Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 21:29:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Modulo de Potencia 50 Watts do JCM 800  (Lida 6325 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 08 de Agosto de 2011, as 00:14:02 »

Ola pessoal,

Em primeiro lugar desculpas pela falta de acentuacao, meu teclado eh daqueles que nao acentua nem tem c cedilha. (na verdade esta mal configurado)

Bem o meu interesse em abrir este topico eh de, em parceria com os mais evoluidos aqui do site, montarmos um modulo de potencia valvulada de 50 watts que possa funcionar de forma independente, com placa de circuito impresso para facilitar, mas que venha a ser exatamente o power amp do JCM 800, ou seja uma 12ax7 como inversora e duas EL34 na potencia.

A ideia vem do fato de que eu jah fiz o JCM 800 Layout gak/andy garcia e tambem estou terminando o Mesa Boogie do DIYitalia e o Fender Twin Reverb do jplavareda.
Portanto ficarei com tres pres valvulados diferentes e continuo usando como modulo de potencia um LM3886 layout audiotrecos. 

Falei por MP com o Eduardo (moderador) e ele achou a ideia boa, mas acho que ele pensou que eu saberia fazer soh.   Infelismente nao me acho capaz nao.

Tenho o esquematico do JCM mas nao saberia fazer o layout da placa nem se bastaria um unico transformador com as duas voltagens (filamento e alta voltagem) e quais seriam as mais indicadas. 

Um projeto como este serviria como degrau para depois unirmos o JCM 800 gak/andy garcia e este modulo de potencia numa unica placa de circuito impresso para montar um JCM 800.

Quem topa?

Abracos.
 
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 08 de Agosto de 2011, as 01:53:45 »

Layout de power é tenso por causa das válvulas de potência, já imaginou o calor que a placa terá que aguentar? Fora a corrente altíssima de filamento... Sei que alguns vão dizer " ah! mas a Laney e mais outros fabricantes fazem assim". Mas essa é apenas minha opinião, vamos debater quem sabe não é viável ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 08 de Agosto de 2011, as 02:04:28 »

... A nao ser que a inversora e componentes fiquem na placa e as valvulas de potencia fiquem fixadas no chassis. (obviamente, usando os soquetes)
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 08 de Agosto de 2011, as 02:07:20 »

... A nao ser que a inversora e componentes fiquem na placa e as valvulas de potencia fiquem fixadas no chassis. (obviamente, usando os soquetes)

É uma opção...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 08 de Agosto de 2011, as 11:18:03 »

Porque não fazer ponto a ponto?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #5 : 08 de Agosto de 2011, as 11:36:13 »

Porque não fazer ponto a ponto? [2]
.
Bela iniciativa do tópico, ontem vi um par casado de 6l6 na multi, será que a ideia de criar um Modulo vale para Pentodo também ?  Smiley
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #6 : 08 de Agosto de 2011, as 11:53:37 »

ola Ferro_velho. cara, eu particulamente prefiro a montagem ponto a ponto , como o pessoal ai faou, tenta fazer ponto a ponto,  procura dar uma olhada nos layouts do pessoal na net, creio eu que posa te ajudar, no final trace o seu layout.

Qualquer coisa você posta pra gente ver.

Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 08 de Agosto de 2011, as 13:00:11 »

Pessoal, não sei até que ponto poderemos aproveitar o que fiz:
Soldei jamper dos terminais da válvula até a PCI com um espaçamento de 2cm para que o calor delas não afetem a placa.
Por enquanto, parece que tudo corre bem.

O que acham?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 08 de Agosto de 2011, as 16:01:35 »

Oi Pessoal

Não há problema em se colocar as válvulas de potência na placa, contanto que se use um soquete com terminais altos o bastantes para haver ventilação por baixo. É como soldar um resistor de fio na placa de fenolite.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #9 : 08 de Agosto de 2011, as 17:12:32 »

Ola pessoal,

Vamos as conjecturas, ponto a ponto seria melhor para um amp completo, porem para um modulo "stand alone", acho que seria mais facil e mais compacto fazer com placa de circuito que jah eh algo mais familiar para a maioria de nos. (o Tiagojoy esta ai para resolver este problema).

Seria interessante que os mais "iluminados" elaborassem um projeto sem a chave seletora se impedancia de saida (ficaria fixo em 8 ohms), com ajuste de bias unico ( nao sei se isto eh possivel...).

Estou tentando upar um layout que tenho do mesa boogie 20/20 power amp para exemplificar, mas nao consigo.

Abracos.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #10 : 08 de Agosto de 2011, as 17:16:14 »

Usa um 4shared de vida e poste o link aqui enquanto a pasta de anexos está cheia.

Abraços.
Registrado
ricardo rk
Visitante
« Responder #11 : 08 de Agosto de 2011, as 18:21:50 »

vc vai precisar de um estágio seguidor de catodo antes da inversora, senão não vai saturar esse power de jeito nenhum.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #12 : 08 de Agosto de 2011, as 23:25:35 »

vc vai precisar de um estágio seguidor de catodo antes da inversora, senão não vai saturar esse power de jeito nenhum.

Mas ele vai usar esse módulo com módulos de prés já prontos! Ele disse isso no primeiro post.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 13 de Agosto de 2011, as 15:55:40 »

O mesa 20/20 (apenas como exemplo)

 http://www.4shared.com/get/1SEqncNz/Mesa_Boogie_2020.html

E aqui as placas do power amp e sua respectiva placa da fonte.

http://www.4shared.com/file/Cv_zjdON/Mesa_Boogie_Power_Amp_20-20_3.html

-----
Pessoal, eu andei pensando bem e nao acho mais uma boa ideia fazer exatamente este projeto...

Desculpem me por mudar de ideia mas eu acho que o melhor eh partir para a construcao de um JCM clone mesmo, ou seja, um amp completo.

Dai posso usar o return do loop de efeitos para usar os pres que ja tenho...

Mais uma vez desculpem a abertura deste topico...

Abracos. 
« Última modificação: 14 de Agosto de 2011, as 14:33:00 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal