Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 06:20:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 186294 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #255 : 22 de Outubro de 2012, as 20:34:17 »

Já troquei o capacitor de 10mm por um de 16mm, fora isso esta tudo okay né?
Já que não sou nenhum profi nos layouts a estética dele não me importar muito ( até por achar que não ficou tão ruim ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) só que esse layout não é digno de um pdf pro handmades ( pelo que vejo dos profissionais daqui nos pdfs)
posso jogar o layout no glossy e mandar bala?


Ha ha ha, trocou o 7809 de lugar ...   Manda bala.  Tá certinho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #256 : 22 de Outubro de 2012, as 20:42:18 »

Já troquei o capacitor de 10mm por um de 16mm, fora isso esta tudo okay né?
Já que não sou nenhum profi nos layouts a estética dele não me importar muito ( até por achar que não ficou tão ruim ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ) só que esse layout não é digno de um pdf pro handmades ( pelo que vejo dos profissionais daqui nos pdfs)
posso jogar o layout no glossy e mandar bala?


Ha ha ha, trocou o 7809 de lugar ...   Manda bala.  Tá certinho.

Sua dica do 7809 foi minha salvação final, ficou certinha a voltagem (só que contraria,ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ).  Layout ficou com um aspecto mais bonito sem jumper.
Muito obrigado xformer por sua ajuda sem ela eu estaria perdido, só preciso calcular os fusíveis para o 110 e 200 agora.
Quando comprar os componentes posto fotos da montagem.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, as 21:09:41 por erick rodrigues » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #257 : 22 de Outubro de 2012, as 22:01:02 »

Cada regulador tem o limite de 1A e o transformador também então em teoria, não interfere em nada a cascata,
em questão a limitar corrente, mas uma pergunta de iniciante...
Não seria ruim, analisando em questão ruídos e qualidade de onda, a cascata dos reguladores que costumam ser de qualidade duvidosa?

Outra duvida seria o fato de que os LM geralmente mandam menos tensão do que deveriam,
e o LM7812 alimentando o LM7809 significa que ele vai mandar exatamente os 3v a mais
como é necessário, porém, se ele fizer como de costume jogar na saída 11.5 ou 11.3, que é abaixo que o LM7809 precisa,
ele não vai ficar apanhando?

Caso tenha falado besteira desculpem!

-----
E pelo que eu vi no esquema agora a ordem deveria ser:

IC2 7818 - IC3 7812 - IC1 7809

Se for pra ligar em cascata um alimentando o outro o que eu ainda acho que
talvez seja ruim, mas como disse são só teorias, não sou experiente!
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, as 22:09:49 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #258 : 22 de Outubro de 2012, as 23:22:22 »

Citar
Outra duvida seria o fato de que os LM geralmente mandam menos tensão do que deveriam,
e o LM7812 alimentando o LM7809 significa que ele vai mandar exatamente os 3v a mais
como é necessário, porém, se ele fizer como de costume jogar na saída 11.5 ou 11.3, que é abaixo que o LM7809 precisa,
ele não vai ficar apanhando?

Na verdade, a tensão de dropout (esse é o nome) descrita na datasheet dos 78XX (National) é de 2V, ou seja a tensão de entrada precisa ser no mínimo 2V acima da tensão de saída. Quando o Erick citou 3V, já é o valor com alguma folga.  Sobre o cascateamento, se você olhar pra figura com a simulação que eu postei vai ver que na entrada do 7818 tem um ripple terrível (ruído) e considere que nas entradas do 7812 e 7809 vai ter um sinal quase que liso (contínuo), portanto com muito menos ruído. Além disso os capacitores nas saídas dos reguladores fazem o papel de filtragem e desacoplamento, melhorando a imunidade a ruídos.  Um regulador de 12V não vai ter saída de 11,3V, se for assim, está com defeito ou seu multímetro tá descalibrado (a tolerância é até 11,4V - mas é um caso extremo).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #259 : 22 de Outubro de 2012, as 23:47:49 »


Na verdade, a tensão de dropout (esse é o nome) descrita na datasheet dos 78XX (National) é de 2V, ou seja a tensão de entrada precisa ser no mínimo 2V acima da tensão de saída. Quando o Erick citou 3V, já é o valor com alguma folga.  Sobre o cascateamento, se você olhar pra figura com a simulação que eu postei vai ver que na entrada do 7818 tem um ripple terrível (ruído) e considere que nas entradas do 7812 e 7809 vai ter um sinal quase que liso (contínuo), portanto com muito menos ruído. Além disso os capacitores nas saídas dos reguladores fazem o papel de filtragem e desacoplamento, melhorando a imunidade a ruídos.  Um regulador de 12V não vai ter saída de 11,3V, se for assim, está com defeito ou seu multímetro tá descalibrado (a tolerância é até 11,4V - mas é um caso extremo).

Pois é sempre aprendi 3 volts por isso questionei, agora multímetro descalibrado não é cara,
se você pegar 10 LM e montar os 10 é difícil achar 1 ou 2 que vão jogar a tensão prometida na saída
é bem comum eles mandaram menos do que devem!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #260 : 23 de Outubro de 2012, as 06:08:13 »

Pois é sempre aprendi 3 volts por isso questionei, agora multímetro descalibrado não é cara,
se você pegar 10 LM e montar os 10 é difícil achar 1 ou 2 que vão jogar a tensão prometida na saída
é bem comum eles mandaram menos do que devem!

O limite é mesmo de 2V. Qualquer circuito da série dos 78XX precisa na entrada de pelo menos 2V acima da tensão de saída para funcionar direito.

Numa fonte bem projetada, o erro desses integrados nunca passa dos 0,1V. Se você encontrou um valor menor, pode ser problema no multímetro, mas o mais provável é falta de filtragem na entrada.

Lembre que quando a corrente aumenta, o ripple na entrada do integrado aumenta também. Se a onda do ripple furar o limite de 2V do 78XX, a tensão na saída cai mesmo. Você deve estar tendo problemas com os 78XX por usar pouco capacitor na filtragem da fonte.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #261 : 23 de Outubro de 2012, as 10:24:27 »

Agora me surgiu uma dúvida, com 1A de corrente vou ter 333,33 mA em cada saída certo?
Mais eu queria saber se ligar 1 pedal em cada saída, automaticamente a corrente total será divida para as 3 saídas ou os pedais que estão ligados consumirão o valor total da corrente 1A?

Se dividir automaticamente a corrente (333,33 mA para cada saída) quando os pedais ligados em cada saída, quais reguladores posso usar no lugar dos 78XX para ter uma corrente acima de 2A (666,66 mA)?

Também gostaria de saber de reguladores para 2A ou mais.

Ps: os números usados são da divisão direta da corrente não sei se é a real.

Muito obrigado.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 10:37:05 por erick rodrigues » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #262 : 23 de Outubro de 2012, as 10:38:02 »

A fonte que você está montando é de tensão e não de corrente. Isso significa que a saída vai ter a tensão especificada mais ou menos constante. Agora a corrente que vai passar por cada regulador vai depender da carga que você ligar em cada saída. Se você não ligar nada, não vai ter corrente significativa passando por eles (só uma pequena corrente quiescente).   Se você ligar um pedal que consome 100mA na fonte de 9V, vai consumir só 100mA (que vão passar primeiro pelo 7818, depois pelo 7812 e depois pelo 7809) e sobrar 900mA que não vão ser usados.
O máximo que você pode consumir é 1A (ou 1000mA mesma coisa) pro circuito inteiro. Mas se você ligar uma carga que consuma 500mA nos 18V, 300mA nos 12V e 200mA nos 9V, tudo bem. Veja que a corrente vai se distribuir de acordo com a carga que você colocar nas saídas e não simplesmente dividir por 3 equitativamente.  Assim poderia ser:  18V com 100mA;  12V com 350mA,  9V com 50mA,  ou seja qualquer combinação desde que a soma das correntes consumidas não passe de 1A.
Existem reguladores pra correntes maiores (tipo LM350 ou LM338) mas o que se costuma fazer é usar os 78XX e ligar um transistor de potência PNP junto com o regulador pra conseguir mais corrente na saída.  Esses truques vem nas datasheets e é sempre interessante dar uma olhada nelas e em documentos fornecidos pelos fabricantes (Texas, ON, ST, Philips, etc) chamados application notes, se aprende muito.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 10:49:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #263 : 23 de Outubro de 2012, as 10:45:33 »

A fonte que você está montando é de tensão e não de corrente. Isso significa que a saída vai ter a tensão especificada mais ou menos constante. Agora a corrente que vai passar por cada regulador vai depender da carga que você ligar em cada saída. Se você não ligar nada, não vai ter corrente significativa passando por eles (só uma pequena corrente quiescente).   Se você ligar um pedal que consome 100mA na fonte de 9V, vai consumir só 100mA (que vão passar primeiro pelo 7818, depois pelo 7812 e depois pelo 7809) e sobrar 900mA que não vão ser usados.
O máximo que você pode consumir é 1A (ou 1000mA mesma coisa) pro circuito inteiro. Mas se você ligar uma carga que consuma 500mA nos 18V, 300mA nos 12V e 200mA nos 9V, tudo bem. Veja que a corrente vai se distribuir de acordo com a carga que você colocar nas saídas e não simplesmente dividir por 3 equitativamente.  Assim poderia ser:  18V com 100mA;  12V com 350mA,  9V com 50mA,  ou seja qualquer combinação desde que a soma das correntes consumidas não passe de 1A.

Era isso que queria saber, fiquei pensado que a corrente poderia ser divida quando ligada os 3 saídas juntas.
Vou tentar descobrir como ampliar a corrente total de saida para uns 2A ou mais, para não ficar limitado a 1A.
Até por que vou fazer um mini amp também, podendo usar a mesma fonte dos pedais nele.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 11:05:17 por erick rodrigues » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #264 : 23 de Outubro de 2012, as 11:47:44 »

Obrigado ao Eduardo e Xformer por esclarecer minhas dúvidas,
vou dar uma estudada maior sobre fontes, é que eu usei o esquema
de filtragem na retificação com cerâmicos, e usei a filtragem com o de 2200uF também,
mas mesmo assim a princípio mesmo trocando todos os componentes até fazendo outra placa
sempre que uso os "malditos" LM tenho tensão baixa, agora nessa nova fonte que eu montei
eu to com 8.9 e 11.7 nas respectivas saídas!

Comemorei muito pois geralmente consigo menos e desculpe ao erick se criei confusões
pra ele jogando essas dúvidas em cimado projeto dele!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #265 : 23 de Outubro de 2012, as 11:53:26 »

Que isso marcusbass não atrapalhou em nada o projeto que estou desenvolvendo, suas dúvidas também são de muita utilidade para mim.
Mesmo por que eu tinha duvida em relação a corrente e não a tensão como você, mais diz ai como você fez para a saída ficar ideal?


-----
achei isso aqui na net ( uma dica do meu pai para usar o 2n3055 ):

Como eu posso fazer uma fonte com 5V de saída e 2A?
Minha fonte utiliza um transformador, a ponte retificadora(4 diodos) um capacitor(filtro) e o CI-7805(regulador de tensão). mas o CI pode apenas passar 1A,sendo que eu preciso de 2A, o que eu faço?

Muito fácil.
Se sua fonte AGUENTA os 2A, e a corrente só é restrita pelo regulador 7805, ligue um transistor 2N3055 na saída, que ela poderá aguentar até 5 Ampéres !!

A ligação é a seguinte. Entre com o POSITIVO GERAL da fonte (quando ele sai dos retificadores e filtros) no EMISSOR do 3055. Na base, ligue a saída positiva regulada de 5V e no COLETOR, você tem a saída regulada de 5V, que aguenta tranquilamente os 2A.
Para ligar esse transistor, não precisa de nenhum resistor limitador, capacitor, etc. Ligue direto. (para fontes até 20V)

Eu tenho uma fonte regulada de 12V, usando um CI-7812, cuja corrente de saída atinge os 20A !!!. Uso 4 transistores 2N3055 em paralelo na saída, com dissipadores.
É claro o transformador é para 30A (super pesado) e os díodos são aqueles para retificar corrente do alternador de carro. (até 20 A cada um) Os capacitores (total de 20.000 uF) são comuns, para 50V.


É possível adaptar essa lógica ao que eu estou querendo fazer, ampliar só a corrente de saída e utilizar um transformador 18+0+18 2A ou 3A?
Ou ir atraz de um circuito que use o TIP42? (sugestão do amigo alfredo).

Achei isso aqui:


e outro esquema:


Qual desses daria certo no que estou procurando? e nesse esquema do eagle que postei qual o valor do resistor para cada voltagem e ele seria de 1W? e a corrente de saída vai ser determinada pelo valor da corrente do transformador ou o tip que vai dizer?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 15:07:48 por erick rodrigues » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #266 : 23 de Outubro de 2012, as 17:14:03 »

Erick, siga a dica que eu dei:  leia a datasheet do componente.

Pegue essa datasheet e veja a página 24:

http://www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM7805.pdf
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #267 : 23 de Outubro de 2012, as 17:20:30 »

Erick, siga a dica que eu dei:  leia a datasheet do componente.

Pegue essa datasheet e veja a página 24:

http://www.fairchildsemi.com/ds/LM/LM7805.pdf

Opa obrigado.
Você esta falando da figura 14 ou da 15?
O da figura 14 é bem parecido com  que eu postei ai em cima mais não sei o valor do resistor nem o tamanho ( desenho no eagle ).
Se for a 15 vai ficar muito ruim de colocar 6 tips na pcb em ainda calcular aquele resistor?
Os resistores usados nesse esquema são de quantos watts para 2A e 3A?

Ta na hora de pesquisa no google "apostila sobre fontes" ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 17:38:46 por erick rodrigues » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #268 : 23 de Outubro de 2012, as 17:37:14 »

Tanto a fig 14 como a 15 são "aumentadores" de corrente para os reguladores. A fig 14 é idêntica ao esquema que você postou querendo saber como se calcula o valor de R1  (calcule usando a fórmula da datasheet). A fig 15 acrescenta uma proteção contra curto-circuito que tem normalmente nos reguladores 78XX e que é perdida quando se liga o transistor por fora para ganhar mais corrente na saída, aí com mais um transistor você restaura a proteção. Aí vai da sua necessidade.  Não se esqueça que pra isso você precisa trocar os diodos 1N4007 da ponte retificadora, porque eles aguentam só 1A. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #269 : 23 de Outubro de 2012, as 17:41:37 »

Tanto a fig 14 como a 15 são "aumentadores" de corrente para os reguladores. A fig 14 é idêntica ao esquema que você postou querendo saber como se calcula o valor de R1  (calcule usando a fórmula da datasheet). A fig 15 acrescenta uma proteção contra curto-circuito que tem normalmente nos reguladores 78XX e que é perdida quando se liga o transistor por fora para ganhar mais corrente na saída, aí com mais um transistor você restaura a proteção. Aí vai da sua necessidade.  Não se esqueça que pra isso você precisa trocar os diodos 1N4007 da ponte retificadora, porque eles aguentam só 1A.  

Então posso fazer com o esquema do Tip42 que postei calculando o valor do resistor na formula do datasheet? ( iniciante em eletrônica não entendi muitos daquelas nomenclaturas da formula).
E de que tamanho é esse resistor 1W? lembrando que se der tudo certo uso um transformador de 2A ou 3A.
O capacitores posso deixar com o mesmo valor? talvez mudando o de 2200uf por um de 4400uf?
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, as 17:44:47 por erick rodrigues » Registrado
Páginas:  1 ... 16 17 [18] 19 20 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal