Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 09:33:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvidas com minifuzz  (Lida 18335 vezes)
Eduardo13
Visitante
« : 04 de Fevereiro de 2012, as 00:17:53 »

Boa noite a todos.

Terminei hoje de montar o meu primeiro pedal, o Minifuzz do Bertola.

Sei que já existe outros tópicos que falam do pedal, inclusive já postei dúvidas em outros tópicos que não foram respondidas e como reuni bastante dúvidas resolvi criar esse novo tópico.

Então lá vai..

Como sou iniciante e não tenho experiência na montagem de pedais, montei o minifuzz em uma protoboard. Montei ele com as modificações dos capacitores de entrada e de saída propostas pelo próprio Bertola. O C1 de 0,47uF para 0,1uF e o C2 de 0,22uF para 1uF, porém, não substitui o diodo pelo Led vermelho. Outra modificação que fiz foi, como não vou usar o pedal na bateria, montei o pedal sem o clip de bateria, aterrando o jack in direto no negativo da fonte.

Pois bem, liguei o pedal no meu teclado (sou tecladista e não guitarrista), e o pedal funcionou direitinho. O único problema é que ficou um xiado de fundo e quanto não estou tocando o pedal passa a reproduzir o som de uma estação de rádio. Alguém sabe se isso é normal ou p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) isso ocorre? POde ter sido por eu ter montado o pedal em uma protoboard? ou pelo fato de o teclado já ser um instrumento pré amplificado? No arquivo original dos projetos Bertola ele comenta sobre essas rádio frequências devido justamente aos valores dos capacitores, será que pode ser isso?

Outra dúvida que tenho, é se alguém poderia explicar como funciona exatamente as conexões de audio do pedal. O projeto do bertola e o tutorial de como conectar DPDT sem led explicam bem como se faz, mas não o POR QUÊ se faz. Gostaria de entender melhor essa parte.. p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) aterrar os conectores do pedal, como é a energia no cabo de audio do instrumento, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) jumpear um polo da chave, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o jack in tem que ser stereo e o out mono... etc..

Acho que é isso.

Abraços!

Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 04 de Fevereiro de 2012, as 08:53:12 »

Na verdade o maior problema nem é você ter criado um novo tópico porque talvez não foi respondido,
nos outros em que postou, o problema talvez seja o fato de que muitas das tuas perguntas tem respostas
implícitas em outros tópicos, mas bem, vou tentar ajudar e deixo para administração decidir o que fazer com o tópico...

1º Sobre o chiado no fundo e sobre o pedal sintonizar estações quando não esta em uso, o causador,
muito provavelmente é o mesmo, isso ao meu ver é normal, pois não a "blindagem eletrostática",
ou também conhecida por "gaiola de faraday", como você montou na protoboard e ele ainda não está
dentro de um isolamento, ocorrem interferências, ruidos, e até mesmo o fato curioso de sintonizar rádio!

Recomendo você dar uma estudada nos tópicos, conhecer os projetos, ler todos os artigos do fórum,
para ajudar nessa aventura do "handmade".
OBS.: LEIA e PESQUISE, sobre os tópicos entre aspas " ".

Boa sorte
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #2 : 04 de Fevereiro de 2012, as 08:57:46 »

Se voce estiver com o inglês em dia, baixe o livro "eletronics projects for musicians". Tem o link aqui pelo fórum e é perfeito para iniciantes cheios de dúvidas...
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Eduardo13
Visitante
« Responder #3 : 04 de Fevereiro de 2012, as 15:57:44 »

Beleza galera, foi mal, se quiserem excluir o tópico até podem excluir, que o fórum fica menos poluído.

Criei esse tópico novo p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não vi nada sobre rádio frequência nos outros tópicos. No projeto do Bertola ele comenta sobre a rádio frequência mas devido aos valores dos capacitores utilizados, não fala nada sobre o pedal não estar na caixa. Como vi vídeos da galera testando o pedal fora da caixa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) pensei que pudesse ser outra coisa e acabei abrindo o tópico.

O tópico da Gaiola de Faraday me passou despercebido pois achei que não tivesse nada a ver com o meu problema, é o que dá subestimar a física...

Vou tentar dar uma lida no livro, não sou bom no inglês, mas já vou usar pra aprender inglês também.

Espero que quando eu coloque o pedal na caixinha o problema se resolva... se não resolver to ferrado.. hahaa

Valeu!
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #4 : 04 de Fevereiro de 2012, as 17:03:40 »

é normal pegar rádio fora da caixa mesmo, você pode fazer o teste inverso,
experimenta pegar um rádio sintonizado e enrolar no papel alumínio,
repara em como a "gaiola de faraday" vai agir no rádio, além de te dar conhecimento,
vai te dar segurança que fechadinho e blindado o pedal vai funcionar!

acredito que se o tópico ainda está aqui o mesmo não quebrou nenhuma regra,
sobre as dúvidas vai postando ai que agente vai acompanhando (:
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 04 de Fevereiro de 2012, as 17:14:07 »

Espero que quando eu coloque o pedal na caixinha o problema se resolva... se não resolver to ferrado.. hahaa
Só nao esqueca de aterrar a caixa, se nao...
Registrado

Eduardo13
Visitante
« Responder #6 : 04 de Fevereiro de 2012, as 20:20:38 »

Como funciona o aterramento da caixa?

Surgiu uma outra dúvida: vou colocar o pedal dentro de uma lata de atum e vou fechar embaixo com mdf. Pelo que entendi lendo o artigo sobre a gaiola de faraday, a lata em si só por ser de metal não precisa ser revestida com papel alumínio, mas no caso a parte de baixo da lata feita de MDF precisa ser revestida, certo?

Não encontrei na busca do fórum o livro Eletronic Projects for Musicians, alguém sabe onde tem o link?

Outra dúvida: comprei um verniz para acabamentos em circuito impresso, na embalagem do produto diz que o verniz aceita solda, ou seja, posso passar o verniz na placa e depois soldar os componentes? Esse verniz não dificulta um pouco o contato da solda?

Valeu

Um abraço
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #7 : 04 de Fevereiro de 2012, as 21:25:28 »

exatamente o mdf você vai ter que revestir,
sobre aterrar a placa funciona assim, o circuito do minifuzz do bertola tem o "GND" correto?
esse é o terra do projeto, você liga o GND em algum lugar da lata, entende?
muitas vezes você pode aterrar a carcaça do potenciometro soldando o GND na parte de traz dele
e o contato dele na lata por serem de metal ambos, faz essa ligação...

Sobre o verniz tem verniz que é próprio para solda, se diz isso na embalagem desse dai,
provavelmente ele aceita a solda e até melhor o contato!

Caso você na "prática", observar que a solda não ta pegando bem, da uma raspadinha nas ilhas,(furos),
com a ponta de uma chave...
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=733.0

As vezes eu não encontro as coisas no fórum também, dai eu digito no google e escrevo handmades atrás,
dai vem link pra ca, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ (:
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
IDN
Visitante
« Responder #8 : 04 de Fevereiro de 2012, as 21:44:45 »

sobre o verniz, muitos aqui do forum (inclusive eu) usam tambem verniz vitral, da uma olhada em "fotos de pedais prontos" e "fotos internas de pedais" para ver, pega solda sem problemas, não precisa lixar não.

Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #9 : 04 de Fevereiro de 2012, as 22:18:48 »

Bom, agora me confundi muito.

Quer dizer que no Ground do layout é para aterrar na caixa? No ground do layout eu tinha ligado o negativo da fonte (como montei tudo na protoboard). Usando o Ground do pedal para aterramento da caixa onde ligo o negativo da fonte? :|
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #10 : 04 de Fevereiro de 2012, as 22:46:42 »

no mesmo ponto, tem gente que aterra apenas pelos jack p10, como ele vai conectado na carcaça ele faz a ligação entre gnd e carcaça.

da uma olhada no esquema de ligação que esta no documento, vai ver que existe varios pontos ligados ao gnd, caso esteja faltando algum pode ser isso a causa do seu problema.

espero que tenha esclarecido um pouco.

abraço
Registrado
Eduardo13
Visitante
« Responder #11 : 04 de Fevereiro de 2012, as 22:59:41 »

Ou seja, no "Ground" da placa posso soldar tanto o negativo da fonte como um fio que está soldade na caixa?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 05 de Fevereiro de 2012, as 01:05:42 »

o Groud do circuito e o negativo da fonte é a mesma coisa.
So cuidado ao dizer negativo, porque em fonte simetrica negativo ( - ) é uma coisa e GND (groud) é outra.
Mas em fonte simples o ( - ) negativo, e o GND sao os mesmo.
Registrado

Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #13 : 05 de Fevereiro de 2012, as 13:02:40 »

no mesmo ponto, tem gente que aterra apenas pelos jack p10, como ele vai conectado na carcaça ele faz a ligação entre gnd e carcaça.

da uma olhada no esquema de ligação que esta no documento, vai ver que existe varios pontos ligados ao gnd, caso esteja faltando algum pode ser isso a causa do seu problema.

espero que tenha esclarecido um pouco.

abraço

Na verdade eu mencionei o potenciometro, porque meus jacks são de plastico inclusive a porca que fixa eles na carcaça, são os potenciometros o meu contato metálico com a caixa, (agora tenho um novo metodo de fixação mas não vem ao caso, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ)


existem fontes onde há prensença do terra(GND),negativo e positivo que é isso que o GgrAmorin falou,
no teu caso você vai ligar todos os terras juntos, dos jacks e o negativo da fonte no GND da placa...
o Groud do circuito e o negativo da fonte é a mesma coisa.
So cuidado ao dizer negativo, porque em fonte simetrica negativo ( - ) é uma coisa e GND (groud) é outra.
Mas em fonte simples o ( - ) negativo, e o GND sao os mesmo.
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Eduardo13
Visitante
« Responder #14 : 05 de Fevereiro de 2012, as 15:12:21 »

Hmm, acho que entendi. O que vou fazer vai ser ligar o ground da fonte no ground do circuito e soldar um fio munto que vá até a caixa. Como posso fixar esse fio na caixa? soldando? minha caixa é muito lisa por dentro, acho que vou ter que dar uma lixada.

Também tava pensando como faço para colocar o potenciometro, chave dpdt, jacks p10 e p4 na caixa.. tem algum tutorial pra isso? procurei mas não achei.

Outra dúvida que tenho: pelo que entendi, nesse circuito do minifuzz o que determina a "equalização" do pedal são os capacitores, certo? Como vou utilizar esse fuzz no teclado (órgão na verdade), que é um instrumento com frequências bem intensas, tanto graves como agudas, teria algum valor de capacitor ideal para eu usar?
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal