Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 17:39:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Método alternativo - Fast PCB  (Lida 180539 vezes)
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« : 10 de Abril de 2010, as 16:37:43 »

E ai galera.

Esses dias postaram no orkut esse negócio e achei interessante demais.
A intenção é claro, não é fazer propagando do produto, mesmo por que, não tenho relação nenhum com quem vende ele, mas de fato, é uma excelente opção pra quem quer fazer placas em casa com boa qualidade, principalmente se forem projetos mais complexos

Esse vídeo mostra um passo a passo do processo... apesar de terem 3 vídeos mostrando, e serem meio longos, o processo é simples.

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=kKAvPDwg8u4
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=WJIe2PXkj2M&feature=related
Parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=yQI3zphLASk&feature=related

Hoje eu praticamente não faço mais placas aqui, mas volta e meia preciso fazer umas pra testar uns protótipos e é sempre um parto... rs

Bom... fica ai a dica... estou pensando seriamente em adquirir um negócio desses pra ver qualé...

Abraços!!!
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 11 de Abril de 2010, as 15:15:01 »

O método parece ser meio trabalhoso, e o processo é muito paracido com aquele que usa emulsão serigráfica. Para quem tem tem paciência para testar e como curiosidade é interessante. Mas comparando a primeira vista com a transferência térmica (um parto mesmo) esse método é um parto de gêmeos.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
jhogo
Visitante
« Responder #2 : 11 de Abril de 2010, as 17:23:25 »

Também achei parecido com o metodo que usa emulsão ,achei interessante pois parece que é um metodo mais garantido ,ainda tenho muita dificuldade em conseguir placas decentes ,sempre deixo o ferro por pouco tempo e a tinta nao transfere pra placa ou deixo tempo demais e a tinta se espalha pelo desenho e ai as trilhas ficam m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) mais grossas do que deveriam ...
Nesse método não teria esses contratempos ...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #3 : 11 de Abril de 2010, as 17:40:19 »

Também achei parecido com o metodo que usa emulsão ,achei interessante pois parece que é um metodo mais garantido ,ainda tenho muita dificuldade em conseguir placas decentes ,sempre deixo o ferro por pouco tempo e a tinta nao transfere pra placa ou deixo tempo demais e a tinta se espalha pelo desenho e ai as trilhas ficam m t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) mais grossas do que deveriam ...
Nesse método não teria esses contratempos ...

Com esse método, assim como o que usa emulsão de serigrafia, acontecem coisas piores:

  • Emulsão ou resina se solta por completo
  • Aparecimento de véu (camada quase invisível de emulsão polimerizada)
  • Corrosão penetrando por baixo da emulsão ou serigrafia

E por ai vai.

Sem contar a quantidade de material envolvido e a sujeira quie faz. Isso em minha opinião.

Quando eu encontrar outro método que me permita fazer placas com trilhas de 9mils, eu paro de usar transferência térmica.

Abraços.
Registrado
jhogo
Visitante
« Responder #4 : 11 de Abril de 2010, as 18:33:37 »

Não conhecia esses contratempos não Plautz ,vendo os resultados e as dificuldades de cada metodo acredito que a laminadora deva ser a melhor opção ,considerando que o individuo tenha uma impressora laser e construa a laminadora...

Pesquisando sobre silk screen pensei em criar telas com o metodo acima e fazer as placas usando o processo normal de serigrafia ,isso nao dá um resultado bacana também?

Cogitei também mandar fazer uma tela com varios layouts ,mas não sei quanto isso valeria a pena financeiramente falando...
Registrado
Skarnio
Visitante
« Responder #5 : 11 de Abril de 2010, as 18:47:41 »

Eu usei muitas vezes o método de serigrafia aqui em casa e é muito bom, fica perfeito mas tem que ter experiencia, além do que, para montar todo o esquema não sai muito barato não. A vantagem é que eu ja tinha boa parte do material aqui, então foi bem tranquilo. O método serigráfico na pintura de pedais também tem ótimos resultados.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 12 de Abril de 2010, as 14:24:55 »

Até h j (moderador, peço que me suspenda do fórum), todas placas que fiz foram p/ transf térm. Não dão trabalho algum,só não consegui usar glossy porque o cara da papelaria que eu imprimo não deixa nem a pau, ele falaque o papel vai derreter e estragar a impressora dele.E nauelas folhas "tranasparência" da certo? Smiley
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 12 de Abril de 2010, as 15:49:21 »

Ae Espanhol,
o cara da papelaria tá viajando  Cheesy . Eu uso uma laser HP e imprino no glossy de boa.
A transparência funciona sim, mas com o glossy é bem mais fácil e melhor o resultado.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 12 de Abril de 2010, as 17:01:07 »

Ae Espanhol,
o cara da papelaria tá viajando  Cheesy . Eu uso uma laser HP e imprino no glossy de boa.
A transparência funciona sim, mas com o glossy é bem mais fácil e melhor o resultado.

Isso não é verdade, Marcos.

Depende de várias coisas.

Tem impressora (ou máquina de xerox) que derrete o glossy do papel (fazendo-o ficar enrolado no cilindro), e tem aquelas que não fazem isso.

Eu mesmo já vi uma máquina de xerox fazer isso.

As impressoras que usei e que imprimem no papel que uso (glossy da sistem 150g/m2) são:

  • Lexmark E120N
  • HP Laserjet 1100
  • HP Laserjet 2100
  • Samsung ML2010

Em ordem crescente de qualidade de impressão no glossy.

Com a Samsung já fiz placa com trilhas de 9mils.

Mas fico entre a Hp2100 e a Samsung (se pudesse teria as duas).

Abraços.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #9 : 12 de Abril de 2010, as 23:51:28 »

Vocês nunca viram Glossy próprio pra impressora laser?

O que tenho aqui é pra Laser... ja imprimi em vários lugares, sem problema algum...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #10 : 13 de Abril de 2010, as 02:18:35 »

É verdade BigL, existe glossy próprio para impressora laser.

O que o diferencia para o glossy normal (o que usamos normalmente, para inkjet) é a solidez da camada de glossy ou, em outras palavras, a camada de glossy do papel é mais dura. Isso porque ela deve resistir ao calor e aceitar o toner.

Mas (pelo menos para mim) não foi tão legal, uma vez que, o que é importante para não dar zica na impressora (glossy mais espesso), é prejudicial aos nossos propósitos, que é facilitado pelo glossy mais mole do papel da inkjet.

Mas claro que tudo depende de marca, gramatura, etc, etc.

Mas no geral é isso ai.

Serigrafia é trabalhosos demais (principalmente para poucas placas) e dificilmente chega a trilhas muito finas.
Foto sensibização também é trabalhoso, mas com um resultado bem melhor quando bem feito (e haja de testar...), e exige bastante equipamentos (luz, quarto pouco iluminado [normalmente], etc.).
A transferência térmica fica entre um e outro. Exige alguns equipamentos (o mínimo é uma impressora laser e um ferro de passar) e chega a qualidades surpreendentes.

Se pudesse comprava esse Fast-PCB só pra testar se chega aos extremos mesmo (trilhas de 5 mils ou menos).

Abraços.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #11 : 13 de Abril de 2010, as 08:02:13 »

Valeu pela explicação Plautz.
De agora em diante vou ficar mais atento.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #12 : 13 de Abril de 2010, as 12:06:46 »

Quem tiver acesso aquelas prensas de estampar camisetas também é só alegria pra fazer transferencia termica ein
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #13 : 13 de Abril de 2010, as 12:28:34 »

Eu tenho uma.

Foi inclusive a que estampou as camisas usadas no filme Jurassic Park. Usadas pelos dinossauros, claro.

Praticamente a ganhei e um dia se der coloco-a para funcionar.

Mas fazer placas com prensa é outra história. O tempo de prensagem é diferente, a temperatura também, etc, etc...

Ou seja, são necessários... testes.

Abraços.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #14 : 13 de Abril de 2010, as 14:02:22 »

Ah... mas pegou a manha... ja era... rs...

Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal