Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 06:31:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testes com equipo "barato"  (Lida 83567 vezes)
zekkez
Visitante
« Responder #60 : 28 de Fevereiro de 2013, as 13:06:17 »

Certamente existem bons fabricantes de captadores. Firmas pequenas e as grandes com Seymour e Di Marzio. Mas não creio que se enquadrem na categoria equipo barato, pelo menos no Brasil.  
Sei que nunca fui mordido pela mosca da "troca de pickups"  Cheesy , porém deve ser apontados os inúmeros modelos e tipos, com diferenças descritas em vocabulário incompreensível.
Uma análise do site da Seymour Duncan vai apresentar certas inconsistências inaceitáveis.  A Di Marzio, pelo menos, informa a saída dos pickups em milivolts.
Em suma:  Captadores é um terreno propositalmente pantanoso.  Não tem como testar sem instalar na guitarra. E aí, já pagou.

Com as guitarras a coisa é um pouco diferente, mas elas também são muito suscetíveis aos ajustes que agradam mais ao músico.  Uma guitarra mal regulada, com cordas velhas, provoca desprezo e insatisfação, mesmo que soe honesta.  Mas um princípio, uma idéia do que ela é, dá para ter.  Isso nunca acontece com os captadores.

Pelo que tenho visto por aí, as Squiers tem uma consistência de acabamento muito maior do que outras marcas. O que pega é o preço. Absurdo para um instrumento que custa tão pouco lá fora.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 13:36:11 por zekkez » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #61 : 28 de Fevereiro de 2013, as 13:31:20 »

Uma pergunta para os que mais conhecem captadores, os velhinhos
que já viveram mais que eu e já tiveram a oportunidade de experimentar
muitos captadores. Cheesy

Qual o captador mais musical, que soa mais bonito clean, como uma arpa,
como uma cítara tocada por um anjo, bonito, ressonante, single coil ou humbucker?

Eu quero ter uma guitarra para cada função, já tenho uma pra metal/trash,
uma para rock/hard rock/metal, comprarei uma Fender strato para blues,
vou comprar tambem uma tipo E335 para um jazzinho básico, mas gostaria
de ter uma que tocasse lindo clean, para sons divinos, para tocar para uma
anja (gostosa, claro). Anjo

Sério, alguem sabe de um captador que seja famoso por um som assim?

Abraço.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 14:03:52 por Ferro_Velho » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #62 : 28 de Fevereiro de 2013, as 13:44:39 »

Capacitor? Cheesy
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #63 : 28 de Fevereiro de 2013, as 13:50:59 »

Oooops, assim vai começar aquela interminável discussão
sobre capacitores.

Deus me livre. Cheesy Cheesy Cheesy

Já corrigi.

Abraço.
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #64 : 28 de Fevereiro de 2013, as 14:43:59 »

Com certeza são os captadores Lipstick, se tratando de captação eletro-magnética convencional, nada soa mais limpo!

Outro dia conversamos eu e o Alex sobre eles, e realmente a impressão é dupla.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #65 : 28 de Fevereiro de 2013, as 14:55:11 »

Engraçado, em momento algum eu disse que os captadores da Seymour Duncan eram baratos... Mas certamente são mais baratos que os Klein ou outros "enroladores" famosos. Nem mesmo os Fender CS tem lá um precinho razoável...

Complementando a aventura nas lojas...

A Squier Deluxe com Hot Rails ( Seymou Duncan Designed ) já pareceu melhor que a prima testada no Centro do Rio. Mas a sensação de pegada "barata" do braço ainda estava lá, menos sentida, mas estava. Em termos de acabamento era mais "careta" e não tão bonita. Estamos aqui procurando equipos baratos de preço, mas que consigam uma qualidade de sonoridade e tocabilidade boa! Felizmente isso hoje em dia está cada vez mais possível. Nessa Squier o corpo seria de basswood, que era o que eu estava procurando. Muuuuuuuito leve! Mas com a espessura de 4,5cm, como a Standard MIA. Ponte de dois pivôs, mal ajustada pra variar... Sonoridade já esperada, pelo tipo de captaor, mas bem decente! Boa guitarra, mas pelo preço, R$ 1.500,00, não se compara à série Classic Vibe da mesma marca.

Finalmente a tal SX com corpo de Swamp Ash, americano, bla, ba, bla. Bonita, corpo com apenas duas peças, sendo que a maior vai da parte inferior até uns dois terços do corpo onde começa a emenda superior, que é uma peça bem menor. Minha primeira impressão, confirmada depois: boa pegada, sem o tal jeito "baratinho". Bom acabamento e tocabilidade. Pesada demais para o que eu imaginava ser o tal Swamp Ash. Mas... Corpo com 4cm de espessura apenas, captadores cerãmicos com som fuleiro, ponte genérica que eu considero de brinquedo e tarraxas que ao menos parecem fazer bem o trabalho. A guitarra custava R$ 750,00 no cartão... Mais barata â vista. Peguei a guitarra!
Para substituir as partes fracas, acabaria por ficar mais cara que a Vinage, mas era uma guitarra diferente das oferecidas pela vintage. Ah, lembrei, braço preso com apenas 3 parafusos, lembrando as Fender Strato dos anos 70.
Troquei os captadores por dois Wilkinson e mais o Lollar do meio que consegui consertar com o auxílio dos poderosos imãs do Félix! Botei uma ponte MIM que eu adaptei pra usar um bloco de aço que veio na minha American Standard e a guitarra está uma delícia de timbre e de tocar. Tive que ajustar muito bem tudo e dar um tapa na arte elétrica, mas valeu! Talvez mais tarde trocar o nut, por um de Tusq pra não segurar as cordas... Mas está boa assim mesmo. Só o bloco que ficou com o traseiro de fora pela guitarra ser mais fina que Fender MIA. Alguém conhece um serralheiro no Rio que pudesse cortar uns 4 ou 5 milímetros do bloco? Nem o headstock da SX está me incomodando esteticamente... Vou ver se tiro fotos.

-----
Então... Sobre o tal captador limpo, transparente, etc.

Cada um percebe o som de maneira tão distinta... Eu tento descrever as minhas experiênias de um jeito que ao menos parte delas sirva de algum proveito para outras pessoas. Infelizmente o grau de precisão das minhas experiênias é baixo, pois há muita coisa subjetiva envolvida.

O consenso é que o Lipstick seja o mais transparentes entre os magnéticos... Mas eu não sei bem se é a resposta para o que você deseja...
« Última modificação: 05 de Março de 2013, as 01:21:39 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #66 : 28 de Fevereiro de 2013, as 15:17:31 »

Acabei de ouvi-los no youtobão, os lipsticks, mas achei limpo demais, transparente demais.

Sem corpo...

O que eu gostaria seria um som de arpa, um som de gran piano, sabe...

Talvez seja um som de uma acústica, como uma guitarra daquelas do
inicio dos anos cinquenta, mas com um pouco mais de brilho.

Claro que isso depende da guitarra e amp tambem, mas eu pensei que houvesse
um cap que fosse já famoso por um som assim, e serviria de base para uma procura
de um cap com esse estilo e que eu gostasse.

Abraço.


-----
Tipo isso mas com mais brilho.

http://www.youtube.com/watch?v=jurZLSPf2qs
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 15:34:37 por Ferro_Velho » Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #67 : 28 de Fevereiro de 2013, as 15:22:50 »

Alguém já testou captadores da GFS?

Eu tenho uma guitarra walkzack WZ 815 que veio com captadores wilkson, acabei trocando por um set da GFS blue gostei bastante do timbre deles, achei honesto pelo preço.

GFS Boston Blues Alnico Strat Pickup Set Texas I96
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 15:45:27 por Tmc » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #68 : 28 de Fevereiro de 2013, as 15:36:58 »

Amigo Ferro Velho, a harpa não tem tanto "corpo sonoro" como um piano, basta ver que nem caixa ressonante tem.

Dos captadores tradicionais, o que dá o timbre mais próximo as harpas é com certeza os lipstick,
cristalino, sem compressão e mais "solto".

Inclusive é comum o uso deles nas captações de "harpinhas elétricas", como esta acoplada nesta guitarra:
http://proguitarshop.com/italia-modena-sitar.html

Agora se você quer um som mais acústico como os dos pianos clássicos, sem fugir muito do conceito de guitarra elétrica, somente as semi-acústicas conseguem respostas parecidas, porque é uma questão de corpo e ressonância.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 15:40:47 por felixmeirelles » Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #69 : 28 de Fevereiro de 2013, as 15:40:48 »

Engraçado, em momento algum eu disse que os captadores da Seymour Duncan eram baratos... Mas certamente são mais baratos que s Klein ou outros "enroladores" famosos. Nem mesmo os Fender CS tem lá um precinho razoável...

Êpa !  Em momento algum insinuei tal coisa !  Me referi ao preço dos Seymous e DiMarzios pois entendo que eles não se enquadram no tema do tópico:  Equipos Baratos. Nem fabricantes como Lollar, Kinman...

Caro Ferro Velho...  Procurar numa guitarra som de Harpa ou Gran Piano ?   Acho que você está procurando é sarna para se coçar !  Cheesy   
Isso non ecziste, como diria o Pe. Quevedo !
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #70 : 28 de Fevereiro de 2013, as 15:41:50 »

Pois é Félix, eu acho que é por ai, uma acústica...

Mas as arpas tem caixa de ressonância, veja:

https://s3.amazonaws.com/cdn.harpcenter.com/images/extras/PartsLeverHarpL.jpg

Abraço.

zekkez, foi dito arpa ou gran piano apenas como referencia.  Smiley
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 15:43:31 por Ferro_Velho » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #71 : 28 de Fevereiro de 2013, as 16:54:47 »

Verdade, pensei nas harpas gregas (Liras), essas harpas de concerto realmente tem caixas.

http://www.templeinstitute.org/vessel_images/lyre.jpg

Afinal anjos como você mencionou tocam Liras, não harpas...  Cheesy

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #72 : 28 de Fevereiro de 2013, as 17:00:39 »

Sim é verdade, veja:



 Cool

Gêmeas, uma minha e outra tua, que achas?  Cheesy


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vIPcOGnRS-A#!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2013, as 17:07:24 por Ferro_Velho » Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #73 : 28 de Fevereiro de 2013, as 17:23:51 »

Essas ai realmente curtem instrumentos grandões...
 Legal!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #74 : 28 de Fevereiro de 2013, as 17:29:19 »

Nada barato esse equipo...rs. Caríssimas!

Ok, Zekkez, acho que não há mal citar os caros ( e nem tão caros, pois se encontra alguma coisa no mercado de usados ) para relacionar com os mais baratos... Era apenas isso!

Os captadores GFS tem uma grande variedade de modelos, alguns melhores (ou que agradam mais...) e outros nem tanto. Seria bom poder saber de quem os usa suas opiniões.
TMC, você lembra que captadores Wilkinson eram esses?

Félix, a electric sitar da foto é uma cópia da antiga Coral Electric Sitar, inventada prlo Vincent Bell e produzida pela Danelectro original em 1969. Como eles só usavam o lipstick como captador, invenção do Nathan Daniel, também foi usado para captar as cordas simpáticas do Coral Electric Sitar, que na verdade não cumprem esse papel, parecem mais a conhecida harpinha-cítara, aquelas com diagramas vendidas em feiras.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal