Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 13:13:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fuzz  (Lida 31191 vezes)
gorbachev
Visitante
« : 17 de Janeiro de 2012, as 12:25:34 »

Olá, pessoal, hoje comprei a maioria dos componentes para a montagem do meu primeiro pedal: o nini-fuzz, projeto do Bertola. Comprei os componentes de acordo com a última modificação dele, em que diz que o som ficará mais dinâmico, soando mais próximo de uma distorção. Comprei uma placa de felonite já com a trilha para não precisar corroer nem perfurar. Apesar de ser meu primeiro pedal, não vou querer fazer muita porcalhada, eheh. Assim que puder postarei fotos dos componentes todos juntos e de acordo com o processo de montagem.

Como não consegui o conector para fonte estilo Boss, farei só com a bateria mesmo. Tem que ser feita alguma modificação nas ligações, ou posso montar só desprezando os fios que ligariam a fonte?

[]'s
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 17 de Janeiro de 2012, as 12:41:14 »

Olá Presidenta!

Pode ignorar a ligação da fonte e usar só bateria mesmo.

Se bem me lembro (fui eu quem fiz o pdf do MiniFuzz), ligue os fios da bateria (+ e -) nas ilhas de alimentação na placa e só.

Abraços e bem vinda ao fórum.

P.S.: Qual o esquema que vais usar?
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 12:45:48 por Plautz » Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #2 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:01:47 »

O esquema é o mesmo do PDF do Bertola disponível aqui no Handmades. No caso a ligação seria assim:



Muito obrigada, Chefe!
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 13:20:00 por gorbachev » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:06:51 »

Elimine a ligação dos 2 primeiros terminais da DPDT e faça um jumper ligando-os.

Assim funciona.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 13:11:31 por Marcos Câmara » Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #4 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:12:48 »

Mas do jeito que você falou a "fiarada" fica mais limpa, não?  Legal!

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 13:19:34 por gorbachev » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #5 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:14:45 »

Falei besteira pra você.  Toma na Cabeça

A primeira ligação está correta.
Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #6 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:16:14 »

Ok! Valeu!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:23:09 »

Pode ser assim também:


Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:34:15 »

Vamos partir pro mais simples primeiro?

Olhe esta imagem.

É um layout em placa padrão que fiz aqui, não testado, mas por ser um circuito simples, acho que não terá problema.

Atente para um jumper ao lado direito de D1, que esqueci de mencionar na imagem.

Você montando da maneira que está na imagem, e verificando o funcionamento correto, modifico a imagem para incluir a chave, que é uma das maiores fontes de dor de cabeça para quem inicia na montagem de pedais.

Montando sem a chave (ligação direta, como na imagem), e caso o pedal não funcione, você terá certeza que não é uma ligação errônea dela.

Entretanto, se o pedal funcionar, liga-se a chave e verifica o funcionamento. Caso não funcione, você saberá que é algo errado na ligação da chave e não no pedal.

Abraços.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:47:05 »

Não esqueça de blindar muito bem o seu pedal depois de pronto, use uma caixa de metal ou use muito papel alumínio porque circuitos muito "abertos" como fuzz, wahwah e pedais valvulados tem uma tendencia a absorver ondas do ambiente e esse problema só aumenta quando usamos eles na bateria.

Uma dica boa é fazer o terra correr pelo metal da blindagem antes de chegar na saída.
Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2012, as 13:48:39 »

Ok, Plautz! Farei deste modo! E, quando fizer, postarei os resultados aqui.

Segue as fotos dos componentes (falta a chave DPDT, irei buscá-la quando fizer as primeiras ligações):



Edit.: Lista de componentes:

Capacitor de entrada: C1 - 0,1uF
Capacitor de saída: C2 - 1uF
Diodo: D1 - 1n4148
Resistor: R1 - 1M
Resistor: R2 - 10K
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 14:35:27 por gorbachev » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2012, as 14:06:41 »

Não esqueça de blindar muito bem o seu pedal depois de pronto, use uma caixa de metal ou use muito papel alumínio porque circuitos muito "abertos" como fuzz, wahwah e pedais valvulados tem uma tendencia a absorver ondas do ambiente e esse problema só aumenta quando usamos eles na bateria.

Uma dica boa é fazer o terra correr pelo metal da blindagem antes de chegar na saída.

Ha longínquos anos eu montei um (que ainda está só na placa, pois abandonei), e pelo que me lembro ele não tem esse problema.

Claro, se o ambiente está impregnado de ruídos (por exemplo, morar perto de subestação de rede elétrica), ou equipamento defeituoso, não tem jeito, vai ter ruído.

Ok, Plautz! Farei deste modo! E, quando fizer, postarei os resultados aqui.

Segue as fotos dos componentes (falta a chave DPDT, irei buscá-la quando fizer as primeiras ligações):

Boa sorte na montagem e qualquer coisa é só falar.

Abraços.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 17 de Janeiro de 2012, as 14:17:37 »

Olha o que o Bertola fala do Fuzzface a inspiração do minifuzz:

"Os transistores de Silício que passaram a ser usados em 1970 (Hendrix usou um FF com esses transistores nodisco
“Band of Gypys”
) apresentavam características diversas dado seu ganho (Hfe) muito mais alto: O som era mais“rascante”, “ardido” e “pesado”, muitas vezes captava-se rádio-frequência, e a característica de se “limpar” o somcom o potenciômetro de volume da guitarra desapareceu, mas seu som era mais “padronizado” (entre um e outro FF),em função da maior estabilidade desses componentes."
Em:http://pt.scribd.com/doc/36647414/Fuzz-Bertola

E isso acontece aqui sem blindagem, consigo claramente escutar uma rádio evangélica.

As vezes a própria casa da gente "blinda" o circuito. No meu caso aqui na Gamboa centro do Rio parece que estou em um mar de ondas de RF, mesmo dentro de casa.

Protoboard só dentro de uma panela.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2012, as 14:19:42 por felixmeirelles » Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #13 : 17 de Janeiro de 2012, as 16:25:45 »

Atualizando!

Montagem, ainda não soldei!!




Registrado
fovb
Visitante
« Responder #14 : 17 de Janeiro de 2012, as 16:29:28 »

gorbachev, tá do lado contrario...
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal