Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 20:38:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Faixa de tensão aconselhável para alimentar PRE JCM800  (Lida 4773 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #15 : 09 de Abril de 2017, as 20:34:31 »

Esse pré com dois transformadores é pensado para compensar a falta de "pouca" distorção original do pré do JCM, vejam, mesmo com os dois transformadores entregando uma tensão menor, ele ainda tem um resistor de 20K onde no JCM completo é de 10K.

Ou seja, nota-se que a tensão deve ser baixa mesmo, com o objetivo de ter mais distorção.

O meu pré JCM, na sua mais recente encarnação, usa um transformador Schatz que entrega mais de 300V., se não me engano...

E com a HT correta, a distorção é pouca para quem quer um hard rocker, mas os pedais (de boost e drive) ficam bem legais empurrando ele com a HT mais alta.

Abraços.
« Última modificação: 10 de Abril de 2017, as 14:49:59 por Ferro_Velho » Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #16 : 13 de Abril de 2017, as 19:20:05 »

Ou seja, nota-se que a tensão deve ser baixa mesmo, com o objetivo de ter mais distorção.

Você saberia me dizer por que a válvula distorce mais com menos tensão? Seria por ter menos "headroom" e chegar à saturação mais fácil?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #17 : 13 de Abril de 2017, as 22:31:49 »

Você saberia me dizer por que a válvula distorce mais com menos tensão? Seria por ter menos "headroom" e chegar à saturação mais fácil?
Exato!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #18 : 15 de Abril de 2017, as 00:26:02 »

Para uso com power SS, acho que modificações poderiam ser feitas para tirar o melhor que essas válvulas podem dar.

Você teria sugestões de modificações? 
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #19 : 15 de Abril de 2017, as 07:49:06 »

Oi, voltando...

O kem te respondeu a primeira, e a segunda pergunta eu já havia mencionado antes, que seria a diminuição do valor do potenciômetro de volume e a manipulação da tensão de entrada via resistores de 1W, geralmente aumentando o valor para diminuir a tensão e aumentar a distorção, mas aí vai depender de gosto pessoal.

Isso pensando em preservar o timbre original do pré, mas se quiser modificar as características sonoras, se pode manipular os resistores de cátodo junto com a tensão de ânodo (placa).

Na página da Altana sobre 12AX7 há uma calculadora que o Eduardo fez que te dará as simulações das variações de valor destes resistores.

Tem que rolar a página pra baixo: https://www.altanatubes.com.br/webstore/?c=93&t=Valvulas-triodos-duplos-ECC83-12AX7-e-equivalentes

O mais importante seria a diminuição do valor do potenciômetro de volume para não "estuprar" o power transistorizado com muita potência de saída do pré.

Abraço.

« Última modificação: 15 de Abril de 2017, as 08:38:59 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal