Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 08:44:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 186300 vezes)
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #180 : 28 de Setembro de 2012, as 11:15:26 »

Obrigado Espanhol, acho que vou aproveitar a caixa e fazer um patchbay tambem.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #181 : 28 de Setembro de 2012, as 11:24:55 »

Fiz uma ótima leitura sobre o assunto pra aprender né?

E acabei de entender a besteira que eu falei, eu quero achar a fonte e descobrir
o que era aquilo que eu achei ser um transformador...

Também aprendi que a fonte chaveada não é muito legal mesmo pra áudio,
então vou tratar de arrumar um transformador, obrigado pelo ensinamento!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #182 : 28 de Setembro de 2012, as 11:52:55 »

E acabei de entender a besteira que eu falei, eu quero achar a fonte e descobrir
o que era aquilo que eu achei ser um transformador...

Provavelmente o que você viu dentro da fonte chaveada de notebook É UM TRANSFORMADOR, então não falou besteira. O problema é que o transformador de fonte chaveada tem outro tipo de núcleo (tipo ferrite etc) que funciona bem com frequências mais altas (mais de 20kHz) e não funciona bem com os 60Hz da rede elétrica.  A fonte chaveada consegue ser menor porque o transformador dela pode ser menor e conseguir transformar a mesma potência que um transformador comum de núcleo de lâminas de aço silício bem maior, por causa da frequência.

Nas fontes chaveadas, a tensão da rede de 127V ou 220V a 60Hz é retificada antes do transformador, filtrada e convertida em onda quadrada de alta frequência por transistores que "chaveiam" a tensão da rede retificada e filtrada e só aí é que passam pelo transformador para diminuir ou elevar a tensão de saída, que por sua vez vai ser retificada e filtrada novamente.  O perigo de se mexer com chaveadas é que existem altas tensões nos capacitores, transistores e retificadores da primeira etapa, que não são isolados da rede elétrica.  Como tem esse chaveamento da tensão DC em alta tensão, isso cria muito ruído, então a fonte precisa ter muitos filtros na entrada para que esse ruído não volte e gere interferências em outros aparelhos ligados na rede.  Então você pode achar também bobinas e indutores de filtro nas fontes chaveadas, que nesse caso não são transformadores.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #183 : 28 de Setembro de 2012, as 12:38:40 »

]Então rs... Essas fontes são chaveadas, não têm transformador...
Não me expressei direito... tem transformador, mas não esses que estamos acostumados a usar pra fazer as fontes. O resto é o que o xformer explicou, e muito bem por sinal Legal! Não tenho toda essa didática e conhecimento Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #184 : 28 de Setembro de 2012, as 12:40:52 »

Obrigado Xformer acho que agora entendi um pouco melhor, e optei por comprar o transformador mesmo, e montar seguindo o projeto original,
acabei de adquirir ele, porém me restou uma dúvida, caso eu me interesse em adicionar um cooler, sei que vai ter muita gente dizendo que não precisa,
mas não só nesse caso, é uma dúvida que sempre tenho mesmo, se eu colocar um cooler aproveitando os 12 volts que vem direto do transformador,
e ligar direto nele um cooler isso vai gerar ruido na fonte? Se SIM, qual a melhor maneira de evitar o ruido, que não seja adicionar um transformador secundário?

Obrigado por toda essa informação galera, sobre o cooler eu pesquisei bastante e não achei nada muito esclarecido, não quero bancar o folgado,
mas a pergunta esta ai se alguém souber e puder responder agradeço!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #185 : 28 de Setembro de 2012, as 12:46:24 »

Marcus, essa é uma dúvida que também tenho... certa vez, montei uma com cooler e gerou bastante ruído, mas coloquei a alimentação pro cooler depois do regulador. Naquela época tinha menos conhecimento que hoje rs... talvez se alimentar o cooler logo depois da retificação não dê chiados.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #186 : 28 de Setembro de 2012, as 12:47:25 »

OBS.: Meu transformador é 12 + 12
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #187 : 28 de Setembro de 2012, as 12:50:28 »

Você pode usar esse layout que fiz baseado no esquema do GrAmorim, adicionei um diodo de proteção e led direto na placa.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4421.0

PS: A de baixo, com 4 diodos.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2012, as 12:52:24 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #188 : 28 de Setembro de 2012, as 13:06:26 »

Imagem ilustrativa mas é esse ai o bichinho:
http://www.blucolor.com.br/produto/008046/transformador-serie-2-s-110220v-12vac-11a

Comprei porque tenho ele aqui na mão sem esperar e pagar frete e tal,
esse 2 S se refere a dois fios sera?

-----
Espanhol, se tiver 3 fios seria o primeiro layout que você postou,
se tiver 2 fios seria o segundo correto?
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #189 : 28 de Setembro de 2012, as 13:08:30 »

Acho que o "2s" é por ser 127/220.

-----
Espanhol, se tiver 3 fios seria o primeiro layout que você postou,
se tiver 2 fios seria o segundo correto?
Isso mesmo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2012, as 13:11:10 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #190 : 28 de Setembro de 2012, as 13:59:32 »


Vai ser caro transformador!

Geralmente eu pago R$26 em um transformador 15+15V/2A.

Quanto ao transformador com 3 fios no secundário, falamos que é 12+12 ou 24 com CT (center tape).

Abraço!
Registrado
erick rodrigues
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 292

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 13



« Responder #191 : 28 de Setembro de 2012, as 14:59:42 »

Opa desculpa postar esse projeto no seu tópico, mais queria saber se essa fonte aqui com essas configurações seria um bom projeto como o seu:
Novo layout:
http://www.4shared.com/office/tpqSeqgJ/Fonte_9v-12v__15A.html
Tentei fazer ela com a filtragem do GrAmorin para vê se ficar bem silenciosa e regulável até 12v daí poderia duplicar a placa e fazer 2 fontes em 1 com 1,5Ah.
Uma pergunta, poderia usar um dobrador de tensão no 9+ para ter 18v tranquilos sem necessidade de mais um circuito para 18v?
« Última modificação: 28 de Setembro de 2012, as 17:03:01 por erick rodrigues » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #192 : 28 de Setembro de 2012, as 15:54:25 »

.... porém me restou uma dúvida, caso eu me interesse em adicionar um cooler, sei que vai ter muita gente dizendo que não precisa, mas não só nesse caso, é uma dúvida que sempre tenho mesmo, se eu colocar um cooler aproveitando os 12 volts que vem direto do transformador, e ligar direto nele um cooler isso vai gerar ruido na fonte? Se SIM, qual a melhor maneira de evitar o ruido, que não seja adicionar um transformador secundário?

Normalmente os ventiladores/ventoinhas pra cooler são de 12Vdc (corrente contínua - DC) e não podem ser ligados diretamente no transformador (que é corrente alternada - AC), então tem que ligá-los depois dos diodos retificadores. A não ser que você ache algum ventilador que seja AC (como eu comentei em outro tópico, que dá pra achar um ventilador AC de 110 ou 220Vac ou seja direto na rede, mas não achei nenhum que seja 12Vac). No mesmo site da Blucolor tem os dois (você tá em Blumenau ?). Agora sobre ruído, acho melhor ligá-los antes do regulador, pra reduzir o ruído, mesmo que a ventoinha tenha motor DC brushless (sem escova), pois depois do regulador tem (deve ter) mais uma etapa de filtragem e bypass.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #193 : 28 de Setembro de 2012, as 16:19:10 »

xformer eu me expressei mal eu queria dizer direto mas dizendo depois da retificação mesmo, no caso antes dos reguladores,
você acha que ali vai dar boa? eu moro em Rio do Sul, mas tenho um amigo que trabalha em Blumenau e vem todo final de semana pra Rio do Sul,
aqui não existe loja de componente...
(pra não mencionar uma loja de consertos de eletrônicos que compra na blucolor e adiciona exatamente
50% no valor deles ainda pra revender!)
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #194 : 28 de Setembro de 2012, as 16:55:33 »

xformer eu me expressei mal eu queria dizer direto mas dizendo depois da retificação mesmo, no caso antes dos reguladores,
você acha que ali vai dar boa? eu moro em Rio do Sul, mas tenho um amigo que trabalha em Blumenau e vem todo final de semana pra Rio do Sul,

Você pode experimentar ligar a ventoinha depois do retificador, mas como todos os demais eu também acho que é desnecessário e não vale a pena pelo ruído, o regulador não dissipa tanta potência assim, e se ele esquentar, aumente o tamanho do dissipador que é mais fácil ou mude o invólucro do regulador (se usa o TO220 que parece um transistor, mude para encapsulamento TO3 que é todo metálico e muito maior e esquenta menos).  Se for mesmo usar um ventilador, então procure por um bem pequeno de baixa potência, como os que usavam antigamente nos coolers de processadores 486 ou pentium. Os de hoje (de pentium 4 pra cá) são muito grandes. Procure em oficinas de informática, capaz de te darem de graça.
 
Só fui uma vez a Rio do Sul, e uma vez aí perto pra fazer rafting em Apiúna no Itajaí-Açú. De vez em quando eu estou em Itajaí (como agora).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal