Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 23:44:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Super Champ XD MODs  (Lida 2584 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 09 de Julho de 2013, as 01:42:21 »

Já há algum tempo que tenho procurado pequenos amplificadores valvulados que possam ser usados ao vivo ou em estúdio. Resolvi então dar uma chance a esse combo híbrido da Fender de 15 watts e falante de 10"(para horror do Gamal...rs).

Ele apresenta um preamp digital com algumas modelações interessantes. Ao menos eu gostei delas...rs. São dois canais separados, o limpo tem uma modelação fixa de Blackface mais o controle de volume e o "lead" tem a possibilidade de se escolher entre 16 modelos de amplificadores, além de ter um knob de controle de ganho, além do de volume. Há ainda a possibilidade de se adicionar alguns efeitos como reverber, delay, leslie, tremolo, etc. Um pouco fraquinhos até, mas sem exagero na regulagem do único controle de mix dos efeitos, alguns dão para o gasto. A equalização apresenta apenas controles de grave e agudo que fazem bem os seus papéis.

O power é valvulado e é interessante ele usar uma configuração de triodos diferente do que eu esperava... Pensei que os dois triodos da 12AX7 seriam usados para formar a inversora antes de mandar o sinal para as duas 6V6. Mas na verdade são usadas em cascata podendo criar um pouco de distorção muito interessante em volumes mais altos. Só o segundo triodo é usado para se extrair os dois sinais com fase invertida.

Logo depois de explorar bastante as possibilidades do combo, notei que a primeira coisa que precisaria era de um footswitch. Logo descobri que o tipo de chaveamento não era apenas aquele mecânico habitual. De qualquer forma, como há vários artigos na rede sobre como construir esse footswitch, nem vou fazê-lo aqui, mas se houver questões e dúvidas poderemos comentar ais tarde. Assim eu construí o footswitch e isso só me alegrou mais ainda em relação ao pequeno amp.

Ao experimentar trocar a válvula 12AX7 chinoquinha por uma NOS de melhor qualidade a coisa já mudou de figura e o som deu uma "arredondada".

Mas depois de experimentar o bichinho com outras caixas e falantes, não teve jeito, criei o desejo de trocar o falante!

Esquema do amplificador: http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Super-Champ_XD_schematic.pdf
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, as 16:26:16 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 09 de Julho de 2013, as 03:09:27 »

Alex, na verdade não esta em cascata...
Um triodo esta como amplificador de sinal e o outro como inversor (concertina).
Quem gosta desse arranjo é o Eduardo... mas é incomum (nem tanto vai..) em amplificadores de guitarra.
« Última modificação: 09 de Julho de 2013, as 03:26:38 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 09 de Julho de 2013, as 16:58:59 »

Ok, kem, obrigado!

Vamos à novela sobre a troca de falantes... O falante original não é a pior coisa no planeta, mas também não faz juz ao resto do amp. Certamente ajuda a manter o preço final mais baixo...

Apesar de muitos terem optado por um falante de 10" um ppouco mais conhecido, como o Eminence ragin cajum ou os vários modelos da nova Jensen, eu tinha vontade de colocar um Ted Weber com imã cerãmico, como os Jensen que vinham Blackfaces originais. Coincidentemente havia um anúncio no ML de um modelo dE Weber de 10":

https://taweber.powweb.com/weber/10f150.htm

O preço estava excelente, bem mais baixo que importar um novo, porém a impedãncia era de 16 Ohms e não casava com a saída do transformador de saída do amp, que era uma carga de 8 Ohms. comprei o falante, eu saberia que poderia usar sem muitos problemas, mas eu queria ir fundo com esse amp! Foi aí que entrei em contato com o Guilherme da AudiO Link...



Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 09 de Julho de 2013, as 17:18:47 »

Ja to vendo upgrade no transformador de saida...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 11 de Julho de 2013, as 00:19:26 »

Exatamente! E assim foi feito... Depois de algum tempo o Guilherme me enviou um OT bem maior e mais robusto que o original. e ainda com saídas para cargas de 4, 8 e 16 Ohms. Agora a coisa estava ficando boa!

Dois pequenos problemas que eventualmente podem tirar pessoas desligadas como eu:

1o - O amplificador usa realimentação negativa na saída de 8 Ohms. Portanto a melhor maneira de usar as 3 possibilidades de impedãncia de carga é manter os 8 Ohms no jack original e adicionar mais dois jacks para as outras impedãncias;

2o - E mais "danado": o jack original de saída de 8 Ohms entra em curto quando se retira o plug dele. Ainda não mudei isso, apenas passei a usar um plug "dummy".

O amplificador está um sonho, vou ver se em breve consigo postar alguns clips...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 11 de Julho de 2013, as 08:43:08 »

2o - E mais "danado": o jack original de saída de 8 Ohms entra em curto quando se retira o plug dele. Ainda não mudei isso, apenas passei a usar um plug "dummy".
Caramba... eita errinho de projeto...
Alex, da pra você usar chave pra selecionar a impedancia de saida, basta deixar o resistor ligado antes da chave, ou na propria chave junto com o fio que vem do transformador...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 11 de Julho de 2013, as 09:46:40 »

Eu cheguei a pensar nessa solução, porém eu teria que dar uma mexida no jack que fica onboard!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal