Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 06:41:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda Pré-Amplificador  (Lida 39937 vezes)
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« : 12 de Janeiro de 2022, as 22:28:14 »

Olá pessoal, tempo atrás achei um esquema de pré-amplificador na internet e resolvi montar, justamente para usar junto com amplificador de potência que fiz.

É um circuito bastante simples, tirei desse documento aqui:
http://www.huennebeck-online.de/diy/pre-1.eng/pre-1.pdf



Pois bem, desenhei os circuitos fiz as placas e hoje resolvi montar uma para ver como ficaria.

Ele não funcionou corretamente, ficava baixo e com bastante ruído. Quando eu colocava a mão da entrada do transistor ele funcionava.

Fiz de tudo, procurei defeitos e nada, soldei resistor entre a entrada e o terra entre a entrada e o +15 e vi que melhorava.

Depois eu achei esse circuito de um amplificador de fones bem parecido, com um trimpot na entrada como na foto abaixo:



Aqui foi onde eu obtive melhor resultado, mas eu não consegui fazer um ajuste correto na bias como dizia o texto da imagem, funcionava bem no inicio do trimpot e bem no final.

Saberiam me informar por favor como eu posso resolver isso? Falta algo no circuito?

No meu circuito eu usei o LM741

Muito obrigado a todos
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 13 de Janeiro de 2022, as 08:41:07 »

Você não informou com que tipo de fonte de sinal (celular, MP3 player, CD player, toca-discos, etc) você alimenta a entrada do pré. Dependendo do nível de saída e impedância de saída, o pré pode não ter o ganho e nível de saída suficientes para o amplificador de potência.

Eu não diria que usar o 741 no lugar do OPA134 ficaria a mesma coisa. O 741 é um amplificador operacional de uso geral, que é estudado nas escolas justamente por não ser o melhor, mas porque tem um monte de limitações. Já o OPA134 é feito para ser usado em áudio hi-end.

De qualquer forma, esses circuitos não tem muito ganho (seja com o 741 ou o OPA134), pois a realimentação dá um ganho de 4.3 vezes e o mosfet de saída não dá ganho algum (ao contrário, o ganho é menor do que 1, serve apenas para aumentar a corrente de saída para o fone de ouvido). Se for para alimentar a entrada do amplificador de potência, não use os mosfets, as saídas dos amplificadores operacionais devem ser suficientes. Então, o segundo circuito não é um pré e não dá ganho algum (está marcado ganho de 0.8 no desenho).
Para tentar resolver o problema de ruído, coloque um filtro passa-altas (capacitor de acoplamento + resistor para o terra) na entrada não inversora (+) do amplificador operacional, o que serve também para diminuir a alta impedância de entrada que capta ruídos.  O ganho pode ser melhorado, aumentando-se o resistor de realimentação R45 de 3.3 kohms (tente 10 k, mas não pode ser muito, pois o 741 é lento e com resposta de frequência limitada com ganhos altos).
 
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2022, as 08:43:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #2 : 13 de Janeiro de 2022, as 09:07:24 »

A minha ideia é usar ele como um Pré-amplificador para receber sinal tanto do Phono (usando um Preamp phono), e de entradas auxiliares (mp3, cd player) e mandar o sinal para o Power Amp.

Eu quero montar um bom pré-amplificador mas que seja simples, sem controles de tonalidade e balance, apenas a pre amplificação mesmo.

Eu comprei o OPA134, mas não chegou ainda. Usei o 741 para ver se funcionava corretamente.

Será que seria melhor abandonar esse circuito e procurar outro tipo de Pré-amplificador?
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #3 : 13 de Janeiro de 2022, as 10:11:23 »

A minha ideia é usar ele como um Pré-amplificador para receber sinal tanto do Phono (usando um Preamp phono), e de entradas auxiliares (mp3, cd player) e mandar o sinal para o Power Amp.

Eu quero montar um bom pré-amplificador mas que seja simples, sem controles de tonalidade e balance, apenas a pre amplificação mesmo.

Eu comprei o OPA134, mas não chegou ainda. Usei o 741 para ver se funcionava corretamente.

Será que seria melhor abandonar esse circuito e procurar outro tipo de Pré-amplificador?

Bom dia!
Aqui no fórum tem uns projetos já feitos. Ví que não queres controles de tonalidades, tem certeza?
Nesse link abaixo o Viagem Mental fez um ótimo trabalho a partir dos esquemas do Rod Elliott:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=8721.0

Abaixo o artigo original do Rod, acredito que tenha tudo que tu precisa pra fazer o pré SEM os controles tonais.

https://sound-au.com/project97.htm

E neste último link, um pré de phono, também do Viagem Mental, muito bom:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10159.0
Registrado

Grande abraço, Raphael!
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #4 : 13 de Janeiro de 2022, as 10:18:17 »

Raphael, obrigado pelas contribuições.

Eu já montei um primeiro pré-amplificador usando o LM1036 que tem controles de tonalidade, e eu usei o Pré-amplificador de Phono do Viagem Mental, ficou ótimo e estou usando ele.

Desta vez estou buscando algo mais simples, um circuito menor em que eu tenha apenas a amplificação mesmo tentando manter a qualidade (se a entrada tiver né, hehe).  Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 13 de Janeiro de 2022, as 16:37:13 »

Será que seria melhor abandonar esse circuito e procurar outro tipo de Pré-amplificador?

Já que você já fez a placa de circuito impresso e só quer um circuito que amplifique algumas vezes o sinal, então tente aproveitar esse mesmo. É só um amplificador operacional em modo não inversor sem muitas firulas. Apenas não use o mosfet e coloque o resistor e o capacitor na entrada. E mude o resistor de realimentação para aumentar um pouco o ganho.
Pode testar com o 741, mas ele tem valor de ganho x banda de resposta de 1 MHz, dessa forma se ajustar para um ganho de 10 vezes, a resposta será de 100 kHz. Se o ganho for de 100 vezes, a resposta vai até 10 kHz e assim vai.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
estomagado
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 18

Sou um cara amargo e chato.


« Responder #6 : 13 de Janeiro de 2022, as 16:51:05 »

Desta vez estou buscando algo mais simples, um circuito menor em que eu tenha apenas a amplificação mesmo tentando manter a qualidade (se a entrada tiver né, hehe).  Legal!

Não costumo falar muito aqui no fórum,fico só nas sombras, mas vou dar um pitaco.

Não analisei o circuito a fundo, mas é preciso verificar qual é o nível que essa entrada "Line" está esperando.

Line level  é diferente para equipamento profissional (mesas de som, equipo de estúdio etc) e equipamento doméstico (pré fono, tuners, toca CD, gravadores cassete, celulares etc).
- Profissional espera nível de +4dBu (1,228 V)
- Doméstico espera nível de -10 dBu (Aprox 0,3 V)

(Referência: 0 dBu = 0,775 V)

Então você tem um preamp phono doméstico, que está entregando um sinal máximo de 300mV, para um outro preamp de nível profissional, que espera uma tensão de entrada de 1,2 V.  Vai ficar baixo mesmo.

Veja, isso é um *CHUTE*. Mas baseado no comportamento que você descreveu e na minha experiência, parece ser isso.

Você pode tentar mexer nos resistores R11 e R45 para aumentar o ganho do OPA e ver se melhora.
Registrado

Tio Ulbrich
Músico fracassado e velho resmungão.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #7 : 13 de Janeiro de 2022, as 17:04:41 »

Obrigado xformer

Vou fazer isso, me sugere quais valores para o capacitor e resistor?

-----
Será que 1uF e 100K?
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2022, as 17:07:53 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 13 de Janeiro de 2022, as 17:25:40 »



Pode usar 1 uF e 100 k também.

E no resistor R45 pode ser um trimpot para você poder ajustar o ganho.  O resistor de entrada pode ter um potenciômetro em série para servir de volume.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2022, as 07:43:31 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #9 : 13 de Janeiro de 2022, as 17:32:46 »

Esplêndido  Palmas

Muito obrigado. Vou fazer as modificações.

Eu queria muito que desse certo esse pré-amplificador, se der certo aí faço outra placa.  Legal!

-----
Este pré-amplificador tem praticamente o mesmo circuito do que esta presente no projeto do pré-amplificador com LM1036 que fiz, muda apenas alguns valores de componentes, e usa o NE5532

https://www.te1.com.br/2013/10/circuito-pre-amplificador-estereo-simples-utilizando-amplificador-operacional-ajuste-volume-ne5532/

Caso, esse o primeiro projeto não certo, provavelmente tentarei esse.

-----
Também posso usar o OPA2134 que comprei também
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2022, as 23:08:34 por murbachjean » Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #10 : 15 de Janeiro de 2022, as 07:29:12 »


Pode usar 1 uF e 100 k também.

E no resistor R45 pode ser um trimpot para você poder ajustar o ganho.  O resistor de entrada pode ter um potenciômetro em série para servir de volume.

O potenciômetro de 47K é o de volume que você sugeriu? Ou é de acoplamento?
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2022, as 07:32:52 por murbachjean » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 15 de Janeiro de 2022, as 10:29:45 »

O potenciômetro na entrada de 47 kohms serve como controle de volume e precisa ser logarítmico (tipo A). Pode ser de 100 k também.  Agora se a sua fonte de sinal já tiver o controle de volume, então use um resistor no lugar dele.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #12 : 15 de Janeiro de 2022, as 15:18:57 »

O potenciômetro na entrada de 47 kohms serve como controle de volume e precisa ser logarítmico (tipo A). Pode ser de 100 k também.  Agora se a sua fonte de sinal já tiver o controle de volume, então use um resistor no lugar dele.

Boa tarde pessoal!
Xformer, sabe que tem muito tempo, que sempre uso potenciômetros lineares em controles de volume, inclusive em meus instrumentos. Por algum tempo, nos anos 90, num período anterior ao meu acesso total a internet, achei que eu tinha algum problema  Cheesy
Mas depois percebi que muitas pessoas também preferem potenciômetros lineares em controles de volume.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 15 de Janeiro de 2022, as 15:37:54 »

Vai funcionar também com o linear. Só que o controle vai ser mais atuante numa parte do giro e menos atuante noutra parte. Se a preferência for essa nada obsta o uso do linear.  😁
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2022, as 15:38:31 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #14 : 15 de Janeiro de 2022, as 18:24:27 »

O potenciômetro na entrada de 47 kohms serve como controle de volume e precisa ser logarítmico (tipo A). Pode ser de 100 k também.  Agora se a sua fonte de sinal já tiver o controle de volume, então use um resistor no lugar dele.

Legal demais, muito obrigado. Legal!

Vou esperar chegar o OPA134 para fazer os testes as modificações.

Bem, enquanto isso resolvi montar este circuito usando o NE5532, que é quase igual como eu já disse acima o circuito que compõe o projeto do LM1036

Abaixo os dois circuitos:




Confesso que não gostei do som, talvez meu ouvido está acostumado com o LM1036, mas ele soou mais médio, um pouco irritante até, não é ruim mas o LM1036 soa mais equilibrado e com mais graves. Imagino obviamente que a diferença seja pela falta de controle tonal.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2022, as 18:28:55 por murbachjean » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal