Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 10 de Maio de 2024, as 06:26:03


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JHS Superbolt  (Lida 30003 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #15 : 25 de Junho de 2014, as 15:23:49 »

Só deixando claro aqui, que não foi testado, fiz o layout e ainda não tive oportunidade de montar... Se você quiser dar uma revisada básica, eu me baseei no layout do tagboardfx: http://tagboardeffects.blogspot.com.br/2014/03/jhs-superbolt.html

Abração
Oi, Diego. Bem legal o esquema. Parabéns! Palmas
Não sou lá grande coisa com esquemáticos, por isso queria saber onde é conectado o pino 3 da SPST Hi/Lo?

Abração.
Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #16 : 25 de Junho de 2014, as 16:26:30 »

Sergio, sei que a pergunta não foi pra mim, mas o pino 3 fica desligado mesmo, parece ser como uma espécie de chave liga/desliga pra colocar ou não aquele resistor em paralelo com a parte da frente do circuito, o que altera a corrente que vai chegar la.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #17 : 25 de Junho de 2014, as 17:02:07 »

Sergio, sei que a pergunta não foi pra mim, mas o pino 3 fica desligado mesmo, parece ser como uma espécie de chave liga/desliga pra colocar ou não aquele resistor em paralelo com a parte da frente do circuito, o que altera a corrente que vai chegar la.

Ah, tá...   Smiley

Continuando...
Teria algum problema de usar no projeto uma chave de 2 polos no lugar de uma de 3 polos?
« Última modificação: 25 de Junho de 2014, as 23:03:03 por Sergiodam » Registrado
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« Responder #18 : 26 de Junho de 2014, as 09:32:35 »

A chave do esquema é uma de 1 polo duas posições. Acho que você quis dizer se pode substitui-la por uma on-off de dois terminais, certo?
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, as 09:37:05 por Henrique » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #19 : 26 de Junho de 2014, as 11:59:28 »

Acredito sem problemas usar uma 2 polos on-off sim, já que a função dela é só ligar ou desligar aquele resistor na malha terra  Shocked
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #20 : 28 de Junho de 2014, as 23:12:25 »

Layout testado! 

FUncionou perfeitamente, timbre excelente  Palmas. Testei também empurrando outro pedal (no caso juntei com o Klon CEntaur) e ficou muuuuuuito bom.

Só tenho uma observação. Tomei uma surra com os trimpots, porque usei os mais comuns (que se encontram na maioria das lojas e na internet) que são um pouco maiores do que o previsto no layout. Sugiro muita paciência nessa hora. Não fixar de imediato nem os trimpots nem os componentes ao redor deles, porque corre o risco de um atrapalhar o outro. Só depois que conferir que todos tiveram seu espaço garantido é que dá pra soldar em definitivo.

Diego Gin, tem como você espaçar um pouquinho mais os trimpots?
Mas seu trabalho está de parabéns. Funcionou de primeira.  Legal!
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #21 : 28 de Junho de 2014, as 23:45:08 »

Desculpem mas qual seria a função do TL1054 neste circuito? é algum tipo de dobrador de tensão ?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #22 : 29 de Junho de 2014, as 01:05:41 »

Desculpem mas qual seria a função do TL1054 neste circuito? é algum tipo de dobrador de tensão ?

É sim. Mas eu usei um 7660S que eu tinha a mão, sem problemas.
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #23 : 29 de Junho de 2014, as 01:16:40 »

Sérgio, você teve algum problema com ruídos no seu? O último que fiz acabei descartando pelo excesso de ruídos!
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #24 : 29 de Junho de 2014, as 03:48:06 »

Não. Zero ruído.
Tá, zero é exagero Roll Eyes.  Se colocar o ganho no talo fica um leve humm de fundo, mas quase imperceptível. Eu regulei todos os fets (via trimpots) com 9V no dreno. Ah, antes que eu esqueça: como eu só tinha trimpots de 100K, coloquei todos iguais. Mas acho que isso não tem problema, já que eu consegui ajustar os 9V nos fets.

Qual o layout que vc usou? Foi este mesmo do Diego Gin?
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #25 : 29 de Junho de 2014, as 04:06:47 »

Sergiodam

Que bom!!  Palmas fico muito feliz que tenha tido sucesso de primeira, desanima quando falha  Azn

Quanto aos trimpots, não tinha pensado nisso, vou dar uma alterada no layout, além de dar mais espaço para os trimpots vou dar uma simplificada, depois posto aqui. Mas muito obrigado por testar! A propósito uma pergunta, usou mesmo uma SPDT de 2 polos ? Todos os pots estão bem funcionais? 9V no drain dos fets te deu o melhor resultado ? Abraço !
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #26 : 29 de Junho de 2014, as 11:53:03 »

Sergiodam

Que bom!!  Palmas fico muito feliz que tenha tido sucesso de primeira, desanima quando falha  Azn

Quanto aos trimpots, não tinha pensado nisso, vou dar uma alterada no layout, além de dar mais espaço para os trimpots vou dar uma simplificada, depois posto aqui. Mas muito obrigado por testar! A propósito uma pergunta, usou mesmo uma SPDT de 2 polos ? Todos os pots estão bem funcionais? 9V no drain dos fets te deu o melhor resultado ? Abraço !
Oi, Diego. Parabéns de novo. Seu trabalho ficou muito legal, e a placa está compacta e cabe confortavelmente na 1590B.
Sobre os trimpots, existe uma biblioteca (que eu não sei qual é - se você descobrir peço que compartilhe Grin) que tem um desenho com dois pads para cada terminal do trimpot. Assim, tanto para quem usar o mini quanto para quem usa o maior, a colocação fica fácil.
Usei sim uma SPST de um polo e dois terminais. Funcionou. A diferença no timbre é sutil, mas dá pra perceber. Mas acredito que a SPDT de três terminais funcionará do mesmo jeito, ligando só o terminal central e outro de um dos lados...
Todos os pots funcionam perfeitamente, sim.
Eu cravei os 9V com o multímetro (partindo do princípio de usar a metade da tensão do circuito) e não mexi mais. Ficou tão legal que nem tive a curiosidade de "futucar" mais...  Cheesy
Uma pergunta: esse projeto é idêntico ao Supreux Deux do Runoffgroove?
Um abraço  Legal!
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #27 : 29 de Junho de 2014, as 16:10:30 »

Muito obrigado pela resposta, Sérgio! Eu utilizei o layout do tagboardeffects.com, acredito que seja algum problema relacionado a proximidade das trilhas ou algo assim! Vou montar esse aqui para testar os resultados então. O esquema utilizado é exatamente o mesmo, e também fiz o biasing em exatamente 9v.

E Diego, até uma 3pdt faria o mesmo efeito que a SPST ali, se utilizados apenas 2 polos Wink

Acredito que dentro de umas 2 semanas vou montar o pedal usando esse layout aqui, quando o fizer posto os resultados!
Registrado

Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #28 : 02 de Julho de 2014, as 17:56:08 »

Sérgio, você teve algum problema com ruídos no seu? O último que fiz acabei descartando pelo excesso de ruídos!

Voltando ao tópico depois de ter experimentado o pedal com mais tempo. Estou partindo da pergunta do Battery Acid, porque procurei me fixar bem nesse ponto.
Além de testar com meu cubinho tímido em casa, fui à oficina de um luthier amigo meu e testei em outros amplis, incluindo um valvulado. O nível de ruído se manteve bem baixo mesmo. O timbre se manteve interessante e não embola. Só reparei que o volume dele é absurdo!!! Precisei colocar o pot de volume próximo do mínimo para não ser expulso da loja...  Cheesy Eu já tinha notado essa "volúpia" dele em casa, mas resolvi testar em outros equipamentos e confirmei que é dele mesmo. Seria interessante que ele tivesse um pouco menos de volume, para poder ficar mais controlável.
Alguém tem ideia do que poderia ser a causa?
Desconfiei dos ajustes de bias dos J201 (que deixei cravados nos 9v, como tinha informado). Então mexi nas regulagens e, de fato, consegui reduzir o volume selvagem. Só que também perdi qualidade no timbre distorcido. Procurei substituir os fets por outros (2n5457 e mpf201) mas não obtive sucesso. O 5457 deixou o timbre "morto" e o mpf201 não mostrou alteração perceptível. Conclusão, voltei a regulagem dos fets para 9v, pois achei melhor manter o timbre bonito e deixar o pot de volume no mínimo mesmo.
Como disse antes, usei trimpots de 100K no lugar dos 50K pedidos no projeto, pois era o que eu tinha à mão; mas como a finalidade deles era chegar na regulagem de 9V, julguei que não teria importância. Será que imaginei errado? O trimpot tem outro efeito além de simplesmente regular o biasing? O potenciômetro de volume está o mesmo pedido no projeto, 100K.
Bom... esse é o meu report pra vocês. Belo pedal, com um pequeno senão...

Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #29 : 02 de Julho de 2014, as 18:05:53 »

Faz um divisor de tensão antes do pot de volume, como se fosse outro pot de volume só que fixo, tenta reduzir 1/3 do sinal assim, já deve dar uma resolvida.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal