Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 11:55:15


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Super Fonte para pedais!!  (Lida 44964 vezes)
maioli
Visitante
« Responder #45 : 21 de Julho de 2010, as 23:41:14 »

Em 23 anos no metier da eletrônica de som, nunca precisei "consertar" um ground loop em uma montagem minha ou arranjo de equipamentos feito por mim. Talvez alguma coisa na minha prática que nem eu saiba o que é tenha feito isso preventivamente.

Acho que uma fonte de grande qualidade será feita usando-se um único transformador, para tensão superior à máxima desejada, digamos, 24V retificados em onda completa, com um filtro CLC sintonizado para o ruído da rede, com um circuito regulador para cada tensão desejada, com um capacitor de 10.000 uF em cada circuito de filtragem. A parte que vai da entrada AC até a saída do filtro CLC deve ser blindada para evitar a passagem de ruídos de indução para o próximo estágio. Os filtros individuais darão conta do ruído transmitido por condução. DIsso tudo, a unica coisa que vai requerer um pouco de matemática é o filtro notch sintonizado. O resto é coisa que estamos carecas de fazer.

A transmissão aos pedais é com um cabo para cada unidade, usando fio de bom calibre. Usar dois pedais pendurados em paralelo no mesmo cabo mataria a qualidade extrema desse arranjo, podendo causar um ground loop.

Agora: que peça de arte pedalística que vai conseguir se beneficiar desse nível de silencio, isso eu não conheço no universo da guitarra. Talvez  uma cadeia de pedais, guitarra e ampli com SNR de 100dB.
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, as 23:50:24 por maioli » Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #46 : 22 de Julho de 2010, as 03:14:20 »

Acho que uma fonte de grande qualidade será feita usando-se um único transformador, para tensão superior à máxima desejada, digamos, 24V retificados em onda completa, com um filtro CLC sintonizado para o ruído da rede, com um circuito regulador para cada tensão desejada, com um capacitor de 10.000 uF em cada circuito de filtragem. A parte que vai da entrada AC até a saída do filtro CLC deve ser blindada para evitar a passagem de ruídos de indução para o próximo estágio. Os filtros individuais darão conta do ruído transmitido por condução. DIsso tudo, a unica coisa que vai requerer um pouco de matemática é o filtro notch sintonizado. O resto é coisa que estamos carecas de fazer.

A transmissão aos pedais é com um cabo para cada unidade, usando fio de bom calibre. Usar dois pedais pendurados em paralelo no mesmo cabo mataria a qualidade extrema desse arranjo, podendo causar um ground loop.

É exatamente o que eu estava propondo... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ... qualidade extrema...
 Bravo
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #47 : 22 de Julho de 2010, as 11:06:46 »

Maioli
E como ficaria o circuito???
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #48 : 22 de Julho de 2010, as 11:46:54 »

Essa é uma sugestão conceitual e já vais ver por quê. Dê uma breve googleada por "pi filter" ou "clc filter", imagine que isso só vai funcionar bem com um consumo constante ou pouco variável e imagine um consumo na faixa de 1,5A. O resultado é um p... trambolho. Na Lynx audio tem um artigo sobre como calcular.

Pressupondo que isso não importa, precisamos desenvolver uma calculadora para implementar o filtro Pi segundo as necessidades de cada setup, dadas pela corrente após o retificador.

Se ninguém quiser esse trambolho, que eu dispenso alegremente, podemos trocá-lo por um capacitor grande mesmo, como 22.000 uF, a seguir vindo os 78XX para cada tensão e cada um com seu grande capacitor de saída.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #49 : 22 de Julho de 2010, as 14:51:21 »

Eu tenho aqui uma fonte chaveada com tensão de entrada automática, mais de 2A de corrente, muito pequena, extremamente leve, não superaquece, sem ruído, e em uma caixinha (pasmem) de madeira laminada forrada com carpete.
Uso-a com, no mínimo, quinze pedais ligadas a ela em série (incluindo um valvulado que possui até relé) e nunca tive problemas até agora com ruídos, queda de tensão, etc.
Sendo que, creio, já passa de um ano de uso frequente.
Quero dizer:
Não seria a fonte ideal para clonarmos?


Até mais.
« Última modificação: 22 de Julho de 2010, as 14:53:06 por Tiarlei Crist » Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #50 : 22 de Julho de 2010, as 16:48:11 »

Tiarlei Crist
Mas essa fonte é para pedais mesmo? Manda as fotos da placa pra gente Tongue ( Se você puder, claro)!
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #51 : 22 de Julho de 2010, as 21:08:32 »

Dá sim. A intenção é essa mesma.
Ela é para pedais sim, ou pelo ao menos foi transformada em uma.
Vou descolar umas fotos, mas acho que alguns componentes estão com valores raspados.
« Última modificação: 22 de Julho de 2010, as 21:11:58 por Tiarlei Crist » Registrado
DinoVL
Visitante
« Responder #52 : 23 de Julho de 2010, as 12:36:45 »

De facto estou para fazer uma fonte para os meus pedais, já que começam a ser em maior numero desde que os comecei a fazer à mão.
Penso em fazer várias linhas de 9V pois é o mais universal bem como os 12V.

Por essa razão, penso que um transformador de 2 ou até mesmo 3A de 220-12V-12V chega. Coloca-se uns 7809 / 7812 em cada saída para cada pedal. Penso que seria o ideal.

Acho que seria isto o base, depois começava-se a acrescentar a estabilidade. com uns condensadores nas saídas por exemplo..

Abc
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #53 : 23 de Julho de 2010, as 17:49:39 »

A muito tempo pretendia clonar essa fonte.
Acho que é a hora.
Com todas as características que possui o que falta para que ela seja perfeita para nós?
Vai ai umas fotos.
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #54 : 28 de Julho de 2010, as 22:15:30 »

Outras.

Mensagem Mesclada
E mais umas.
« Última modificação: 28 de Julho de 2010, as 22:24:57 por Tiarlei Crist » Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #55 : 29 de Julho de 2010, as 11:13:51 »


Eu uso um projetinho bem rústico das fontes aqui do HM, com 1A e não tenho ruídos e a alimentação do meu pedalboard com 16 pedais está ótima...mas...para quem é bem exigente e necessita de algo acima da média!

Creio que um Suply Power de qualidade com Grounds independentes, isolação perfeita, ruídos transientes nulos e etc...e com resultados medidos e ótimos...vejam no link abaixo...tudo mastigado com projeto completo...

http://www.generalguitargadgets.com/content/view/23/26/

Coisa bem simples, sem componentes raros e específicos demais.

Postem os resultados...pois estou quase montando...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ Head Banger  Azn
Registrado
MauricioPC
Visitante
« Responder #56 : 30 de Julho de 2010, as 11:19:07 »

desculpem fugir do assunto, mas é só para tirar uma dúvida.
não quis abrir outro tópico pra não virar lambança

eu tenho uma pedaleira rp200 da digitech e a fonte dela pifou.

v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) sabem se na teodoro em SP eu encontro alguém que FAÇA fontes e consiga fazer uma?
OU seria facil achar uma igual, ela é normal, 9v, só que tem 1.3A e o PLUG dela é diferente,

é coisa besta isso? estou me preocupando a toa?

nem uso ela, só queria fazer funcoinar pra usar pra gravar coisinhas bestas no pc, ideias e afins

abraçoa todos
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #57 : 30 de Julho de 2010, as 13:36:46 »

Qualquer fonte de 9v com a mesma amperagem, ou maior, serve.
Se não achar, procure numa eletrônica qualquer.
Quanto ao plug: você pode usar o mesmo cabo na fonte nova. Isso se não for justamente ele que esteja com defeito.
Registrado
RenatoBrandão
Visitante
« Responder #58 : 22 de Abril de 2012, as 10:12:10 »

Bom
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, as 23:09:48 por RenatoBrandão » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #59 : 22 de Abril de 2012, as 11:34:12 »

Eu, Gamal e Barsi conhecemos essa fonte na Expomusic de 2010. Pareceu bem legal. Tem vários pontos positivos, mas não pode oferecer tudo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal