Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 12:40:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como adicionar um controle de tone no Real McTube II?  (Lida 3874 vezes)
Cogumelo
Visitante
« : 12 de Agosto de 2011, as 20:03:21 »

Ola pessoal!

http://www.dogstar.dantimax.dk/tubestuf/mctube.htm

Achei esse projeto e achei interessantíssimo. Porém acho que faz falta um controle de tone. Como eu poderia fazer para adiciona-lo?

Aproveitando, alguém já fez/conhece ele? É bom?

E mais uma dúvida ainda. No caso de usar 2 transformadores, o transformador que vai para as placas, pode-se ser usado os 220Vac? Ou tem que usar o 110?

Obrigado pela paciência!

Abraços!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #1 : 12 de Agosto de 2011, as 20:24:19 »

Cogu, o meu tem o controle de tom, amanhã eu te falo o que eu fiz, se não me engano foi algo entre C8 e R8, ou R6 e C8? Ah, te falo amanhã... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
andrefreitas
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 705

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 118



« Responder #2 : 12 de Agosto de 2011, as 20:29:23 »

um jeito fácil seria pegar o fio que vai pro pino 3 de volume e ligar no pino 3 do potenciometro de 10kA daí o pino 2 desse potenciometro(de 10kA) você liga no pino 3 do potenciometro de volume. e no Pino 1 do pot de 10kA você liga um capacitor (valores entre 1 a 100nF) e aterra. isso da um Tone simples porem bastante efetivo Smiley
« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, as 20:34:44 por andrefreitas » Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #3 : 12 de Agosto de 2011, as 20:57:15 »

O controle de ton da pra você inserir entre C8 e R8. Eu recomendaria um tone tipo big muff pois ele é bem efetivo.
http://www.generalguitargadgets.com/richardo/distortion/bigmuff.gif
Primeiro você separa C8 de R8. O pino livre de C8 vai ao IN do circuito de tone. Depois coloque um capacitor igual ao C8 entre o OUT do tone e R8. Caso haja muita perda de volume diminua o valor de R8.
Pra usar tensões maiores é só aumentar a tensão de trabalho dos capacitores de todo o circuito.

Abraço!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #4 : 12 de Agosto de 2011, as 21:11:19 »

Fiz um layout com tudo numa placa, o power e a valvula, creio que incluí tone também... Se achar no PC posto pra vocês.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 12 de Agosto de 2011, as 21:29:47 »

Obrigado a todos!

Fernando, esse controle que você colocou é o do big muff mesmo?

Acho que vou tentar esse do Jayro mesmo. Vou esperar ver se o Fernando acha pra ver a diferença.

O que acharam do pedal?

Citar
Pra usar tensões maiores é só aumentar a tensão de trabalho dos capacitores de todo o circuito.
Ta. Mais agora fiquei em dúvida com mais uma coisa. Se por exemplo eu usar 220Vac no segundo transformador (pras placas), e aplicar só 110Vac no primeiro vai mesmo assim ter 220Vac no secundário do segundo, correto? (110/12 - 12/220) Acho que sim né, desde que eu aplique os 12Vac no primario de T2, terei os 220Vac, que coisa loca.  Tongue


Abraço!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #6 : 12 de Agosto de 2011, as 21:34:40 »

Cogu, usei o tone stack calculator, fui alterando até chegar no som que queria  Wink
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #7 : 12 de Agosto de 2011, as 22:03:20 »

Citar
tone stack calculator

Que que é isso?
« Última modificação: 12 de Agosto de 2011, as 22:06:17 por Cogumelo » Registrado
fovb
Visitante
« Responder #8 : 12 de Agosto de 2011, as 22:07:24 »

http://www.duncanamps.com/tsc/download.html

É um programa, bem bacana...
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #9 : 12 de Agosto de 2011, as 22:10:10 »

Eis a calculadora de tonestack:
http://www.duncanamps.com/tsc/
Com a calculadora da pra você manipular a curva de resposta do controle de ton pra algo que lhe agrade mais. Por exemplo eu coloquei um controle desse na minha guitarra e o calculo foi pro pot no meio soar flat, pra um lado acrescenta grave e pro outro acrescenta agudo. Dá pra fazer algo bem versátil.

Imagino que sua rede deve ser 127V entao usando transformador de 127/12 - 12/220 você terá sim os 220VAC e após a retificação algo em torno de 311VDC.

Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #10 : 12 de Agosto de 2011, as 22:20:14 »

Interessante esse software...pena que eu não sou muito astuto em se tratar de gráficos de áudio ainda.

Cara, minha rede é 220VAC, é SC. Mais se da algo com 311VDC é muito para as válvulas né?! Segundo o datasheet é como máxima 300V.

Abraços!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #11 : 12 de Agosto de 2011, as 23:11:41 »

Quanto a isso acho que não há problema pois você terá 311VDC no primeiro capacitor da fonte. Antes de chegar as valvulas vai ter uma queda de tensão em R1, R4 e R6 então o que deve chegar efetivamente na valvula será bem menos que os 300V.

Abraço!
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #12 : 13 de Agosto de 2011, as 09:12:00 »

É mesmo, tinha esquecido isso..
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #13 : 22 de Agosto de 2012, as 23:58:44 »

Build Report:

Coloquei um Tone Stack estilo Big Muff seguindo as modificações do Rikrdo. Primeiro fiz sem trocar o resistor, e perdeu muito volume, substituí por um de metade do valor e o volume deu uma levantada. Porém, em relação ao controle de TOM eu perdi agudos e muito brilho, sem contar que deu um boost estranho nas frequencias graves, ficando muito ruim na hora de fazer bases, mesmo com o controle de tom todo para agudo.

Nao usei ainda as calculadoras ou outros esquemas, mas, por tempo, vou deixar sem o controlador de tom.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Cogumelo
Visitante
« Responder #14 : 23 de Agosto de 2012, as 09:12:24 »

Citar
Build Report:

Coloquei um Tone Stack estilo Big Muff seguindo as modificações do Rikrdo. Primeiro fiz sem trocar o resistor, e perdeu muito volume, substituí por um de metade do valor e o volume deu uma levantada. Porém, em relação ao controle de TOM eu perdi agudos e muito brilho, sem contar que deu um boost estranho nas frequencias graves, ficando muito ruim na hora de fazer bases, mesmo com o controle de tom todo para agudo.

Nao usei ainda as calculadoras ou outros esquemas, mas, por tempo, vou deixar sem o controlador de tom.

Na época que montei ocorreu isso também, mais usei o tone stack calculator da duncanamps (http://www.duncanamps.com/tsc/) e fiz a correção para meu gosto.

Abraço!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal