Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 08:45:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini-MosFet Audio Amplifier - 18 Watt into 8 Ohm - 30W into 4 Ohm loads  (Lida 61602 vezes)
norverto
Visitante
« Responder #105 : 14 de Janeiro de 2013, as 19:45:38 »

Alguém conseguiu por a funcionar o amplificador?
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2013, as 19:40:45 por Plautz » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #106 : 27 de Junho de 2013, as 12:36:52 »

kem
Voltando à velha questão:
Alguém já fez a montagem desse ampli?
E se já fez, a montagem funcionou direito?
Faço essa pergunta por que tenho interesse em utilizá-la como power em outro tópico, porém com algumas alterações.
Obrigado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #107 : 27 de Junho de 2013, as 15:19:52 »

Matec, eu já vi relatos de sucesso pela internet, mas eu mesmo não montei... parti pras valvulas.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #108 : 25 de Janeiro de 2016, as 00:14:38 »

Retomando esse tópico.

Como eu já falei faz tempo, eu tenho interesse nesse amplificador, e para não esquecer todo o trabalho já efetuado, vou continuar postando aqui.

Pelo que foi discutido, a maior dificuldade em se construir esse amplificador, é a necessidade de uma fonte regulada. Uma fonte regulada de 40v e corrente de pelo menos 2 A (10 a 30w, dependendo da tensão da fonte não regulada) por canal, já vai encarecer muito o projeto.

Além da solução já apresentada pelo próprio autor com reguladores e transístor de potência, existem outros reguladores utilizando BJTs ou mesmo MOSFETs. Mas tudo dá na mesma: mais componentes, desperdício de energia, dissipadores, custo, etc.

Vou pesquisar a necessidade real de tal fonte regulada, e vou postar os resultados aqui nos próximos dias.

Abs
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, as 20:04:08 por Matec » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #109 : 25 de Janeiro de 2016, as 10:07:53 »

Matec, precisa regular sim. Talvez não seja mandatório mas é quase. Não precisa ser um regulador sofisticado, um multiplicador de capacitância com um BD139 e um 2N3055 resolvem o problema. Para 2A o dissipador do 2N3055 não precisa ser muito grande.

Já fiz experimentos com o JLH69 comparando uma fonte não regulada com filtro Pi (5000uF -----6mH-----5000uF) com a fonte multiplicador de capacitancia do projeto original (página 151 http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/simple_classA_amplifier.pdf)).
A diferença é audivel.

Esse projeto é interessante, mas o que me assusta em mosfets é que esses caras gostam de oscilar se o layout não for cuidadoso, por exemplo nas ligaçoes dos resistores de gate.

Eu acho que pela simplicidade do circuito, uma montagem tipo aranha com todos componentes ligados entre si diretamente pelos seus lides, favorecendo uma montagem ultra-compacta com distancia minima entre os mosfets e demais componentes, pode ser uma boa idéia !

Economiza-se na placa de audio e gasta-se na placa do regulador.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #110 : 25 de Janeiro de 2016, as 18:40:41 »


Alguém já fez a montagem desse ampli?
E se já fez, a montagem funcionou direito?
Faço essa pergunta por que tenho interesse em utilizá-la como power em outro tópico, porém com algumas alterações.


Por curiosidade eu fiz a simulação desse amplificador. É muito ruim. Na simulação só deu 4Vpp sobre 8 ohms com baita distorção (entrada de 500mVpp). Muito longe dos 18W.  Montar amplificador classe A é barca furada pra essa aplicação e potência.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cobalto777
Visitante
« Responder #111 : 25 de Janeiro de 2016, as 18:59:09 »

http://diyaudioprojects.com/Solid/Jean-Hiraga-Class-A-Amplifier/
olha o tamanho dos capacitores...coisinha delicada... Afro
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #112 : 25 de Janeiro de 2016, as 19:28:34 »


Por curiosidade eu fiz a simulação desse amplificador. É muito ruim. Na simulação só deu 4Vpp sobre 8 ohms com baita distorção (entrada de 500mVpp). Muito longe dos 18W.  Montar amplificador classe A é barca furada pra essa aplicação e potência.

Peculiar, meu caro xformer  Grin.

O amplificador que eu estou tratando não é classe A. É um amplificador com saída complementar, trabalhando em classe AB. O amplificador que o Guilherme postou sim, esse é classe A. E consome uma grande quantidade de energia.

Estou aqui fazendo minhas simulações e consigo facilmente 17w com  8 ohms de carga resistiva @ 1kHz. Sem distorções. Mas é meio chata a regulagem para se obter a senoide limpa à toda potência, e ao mesmo tempo manter a corrente quiescente num valor de 100mA(sem carga), que eu acho razoável.

Eu já estou chegando à alguns resultados, mas também não quero ir tirando conclusões apressadas. Provavelmente amanhã eu possa falar algo sobre o que acho que descobri.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ótimo link, cobalto777. Esse amplificador será outro que eu vou estudar com grande interesse, e não por ser classe A .

Abs
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2016, as 19:54:06 por Matec » Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #113 : 26 de Janeiro de 2016, as 05:30:32 »

Texto excluído por conter internetês.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2016, as 08:29:36 por xformer » Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal