pessoal, outra duvida que creio ser pertinente ao tópico!

vendo as proximidades dos pedais Amp box e do distortion plus da MXR, seria possível a criação de um único pedal que possa ser feita a alternâncias de ambos em um único circuito ? ou algumas modificações (utilizando 2 placas em uma caixa para ligar o outro efeito).
isto é possível ?
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #9 : 06 de Outubro de 2017, as 17:59:08 »

Boa Tarde Matheus.Alb
Primeiramente, um link com os dois esquemas ajuda bastante.
E sim, sempre é possível. Mas depende do que quer alterar. Se forem poucos componentes, pode-se pensar em uma chave para alterar o valor, colocar as duas placas dentro de uma mesma caixa como você citou, fazer um leiaute novo para  integração das partes comuns dos circuitos...
Mas é sempre bom lembrar de primeiramente dar uma lida no tópico "siga a receita do bolo" http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7382.0
Bati bastante cabeça antes de aprender isso.
Aí é decidir o que quer e mão na massa!
Abraços!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal