Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 12:09:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: JHS Superbolt  (Lida 29822 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #30 : 02 de Julho de 2014, as 18:51:19 »

Faz um divisor de tensão antes do pot de volume, como se fosse outro pot de volume só que fixo, tenta reduzir 1/3 do sinal assim, já deve dar uma resolvida.
É só trocar R9 para 220k e C13 para 470pF que diminui a amplitude para 1/3.

Abraçao, Saúde e amor.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #31 : 02 de Julho de 2014, as 20:56:56 »

Obrigado pelas dicas preciosas ! e quanto alterar o valor do pot de volume para reduzir o volume ?
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #32 : 02 de Julho de 2014, as 21:16:28 »

Essa opção não dá certo, o pot de volume atua como um divisor de tensão também, se for menor(1k) ele aumenta a instabilidade do circuito eu acho
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #33 : 03 de Julho de 2014, as 01:22:57 »

Acabei de atualizar o tópico com um layout mais bem trabalhado, e com espaço decente para os trimpots... bom receio que não há mais nada pra melhorar Cheesy  talvez a questão do excesso de volume, mas antes disso vou ver como vai se comportar a minha montagem !
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #34 : 03 de Julho de 2014, as 03:29:51 »

Apliquei a sugestão do Patines e deu uma atenuada. Agora dá para trabalhar com ele até a posição de 9h. Já e um grande avanço...
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #35 : 03 de Julho de 2014, as 04:50:59 »

Apliquei a sugestão do Patines e deu uma atenuada. Agora dá para trabalhar com ele até a posição de 9h. Já e um grande avanço...

Se depois disso ainda não ficou bom, então coloque um resistor de 100k no lugar do R9 e coloque um potenciômetro de 10k na saída.  vai ficar com a impedância de saída bem baixa, além de atenuar muito, uns 20dB.

Bem, se precisa atenuar tanto, para que elevar a tensão?  Use 9V para fonte e tudo fica resolvido.

Abraços, T+
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, as 19:51:36 por Patines » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #36 : 03 de Julho de 2014, as 08:57:55 »

Acabei de atualizar o tópico com um layout mais bem trabalhado, e com espaço decente para os trimpots... bom receio que não há mais nada pra melhorar Cheesy  talvez a questão do excesso de volume, mas antes disso vou ver como vai se comportar a minha montagem !

Diego, que legal o pdf! Gostaria de saber qual programa você está usando para traçar seus layouts?
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #37 : 03 de Julho de 2014, as 10:29:46 »


Bem, se precisa atenuar tanto, para que elevar a tensão?  Use 9V para fonte e tudo fica resolvido.


Você tirou as palavras dos meus dedos...  Cheesy Era o que eu ia questionar na sequência. Existe alguma maneira de testar essa hipótese sem ter que refazer toda placa?
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #38 : 03 de Julho de 2014, as 12:23:06 »

Diego, que legal o pdf! Gostaria de saber qual programa você está usando para traçar seus layouts?

Rapaz, é um processo complicado. Eu faço tudo no Eagle mesmo, exporto para PNG dpi 600, Depois faço uma "arte final" no Inkscape e Photoshop. Esses desenhos de componentes fiz no Coreldraw, depois montei tudo no Inkscape e salvei em PDF  Huh?

Abraços
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #39 : 03 de Julho de 2014, as 20:13:30 »


Bem, se precisa atenuar tanto, para que elevar a tensão?  Use 9V para fonte e tudo fica resolvido.


Você tirou as palavras dos meus dedos...  Cheesy Era o que eu ia questionar na sequência. Existe alguma maneira de testar essa hipótese sem ter que refazer toda placa?

Vejam se o que fiz é o mais indicado: eu coloquei uma chave SPDT (três terminais e dois polos) para alternar entre a tensão que sai do dobrador e a tensão direta da fonte (ou seja, 18V e 9V). Deu certo. Assim eu posso optar em ser comportado ou rabiscar a porta do inferno.  Cheesy  Notei uma leve perda na beleza do timbre, mas não foi nada que tornasse o pedal desinteressante. Como eu fiz o teste sem colocar de volta o R9 e o C13 originais, pode ser que ao fazer isso haja uma recuperação dessa perda.
Então fica a sugestão para o projeto: incluir uma chave para escolher a voltagem preferida pelo freguês, de acordo com o seu ambiente.
Abç

Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #40 : 03 de Julho de 2014, as 21:42:08 »

O que acontece é que com 18V você tem mais "cabeça de quarto"(headroom), ou seja, a amplitude sem distorcer o sinal supostamente seria de 18V, a maioria das frequências do sinal original se mantêm e dá a impressão que o som é melhor mesmo, já com 9V o sinal distorce mais e são atenuadas algumas frequências deixando o sinal igual você falou.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #41 : 03 de Julho de 2014, as 21:49:24 »

Será que existe um termo melhor em português para headroom?  Talvez "pé direito", citando a arquitetura.  "Cabeça de quarto" me lembra coisas com "Dente Azul", para Bluetooth...    Ui
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #42 : 03 de Julho de 2014, as 23:17:06 »


Bem, se precisa atenuar tanto, para que elevar a tensão?  Use 9V para fonte e tudo fica resolvido.


Você tirou as palavras dos meus dedos...  Cheesy Era o que eu ia questionar na sequência. Existe alguma maneira de testar essa hipótese sem ter que refazer toda placa?

Vejam se o que fiz é o mais indicado: eu coloquei uma chave SPDT (três terminais e dois polos) para alternar entre a tensão que sai do dobrador e a tensão direta da fonte (ou seja, 18V e 9V). Deu certo. Assim eu posso optar em ser comportado ou rabiscar a porta do inferno.  Cheesy  Notei uma leve perda na beleza do timbre, mas não foi nada que tornasse o pedal desinteressante. Como eu fiz o teste sem colocar de volta o R9 e o C13 originais, pode ser que ao fazer isso haja uma recuperação dessa perda.
Então fica a sugestão para o projeto: incluir uma chave para escolher a voltagem preferida pelo freguês, de acordo com o seu ambiente.
Abç
Obviamente os três potenciômetros foram regulados novamente!  Sim, porque esta configuração faria que a tensão ajustada para metade dos 18V em cada dreno fosse a um nível bem baixo de tensão ao virar a chave para 9V, atrapalhando o funcionamento.  Talvez esteja aí a perda de qualidade.

Será que existe um termo melhor em português para headroom?  Talvez "pé direito", citando a arquitetura.  "Cabeça de quarto" me lembra coisas com "Dente Azul", para Bluetooth...    Ui

Creio que uma tradução seria "faixa dinâmica"

O que acontece é que com 18V você tem mais "cabeça de quarto"(headroom), ou seja, a amplitude sem distorcer o sinal supostamente seria de 18V, a maioria das frequências do sinal original se mantêm e dá a impressão que o som é melhor mesmo, já com 9V o sinal distorce mais e são atenuadas algumas frequências deixando o sinal igual você falou.

Bem, a faixa dinâmica para saturação do segundo transistor(J201) é de no máximo 1,5V pico a pico no gate, não precisa fonte de 18V, 9V já está bom.  A terceira etapa a faixa dinâmica no gate para saturar o transistor (2n5457) é de no máximo 6V pico a pico, faixa esta também possível com 9V.

Desta forma, a saturação se consegue tanto com 9V quanto com 18V.  Na minha opinião, este argumento creio que não se aplica.

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, as 23:20:51 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #43 : 04 de Julho de 2014, as 00:05:22 »

Obviamente os três potenciômetros foram regulados novamente!  Sim, porque esta configuração faria que a tensão ajustada para metade dos 18V em cada dreno fosse a um nível bem baixo de tensão ao virar a chave para 9V, atrapalhando o funcionamento.  Talvez esteja aí a perda de qualidade.

 Roll Eyes Bem... Quer dizer... não.
Embora eu imagine que não é uma relação linear, eu deduzi que ao abaixar a tensão para 9V, os trimpots, na posição em que já dividiam 18 para 9, dividiriam 9 para algo próximo a 4,5... Confesso que não medi.  Como eu coloquei uma chave para selecionar entre uma situação e outra, não poderia pensar em cada vez que comutasse tivesse que abrir o pedal e regular os trimpots  Cheesy... O Okko Diablo trabalha com uma chave para mudar a tensão...

Eu coloquei de volta o resistor e capacitor que havia trocado e houve uma melhora, diminuindo a diferença de qualidade de timbre entre uma configuração e outra.

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #44 : 04 de Julho de 2014, as 13:50:52 »

Cheesy... O Okko Diablo trabalha com uma chave para mudar a tensão...
Vai ver foi erro de projeto, porque o Jfet nesta configuração mantém a corrente.  Se o resistor (potenciômetro) não muda de valor, deveria cair 9V nele.  É certo que se mudar a fonte para 9V, não vai mais ser possível a queda de 9V no resistor de dreno(potenciômetro).  Então vai saturar a tensão de dreno numa tensão bem baixa, que vai melar de vez o funcionamento.  A não ser que a tensão no dreno não seja ajustada para a metade da tensão de fonte(quando em 18V).

A meu ver, deveria ser ajustada para 0,75*Vcc ou maior, se é pretendida a saturação da tensão de entrada, no gate do Jfet.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, as 21:33:43 por Patines » Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal