Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 11:42:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JCM 800 "Nacional" - Foto Diário de Montagem  (Lida 78384 vezes)
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #45 : 25 de Junho de 2015, as 10:54:35 »

Concluí a montagem do JCM 800 2204 seguindo o layout da Triode Eletronics.

http://site.triodestore.com/JCM8002204Stock.pdf

Estou meio inseguro de usar o amplificador pois não sei se o ajuste de bias está correto.

Nos pinos 3 das EL34 tenho 375V. O Bias (medi na junção dos resistores de 220K) está em -29V.

Nos pinos 1 e 8 medi 39mV.

Meu multímetro não é dos "bão" mas também não é daqueles que dão de brinde.

Dá pra usar assim, mesmo considerando que o multímetro não é lá muito confiável ou me recomendam alguma alteração ?

Obrigado !
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #46 : 25 de Junho de 2015, as 11:30:43 »

Carl8 aqui tem uma formula pra cálculo do bias.

Esse é apenas um exemplo  :

Pela formula que é aplicada : 0,7 x PD_valvula/ V_+B , exemplo
A el 34 tem uma PD=25w
PD = Potência total dissipada , valor dado pelo fabricante
0,7 = a 70% da PD da El34
e uma tensão de +B=490 por exemplo
Então pela formula 0,7x25/490

Nesse caso aqui  a tensão sobre os resistores ligados aos cátodos tem que ser perto de 35mv, o seu esta com 39mv , creio que esta na faixa.

At daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Guilherme
Visitante
« Responder #47 : 25 de Junho de 2015, as 20:18:00 »

Carl 8, seu -2204 está com valores na "média" dos que saem da fabrica. Se você quiser traze-lo para o valor de Bias padrão, ajuste em -30V, mas isso vai mudar pouco na corrente de placa+screen para essa tensão de polarização.

Mesmo que você não tenha informado a medição da tensão da rede no momento das suas medições (120Vac ou 132Vac? 209Vac ou 225Vac?), o valor de 35mA...40mA por EL34 com  -29V está muito bom, mesmo que seu dmm/vom não seja lá tão bom.

Confira as tensões de preamp. Se o seu choke tem Rdc entre 90...100 ohms, os valores que você vai encontrar não serão muito diferentes daqueles encontrados em http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/jcm800_2204_preamp.gif

Se você quiser fazer seu -2204 com 6550 ou KT88, tal como os -2204 exportados para os EUA (6550), ajuste Bias em -45V. Para isso talvez seja necessario substituir o resistor serie de 220k da fonte de Bias por um de 150k. Particularmente acho esse amp com 6550 mais do que fantástico.

Uma dica importante: teoricamente o tempo de carga dos capacitores eletroliticos da fonte de Bias é de mais ou menos 4 segundos, com 220k em serie, e esse tempo pode ser maior dependendo da resistencia do enrolamento de alta-tensão do transformador de potencia.

Traduzindo: é muito bom, muito bom mesmo, aquecer o amp uns minutinhos antes de ligar a chave de +B !
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #48 : 26 de Junho de 2015, as 09:55:50 »

Muito Obrigado pessoal !
Fico mais tranquilo de saber que os valores estão adequados.
Mais pra frente quero fazer uns testes com as 6550/KT88.




« Última modificação: 26 de Junho de 2015, as 10:04:37 por carl8 » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #49 : 26 de Junho de 2015, as 17:49:47 »

Parabéns, ficou lindão o JCM 800. Onde você mandou fazer esse chassis e o painel frontal tão bem feitos e parecidos com o original?? e que transformadores são esses, da Líder?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #50 : 26 de Junho de 2015, as 18:05:20 »

Parecem ser da Lynx.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #51 : 26 de Junho de 2015, as 20:01:15 »

Ora, ora, ora Mr. Ramsay, esses transformadores são da Lynx Audio   

Modéstia a parte, junto com  os Marstran http://Marstran.com, são os melhores transformadores para JMP Plexi 50 e JCM800-2204 fabricados atualmente.

Os Lynx também estão nos http://serranoamps.com e estiveram na usina de força do Digitech TH150 (Maverick MVK150)

http://oglobo.globo.com/blogs/overdubbing/posts/2011/06/15/amplificador-mvk150-usina-sonora-da-digitech-386613.asp

abração

Guilherme Peregrini
Lynx Audio
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #52 : 27 de Junho de 2015, as 12:15:29 »

Isso mesmo!
Transformadores da Lynx Audio, de qualidade amplamente reconhecida por aqui.
O chassis e faceplate comprei pelo Mercado Livre de um usuário chamado "Família Jorge Luthier" - Produto de excelente qualidade, robusto e bem acabado. Demora um pouco pra ficar proto, mas o vendedores estão sempre informando o status da produção, muito atenciosos.
Vou postar mais fotos do amplificador no tópico correspondente.

Abraços !
« Última modificação: 27 de Junho de 2015, as 13:14:43 por carl8 » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #53 : 28 de Junho de 2015, as 12:07:47 »

Acho até graça da "modéstia a parte" do Guilherme! Que mané modéstia seu Guilherme!?!? Verdade é coisa para ser dita e pronto.

O "cara" já não faz transformadores há muito tempo, ele conduz uma pequena fábrica de sonhos. São pequenas obras de arte.

Já ouvi muito JCM800 por ai e digo sem restrições: há transformadores e transformadores. Quer um som de homenzinho?!?! Usa Lynx e pronto. Deixa os outros para os garotos!

Esta semana toquei em um lugar onde tinha um Carvin V3M. É um amp interessante: 50 Watts selecionáveis (7, 22 e 50 Watts); três canais separados - todos valvulados; design pequeno e bonitinho. Claro que tem aqueles ridículos leds para destacar as válvulas. Mas (claro que tem um "mas") tem um transformador de saída minúsculo. Ouso dizer, sem estar errado, que ele é menor que muitos transformadores de 15 Watts por ai! Qual é a mágica? Eles usam Adamantium no núcleo?

Este tipo de licença poética (esta foi legal) o Guilherme não faz! E olha que eu já propus algumas até viáveis para ele (ele com, muita paciência e amabilidade, me devolveu ao prumo). Aqui é o ponto onde se destaca um bom artífice de um idealista com objetivo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #54 : 29 de Junho de 2015, as 01:34:27 »

carl8 parabéns pelo amp, ficou muito bonito!  Legal!

Gostei da dica da Família Jorge Luthier, pena que chegou tarde pra mim, eu estou juntando componentes para esse meu JCM800 (e um JTM45) há mais de 3 anos, e o chassis e as faceplates semelhantes ao original sempre foram o problema maior, terminei gastando um bocado e comprando na gringa por não encontrar aqui um assim como esse do Jorge Luthier.

Quanto aos transformadores Lynx, a minha confiança no trabalho do Guilherme é tanta que venho comprando kits dele faz tempo e ainda não havia colocado nenhum pra funcionar até ontem quando terminei a montagem do meu fender 5F1, e o resultado foi espetacular.

Sem dúvida nenhuma são transformadores para amplificadores top.

Em breve terei novidades sobre o JCM800/JMP deste tópico.

Abraços.
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #55 : 29 de Junho de 2015, as 09:29:44 »

Obrigado Ferro Velho!
Coloquei mais algumas fotos de melhor qualidade nesse tópico:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2549.msg159821

Desse amplificador, somente os capacitores (JJ, Sprague e Mallory) foram comprados fora do Brasil e devidamente taxados.
O restante encontrei na Itelycom, Multicomercial, Líder, Altana, Audio Lynx e Mega Som.
O gabinete estou pensando em encomendar na Roxtage, comprei uma caixa 2x12 deles e é excelente.

Abraço!   
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #56 : 29 de Junho de 2015, as 12:39:07 »

Oi carl8,

Eu vi o tópico dos amps prontos, ficou mesmo muito bom.

Como se pode ver no nome deste tópico, o meu objetivo era fazer um JCM800 "nacional", ou seja com componentes adquiridos aqui no Brasil mesmo, mas não foi possível, a minha mania de fazer sempre o mais fiel ao original e com componentes até melhores que o original, me fez sair comprando na gringa e agora eu estou com quase tudo para começar a montagem.

Hoje vou nos correios pegar uma última encomenda de componentes para ele.

Quanto a Roxstage, eu acho que também vou jogar a toalha, vou desistir de querer fazer a minha 4x12 e comprar uma deles mesmo, já cotei uma vez mais não comprei, vou ver se guardo uma grana para encomendar pois os falantes já estão aqui e os amps grandes já estão quase em ponto de começar a montagem e uma caixa boa será muito bem vinda.


Abraços.
Registrado
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #57 : 29 de Junho de 2015, as 14:09:31 »

Legal ! Vou acompanhar.

Se precisar de alguma coisa aqui da região de Santa Ifigênia, talvez eu possa ajudar.

Abraço!
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #58 : 02 de Julho de 2015, as 20:48:38 »

Quando vi esse projeto pronto do carl8, na hora fiquei vidrado, ficou muito legal mesmo, então sabe como é a inveja, estou com muito vontade de montar um desses para mim, pelas pesquisas iniciais já percebi que tem um custo razoável e deve ser um projeto como o do Ferro_Velho, de longo prazo, mas eu queria tentar seguir a ideia original, de fazer um Nacional, com peças compradas aqui, se não for possível tudo bem, mas vale a pena tentar.

Como nunca montei algo desse tamanho e nem perto disso, espero contar com a ajuda dos colegas do fórum, algumas duvidas que tenho.

Esses 3 capacitores duplos, eu não consegui achar no projeto qual a capacitância deles? Pelo que olhei na internet seriam de 50uF X ?, mas não tenho certeza.

Vocês sabem se é possível encontrar a placa de turrets e os turrets na Sta. Efigênia?

São duas EL34 que devem ser casadas, mas e quanto as 3 12AX7?

A minha ideia é montar a placa de turrets com os componentes e ir comprando aos poucos os transformadores e as valvulas, que pelo que pesquisei, tem uma grande variação no preço.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #59 : 02 de Julho de 2015, as 21:03:10 »

eu estou montando algo "parecido, e pretendo ser todo nacional também, sem comprar nada de fora.
o gabinete 2x12 já está pronto e carrega consigo 2 eminence. um Legend V128 e um Red Coat The Tonker.
a placa eu mesmo fiz  roteada no Eagle (PCB) mesmo. meu projeto será o Silver Jubilee 2550X comprei todos os componentes da placa e mais os soquetes das valvulas. Gastei até agora R$ 264,00 comprei on line na Eletrodex e na Itelycom.
ainda falta as válvulas, os 3 capacitores grandes de 50uF+50uF 500V , os potenciometros e jack (que comprarei do Félix aqui do forum)e os transformadores, além do chassi que eu mesmo pretendo fazer também com chapa de aluminio de 1,5mm e o face plate será em inox alto brilho de 0,5mm , os transformadores vou encomendar da Lynx também. nessa parte não pretendo economizar. abrirei um tópico como esse pra descrever todo o processo do head em breve. e também é algo pra longo prazo, previsão de termino em novembro/dezembro. calculo que o custo total ficará em torno dos 1800,00 o head. a caixa por volta 1200,00 considerando os preços atuais dos Eminence.
« Última modificação: 03 de Julho de 2015, as 11:55:22 por xformer » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal