Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 14:04:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Meteoro StarBlack Bass 15  (Lida 4190 vezes)
Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« : 13 de Abril de 2011, as 16:07:56 »

Olá pessoal, estou com um problema e preciso da ajuda de vocês!


Estou com um cubo Starblack 15 da Meteoro, ele estava funcionando normal derepente começou a falhar, hora saía som, hora não. Desmontei e identifiquei uma perna de um TIP do power estava quebrada, substitui o TIP e voltou a funcionar perfeitamente, alguns dias depois quando estava tocando começou a sair fumaça, desmontei e vi que haviam queimado (torrado) 3 resitores do power e não tinha como identificar, procure e encontrei um esquema na net, substitui os resistores conforme o esquema porém ele continua com o seguinte problema:

Se eu ligar o AMP sem ligar o falante, funciona normal, quando ligo o falante ele funciona aparentemente normal e noto um pequeno aquecimento do TIP9 e do ressitor que fica ligado a ele, mesmo que eu deixe ligado por muito tempo essa temperatura nao se altera, porém quando conecto o instrumento para tocar (com volumes médios) a temperatura do o resistor e o TIP esquentam demais chegando a "torrar" o resistor. Noto também que quando ligo o AMP sem instrumento e deixo em "repouso" o falante a cada 10seg "chia" por alguns instantes como se fosse captar uma radio e fica fazendo isso a cada 10seg +-. Alguém poderia me ajudar com isso?

Obrigado  Bravo
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #1 : 13 de Abril de 2011, as 18:47:01 »

ola Maxx

primeiramente poste o esquema,
e tire algumas fotos da placa

assim dá pra ajudar melhor

sem olhar não tem como fazer nada
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 13 de Abril de 2011, as 18:49:41 »

É um pouco dificil auxiliar neste problema sem ver o equipamento, e sem maiores detalhes, o que da para fazer é dar "dicas" suposições.

O aquecimento mencionado pode ser normal.
Primeiro, meça a voltagem da fonte e veja se esta nos conformes.
Veja se nao tem diodos ou resistores alterados, e de uma verificada em capacitores tambem.
A impedancia do falante, como esta?
Nao conheço este amp.
Tem como voce postar o esquema que encontrou dele?
Isso pode ajudar bastante.
Registrado

Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #3 : 13 de Abril de 2011, as 21:31:04 »

Obrigado pessoal pelas respostas, estou postando no anexo o esquema que encontrei. O Amp tem esse mesmo esquema mas com algumas pequenas alterações, no esquema o TIP9 é 41A no Amp 41C e nao foi alterado, provavelmente o esquema sofreu alguma alteração mas nao consegui encontrar outro esquema além desse. Os resistores que toraram da primeira vez foram o R14,R15 e R20. o TIP9 eu tambem troquei coloquei outro 41C no lugar. O resistor que esta queimando agora é o R15 que no esquema diz ser 150R. Como o resistor original torrou nao foi possivel identificar o valor, pensei na hipotese de este resistor ter sido alterado pra outro valor maior que esse do esquema que tenho e por isso esta torrando.

Vou providenciar fotos da placa.

Obrigado.

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 13 de Abril de 2011, as 23:33:33 »

De inicio te recomendo testar C10 (100 nF) e R7 10R 5W, acontece em algumas vezes deste capacitor entrar em curto.
As tensoes, como estao?
 Geralmente quado se troca trasistores, é recomendavel trocar os pares, neste caso o TR8 (TIP 42)
De uma analisada tambem nos trasistores de potencia.

Nao tem problema os TIPs serem A no esquema e serem C no circuito.
Essas siglas, para te simplificar, sao tolerancias.

Darei uma melhor analisada no circuito e verei possibilidades.
Mas fique atento aos que os demais colegas postarem tambem, aqui todos dao uma força  Wink

Mensagem Mesclada
Tem algum capacitor eletrolitico meio estufado?
« Última modificação: 13 de Abril de 2011, as 23:35:43 por GrAmorin » Registrado

Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #5 : 14 de Abril de 2011, as 16:38:24 »

Obrigado GrAmorin pela resposta.

Vou verificar o C10, os eletroliticos nao notei nenhum estufado, onde encontrei esse esquema tem a parte do reverb, o power do modelo novo também, nesse esquema do "modelo novo" informa que o +B e -B são respectivamente +60v e -60v medi na placa e estão com 63,2V tanto o + q t o (moderador, peço que me suspenda do fórum) o (-). Estou providenciando fotos da placa.

Abraço
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #6 : 14 de Abril de 2011, as 16:46:46 »

Essa voltagem eu considero normal, pois não tem nenhum regulador neste ponto. Após a retificação e filtragem é normal a tensão subir. Dificilmente teria um valor exato como 60V sem reguladores. Lembrando que tem a carga após este ponto. Pra mim está normal.
« Última modificação: 14 de Abril de 2011, as 16:50:27 por Marcos Câmara » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 14 de Abril de 2011, as 16:51:06 »

É isso mesmo, a voltagem esta na margem de tolerancia, visto que os eletroliticos sao de 80V e os TIP 41 suportam 100V...
Registrado

Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #8 : 14 de Abril de 2011, as 16:59:26 »

Esse problema esta ocorrendo no power como disse, existe a possibilidade de ser algo no pré?
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #9 : 14 de Abril de 2011, as 17:59:15 »

A parte de queimar algo no power limita a estar o problema nele mesmo.
Ja a parte do chiado a cada 10 seg. ate poderia estar no pre, mas creio que esteja sendo no power tambem.

Faça o seguinte, isole o pre do power.
Retire o C7 1uF, e veja o que acontece.
Registrado

Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #10 : 15 de Abril de 2011, as 10:16:12 »

GrAmorin o estranho é que só superaquece e queima o resistor se ligar instrumento e tocar... se eu deixar o amp ligado sem o instrumento ... fica o dia inteiro e nao acontece nada... a nao ser os chiados..

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 15 de Abril de 2011, as 20:07:29 »

É porque sem sinal nao ha intensidade de corrente sobre os componentes que queimam.
Ja quando toca a corrente sobe...

Faz o teste de isolar o pre do power.
Registrado

Maxx
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 32
-Recebido: 21



« Responder #12 : 26 de Abril de 2011, as 21:44:53 »

Olá GrAmorin,

Desculpe pela demora em responder, vamos la, desliguei o pré e liguei apenas o power, liguei o instrumento e toquei só com o power ligado, os "chiados" continuaram, parece q vc esta colocando e tirando a mao no p10 do cabo medindo o -B noto que quando acontece o chiado a voltagem cai de 62V pra 55V ~47V ou seja oscila bastante, nao sei se isso tem a ver. Como disse, toquei com o power apenas, e o som saia relativamente baixo e quando acontecia o "chiado" o som saia bem mais alto junto com o chiado, realemente estranho. Estou enviando uma foto do power pra voce ver.

Abraço.


Edson

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 27 de Abril de 2011, as 00:18:30 »

Para R14,R15 e R20 ter torrado, pela primeira vez, pode ter ocorrido um curto nos TR9 TR11 e TR13.
R14 só polariza a base do TR9, entao para ele "torrar" só por curto circuito. Como R15 liga às junçoes dos TR 12,14,11,13, atraves dos R16,17,18,19, o motivo pode ser curto nos TR11 e 13.
Como o pre foi desligado, e o problema continuou, isso isola o problena no setor do power.
Se quiser testar o pre, so ligar na entrada de um outro amp.

O fato da voltagem -B oscilar pode ser algum transistor em curto ou com fuga, ou resistor aberto.

Retire da placa os TR11 e 12 ou 13 e 14. TR 12 e 14 sao ligados em paralelo, e TR 11 e 13 em paralelo.
Troque um destes pares, e tambem TR 8 e 9. Verifique se os resistores 16,17,18,19,estao bons.
Lembrando, voce só vai estar com um par dos transistores de potencia na placa.
Ve se resolve o problema.

Nao resolvendo, siga os passos abaixo:

Nem meça, troque C11 de 47uF.
Algo que me faz coçar a cabeça é o C12 de 100pF, de uma verificada, tire a solda (deixe apenas 1 solda, nao precisa tirar as peças) TR7, R11, R5 TR10, R6, C9.
Meça tambem TR6 e TR5 (na verdade vai ter que medir todos transistores).
Se voce medir na placa é um coisa, e se isolar a peça do circuito é outra.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal