Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 08:18:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 186299 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #135 : 16 de Setembro de 2012, as 10:00:57 »

Se você ligar apenas os terminas "externos" do secundário, terá 15 Vca, e cerca de 20Vcc (já descontada a queda de tensão dos diodos). Dá e sobra para usar o regulador de 12V, que deve ser montado num dissipador, porque vai esquentar.

Mas esteja ciente de que os transformadores com center tap são projetados para funcionar com apenas um setor de cada vez, alternadamente. No modelo de ligação proposto você terá os dois setores funcionando ao mesmo tempo, dessa forma, o seu limite de corrente será de 500mA, queé a metade da capacidade nominal do transformador.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #136 : 18 de Setembro de 2012, as 00:22:10 »

Tenho 2 fontes de PC aqui em casa, que precisava arrumar uma, urgente... então os 2 capacitores de 820uF 200WV* 105ºC queimaram, quais são as consequências de eu colocar outros 2 capacitores de 1000uF 220V 85ºC aumentar a capacitância e correr um pouco de risco diminuindo a temperatura? Obrigado
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #137 : 18 de Setembro de 2012, as 01:46:49 »

Citar
Se você ligar apenas os terminas "externos" do secundário, terá 15 Vca, e cerca de 20Vcc (já descontada a queda de tensão dos diodos). Dá e sobra para usar o regulador de 12V, que deve ser montado num dissipador, porque vai esquentar.

Mas esteja ciente de que os transformadores com center tap são projetados para funcionar com apenas um setor de cada vez, alternadamente. No modelo de ligação proposto você terá os dois setores funcionando ao mesmo tempo, dessa forma, o seu limite de corrente será de 500mA, queé a metade da capacidade nominal do transformador.

Finck,

Mas isso tambem ocorrera depois do circuito retificado ?
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #138 : 18 de Setembro de 2012, as 19:15:15 »

Olá senhores, estou montando uma nova fonte dessas do Amorin e meus J4 acabaram, queria colocar mais de uma saída em paralelo na fonte, mas aí vem o problema!


tenho esses J4 todo de metal aqui (eram de câmeras de seguraça), mas quero saber se posso usá-los normalmente, pois o + da fonte ficará em contato com a carcaça da mesma que será de alumínio.

Tem problema nisso??? o + na carcaça???

Seguem fotos do dito cujo!




Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #139 : 18 de Setembro de 2012, as 19:23:55 »

Não é uma boa ideia energizar a carcaça, pois se algum terra encostar na carcaça é curto na certa, pondo tudo à perder... não tem como isolá-los?

O correto seria aterrar a carcaça e isolar os jacks.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 19:25:28 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
felixmeirelles
Visitante
« Responder #140 : 18 de Setembro de 2012, as 19:28:27 »

Com o + na carcaça usando pedais com alimentação convencional você vai gerar um monte de problemas, como ruídos captados do ambiente e até um curto no case ou suporte da pedaleira.

Se você for fazer os cabos da ligação é só inverter a posição de um plug em relação a outra extremidade.

Assim você pode ter a fonte com a carcaça com o - , usando a ligação centro positiva no plug da fonte, porque o cabo tratará de inverter para a posição correta na ligação dos pedais.

                |-------                                                                  --------
(-) |-------          ---                                                          ---           -------|   (+)
(+)     |                      -----------------X----------------------                    |       (-)
(-) |-------          ---                                                          ---           -------|   (+)
                |-------                                                                  --------
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 19:37:39 por felixmeirelles » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #141 : 18 de Setembro de 2012, as 19:40:55 »

Muito boa dica Félix!  Legal! É incrível como coisas tão simples somem de nossas mentes às vezes Cheesy Acho que meus neurônios estão me abandonando Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
felixmeirelles
Visitante
« Responder #142 : 18 de Setembro de 2012, as 19:45:40 »

Que nada acontece...

Pior quando as coisas somem de nossas mãos, outro dia perdi "só" um PAF PRO no meu quarto, isso porque eu estava mexendo com captadores, depois de umas 6 horas de muito desespero e auto mutilações  Cheesy, encontrei o bixinho soterrado em um monte de tralhas....
Isso depois de mil suposições malucas, como o vizinho funkeiro querendo fazer um ganho, alguém de casa querendo me zuar, duendes guitarristas, eu ter comido o captador em meio ao almoço....  Tongue

Esse lance de inverter é uma boa porque já conecta o terra em mais um ponto diminuindo ainda mais a impedância.
Sem contar que área de contato do plug por fora é bem maior...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 19:51:11 por felixmeirelles » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #143 : 18 de Setembro de 2012, as 22:25:41 »

Inclusive, não sei porque inventaram negativo no centro.
Os plugs que sobram da fonte viram isqueiros, faiscando sempre que tocam alguma carcaça.
Só trabalho.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #144 : 18 de Setembro de 2012, as 22:52:39 »

É bom anotar isto pois se algum desavisado usar este cabo para outra aplicação as coisas pode complicar... mas se o usuário tiver ciência que o capo é específico da fonte, é a solução mais funcional que se pode ter... você até poderia arrumar uma borracha, estilo passa fio e tentar isolar o J4, mas não sei se duraria por muito tempo...

Abraço!
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #145 : 19 de Setembro de 2012, as 00:32:25 »

O problema é justamente esse, eu até pensei em inverter o negativo de um plug, para não ter problemas, mas como a fonte é para outra pessoa, fiquei com medo do cara esquecer e "torrar tudo"!!!


Vou ter que comprar mais J4 mesmo então, mas pra mim vai ser invertido! Cheesy


Ou ainda, como tenho um cabinho paralelo branco, acho que vou fazer ele mais curtinho e inverter o negativo pro cara, daí como ele será o único diferente no "chicote" todo, não vejo como errar!! Cheesy
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
JoaoVarios
Visitante
« Responder #146 : 19 de Setembro de 2012, as 00:39:00 »

Zedosal, será que umas arruelinhas de material isolante, como por exemplo, feitas a partir de garrafa pet, não dão conta de isolar o plug da carcaça?
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #147 : 19 de Setembro de 2012, as 00:57:03 »

Zedosal, será que umas arruelinhas de material isolante, como por exemplo, feitas a partir de garrafa pet, não dão conta de isolar o plug da carcaça?

até que daria, mas ficaria feio  Sad

Estava pensando também em fazer um furo grande e colocar um suporte de plástico rígido por cima da carcaça da caixinha e parafusar na lata... ficaria um plástico isolante em cima da latinha e o plug parafusado nele, mas fico pensando no designe, talvez prejudique Sad


Vou testar amanha a tarde, daí posto fotos... é que falei pro cara que faria com várias saídas, daí viu já a cáca né!
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #148 : 19 de Setembro de 2012, as 14:40:26 »

Tambem tive caso similar com estes jacks...
Pensei nas arruelas de plastico (garrafa pet).
Mas a base da rosca do jack tambem teria que receber isolamento... fora isso, precisaria algo tipo uma bucha, porque se isolar a base e a porca do jack, tem a lateral do corpo da rosca...
Similar ao caso de usar isolador para transistores e CIs.

A solução seria como sugerido pelo Felix, ou entao ao inves de usar J4 na fonte, usar J2, e montar cabo com ponta P2 x P4, aí nao da problema.


Inclusive, não sei porque inventaram negativo no centro.
Tem-se muita especulação sobre isso.
Uma seria por questao de uma marca só usar uma fonte da propria marca. (Em minha opniao é um pouco falho).
Outra especulação (que ate faz mais sentido), é por causa do padrão do pino usado.
Repare que pedais que usam fonte com pino P2 (tipo TS antigo) o + é no meio, e negativo é fora.
Esse tipo de pino quando ia ser inserido no jack dava curto temporario (talvez por esse motivo deixou de ser usado).

Outra especulaçao, é que "acostumamos" que terra é o de fora (por ideia de blindagem), e por vezes, temos a ideia que o negatvo no centro de um P4 é invertido.

Como disse tem muitas especulaçoes sobre esse assunto.
Ate se encontra a historia disso (eu tinha aqui emalgum lugar, se encontrar eu posto a historia), mas tambem tem pontos falhos e torna uma especulaçao.
Registrado

Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #149 : 19 de Setembro de 2012, as 16:33:41 »

Vou usar só uma saída normal mesmo (queria que fossem 3), mas tá bom assim já. Fiz um "cabinho" para 10 pedais, vai ficar massa  Wink

Então vou evitar a fadiga... VALEU GALERA, mas ainda vou ver como usar aqueles j4 .... deixa para próxima!!!
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11 12 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal