Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 13:32:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com mini amp e dúvida em relação a potência e sua utilização.  (Lida 7410 vezes)
FelipeLazarini
Visitante
« : 29 de Maio de 2015, as 01:57:14 »

Olá, sou novo no fórum e se eu estiver postando isso na área errada por favor que algum moderador mova o tópico ou delete o mesmo.
Então eu esses dias estive a montar um mini amp a partir de uma caixinha de pc, obtive sucesso e consegui ligar ele na guitarra e funcionou, o meu problema é que o som está muito baixo em relação à potência dos alto falantes, fiz um pequeno teste com 1 de 10w e outros 3 menores porém o som fica baixo gostaria de saber se tem como eu colocar um potenciômetro nessa "gambiarra" pra que eu possa aumentar o volume, outra dúvida é em relação a essas potências de carro eu ganhei uma ontem e queria saber se da pra montar algo legal com elas, por enquanto é isso galera e já agradeço a quem me ajudar! Segue as fotos:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, as 08:51:43 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 29 de Maio de 2015, as 09:16:45 »

Oi Felipe !

A primeira imagem eu não consegui visualizar.

Sobre o volume que você obteve, você não informou como é o seu mini amplificador. O volume não depende da potência do seus alto-falantes, mas de outros fatores:
- Potência entregue pelo seu amplificador. Se a potência for baixa, por exemplo 1W, mesmo o alto-falante sendo de 10W, só vai aproveitar uma parte do 1W na transformação em som.
- Sensibilidade do alto-falante. Geralmente falantes de caixinhas de som de PC não são a maravilha em reprodução de áudio. Além de serem pequenos e com resposta em frequência ruim, tem baixa sensibilidade. Alto-falantes de mesma potência nem sempre vão entregar o mesmo volume (pressão sonora), pois as sensibilidades podem ser muito diferentes.
- Nível do sinal de entrada no amplificador. O sinal vindo da guitarra é muito baixo (de pequena amplitude) e normalmente requer que haja uma pré amplificação antes de ser fornecido para o amplificador de potência. Se o sinal for muito fraco, mesmo com a amplificação do seu mini amplificador, pode ser que na saída o sinal ainda seja muito fraco. Por isso há muitos projetos e esquemas de pré amplificador aqui no fórum.

Sobre a segunda foto, esse amplificador automotivo é um módulo tipo booster. Normalmente para tocar com ele, precisa fornecer um sinal de potência para a entrada dele (usam esse tipo quando a fonte do sinal não tem saída de linha, aquele com conector RCA, e só tem a saída para os falantes em baixa potência). Pra usá-lo com guitarra, precisa de um bom pré-amplificador com uma saída de potência razoável e uma fonte de 12 a 14Vdc.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #2 : 29 de Maio de 2015, as 10:15:08 »

o amp de computador não lhe parece ter "aquela" potencia, pois eles são projetados para receber um sinal já pre-amplificado, ou seja o sinal da sua guitarra é bem pequeno comparado a uma saida de audio de computador. Então o amp está amplificando um sinal pequeno, se o sinal for pre-amplificado haverá uma potencia maior na saida. Voce precisa de um pedal de BOOSTER ou um OVERDRIVE  ou uma DISTORÇÃO, enfim algum pedal que tenha um ganho para excitar mais o amp.

Sobre a potencia de carro, deixe no carro...é muito trabalhoso e o resultado não é assim tão bom...e também depende se ela tem uma entrada de sinal de audio ou se simplesmente pega direto da saida de auto-falantes do radio, sendo esta segunda a pior para se apadaptar. Mais facil fazer um booster e ligar no amp de computador.

O tamanho do alto falante também vai garantir uma melhora no "som", sendo o mais indicado um falante de 12" ou 10", cone seco (woofer full range ou mid range, nunca os sub-woofer), há várias opções no mercado, de R$200 a R$2000...
Registrado
FelipeLazarini
Visitante
« Responder #3 : 29 de Maio de 2015, as 11:44:17 »

Oi Felipe !

A primeira imagem eu não consegui visualizar.

Sobre o volume que você obteve, você não informou como é o seu mini amplificador. O volume não depende da potência do seus alto-falantes, mas de outros fatores:
- Potência entregue pelo seu amplificador. Se a potência for baixa, por exemplo 1W, mesmo o alto-falante sendo de 10W, só vai aproveitar uma parte do 1W na transformação em som.
- Sensibilidade do alto-falante. Geralmente falantes de caixinhas de som de PC não são a maravilha em reprodução de áudio. Além de serem pequenos e com resposta em frequência ruim, tem baixa sensibilidade. Alto-falantes de mesma potência nem sempre vão entregar o mesmo volume (pressão sonora), pois as sensibilidades podem ser muito diferentes.
- Nível do sinal de entrada no amplificador. O sinal vindo da guitarra é muito baixo (de pequena amplitude) e normalmente requer que haja uma pré amplificação antes de ser fornecido para o amplificador de potência. Se o sinal for muito fraco, mesmo com a amplificação do seu mini amplificador, pode ser que na saída o sinal ainda seja muito fraco. Por isso há muitos projetos e esquemas de pré amplificador aqui no fórum.

Sobre a segunda foto, esse amplificador automotivo é um módulo tipo booster. Normalmente para tocar com ele, precisa fornecer um sinal de potência para a entrada dele (usam esse tipo quando a fonte do sinal não tem saída de linha, aquele com conector RCA, e só tem a saída para os falantes em baixa potência). Pra usá-lo com guitarra, precisa de um bom pré-amplificador com uma saída de potência razoável e uma fonte de 12 a 14Vdc.

Então caro xformer, re fiz o upload da imagem em outro site veja se consegue visualiza-la!
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Vale a pena continuar com esse projeto ou partir pra um outro, ou seja eu montar um esquema simples que tenha aqui no site ?
E a potencia ? vale a pena fazer um pré amplificador bom, e utiliza-la em conjunto com o mesmo, ela terá um bom papel (vai valer a pena ?) a desempenhar ou apenas dificultará a toda a montagem, obrigado pela resposta!

-----
o amp de computador não lhe parece ter "aquela" potencia, pois eles são projetados para receber um sinal já pre-amplificado, ou seja o sinal da sua guitarra é bem pequeno comparado a uma saida de audio de computador. Então o amp está amplificando um sinal pequeno, se o sinal for pre-amplificado haverá uma potencia maior na saida. Voce precisa de um pedal de BOOSTER ou um OVERDRIVE  ou uma DISTORÇÃO, enfim algum pedal que tenha um ganho para excitar mais o amp.

Sobre a potencia de carro, deixe no carro...é muito trabalhoso e o resultado não é assim tão bom...e também depende se ela tem uma entrada de sinal de audio ou se simplesmente pega direto da saida de auto-falantes do radio, sendo esta segunda a pior para se apadaptar. Mais facil fazer um booster e ligar no amp de computador.

O tamanho do alto falante também vai garantir uma melhora no "som", sendo o mais indicado um falante de 12" ou 10", cone seco (woofer full range ou mid range, nunca os sub-woofer), há várias opções no mercado, de R$200 a R$2000...

Obrigado pela resposta caro betoknight, se eu utilizar um mini fuzz será que já faz diferença ? ou vale mais a pena montar um pré amp ? Já em relação a potência ela tem IN e OUT e já seria mais facil de se lidar, pelo fato dela ser pequena, eu gostei dela, mas enfim quem sabe outra hora eu tente fazer algo com ela acho que pra um iniciante ainda vai ser complicado!

Ah, poderia me indicar um projeto de um pré amp bem simples pra mim ? Se não for te atrapalhar é claro!
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, as 11:51:06 por FelipeLazarini » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 29 de Maio de 2015, as 11:54:13 »

Agora a imagem apareceu, mas mesmo assim não é possível saber qual o tipo de amplificador é esse na placa. Tem algum CI ou é feito com componentes discretos ? Qual a alimentação dele (qual fonte usa e quantos volts)? Você não sabe a potência dele ?

Experimente ligar um som vindo de MP3 player ou CD player nesse amplificador junto com os falantes que você tem. Se o som ficar no volume que você deseja, então o sinal da guitarra realmente é muito fraco pra se obter volume com esse amplificador sem o pré. 
Se ao contrário ficar fraco (com o som do MP3/CD), então seu amplificador realmente é de baixa potência e vale a pena montar outro mais potente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FelipeLazarini
Visitante
« Responder #5 : 29 de Maio de 2015, as 12:07:28 »

Tirei mais algumas fotos xformer, tem um CI BA4560 mais tarde farei o teste com o mp3, irei almoçar agora e irei para o trabalho!
Segue elas:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #6 : 29 de Maio de 2015, as 12:25:05 »

Da área de som de autos eu conheço, use este amplificador no seu carro. Os módulos são 12v, mas o carro chega a 14.2v quando ligado. O consumo em aperes dependendo do modulo e acima de 10A e isso vai ser difícil você conseguir com transformador normal.
Veja o valor do modulo, anuncia e vende. O valor adquirido pode ser usado em um projeto.
Agora de pré, sei que não é simples, mas também não e bicho de 7 cabeças, monte um tsw. Satisfação garantida.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
FelipeLazarini
Visitante
« Responder #7 : 29 de Maio de 2015, as 12:41:37 »

Você sabe quanto ao todo sai pra mim montar um desses ? dependendo de quanto eu vendo a potencia pra comprar o kit do TSW.
Obrigado pela resposta!
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 29 de Maio de 2015, as 15:04:54 »

Já tentei utilizar uma potência dessas para um amp de guitarra, e preferi desmontá-la e utilizar a caixa e os componentes para outros projetos. Capta ruídos de fontes com facilidade, precisa de muita corrente, tem pouca qualidade e precisa de um amp potente para empurrá-la. Você iria gastar muito e ficar insatisfeito. É melhor mesmo montar um tsw e aos poucos tentar montar uma potência.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
FelipeLazarini
Visitante
« Responder #9 : 29 de Maio de 2015, as 16:12:07 »

Já tentei utilizar uma potência dessas para um amp de guitarra, e preferi desmontá-la e utilizar a caixa e os componentes para outros projetos. Capta ruídos de fontes com facilidade, precisa de muita corrente, tem pouca qualidade e precisa de um amp potente para empurrá-la. Você iria gastar muito e ficar insatisfeito. É melhor mesmo montar um tsw e aos poucos tentar montar uma potência.

Muito obrigado pela resposta, acho que irei montar um TSW mesmo!
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 29 de Maio de 2015, as 20:13:18 »

FelipeLazarini

Por curiosidade, você é de Portugal, acertei ou errei?
Se for de Portugal e quiser montar o pré TSW, o ideal é importar a placa de circuito impresso da Altana Tubes.
Só que a Altana só vende a placa de circuito impresso sem os componentes.
Por isso, depois de comprada a placa, você pode solicitar o esquema com os componentes ao Eduardo.
http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3469&t=Placa-de-circuito-TSW-HandMades
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, as 20:20:17 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 29 de Maio de 2015, as 20:21:22 »

Por curiosidade, você é de Portugal, acertei ou errei?

É só olhar o perfil dele no fórum. Ele informou que é do interior de SP. Depois, o sobrenome parece ser italiano.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #12 : 29 de Maio de 2015, as 20:37:42 »

Pois é, não olhei o perfil e perguntei pelo fato do "estive a montar" que é mais usado por portugueses.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #13 : 29 de Maio de 2015, as 21:48:54 »

"Estive a montar" realmente é mais usado por portugueses. E o sobrenome realmente é italiano - por sinal, devemos ter um parentesco distante, pois a minha avó paterna é Lazarin e os pais dela vieram da Itália (provavelmente mesmo sobrenome mas com erros de cartório).

Mas sobre o conteúdo do tópico, eu descartaria esse amp e a potência. Use a potência em som de carro. E o amp provavelmente está configurado para ser alimentado por um sinal do tipo adequado para fones de ouvido. Até dá para modificar o amp, mas acredito que o trabalho não compense.

Se você quiser um amp de baixa potência e fácil de ser construído, procure pelos amps que usam o LM386. Existem vários - Smokey, Little Gem e Ruby são ótimos exemplos. Os dois últimos você encontra os projetos no Runoffgroove.com (o Ruby) e Homewrecker.com (o Little Gem), e o Smokey é uma versão mais básica e que precedeu os dois últimos. Aliás o Ruby é uma evolução do Little Gem, e o Homewrecker é um site que contém projetos antigos do Runoffgroove. Ambos tem um som muito bom, são construídos facilmente e gastando pouco, e de quebra ainda podem ser usados como overdrive se forem ligados em outro amp.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 29 de Maio de 2015, as 22:06:47 »

Eu fiz um pequeno amplificador usando um TDA1013 que retirei de uma TV. Dá uns 3 ou 4W, aproximadamente. O pré dele foi um pré ao estilo Champ, só que com duas 12AV6 de um rádio. Ficou até razoável.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal